Filmes inspirados em livros para ver na Netiflix - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

Filmes inspirados em livros para ver na Netiflix

Publicado em 29/02/2020

Filmes inspirados em livros para ver na Netiflix
Desde seu surgimento o cinema bebe na fonte da literatura. São milhares e milhares de filmes adaptados, inspirados ou baseados em livros e contos.
A História registra que o primeiro filme adaptado (de um conto) foi Cinderela, antigo conta "recontado" por Charles Perrault. Georges Méliès adaptou o conto em 1899 e criou um filme mudo de pouco mais de 5 minutos.
Veja abaixo (sim, um achado!):

Já o primeiro filme adaptado de um livro propriamente dito foi Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) de Lewis Carroll.
O filme, mudo, tem pouco mais de 9 minutos de duração e foi restaurado em 2010 depois de passar anos perdido.
Veja o filme:

Aliás, falando em Alice, esse é um dos livros clássicos mais filmados! São dezenas de adaptações ou releituras ao longo das décadas.

Ah, e existe uma controvérsia sobre qual teria sido, de fato, o primeiro livro adaptado ao cinema!
Sherlock Holmes perplexo foi filmado em 1900 mas registrado em 1903.
Trata-se de um pequeno filme mudo de apenas 30 segundos, por muitos anos considerado perdido, mas redescoberto em 1968 na Biblioteca do Congresso dos EUA.
O filme não tem relação com as histórias de Arthur Conan Doyle, apenas se utiliza do seu personagem famoso: o detetive Sherlock Holmes.

10 filmes baseados em livros para ver na Netiflix


Agora, depois dessa pequena introdução histórica sobre como o cinema busca na literatura sua inspiração, vamos de lista?

Feira das vaidades (Vanity Fair)
Sinopse: Becky Sharp (Reese Witherspoon), nascida de pais pobres, sempre aspirou a ser um membro de classes altas da Inglaterra. Deixando a escola e sua melhor amiga Amelia (Romola Garai) para trás, Becky associa-se com os Crawleys, eventualmente se apaixonando por Rawdon (James Purefoy), o filho deles. O casamento é feliz no início, mas se deteriora quando Rawdon começa a perder sua fortuna. Becky é então sustentada pelo devasso Marquês de Steyne (Gabriel Byrne), cujos motivos não são tão puros.
Assista aqui.

Adaptado de: Feira das Vaidades, de William Thackeray:


12 anos de escravidão
Sinopse: Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
Assista aqui.

Adaptado de: 12 anos de escravidão, de Solomon Northup:

Vestígios do dia
Sinopse:  James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo.
Nesta época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.
Assista aqui.

Adaptado de: Os vestígios do dia, Kazuo Ishiguro:


Garota: interrompida
Sinopse: Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleteo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.
Assista aqui

Adaptado de: Garota, interrompida, de Susanna Kaysen



Olho por olho
Sinopse: Uma mulher de classe média alta, Karen McCann (Sally Field), mãe de duas filhas e feliz no casamento, tem esta harmonia desfeita quando, ao conversar com a filha através do celular no meio de um engarrafamento, ouve sons nítidos de que ela está sendo atacada. Ao chegar na sua casa, descobre que ela foi estuprada e assassinada. Robert Doob (Kiefer Sutherland), o provável culpado, é libertado por um detalhe técnico. Assim ela passa a segui-lo e se convence que ele vai matar de novo. Consegue então uma arma, aprende defesa pessoal e planeja fazer o que a justiça não fez.
Assista aqui

Adaptado de: Eye for eye, de Erika Holzer


Eu poderia fazer uma lista imensamente maior pois a variedade é grande mas optei por aqueles que mais gosto ou que vi recentemente (ou revi, na verdade).
Ao invés de uma lista maior vou deixar o link direto para que você mesmo localize todos os filmes baseados em livros que atualmente estão disponíveis no catálogo Netflix.
Acesse: https://www.netflix.com/browse/genre/4961

Importante:
Tem que estar logado pra acessar, tá? Logado em sua conta Netflix, ou criar a conta para ter acesso.

Dica extra:
Veja aqui uma lista com os códigos secretos para localizar filmes e séries separados por gênero na Netflix

Quer ver mais lista?
Confira este post da Editora Intrínseca: 12 filmes inspirados em livros que estão disponíveis na Netflix

Enjoy!
Tem dica de diversão para o final de semana todinho!








3 comentários

  1. Boas dicas, Elaine!Listei Gorota, interrompida, winona e Joklie só pode ser bom!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Já assisti todos, são mais antigos, mas bons.
    blogjoturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine,
    Boas dicas. assiti a todos, mas não li os livros, que devem ser bem legais.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…