Como as mulheres podem alcançar independência financeira - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Como as mulheres podem alcançar independência financeira

Publicado em 29/10/2020

Como as mulheres podem alcançar independência financeira
Você  sonha em alcançar sua completa independência financeira, mas não sabe ainda por onde começar? 

Se isso serve de consolo, saiba que você não está sozinha. Hoje, mais da metade da população brasileira está ainda longe de ser livre financeiramente. Segundo recente pesquisa do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), 68% dos brasileiros não dispõem sequer de reservas financeiras para futuros imprevistos. 


No entanto, essa realidade é ainda mais alarmante entre as mulheres, que apesar de terem uma expectativa de vida mais longa do que os homens, em virtude dos compromissos familiares, acabam trabalhando em média 12 anos menos do que os homens, de acordo com os dados do Instituto das Mulheres para uma Aposentadoria Segura. 


Consequentemente, as mulheres dispõem de menos recursos financeiros para se prepararem para o futuro, resultando hoje em 16% das mulheres acima de 65 anos na linha da pobreza nos Estados Unidos, quase o dobro em comparação aos 9% dos homens, segundo dados do US Census Bureau. 


Economize & Invista

Economize & Invista
Fonte; Unsplash

Mas a boa notícia é que esse quadro pode ser mudado. Economizar e investir são as melhores formas para alcançar seus sonhos a longo prazo. Economizar consiste em guardar uma determinada quantia para eventuais imprevistos ou compras a curto prazo. Investir significa não só reservar uma quantia como também aplicá-la para que se multiplique ao longo dos anos.


Apesar do setor de investimentos ser ainda dominado pelos homens, mais de 500 mil mulheres investidoras abriram conta na B3, bolsa de valores brasileira, nos primeiros quatro meses deste ano de 2020, registrando um crescimento de 46%, superior ao dos homens. E esses números só tendem a aumentar.


Para quem está começando a investir, a maneira mais prática hoje é investir através da Internet. As corretoras online são as mais procuradas, pois oferecem uma grande variedade de ativos e diferentes modalidades de investimentos.


Segundo os especialistas, recomenda-se comprar primeiramente ativos de empresas globalizadas com alto valor agregado, como as do setor de tecnologia, como Apple, Amazon e Microsoft. No entanto, nem sempre é possível comprar ações diretamente das empresas, pois demandam um alto capital inicial. Ao optar por comprar ações Apple através de Contratos por Diferença (CFDs), por exemplo, poderá negociar os títulos da empresa com um baixo investimento, além das negociações serem realizadas a curto prazo. 


O quanto antes começar a investir, melhor. No entanto, é importante, ficar de olho nas últimas movimentações do mercado financeiro, se informar bem como o setor de investimentos opera, através de livros especializados como O Guia de Finanças da Mulher Investidora,aplicativos e websites, consultar especialistas na área, e pesquisar corretoras online certificadas e protegidas por sistemas de segurança.


Ajuste seu mindset

Ajuste seu mindset
Fonte: Unsplash


Mas antes de tudo, conheça a si mesma. Saiba qual é o seu mindset em relação ao seu dinheiro. Sabemos a importância do controle emocional sobre os nossos ganhos e gastos. Analise seu histórico financeiro, e verifique se há algum padrão de comportamento, em relação aos seus hábitos de consumo, que tem se repetido ao longo dos anos.


 Você costuma gastar mais do que ganha? Como se sente ao falar sobre dinheiro? A partir daí, comece seu planejamento financeiro. Verifique quais são os seus maiores gastos, se conseguiria cortar algum supérfluo. O que poderia fazer para ganhar dinheiro extra? Quem sabe talvez investir em uma loja online? Por que não pesquisar cursos online para se aprimorar profissionalmente?


Conclusão

Ao responder essas perguntas honestamente, começará a entender melhor por que gasta da forma que gasta, e aos poucos passará a ter uma atitude mais responsável diante do seu dinheiro. Ao começar a economizar e investir, irá iniciar os primeiros passos na sua caminhada rumo a sua independência financeira.

Cotação fornecida pela avatradeportuguese.com.br.



Um comentário

  1. Me arrependo demais de não ter investido quando comecei a trabalhar!
    Hoje tenho e busco ter uma mente prospera.
    Assim que colocar em ordem minha vida financeira novamente irei investir.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…