Pacotes chegam da China com sementes misteriosas - o que é isso? - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Pacotes chegam da China com sementes misteriosas - o que é isso?

Publicado em 28/10/2020

Pacotes chegam da China com sementes misteriosas - o que é isso?
Nos últimos meses, diversos brasileiros têm sido surpreendidos por encomendas oriundas da China contendo pacotes com sementes misteriosas. Sem ter noção da origem do material, muitas pessoas estão preocupadas com a segurança dos pacotes e o que fazer com as sementes.


Embora diversas notícias falsas tenham se espalhado nas redes à respeito das sementes, a explicação de sua origem na verdade é mais simples do que o esperado. Se você faz muitas compras em sites de produtos chineses, como os famosos aplicativos Wish e AliExpress, a probabilidade de receber um dos pacotes aumenta. Confira nossa matéria sobre o que são as sementes e o que fazer caso acabe recebendo um dos misteriosos pacotes.


Uma das dicas para quem realiza esse tipo de compra em sites internacionais, muitas vezes com o objetivo de gastar menos, é o uso de um programa de segurança digital como uma VPN brasileira para proteger a conexão, evitar rastreamento, e até descobrir alguns descontos escondidos nos aplicativos.


O que são as sementes?


Os pacotes geralmente incluem poucas informações sobre a origem e função da encomenda, contendo apenas um pequeno saquinho com sementes. Algumas fake news afirmam que se trata de veneno, sementes infectadas ou outros riscos à saúde. Na realidade, o conteúdo dos pacotes são sementes reais, sem adulterações.


O que está acontecendo é um mecanismo de fraude em lojas online, que visa aumentar artificialmente a reputação e a nota de lojas e produtos nos serviços de venda, geralmente para vender produtos falsos ou danificados sem gerar desconfiança nos consumidores.


Como funciona o sistema de fraude


Pacotes chegam da China com sementes misteriosas - o que é isso?
Qual é o benefício que uma loja virtual poderia obter em enviar, aleatoriamente, pacotes de sementes para pessoas do mundo todo? Bom, se você já fez compras online, já deve ter se aproveitado do recurso de avaliações dos produtos. Geralmente, na página do produto que queremos comprar, encontramos avaliações de compradores antigos, com suas notas e descrições das vantagens e desvantagens do produto. Se o vendedor é enganoso ou fraudulento, os compradores podem denunciar usando esse recurso.


É aí que a fraude acontece: Para conseguir diversas classificações positivas falsas, muitos vendedores simulam compras falsas, com usuários “fantasma” e enviam para endereços aleatórios algum pacote. Para evitar prejuízos e custos de envio, objetos pequenos como sementes são usados. Quando o pacote chega, o vendedor pode “avaliar” positivamente a compra na página de seu produto, enganando futuros compradores.


O que fazer com as sementes?


Como os pacotes chegam sem indicativos de origem ou protocolo de compra, não é possível devolver ao remetente. Por isso, muitas pessoas acabam tendo dúvidas quanto ao que fazer com o pacote de sementes recebido.


Antes de mais nada, é imperativo não descartar as sementes. Como a origem e planta é desconhecida, o plantio no ambiente brasileiro pode gerar problemas ecológicos para as plantas nativas, e em casos extremos, desastres ambientais.

A solução, de acordo com o Ministério da Agricultura, é entregar as sementes para os especialistas em uma superintendência federal da sua região. Assim, os biólogos e especialistas poderão analisar as sementes e tomar os devidos cuidados quanto ao tratamento da situação.


Resposta oficial


A embaixada chinesa no Brasil, em nota, afirma que investigações preliminares não conseguem comprovar a origem chinesa dos pacotes suspeitos, e se dispõe a ajudar nas investigações futuras quanto às sementes misteriosas.


Nas redes sociais, usuários de várias partes do mundo também relatam o mesmo fenômeno, com imagens de sementes parecidas com as que chegam no Brasil circulando em redes como o Reddit, Facebook e Instagram. Até agora, sites como o AliExpress e Wish não se manifestaram quanto às providências tomadas para evitar avaliações falsas em seus produtos.


As relações diplomáticas entre Brasil e China passaram por diversas flutuações nos últimos meses, com diversos acontecimentos afetando positivamente ou negativamente a relação entre as nações. Recentemente, a China encontrou o Coronavírus em amostras de frangos oriundos do Brasil, destinados ao consumo humano.




Um comentário

  1. Cada uma que acontece...trambiqueiros e maldosos não faltam. Nunca comprei nada do exterior, mas se tivesse recebido, não abriria, confesso que não saberia como descartar.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…