Como otimizar buscas na Internet e facilitar suas pesquisas - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Como otimizar buscas na Internet e facilitar suas pesquisas

Publicado em 19/04/2021

Uma coisa facilmente observável nos dias de hoje é: a maior parte das pessoas de diferentes espectros da sociedade possui acesso diário à Internet. Algo que há algumas décadas atrás se restringia a profissionais e entusiastas, hoje é extremamente comum na vida de grande parte da população.


Esse aumento da população presente na Internet faz com que muita gente mais leiga que não tem domínio deste universo possa cair em ciladas devido a sites enganosos e resultados confusos em ferramentas de busca.


No entanto, sabendo-se o que precisa e qual seu objetivo na Internet em geral ou em algum site de pesquisa, pode reduzir de forma drástica o contato com páginas de cunho duvidoso. Afinal, pessoas diferentes possuem perfis diferentes de busca, portanto, buscam as mais diferentes soluções na Internet. Desde fofocas sobre o Big Brother Brasil, passando por músicas e filmes e até a definição de uma monografia ABNT.


Pois bem, hoje veremos de forma rápida algumas dicas que podem fazer sua pesquisa se tornar mais direta e mais confiável, a fim de excluir resultados não-desejados para nossas buscas diárias.


Pesquisar de forma objetiva


As pessoas tendem a pesquisar as mais variadas coisas em um site de pesquisa, na maioria dos casos o Google ou até o Bing. Receitas, notícias, fofocas, esportes, jogos, filmes, músicas e até dicas para viajar de avião, por exemplo. Tendo em vista que conteúdos tão distintos e variados entre si são pesquisados diariamente, como obter sites confiáveis e pertinentes como resultado de sua pesquisa?

Um fator extremamente importante a se levar em consideração quando se realiza uma pesquisa em um site de buscas é tornar a sua busca objetiva. Usar menos palavras e palavras-chave que possam se relacionar com um determinado tema pode ser mais eficaz do que realizar uma busca muito grande e específica. 

Por exemplo: ao invés de fazer uma busca como ‘’minha planta está murchando e as folhas estão amareladas’’ é mais recomendável realizar uma busca apenas com as palavras-chave desta pesquisa. Algo mais parecido com ‘’planta murchando folhas amarelas’’ poderia trazer resultados mais concisos e em uma gama maior de páginas.

O uso dessas palavras-chave pode ser um aliado de extrema importância em suas buscas.


Buscar a mesma frase com diferentes palavras


Os sites de busca atualmente contam com um sistema que tenta prever a sua busca de acordo com aquilo que vai sendo escrito na caixa de pesquisa. Você provavelmente já notou que conforme você começa a busca, resultados distintos aparecem de acordo com o que você já digitou.


Na imagem acima podemos ver isso ocorrendo e uma ótima forma de utilizar isso a seu favor é reescrever a sua pesquisa de diferentes formas. Por exemplo, no caso acima, pesquisar ‘’is google…’’ ao invés de ‘’google is…’’ poderia trazer resultados automáticos diferentes dos que apareceram. 

Se por acaso a busca que você gostaria de fazer não apareceu nas sugestões enquanto você digitava, tente reescrevê-la e ver novas sugestões aparecendo na barra de buscas!


Informação no título ou no endereço


Outra funcionalidade presente no Google que pouca gente utiliza são o In Title e o In URL. A URL é basicamente o endereço do site que aparece na barra de endereços na parte de cima do navegador. Essas funções permitem que suas pesquisas apareçam nos resultados do Google ou então na URL do site em questão, ao invés de aparecer nos resultados.

Por exemplo, ao digitar na barra de pesquisas o comando intitle:pesquisa de interesse, os resultados das páginas do Google estarão mostrando majoritariamente o tema que você procurou. No caso de uma pesquisa como intitle:clima no dia de hoje, a pesquisa ‘’clima no dia de hoje’’ irá aparecer em diversos resultados do Google.

Já com a utilização do comando inurl:pesquisa de interesse, os resultados que irão aparecer irão conter a sua pesquisa na própria URL do site em questão, e não no resultado da pesquisa. 

São dois comandos extremamente úteis para situações distintas. Se por acaso você se lembra de uma parte do endereço de um site, é interessante utilizar o comando INURL, já caso você se lembre do tópico que gostaria de pesquisar, o comando INTITLE irá trazer resultados mostrando direto sua pesquisa.
Conclusão
Existem diversas funcionalidades e maneiras de otimizar uma busca no Google ou em outra plataforma de buscas na Internet. 

Todas as dicas citadas acima são de extrema importância para você encontrar o resultado desejado de acordo com a sua pesquisa e sua necessidade!



2 comentários

  1. Oii, eu segui seu tutorial de transformar o modelo travel para responsivo mas não consegui.

    Clique aqui e conheça o 𝐈𝐌𝐀|♡

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Quanto cobraria para refazer um blog? Queria uma coisa funcional e prática. Peguei um modelo na internet, está bonito mas está cheio de problemas (e não consigo arrumar!). Acabei pensando em refazer mesmo do zero. Obrigada

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…