Compras de supermercado na pandemia- como eu me adaptei - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Compras de supermercado na pandemia- como eu me adaptei

Publicado em 17/11/2020

Veja, ali abaixo do título desta postagem, a data em que ela está sendo publicada. 
Pois deixa eu te contar que desde o dia 20 de abril deste ano eu não piso em um supermercado. Nem em minimercados. Nem em padaria ou hortifruti ou qualquer outro estabelecimento do tipo. 

Ai você talvez se pergunte como isso é possível, viver meses a fio sem ir ao mercado.

Pois é muito simples: desde o começo da pandemia eu aderi ao Disk entregas. Ou compras online em grandes e-commerces, ou compras via Whatsapp. 

E isso, querido leitor, é um caminho sem volta.


Aqui em minha cidade havia apenas 1 mercado que disponibilizava o serviço e eu nunca havia usado. Não havia necessidade pois meu marido amava perambular por todos os mercados da cidade. Ia todos os dias se deixasse. Até em outras cidades a gente ia bater perna em mercados.


Depois que ele partiu eu levei quase 2 meses pra começar a voltar a pensar em comida de verdade. Fui ao mercado que ele mais gostava e tive uma crise de pânico lá dentro. Vi que ia ser complicado e daí um tempo veio a pandemia que me fez experimentar comprar por telefone.


Foi boa a experiência.  Evolui para o Whatsapp, adicionei meus mercados preferidos e nunca mais pisei em um.

Também encontrei pessoas que vendem e entregam legumes e verduras frescas em casa. A minha verdureira preferida entrega limpo, coitadinho e embalado.

Farmacia? Liga que chega.

Açougue também. Até pamonha e queijo minha quitanda preferida passou a entregar em casa. A maioria, como os mercados por exemplo, sem taxa e com valor mínimo super acessível.


Com a experiência de tantos meses e em tantos tipos de comércio diferentes eu pensei em passar algumas dicas de compras online que talvez ajudem quem ainda não sente muita segurança em comprar assim.

Ou talvez ajude quem não sabe bem por onde começar.

Vem comigo que as dicas são bem basiquinhas mas muito úteis.


Comprar no supermercado via telefone ou Whatsapp sem se decepcionar


Embora minhas experiências em geral sejam positivas eu tenho algumas dicas que teriam sido úteis se as tivesse recebido la no começo.

São elas:


1- Seja específica em relação às marcas caso tenha preferências. E, nesse caso, sempre é bom ir naquelas que já conhece. Bombril é Bombril em qualquer mercado do pais, né?


2- Quantidade precisa ser especificada. "uns 200 gramas" deixa a atendente insegura. Seja específica. 


3- Quando mandar mensagem à atendente seja clara e concisa e precisa. Já aconteceu de eu esquecer de dizer a forma de pagamento e ai a atendente me ligar pra saber e eu não estar com o telefone na hora e não ver a chamada. Ai a entrega não veio e eu só fui ver horas depois.


4- Falando em horário: via de regra qua mto antes mandar seu pedido antes ele será separado e entregue.


5- Com o tempo a gente vai se familiarizando com as atendentes. Seja gentil com elas. Se precisar reclamar de algum erro seja gentil e educado. Tem uma pessoa ali que vai te atender outra vez. E escolher sua abobrinha. Então use a máxima  (que aliás serve para a vida):  seja gentil.


6- Se for comprar legumes e verduras no mercado especifique se quer abobrinha grande ou pequena, se quer tomate maduro, se quer banana de vez ou madura.

Já recebi abobrinha de 1 quilo porque esqueci de dizer que preferia 3 pequenas ao dizer que queria 1 quilo de abobrinha.


7- Quando fizer o pedido via Whatsapp peça ao final para que a atendente confirme o recebimento. Assim vc não fica na dúvida se o pedido foi recebido certinho.


8- Como eu disse antes,  seja concisa. Na mesma mensagem faça seu pedido, passe o endereço de entrega e a forma de pagamento.

Simplifique a vida de quem está te atendendo.


9- O folheto de ofertas é seu amigo. Selecione as ofertas e compre em mais de um mercado. A vantagem de não precisar bater perna ou fazer via sacra de mercado em mercado e imensa.


9- Aliás, falando em folheto: a maioria dos mercados envia em meu smartphone o folheto da semana. Tire proveito disso, dos folhetos e promoções online.


10- Aqui onde moro os supermercados têm investido em app's de fidelização.  

Se em sua cidade/região tiver esse recurso não hesite em usar. 


11- Em tempos de pandemia valorize as pessoas que estão tentando sobreviver. O verdureiro, o feirante, a moça que faz bolo... veja em grupos do Facebook de sua cidade as opções e experimente. Receber em casa sem precisar se expor ao vírus já  é motivo suficiente pra tentar e muito provavelmente se acostumar a comprar assim.


Uma dica extra:

Mercado Livre e Magalu têm a categoria Mercado/Supermercado e eu uso ambos.

Tem frete grátis a partir de um certo valor  (50 reais no Magal e 99 reais no Mercado Livre ) e têm a graça de ver os produtos na tela. Entregam no Brasil todo e os preços não são diferentes da média geral.

Alguns supermercados (como o Savegnago, Extra e Carrefour por exemplo) em cidades maiores têm site de vendas online. Se sua cidade tem mercados assim considere experimentar.


Pagar conta no banco ou lotérica? Não! 


Depois que meu marido se foi eu fiquei bem perdida. Ele pagava todas as contas, mantinha tudo organizado. Eu nem via dinheiro. Nem a senha da minha conta bancária eu tinha.

Mas a vida não deixa de rodar e as contas chegaram. 


Baixei App do banco, cadastrei token,  e agora pago tudo online. De conta de água a boleto de loja virtual. Aprendi tudo sozinha. Pago conta de luz com leitor de código de barras. Recomendo, é muito legal.

É, claro, dá pra colocar tudo em débito automático mas eu optei por pagar mês a mês.

Dá  pra viver sem pisar em banco ou lotérica pra pagar boleto, não é  demais?



Farmácia também entrega


Sim, claro, você sabe que farmácia  entrega em casa. Mas além da farmácia  da sua cidade tem as grandes farmácias /perfumarias online.

Eu uso faz tempo. A única ressalva que faço  é que algumas vezes o frete não compensa. 

Mas pesquisar vale a pena e de repente pode servir. Especialmente pra comprar medicamentos que não achar em sua cudade (eu, pessoa que mora no meio do mato).



Pontos negativos ao comprar em modo remoto


Tem coisa que não tem jeito, infelizmente.

Por melhor que seja a atendente não vai dar pra escolher a peça de carne que você escolheria se estivesse lá.

Nem o tomate madurinho ou a fruta no ponto que você prefere. 


Mas, via de regra, não são grandes problemas. E se o mercado for de sua confiança  (sempre tem aquele no qual a gente prefere comprar carne, o que a gente prefere pra comprar legumes, etc...) as chances de dar ruim diminuem.


Outro ponto a considerar é  que não dá pra aproveitarcaquelas ofertas de ocasião, relâmpago sabe? Tem promoção assim nos mercados e em modo remoto a gente perde.


Um outro ponto negativo é o tempo pra entrega. Claro que vai demorar mais do que se a gente for buscar. Eu já fiz pedido 8 da manhã e recebi 8 da noite.

Então sempre pergunte o tempo médio de demora.

Em geral não acontecem grandes contratempos mas #ficaadica.

E acabei!

Como eu disse são dicas basiquinhas de quem vive há muitos meses sem pisar num comércio físico.

E, pra ser franca, nem depois da vacina pretendo voltar a frequentar supermercados e afins.

Além do motivo pessoal de que todo mercado me traz recordações doloridas tem a imensa vantagem de receber tudo em casa, evitar gastar com transporte (pois sem carro) e evitar calor/stress/filas. Comodidade, amores... chega uma hora na vida que isso tem um valor imenso.

Não é? 




3 comentários

  1. Muito bom e eu também aprendi a me virar e toidas as compras são e serão feitas pelo computador ou whattsap. Muito mais prático ! Boas dicas! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Aqui também compramos online.
    Contas são pagas por 'débito em conta'.
    Só saio para médico e exames (quando necessário, raramente). Cuidar da saúde é importante.
    Só sinto falta da minha Hidroginástica e de minhas colegas de turma.
    Mas, tudo isso vai passar.
    Beijos.
    blogjoturquezzamundial

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…