6 fatores que precisam ser considerados ao selecionar um host para o seu blog e como isso pode afetar a estratégia de marketing - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

6 fatores que precisam ser considerados ao selecionar um host para o seu blog e como isso pode afetar a estratégia de marketing

Publicado em 21/03/2021

Como decidimos se um host é bom? Os recursos de largura de banda e armazenamento em disco ainda são importantes hoje em dia? Que tipo de serviço de hospedagem você deve escolher?

Deixe-me ajudá-lo a descobrir as respostas a essas perguntas e muito mais. Vou guiá-lo ao longo do caminho com um passo a passo completo para garantir que você saiba exatamente como escolher a hospedagem certa na web.


6 fatores que precisam ser considerados ao selecionar um host


Existem tantos fatores envolvidos na análise e escolha de um host - que isso pode sobrecarregar a maioria das pessoas, para saber mais opiniões e soluções confiáveis visite este site. Aqui estão 6 fatores a serem analisados antes de escolher seu novo host.


1. Conheça suas necessidades de hospedagem

Você nunca pode obter o host certo sem saber do que precisa. Portanto, antes de prosseguir - coloque tudo de lado (incluindo este guia que você está lendo) e pense no que você realmente precisa.


  •  Que tipo de site você está construindo?
  •  Você quer algo comum (um blog WordPress, talvez)?
  •  Você precisa de aplicativos do Windows?
  •  Você precisa de suporte para um script específico (por exemplo, PHP)?
  •  O seu site precisa de um software especial? 
  •  Quão grande (ou pequeno) pode ser o seu volume de tráfego orgânico?


Estas são algumas das perguntas básicas que você precisa responder por si mesmo. Imagine o que você deseja que o seu site seja agora e, em seguida, desenvolva essa ideia até estar cerca de 12 meses antes disso. Não considere apenas o que você quer oferecer, mas também o que pode querer ou precisar.


Em última análise, isso se resume a um fato muito simples. De quantos recursos seu site precisará? Se você estiver executando um blog pessoal, site de roupas ou site de pequeno a médio porte, é improvável que precise dos recursos extras de um host VPS.


Se você estiver executando um grande servidor comercial ou realizando muitas atividades de comércio eletrônico, um VPS ou servidor dedicado pode ser necessário para gerenciar um volume maior de tráfego, bem como para a confiabilidade extra.


No final do dia, cada escolha tem seu próprio nível de custo e recursos, mesmo entre as duas categorias de hospedagem na web que descrevi aqui. Deve-se prestar atenção aos detalhes e combiná-los com os requisitos do seu site.


Para iniciantes, a regra simples é começar pequeno, com uma boa conta de hospedagem compartilhada. Uma conta de hospedagem compartilhada é barata, fácil de manter e suficiente para a maioria dos novos sites.


Ele também permite que você se concentre na construção de seu site sem se preocupar com outras tarefas do lado do servidor, como manutenção de banco de dados e segurança do servidor.


Além disso, como os planos de hospedagem são escaláveis hoje em dia, é melhor começar pequeno e ir aumentando à medida que o tráfego do site aumenta. Será mais econômico e permitirá que suas habilidades de gerenciamento se adaptem naturalmente ao tráfego do seu site.

2. Confiabilidade do servidor / pontuação de tempo de atividade

Nada é mais importante do que ter um host operando 24x7, afinal, seus visitantes podem chegar ao seu site de fusos horários de todo o mundo. Você precisa de um host estável, tanto em termos de servidores quanto de conexões de rede. 99,95% é considerado uma norma hoje em dia, mesmo para contas de hospedagem compartilhada; qualquer coisa abaixo de 99% é inaceitável. As contas premium geralmente possuem 99,99% ou melhores tempos de atividade.


Existem várias maneiras de obter informações de tempo de atividade do host da web. A maneira mais simples de fazer isso é lendo nossas análises de hospedagem - onde publicamos registros de tempo de atividade de vez em quando (veja os exemplos abaixo).


Alternativamente, você pode simplesmente rastrear seu host com ferramentas de monitoramento de servidor - muitas dessas ferramentas estão disponíveis gratuitamente ou, pelo menos, oferecem um período de teste. Eles são eficientes e muito fáceis de usar.


3. Opções de atualização do servidor

Existem diferentes tipos de servidores de hospedagem disponíveis no mercado: Shared, VPS, dedicado e cloud hosting.


Hospedagem Compartilhada 

A hospedagem compartilhada costuma ser a melhor escolha para iniciantes, blogueiros e proprietários de sites pessoais, pois é a forma mais barata de hospedagem na web, cA hospedagem compartilhada costuma ser a melhor escolha para iniciantes, blogueiros e proprietários de sites pessoais, pois é a forma mais barata de hospedagem na web, custando cerca de US $ 5 a US $ 10 por mês.


Com planos de hospedagem compartilhada, você estará compartilhando os recursos do seu servidor com outros usuários, o que significa que você paga menos pela hospedagem, já que o custo é compartilhado entre outros usuários.


Quem deve optar por hospedagem compartilhada? Geralmente, se você recebe menos de 5.000 visitantes por mês, é melhor optar pela hospedagem compartilhada. Quando seu site ficar maior e você receber mais visitantes, convém mudar para um servidor mais poderoso.


⇨ Hospedagem VPS

Uma hospedagem de servidor virtual privado (VPS) é semelhante à hospedagem compartilhada no sentido de que compartilha um servidor físico. A diferença é que você tem seus próprios recursos de servidor separados dos outros usuários.


Com a hospedagem VPS, é basicamente um avanço da hospedagem compartilhada em termos de potência e velocidade, mas ainda é mais barato do que obter seu próprio servidor dedicado. Dependendo da CPU e da memória (RAM) que você obtém, a hospedagem VPS pode custar entre US $ 50 a US $ 200 por mês.


⇨ Armazenamento em nuvem

A hospedagem em nuvem combina centenas de servidores individuais para funcionar como um servidor gigante. A ideia com hospedagem na web baseada em nuvem é que você pode facilmente escalar e atualizar suas necessidades de servidor quando necessário.


Por exemplo, se você de repente se deparar com uma quantidade incomum de tráfego da web, não precisa se preocupar em ser encerrado, pois a empresa de hospedagem pode acomodar facilmente o aumento do tráfego adicionando mais recursos de servidor.


O preço para hospedagem em nuvem tende a variar, pois normalmente usa uma forma de estrutura de preços paga pelo que usar.


⇨ Hospedagem dedicada

A hospedagem de servidor dedicado é quando você tem um servidor físico inteiro dedicado ao seu site. Você não apenas tem controle total dos recursos do servidor, mas também não precisa se preocupar com outros sites ocupando seus recursos e tornando seu site mais lento.


Para sites maiores e com maior presença, geralmente é recomendado um servidor dedicado para lidar com o alto volume de tráfego. O custo de um servidor dedicado é significativamente mais alto do que a hospedagem compartilhada e você pode esperar pagar a partir de US $ 100 por mês.

4. Recursos essenciais em um host da web

Claro, algumas coisas como gerenciamento de arquivos e estatísticas do site quase sempre estão lá, mas também fique de olho no ftp / sftp, instalador com um clique e gerenciamento de DNS. Além disso, deve haver um gerenciador de arquivos - certifique-se de editar o arquivo .htaccess a partir dele.


Instalador com um clique

Os instaladores de um clique vêm em vários sabores, como Softalucous ou Simple Script. De qualquer forma, o objetivo do instalador de um clique é tornar sua vida muito mais fácil.


Esses são assistentes de instalação que ajudam a instalar coisas como WordPress, Joomla, Drupal ou um host de outros aplicativos da web. Tudo que você precisa fazer é preencher alguns nomes e talvez especificar um diretório ou algo assim ao longo do caminho.


⇨ Acesso FTP / SFTP

O acesso FTP / SFTP é inestimável para mover grandes quantidades de arquivos com segurança. Alguns hosts tentam se safar apenas com o gerenciador de arquivos, mas isso geralmente é bastante limitado.


⇨ Acesso ao arquivo .htaccess

O arquivo .htaccess também é extremamente poderoso e pode ajudá-lo a fazer alterações administrativas em todo o site. Ele controla quase tudo, desde redirecionamentos até autenticação e gerenciamento de senha, e será vital em algum ponto em seus empreendimentos futuros.


A menos que você esteja se inscrevendo em um host da web especializado, como WP Engine e Pressidium (eles se concentram principalmente na hospedagem WordPress), esses recursos básicos são obrigatórios. Você NÃO DEVE entrar em acordo com provedores de hospedagem que não os fornecem.


5. Backup do site

Computadores quebram, equipamentos quebram, esses são os fatos da vida, assim como a morte e os impostos. Seu site também estará vulnerável a esses fatores, ou talvez um hacker tenha entrado em seu blog do WordPress e substituído seu arquivo index.php. Talvez todo o seu banco de dados tenha sido destruído.


Se o seu host da web faz backups do site regularmente, não há nada com que se preocupar quando esses incidentes acontecerem. Seu provedor de hospedagem deve ser capaz de restaurar seu site completo rapidamente (ou pelo menos uma grande parte dele).


Em backups, aqui estão algumas perguntas importantes para fazer ao seu host da web:


  •   O seu host da web fornece backups completos regularmente?
  •  O backup do site pode ser feito manualmente por meio do painel de controle?
  •  Você pode criar backups automáticos de seu site facilmente por meio de tarefas cron ou outros programas?
  •  Você pode restaurar seus arquivos de backup facilmente para não ter que esperar que a equipe de suporte faça isso por você durante um período de recuperação de desastres?

6. Capacidade de resposta do servidor / Velocidades de hospedagem de sites

Não queremos dizer se sua empresa de hospedagem responde a você rapidamente ou não! A capacidade de resposta é uma medida do tempo que leva desde o momento em que alguém digita em seu nome de domínio até que o servidor reconheça essa solicitação.


Frequentemente conhecido como Time To First Byte (TTFB), a velocidade de resposta do seu servidor é mais do que auto-gratificação por ter o site de carregamento mais rápido. Foi documentado que quanto mais um usuário espera o carregamento de um site, é mais provável que ele saia do site antes mesmo de terminar o carregamento.


A velocidade do seu site também afeta a forma como o Google e outros mecanismos de pesquisa o classificam nos resultados de pesquisa.


Isso raramente é algo que uma empresa de hospedagem na web irá lhe dizer. Uma diretriz comum geralmente é o preço. Equipamentos e infraestrutura de primeira linha não são baratos. Se seu anfitrião pode cobrar US $ 2 por mês pela hospedagem, as coisas estão ficando um pouco confusas.

Conclusão

A questão é que "melhor" é sempre um termo relativo. Não existe uma solução fixa para as necessidades de hospedagem na web de uma pessoa.

Eu não recomendaria um host gratuito se você estiver iniciando um grande site de comércio eletrônico. Eu definitivamente não recomendaria hospedagem gerenciada em WordPress cara se você estiver executando um pequeno blog de passatempo.


Sites diferentes têm necessidades diferentes. Tudo que você precisa é do provedor de serviços certo para hospedar seu site. Não se trata de encontrar o melhor host da web do mundo; em vez disso, trata-se de encontrar o host certo para você.




2 comentários

  1. Fico me perguntando porque vc não dirigia seu carro. Só Freud Explica. Abraços

    ResponderExcluir
  2. O sincronismo cósmico em ação, ontem comentei sobre isso quando falavamos sobre negócios, aí hoje abro o meu blog e vejo que você tem um post novo sobre exatamente aquilo que eu precisava pesquisar.
    Gratidão profê
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…