Por que os anúncios do AdSense no blog de vez em quando ficam em branco? - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Por que os anúncios do AdSense no blog de vez em quando ficam em branco?

Publicado em 09/03/2020

Por que os anúncios do AdSense de vez em quando ficam em branco?
Eu tenho recebido algumas boas perguntas sobre o Google Adsense desde que comecei essa série de posts simples para ajudar a entender o AdSense. uma dessas perguntas é o tema do post de hoje: por que, de vez em quando, os anúncios do AdSense em meu blog somem e o espaço fica em branco?

Isso já aconteceu com seu blog? Ou você, ao visitar blogs que exibem anúncios do AdSense, nota o espaço em branco, sem mostrar anúncio algum..
Já notou isso?
Por que acontece isso?
Tem como resolver e impedir que aconteça?

Por que os anúncios do AdSense ficam em branco?


A explicação que mais faz sentido é a seguinte:
Para exibir anúncios em um site ou blog o Google Adsense promove um "leilão" entre os anunciantes. Se houver anúncios disponíveis que se encaixem naquele site,blog ou post específico este anúncio será exibido.
Se não houver anunciante/anúncio disponível o espaço que fora previamente destinado a estes anúncios ficarão em branco.

Somado a isso tem que prestar atenção se o blog não está com muitos espaços para anúncios ativos.
Explico:
Se você configurar para que o blog exiba todas as opções permitidas de anúncios (gráficos, de texto, imagens, interativos, etc...) vão ter muitos espaços para os anúncios, daí é bem provável que alguns fiquem em branco pois não há anunciantes interessados em todos os espaços.
Sem contar que, além da poluição visual se tiver anúncios em demasia, isso pode jogar o seu CPC lá pra baixo porque é mais oferta que demanda, entende?

Uma dica extra: imediatamente após publicar um post (ou até vários minutos depois) é normal o anúncio não aparecer.
Isso acontece porque os robots do Google AdSense precisam de tempo pra rastrear o post, identificar o conteúdo dele e selecionar os anúncios compatíveis tanto com o blog/site em si quanto com aquele post específico.
Então, relaxa. Daí uns minutos pós publicação, se houver anúncio disponível e compatível ele será exibido.

Outro ponto a ser considerado na exibição de anúncios é a exibição de anúncios personalizados, ou seja: anúncios exibidos ao leitor com base nos cookies, nas pesquisas e nos hábitos de navegação desse leitor.
Com certeza já aconteceu com você: faz uma pesquisa qualquer no Google e aí, quando navega em blogs e sites pipocam anúncios relativos a pesquisa feita.
Isso acontece porque os mecanismos de pesquisa usam IA para nos mostrar anúncios nos quais a gente tenha tendencia maior em clicar.
Pesquise microondas no Google e você será inundado de anúncios de microondas em todos os blogs monetizados com AdSense que você entrar porque o mecanismo entende que é algo do seu interesse.

Então, se seu leitor tem interesse em produtos/serviços que tem a ver com seu blog serão exibidos para este leitor anúncios que tenham a ver com o perfil dele.
Caso não haja anúncios personalizados disponíveis pode acontecer do espaço ficar em branco.

Outro fator que pode favorecer o surgimento do espaço em branco ao invés da exibição do anúncio é ter configurado seu blog para que ele exiba abaixo de 60% dos anúncios disponíveis.
Isso é uma faca de dois gumes pois se configurar para exibir uma porcentagem menor de anúncios dentre os disponíveis os espaços em branco terão mais chance de aparecer pois menos anúncios=mais espaços vazios.

Porém, se você manda que o Google Adsense exiba todo e qualquer anúncio disponível ele vai fazer isso mas o valor de cada clique será baixinho pois tem mais espaço que anúncio de qualidade.
Em minha opinião é melhor não exibir todo e qualquer anúncio disponível mas também não exagerar e deixar uma porcentagem muito baixa.
Como definir isso?
Vem cá, vou te mostrar!

Como configurar a porcentagem de anúncios disponíveis a serem exibidos no blog?


No painel administrativo de seu blog clique na aba Ganhos.
A seguir clique em Anúncios.
Aí selecione Saldo de anúncios.
Vai aparecer a página onde você define a porcentagem dos anúncios em potencial que serão exibidos em seu blog.
Eu costumo definir esse valor em 67%.
Faço isso para que o próprio sistema do AdSense escolha os melhores e mais rentáveis anúncios para exibir em meu blog.
Isso ajuda a melhorar o CPC e mantendo uma porcentagem média (e não abaixo de 50% jamais) ajuda a evitar que os espaços destinados aos anúncios apareçam em branco.
Entendeu?

Um outro fator ao qual prestar atenção e que pode fazer o espaço destinado ao anúncio aparecer em branco é se houver alguma restrição ao blog como um todo ou a algum post específico.
Exemplo:
Posts com conteúdo/imagem de teor adulto, mesmo em blog sem restrição, não exibirão anúncios.
Falei sobre como impedir que posts com restrição de exibir anúncios:
 Como não exibir anúncios do Adsense em página específica

Para finalizar:
Espaços destinados aos anúncios aparecem, de vez em quando, em branco?
Caso seu blog tenha muitos anúncios ativos considere reduzir essa quantidade, revise a porcentagem de exibição de anúncios disponíveis e veja se não há nenhuma restrição aplicada ao seu blog como um todo ou a algum post específico.
Tem perguntas sobre o Google Adsense?
Diz aí, de repente sua dúvida vira post!



8 comentários

  1. Poderia me enviar um tutorial de como configurar o adsense para obter ganhos? Não consigo configurar o meu blog... se puder, favor enviar para andrecarim@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Oi. É possível um layout gratuito para o Blogger vir de fábrica com um código criptografado ou algo assim do AdSense? Estou desconfiado que existem propagandas no meu site e que eu não estou lucrando com elas, mas sim, a pessoa que fez o layout. Contudo, eu instalei o mesmo layout em um blog de testes e não aparece nenhuma propaganda. Seria paranoia minha ou talvez no blog de testes não aparece propaganda porque ele tem pouco acesso, sei lá?!
    Ah como desativar a exibição de propagandas na minha conta AdSense temporariamente para eu ver se ainda assim fica aparecendo anúncios que não são da minha conta?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Meu site estava com esse probleminha de ficar os anúncios em brancos, aí eu comecei a postar conteúdo todos os dias, postando conteúdos todos os dias fez que meu site recebesse mais visitas e em 1 mês os anúncios voltou ao normal.

    Suas informações é muito interessante e importantes, obrigado por compartilhar.

    Meu novo site: https://resultadovalesorte.net/

    ResponderExcluir
  4. depois de eu ter um domínio próprio, meus anúncios desapareceram, oque será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thami Rocha, SE você tinha submetido o site com a ulr "...Blogspot.com" então ao pagar o dominio próprio voçê terá que novamente submeter, é como se fosse um novo site, intendes

      Excluir
  5. Elaine, boa noite.
    Pode me tirar uma duvida? Consigo colocar o Adsense no meu blog mesmo ele não tendo dominio proprio?
    Sendo blogspot.com ?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post. Esclareceu minhas dúvidas

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…