Tour pelo novo painel do Blogger versão 2020 - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Tour pelo novo painel do Blogger versão 2020

Publicado em 26/10/2020

Tour pelo novo painel do Blogger versão  2020
Desde julho deste ano o Blogger implantou de modo permanente diversas alterações em seu painel administrativo. 

Na verdade as alterações já vinham sendo disponibilizadas há algum tempo mas ainda havia a opção de usar a versão anterior. Agora acabou e a mudança é definitiva.

Sei que já faz alguns meses mas como eu estou/estava afastada do blog só agora parei para olhar mais de perto as mudanças,  e ver o que eu gosto, o que não me agradou e, claro, fazer um tour sobre como ficaram as funções mais relevantes.

Vamos?


Blogger 2020- mudanças e alterações no painel de controle


A primeira mudança que vemos  é na interface do painel. Ficou mais bonito, mais enxuto e mais funcional.

Quando clicamos nas abas laterais da esquerda temos, na ordem:


Postagens: a aba mostra todos os posts do blog, entre Publicados, Rascunhos e Programados.

É possível alternar entre as opções clicando na setinha acima da lista de postagens.  

Também nessa aba é possível passar o mouse sobre cada post e escolher se deseja Publicar caso esteja no rascunho ou programado, bem como reverter para rascunho caso já tenha sido publicado, Também é possivel Aplicar marcador, Excluir o post (cuidado com esse ícone da lixeira pois é irreversível ), Visualizar o post e conferir as estatísticas caso o post já esteja publicado. Nesse campo para visualizar as estatísticas específicas do post dá pra ver a quantidade de comentários do post e a quantidade de visualizações que o post obteve.

Eu gostei: dá pra excluir um  mais marcadores do post diretamente pelo painel, sem precisar editar o post. Isso é uma evolução em relação à versão anterior.

Também gostei muito da melhoria em Visualizar o post.

Agora dá pra ver como o post ficará em celulares, tablets e computadores. Um ganho bem importante que facilita a vida da gente.


Estatisticas: está aba mostra o básico em relação às estatísticas do blog.

Mostra a quantidade de seguidores, a quantidade de postagens, a quantidade de comentários, e na segunda linha mostra estatísticas mais especificas relaticas às visualizações.

Rolando a página há mais estatísticas relativas às visualizações.  Vale a pena estar atento e esmiuçar essa aba.

Gostei: tudo à mão,  numa aba só.  E dá pra ver essas estatísticas a partir de vários períodos de tempo do blog, em todos os posts publicados.


Comentários: aba bem básica. Mostra os comentários do blog, todos. Dá pra moderar os comentários a partir dessa aba bem como ver todos os que já foram publicados.

Gostei: boa, funciona, básica.

Não gostei: uma das áreas mais carentes do Blogger. Poderia ter a opção de responder aos comentários, por exemplo.


Ganhos: a aba destinada aos editores que monetizam o blog com AdSense também foi alterada mas permanece bem básica. Nada de muito digno de nota.

Gostei: ficou simples controlar como os anúncios aparecem no blog, remover o AdSense do blog bem como acessar a página do AdSense para cerca atividade do blog.


Páginas: semelhante à aba Postagens. Tem as mesmas funcionalidades mas relativamente às páginas estáticas do blog.


Layout: não houve grandes mudanças nessa aba. Permanece com as funções de sempre.


Tema: houve mudança na interface mas nada muito agressivo.

Agora dá pra mudar o tema do blog diretamente por está aba mas tome cuidado pois é irreversível. 

A mudança mais significativa fica por conta do botão Personalizar.

Vale a pena mexer (prefira fazer isso em um blog de testes até se familiarizar) para ver todas as possibilidades.

Nesse botão Personalizar fica agora a opção Editar HTML, Fazer backup e restaurar o modelo bem como definir as configurar para visualizações via celular.


Vou preparar um próximo post só pra falar dessa aba pois achei que ela teve as maiores e melhores alterações do painel.

Aguarde!


Configurações: a aba permanece basicamente igual e serve para definir tudo relativo ao blog.

Mexa, role a página e veja que nada mudou de fato, apenas a apresentação da aba que ficou mais compacta e clean.


Lista de leitura: mostra as atualizações dos blogs que você segue.

A novidade é que agora dá pra adicionar ou excluir blogs dessa lista clicando no ícone do lápis ao lado de Blogs que digo, no alto da aba, à direita.


A área de postagens- entenda como ficou o editor de posts do Blogger 2020


Para finalizar vou falar um pouco sobre o editor de postagens.

Com a atualização a interface ficou assim:


No ícone do lápis (o 1º a esquerda, no alto do editor) você coloca o editor em modo HTML ou modo Escrever.

Nesse quesito eu detestei o modo HTML. Ficou bagunçado e complicado de editar, tudo muito junto.

Para inserir espaço entre os parágrafos precisa descer uma linha a mais e no começo fiquei meio perdida.

Não sei se porque ficou confuso mesmo ou se porque eu estou há muito tempo sem escrever mas o fato é que gostei bem pouco.


O segundo e terceiro ícones desfaz ou refaz a última ação feita. Básico.

Na sequência temos o ícone pra selecionar caso queira uma fonte diferente (não recomendo) bem como um tamanho de fonte diferente no ícone seguinte.


Seguindo temos a opção de selecionar o grau de importância do texto selecionado. Uso principalmente para colocar subtítulos no post .Para entender mais sobre a importância de usar com sabedoria esse recurso leia: 

  🔎A importância das heading tags


A seguir no painel os ícones para as funcionalidades normais do editor de postagens: negrito,itálico, sublinhado, taxado e a opção de trocar a cor do texto e o plano de fundo.


O ícone seguinte permite adicionar um link ao texto selecionado. Basta clicar no ícone e surge uma caixinha para adicionar o link de destino e definir o tipo do link e o texto-âncora.


O próximo ícone permite adicionar imagem e o outro é pra adicionar vídeos diretamente pelo painel sem precisar upar no YouTube. E, claro, também dá pra adicionar via YouTube.

E se voce tiver um canal e quiser inserir no post um vídeo seu basta seleciona-lo na lista que aparece ao clicar na opção YouTube. 

O bônus é poder pesquisar por vídeos direto nessa aba. Achei bem legal.


O ícone do emoticon permite adicionar eventos variados ao texto como emoticons, setas, elementos gráficos, etc...


Para finalizar o menu de 3 pontinhos tem algumas funções relevantes sendo a mais importante delas ajustar o posicionamento do texto ao seleciona-lo, inserir blockquote, adicionar a expansão de postagem e inserir lista numerada e lista com bullets.


Particularmente não gostei muito desse item do editor de postagem não. Acho que, embora tenha ficado mais limpo complicou pois oculta funções importantes como a expansão de postagem.

Ou tá faltando só a familiarização mesmo.

De todo modo as mudanças vieram definitivamente.

Acho que o saldo é muito positivo pois mostra que o produto Blogger segue sendo do interesse da empresa Google. E isso importa muito, para nós que gerenciamos nossos blogs usando a plataforma Blogger/BlogSpot. 


E terminei!

Em breve trago um post específico sobre a aba Tema, ok?

Modernizou todo, hein Blogger?




18 comentários

  1. O que sempre senti falta no Blogger: Marca d'água.

    ResponderExcluir
  2. Ficou tudo diferente. Excluí o Solaris, me arrependi e fiz outro. Acho que sou masoquista. Para quem tina quase um milhão de visualizações e agora só tem mil e poucas...Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente artigo sobre a nova interface do Blogger. De facto, houve algumas melhorias. Pena que noutros itens mais valia deixarem estar como estava. Sinceramente, embora reconheça que algumas coisas ficaram mais práticas, sou de opinião que no computo geral, era preferível deixar estar tudo como estava como já tive oportunidade de referir na minha publicação do passado mês de setembro. Abraço. https://www.portalsplishsplash.com/2020/09/blogger-cria-nova-interface-e-poe.html

    ResponderExcluir
  4. Desejamos que a Elaine volte com as suas matérias dirigidas aos blogueiros pois é, sem dúvida, uma mais valia para todos eles. Como blogueiro, habituado a pesquisar aqui e ali para melhorar o meu blogue, há muito que cheguei à conclusão que a Elaine Gaspareto é a fonte mais completa do Brasil e não só, pois pesquiso em sites similares e dificilmente encontro algum com a eficácia dos posts da Elaine que apresenta as suas matérias de uma forma tão completa que até mesmo um iniciante compreende à primeira. Por exemplo, o facto de em todas as suas matérias colocar o item "Demonstração" é exemplo disso. Os blogueiros que a seguem (eu incluído), têm todos a papinha feita. :) Obrigado Elaine! Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, aprendo muito consigo, agradeço por partilhar a sua sabedoria, tudo de bom para você, recorro sempre ao seu blog, bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Que delícia ver um baita post grandão bem ao jeito da Elaine!!!! Que saudades desses tutoriais mulher!! Graças a Deus você tá voltando.
    Saudades sempre.
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar minha amiga. Bem devagarinho, uma frase de cada vez 😌
      beijosss

      Excluir
  7. OII
    Tô penando igual condenada, rsrsrsrs! A parte do escrever e do HTML ficou estranha, direto tenho que mexer nos textos e passar em HTML senão ficam desconfigurados, não sei se é um bug e vão arrumar com o tempo. Notei também que já modificaram do que era no inicio da mudança, fiz um pequeno tutorial para o blog de uma escola e quando fui fazer para o da minha já haviam mudado algumas coisas, não estava igual, enfim!
    Que bom que voltou, espero que esteja melhor!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu também me sinto levemente perdida. Mas já estou me familiarizado.
      Mudança sempre causa esse estranhamento, ne?
      beijosss

      Excluir
  8. Adorei as explorações e o tanto deste, quanto os demais vídeos, porém esta nova atualização você poderia fazer um novo vídeo explicativo de como usar e também como as pessoas podem acessar o blog de alguém sem ficar aparecendo propagandas (inclusive no celular)

    ResponderExcluir
  9. Elaine, querida. Sinto tanto sua falta, seus textos tão bem escritos, tão profundos, suas reflexões sobre a vida. Volte! Nós te amamos!

    ResponderExcluir
  10. Elaine, querida. Sinto tanto sua falta, seus textos tão bem escritos, tão profundos, suas reflexões sobre a vida. Volte! Nós te amamos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine, que bom que aos poucos está voltando, fico feliz por você e pelos leitores.
    Já me acostumei com as novidades, uma vez que só uso o básico e olha lá. No começo me enrolei com o parágrafo e realmente faz falta opção de responder comentários sem contar como comentário, isso me incomoda.
    Valeu pelo post!
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, vc podia ensinar uma forma de fazer tabelas pra colocar no blog, tipo uma que a gente use na "Home"
    ta muito ruim o blogger sem tabelas.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Elaine.

    Há muito tempo meu blog está com domínio personalizado, porem, cliquei equivocadamente em "Redirecionar domínio
    rioradiosonline.com.br para www.rioradiosonline.com.br". O que antes já era, agora deixou de ser. Agora ele não mais é acessado sem o "www" o que está me causando perdas de acessos. Não estou conseguindo reverter isso, sempre me aparece a seguinte descrição "Você não tem autorização para usar este domínio. Siga as instruções de configuração". O problema é que já tenho o domínio personalizado, como disse mais acima. Já fiz pergunta lá no suporte do Blogger há vários meses e ainda não fui respondido.
    Em pesquisa no Google o único tutorial sobre este assunto, menciona que devo excluir tudo onde registrei o domínio e refazer novamente. Seria como se estivesse adquirindo o domínio hoje, ou seja, pela primeira vez. Entretanto, tenho medo de fazer e complicar mais ainda.

    Enfim, seria possível você fazer um tutorial nos ensinando como reverter esta situação? Acredito que outras pessoas estejam com o mesmo problema. Se você disser neste tutorial, que realmente tem que excluir tudo onde comprei o domínio, e refazer, farei sem medo porque tens credibilidade.

    Desde já agradeço.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vou cravar mas acho que falta configurar o Cname tipo A em seu registrador do domínio.
      Creio que isso é o que falta para o domínio funcionar com o redirecionamento.
      Tem 2 posts aqui no blog que ensinam como configurar o domínio, um pelo Registro BR e outro pelo Uolhost.


      https://www.elainegaspareto.com/2017/12/como-configurar-um-dominio-proprio-uol.html

      Mesmo que seu domínio não seja registrado em nenhum dos dois o caminho praticamente é o mesmo: configurar o tipo A com os endereços IP's que explico no post.

      Como eu disse não estou afirmando mas pode ser isso...

      Excluir
    2. Olá,

      Ao vincular o Google Analytics à minha conta do AdSense sem querer resolvi o meu problema.

      Ao clicar equivocadamente onde não devia, como mencionado acima, o código Cname que já estava onde registrei o domínio deixou de funcionar e o Google, não me fornecia outro código pois não havia tal opção.

      Então ao vincular o Google Analytics à minha conta do AdSense, recebi um código para colar onde comprei o domínio provando que ele me pertence. Assim o fiz e o Google Analytics foi vinculado à minha conta do Adsense.
      O fato de antes sempre estar clicando para ver se o redirecionamento fosse salvo, sempre me mostrava a descrição de que o domínio não me pertencia, então pensei. Agora que está provado que o domínio me pertence talvez funcione. E não é que ao clicar para redirecionar rioradiosonline.com.br para www.rioradiosonline.com.br foi salvo!!

      Enfim... foi assim que consegui reverter está situação preocupante.

      Abraços

      Excluir
  14. Esqueci de dizer que, a culpa de eu ter clicado equivocadamente onde não deveria, foi toda da nova interface do Blogger.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…