Mas ontem, com a cabeça cheia, me peguei assistindo ao filme com pegada teen, e olha... me distraiu.
A trama é simples, batida e cheia de personagens bem estereotipados. Mas, apesar do enredo manjado e previsível o filme distrai e carrega uma mensagem valiosa nesses tempos de Instagram, redes sociais e vida exposta ao extremos.
Segue a sinopse:
Como a grande maioria das estudantes de moda, Ana (Larissa Manoela) tinha o sonho de se tornar uma estilista de muito sucesso. Porém, ao ser contratada como influenciadora digital de uma marca renomada, ela larga a faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações.
O trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma: de tanto ter os olhos somente na tela do celular, a jovem sofre vários acidentes de carro, até que um deles se torna mais sério, o que a obriga a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano (Erasmo Carlos), numa cidadezinha do interior. Nessa volta às origens, Ana entra em um profundo processo de autoconhecimento e estabelece mais proximidade e afeto pela sua família e por ela própria.
O filme é voltado aos bem jovens, a presença da própria Larissa Manoela como protagonista deve-se a isso. E, claro, ao fato de que a garota de 19 anos é um fenômeno na internet.
Só no IG ela acumula mais de 28 milhões de seguidores. Mais gente do que alguns países como a Austrália, por exemplo.
Modo avião (não confunda com o filme estrelado por Logan Paul, do mesmo título) segue a trama típica em que um protagonista rico e/ou mimado é afastado de seu mundo para aprender uma lição muito necessária de humildade.
Lembra de Blue Jasmine, Quando os ricos quebram a cara e Lady Rancho? E tantos outros...
Modo avião carrega essa ideia para o mundo dos influenciadores e a obsessão de mostrar apenas o melhor lado da vida para obter o maior número possível de curtidas.
O filme é bem raso, mas é divertido o suficiente para se distrair sem grandes pretensões.
Larissa Manoela é aquela gracinha que as pessoas que a conhecem e acompanham já conhecem. Infelizmente o enredo não extrai tudo o que, eu acho, ela pode entregar como atriz.
Mas dá conta do recado e imprime em sua Ana uma fragilidade bem comovente.
Fofa e tão lindinha...
Mas a interação dela com Erasmo Carlos (sim!), que dá vida ao avô que ela nem conhecia é bonitinha e fofa.
A cena em que ele abre a porta secreta da casa e a deixa ver o que tem dentro é bonita e emociona.
Não vou dar spoilers mas caiu uma lágrima aqui ao ver/sentir a história que o quarto trancado abriga...
Uma das melhores personagens é a dona da marca que contrata Ana para ser influencer.
A Carola de Katiuscia Canoro é divertida, com aquele tom típico de vilã de filme adolescente, e o final dela é também bem estereotipado.
Mas diverte e faz a gente se distrair...
Outra coisa que gostei em Modo avião é o par romântico da protagonista.
Que menino mais doce, o ator é bem cru (o sotaque, gente, tentando ser mineiro?) mas tem carisma e é tão bonitinho...
Descobri depois de ver o filme que ele é o ambicioso Julinho de Éramos 6, atual novela das seis na Globo. André Luiz Frambach é o nome dele.
Tão diferentes os personagens...
Um comentário meu: influencers estão na moda, e Larissa encarna com propriedade a patricinha que vive de celular na mão, postando tudo o que acontece e vivendo muito pouco o que registra.
Eu, como blogueira das antigas, vi esse fenômeno surgir e se desenvolver.
Não é muito aprofundado, mas o filme deixa uma mensagem fofinha sobre isso: a vida é aquilo que acontece quando o celular está desligado.
#ficaadica!
Quer ver o trailer?
Aperta o play:
Disponível na Netflix desde 23/01/2020
amei da matéria espero um dia meu blog ser assim www.duck-pilo.com
ResponderExcluirAmei da matéria, bom blog... Elaineccontinua assim, espero também um dia ser assim como vc www.duck-pilo.com
ResponderExcluir