Escrevo "real" assim, entre aspas porque nada tem me parecido muito real nesses últimos dois meses e meio...
Escrevo essas palavras como se fossem uma carta para mim, um registro do que estou vivendo porque realmente não me parece real, ao mesmo tempo que sinto os acontecimentos serem gravados a ferro e fogo na minha memória, todos os dias, a cada dia...
Não sei que estou conseguindo ser clara...
Erdilan está dormindo agora. Mas eu posso dizer isso a praticamente qualquer hora em que eu for escrever.
Ele só acorda para tomar morfina, de 4 em 4 horas já. Às vezes eu troco a fralda dele com ele dormindo.
O câncer avança a passos largos, sempre se espantam com o estado dele quando digo que faz apenas pouco mais de 2 meses do diagnóstico.
Ele não come mais, e nas últimas semanas nem vitamina ele consegue engolir.
Vive de soro e remédios. Quase não fala, mas está lúcido, na medida do possível.
Está pesando pouco mais de 50 quilos.
A lesão no osso do quadril/fêmur está recebendo radiação e já parou de doer desesperadamente.
Ontem o maxilar dele inchou, ele já estava indo ao HC para uma das sessões de radioterapia e o médio lá o avaliou. Apareceu mesmo uma lesão igual a da bacia no maxilar. A dor não o deixa nem tomar água, tem momentos.
Tenho aprendido coisas.
Dar banho, trocar fralda, dar remédio, conseguir coisas que facilitem a vida dele, não dormir, mal lembrar de comer, chorar o tempo todo se deixar.
Digo pra mim mesma, o dia todo:
"Te controla, mulher"
Semana passada, na consulta com a oncologista que o atendeu, ela pediu para falar comigo sozinha. Estávamos eu e o irmão mais novo dele.
Ela me disse que, caso ele tenha uma parada cardíaca ou respiratória (a mais provável, aliás) eu não devo deixar que o reanimem.
No estado em que ele está seria submete-lo a um sofrimento inútil. Não há praticamente nenhuma área nele livre do câncer. O fígado está se dissolvendo.
Ela disse que o sofrimento dele é muito maior do que ele diz. Ele nunca reclama. Tem horas que só geme.
Foi horrível ouvir isso, contemplar esse momento.
Quinta-feira ele recebeu uma transfusão de sangue no Hemocentro de Ribeirão porque a anemia está debilitante, ele mal abria os olhos de tanta falta de hemoglobina..
Primeira vez na vida que pisei num hemocentro. O dia todo lá, ele e eu. Fomos os primeiros a chegar e os últimos a sair. Ele passou bem mal.
O hematologista disse a mesma coisa que todos os outros médicos me dizem, ele é tratado hoje como paciente terminal. Não aguento mais ouvir isso. Mas sempre quero ouvir a verdade.
Não deve demorar muito mais.
Eu quero que termine logo.
Ele não merece morrer em agonia.
Ninguém merece, ele menos que todo mundo.
Quero lembrar dele como ele é, não como ele está.
Hoje o homem que eu cuido não é o que ele é... ele apenas está assim.
De vez em quando eu tenho um vislumbre do homem que ele é.
Um olhar, uma palavra, uma sorriso, um gesto...
Hoje ele beijou minha testa quando me curvei pra ajeitar o travesseiro dele. Exatamente como ele fazia.
Um vislumbre, um flash, e já foi. Uma lembrança apenas.
Sinto uma saudade imensa dele, do sorriso, da alegria, do jeito de me chamar de esposa... esses dias eu juro que ouvi ele abrir o portão pra guardar o carro, do mesmo jeito que fez a vida toda.
Juro que me levantei assustada.
Não era ele, claro.
Estava dormindo, o carro ele nunca mais vai dirigir. Ele amava.
Dizer que estou triste nem começa a descrever como estou.
Estou de luto.
A tristeza que sinto não tem medida.
A doença tirou tudo dele, tirou a autonomia, a dignidade... ele nunca gostou que o vissem sem estar limpo e perfumado, agora enfermeiras o limpam, o irmão dele ontem o pegou no colo porque ele não conseguia se firmar na cadeira de banho. Foi a imagem mais linda e mais dolorida da minha semana.
Vou estar aqui. Aconteça o que acontecer, não importa o quanto doa, não importa o quanto me custe, emocional e fisicamente. Eu fico pra depois, agora é ele.
Vou estar aqui.
Até o fim do fim do tempo...
Querida Elaine... sinto tanto, tanto a sua dor é a do seu marido. Sinta-Se abraçada,vcs estarão em minhas oracoes e que Deus os carregue no colo para que essa caminhada seja leva, que Ele conforte o coração de vcs.abracos de luz p vcs!! Bjs Carla (jeito feliz de Ser).
ResponderExcluirAmiga, estou aqui apenas para dizer que imagino o que sentes, pois já passei por isso com meu pai, e meu cunhado, a cada epsodio foi uma dor diferente, e nem por isso estou preparada para enfrentar o mesmo com qualquer outro membro da familia. A gente nunca deveria enfrentar isso. Sou realista e já tive com meus familiares essa conversa que a médica tem tido com você sobre reanimação. Parece duro, mas é sensato. No mais deixo meu carinho e o desejo de que você saiba que a vida nem sempre é justa.
ResponderExcluirAbraços
Boa noite Elaine, a única coisa a fazer por ele, é o que você está fazendo, é muito triste ver a pessoa que amamos, nessa situação, apenas colocarei vocês em minhas oração, e me perdoe, eu não sabia, espero sinceramente que você fique bem, cuide dele até o fim, infelizmente sabemos que é o melhor, ninguém deseja, ver alguém sofrendo dessa forma, espero que você fique bem, bjs
ResponderExcluirElaine:
ResponderExcluirSó posso te dizer forças e bençãos de Deus 🙌🏾
Estou do lado de cá, muito emocionada, porque não dizer chorando? Não é vergonha chorar por um ser humano! Mesmo que eu não os conheça pessoalmente. Sinto muito não poder te abraçar, e a ele também, com todo respeito. E dizer: fiquem bem!Deus não os vai abandonar.
ResponderExcluirNão há como imaginar semelhante dor, nem há palavras que sirvam de consolo para o que estão passando.
ResponderExcluirDeixo um abraço solidário.
Olá Elaine. Aquilo que relatou fez-me lembrar de tudo que aconteceu com a minha Mãe. Para bem dele espero que Deus tenha compaixão e não o deixe sofrer mais. Sofre ele e sofre a família que não pode fazer nada. Um abraço e muita força.
ResponderExcluirFazia muito tempo que não olhava o Face, nem os blogs que em outros tempos acompanhava de perto. Triste ver esse post, porém acredito que Deus lhe fortaleça todos os dias e pelo tempo que tiver que ser. Por hora só posso rezar para que Você fique bem e que o Erdilan deixe em breve esse sofrimento. Abraços, que Deus esteja sempre com Vocês.
ResponderExcluirElaine querida. Jesus te dê força pra suportar o fim. Que ele se liberte logo dessa gonia que o prende ao corpo. Lembre dele sempre como um homem com saude e alegria de viver. Esse periodo de dor não deve nunca ficar em nossa lembrança. Chore sempre que precisar, ore sempre e peça a Deus que faça o que for melhor e necessario para seu espírito. Que Jesus a acompanhe e lhe console sempre. Bjus
ResponderExcluirtomara que tu leia to rezando pra isto foi o que me sustentou qdo perdi minha ma~e há tres meses, so sei bem o que tu sentes ,podes acreditar sei memso ,mas Deus sabe o tempo certo esta é uma oração que me aliviava e me fez seguir apesar de tudo
ResponderExcluiro auxilio virá
o problema que te preocupa talvez te pareça execessivamente amargo ao coração . e tão amargo que talvez,nem possas comenta-lo de ronto, as vezes a sombra interior é tamanha que tens a ideia de haver perdido o proprio rumo , Entretanto, não esmoreças .Abraca o dever que a vida te assinala . Serve e ora. prece te renovará as energias . O trabalho te auxiliará DEUS NÃO NOS ABANDONA . Faze silencio e não te queixes . Alegra-te e espera porque o céu te socorrerá . POR MEIOS QUE DESCONHECES DEUS PERMANECE AGINDO .
Ande com esta prece ela é espirita me ajudou eu via minha mae indo e eu trocava a fralda e ela gemia ...mas te digo com certeza ele está ai tive provas que minha mae ouvia tudo que a gente falava , ela sabia tudo então se puderes só fala coisas boas perto dele . bjo na tua alma ferida . te amo na dor .........
ResponderExcluirminha querida desejo que Deus a abençoe para que você continue com forças até o fim!!!
ResponderExcluirO que fazer uma situação assim? Só dar amor. Que Deus ampare o seu coração e o dele também.
ResponderExcluirMeu amor... quanto amor. Quanta dor, mas quanto amor.
ResponderExcluirQue bomnque voce registrou tudo isso. Viver o luto antecipado deve ser ainda mais duro que o luto depois do fim. Queria muito poder te dar um abraço... te amo.
Boa noite Eliane,estou aqui pedindo a Deus para te dar forças, e que seja misericordioso com o Erdilan. Que todo esse sofrimento chegue ao fim. Não tenho mais palavras. Só receba o meu carinho e oração neste momento. Abços
ResponderExcluirOlá Elaine. Imagino a sua dor ao assistir tudo isso.Fico me perguntando por que logo com ele que já tinha tantos problemas? Faz sentido? A minha mãe sempre dizia que a vida estava toda errada:Por ela não existiria falta de dinheiro,doença, velhice e morte.Mas não é assim.Todas as famílias têm seus tempos de dor. Tenha forças para continuar a caminhada.Um abraço.
ResponderExcluirElaine querida...o meu abraço apertado...
ResponderExcluirEu sinto muito sinceramente. Deus te conforte e tenha misericórdia, não tenho palavras, só choro a sua dor...
ResponderExcluirVocê é uma querida...sempre me ajudou com suas postagens e hoje é quem precisa de ajuda. Por mais que eu diga que sei como é essa dor, pois minha mãezinha querida morreu por causa de um câncer, nunca poderei realmente mensurá-la. Só posso dizer que meu ❤ está com o seu ❤. Fico aqui pedindo a Deus que ponha um fim no sofrimento do seu marido e te carregue no colo para que vc fique em paz ...
ResponderExcluirVocê é uma querida...sempre me ajudou com suas postagens e hoje é quem precisa de ajuda. Por mais que eu diga que sei como é essa dor, pois minha mãezinha querida morreu por causa de um câncer, nunca poderei realmente mensurá-la. Só posso dizer que meu ❤ está com o seu ❤. Fico aqui pedindo a Deus que ponha um fim no sofrimento do seu marido e te carregue no colo para que vc fique em paz ...
ResponderExcluirCaramba...a dor emocional a gente segura, mas imaginar e assistir a dor física de quem a gente ama é muito doloroso. Que esse último suspiro chegue logo e o afeto de vocês fique selado fortemente depois deste episódio final. Sinta-se abraçada, amiga.
ResponderExcluirQuerida, me faltam palavras. A única coisa que posso te oferecer, é um abraço apertado.
ResponderExcluirElaine,querida...sei exatamente o que está passando e como se sente.Passei o mesmo com meu marido.Cada palavra sua é como a reprise de um filme.Triste.Sofrido. Temos que ser fortes o tempo todo...e somos.Não é fácil. Fique firme e se cuide. Aqui em oração por vcs. Sinta-se abraçada.
ResponderExcluirSua historia me lembra momentos semelhantes que vivi , lendo revivi todas estas dores , juro que durante todo o processo segurei o choro e parece que depois de tudo chegar ao fim ,minhas lagrimas secaram , vivi o luto com ela em vida ,sendo forte e dizendo vai ficar tudo bem : por dentro meu coração gritava de dor . Sinto sua dor como minha , e peço a Deus que te conforta
ResponderExcluirElaine, não pude evitar as lágrimas..quanta emoção nesse texto..
ResponderExcluirEstou aqui imaginando onde você busca tanta força, mas ao mesmo tempo também encontro a resposta...obviamente é Deus cuidando para que você permaneça em pé até que esse sofrimento tenha fim. Então, que Deus esteja presente em todos os momentos do seus dias, tanto com você quanto com sua família e diminuindo o sofrimento do seu esposo. Aqui, fico em oração.
Elaine, muita luz e muita força para a sua família , estou enviando paz e amor para vocês.Que seja feito o melhor para todos vocês.
ResponderExcluirbj
Lulu
Elaine,
ResponderExcluirSó posso te dizer,força e que o Senhor te dê o conforto e a toda a família do Erdilan.
Que o Senhor o receba em braços,no justo momento que ele designar.
Elaine, somos espíritos imortais e momentos como esse, são parte da caminhada evolutiva, sua e de seu esposo. Ao despir o corpo físico, ele estará livre da doença e suas dores, aprimorando-se como ser eterno que é. Tenha ainda mais força e coragem, ele precisará de suas preces serenas e te perceber bem, para despertar em paz do outro lado. Confie em Deus, nós sabemos o que queremos. Ele sabe do que precisamos.
ResponderExcluirUm fraterno e grande abraço para vocês.
Elaine, me faltam palavras para descrever o que sinto lendo seu relato.
ResponderExcluirSó posso dizer que vocês estarão em minhas orações.
Sinta-se abraçada com muito carinho
Oi Elaine,
ResponderExcluirpalavras...pequenas palavras... Mas que todas cheguem até vocês como um bálsamo, capaz de sentirem os nossos abraços do lado de cá.
Receba no mais profundo da minha alma, do meu coração, a minha singela oração.
Querida Elaine, lágrimas vieram aos meus olhos ao ler seu texto, pude sentir um pouquinho da sua dor... não é nada fácil passar por uma situação tão triste e complicada como essa. Ninguém deveria passar por isso, ninguém mesmo. Mas mesmo no meio do caos, lembre-se que muitas pessoas estão orando por vocês e que principalmente Deus está ao lado de vocês! Sei que muitas vezes queremos que um milagre aconteça, mas infelizmente nós somos imperfeitos e não temos poder para vencer certas coisas... porém um dia isso tudo será passado, pode acreditar, e tudo ficará muito claro para todos nós. Gosto muito de meditar na história bíblica de Jó, tem várias lições importantíssimas. Tem também um texto que me consola muito em alguns momentos da minha vida: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Apocalipse 21:4). Um forte abraço!!!
ResponderExcluirElaine, li seu relato ontem à noite e sinceramente, fiquei sem palavras.
ResponderExcluirPassei o dia todo lembrando de você.
Mesmo sem nunca ter visto você, seu marido, de certa forma acabei nesses últimos 8 anos, tempo em que tenho o blog, participando da sua vida.
Sempre passo por aqui, pra aprender com suas dicas e também muitas vezes pra ler o que conta sobre sua vida.
Gosto muito do jeito inteligente como nos ensina, sobre blogs e sobre a vida.
Quero que saiba que tenho conversado com Deus, pedido a Ele pra te sustentar, aliviar esse seu momento.
Um beijo, fique com Deus.
Olá, Elaine! Li o seu registro hoje e me passou um flashback na mente da minha despedida com o meu pai. Ele faleceu o ano passado com metástase e fiquei com ele até o final dos seus dias, poucas horas antes dele falecer eu estava ao seu lado e sei bem tudo o que você está passando. Rezo para que Deus lhe dê forças a todo o momento e que ilumine a vida de seu esposo. Fiquem bem e com Deus.
ResponderExcluirPalavras, nesse momento de tanto sofrimento, tanto para ele como para você, a gente não encontra, o sentir é bem mais profundo do que qualquer palavra de conforto, a oração é a força para vocês nesse momento tão difícil e é essa oração que ofereço a você. Deus está do seu lado, dando-lhe forças para continuar cuidando e amando seu esposo, estando ao lado dele até o fim com amor forte,sincero e eterno.
ResponderExcluirBeijos no coração!
Elaine, não tenho palavras para amenizar sua dor. Não consigo imaginar...
ResponderExcluirJá passei por muitas dores, mas sei que cada um tem a sua dor e perspectiva.
Cada um luta conforme sua força. Ás vezes nem sabemos a força que temos.
Eu me coloquei um segundo em seu lugar e o que senti foi muito forte, me fez chorar.
A única coisa que posso te dizer é que nesses momentos só podemos orar e pedir a Deus que nos console e nos carregue nos braços. Porque sozinhos não conseguimos dar conta.
O que posso fazer por você é orar para que você consiga passar por isso com força e coragem.
Que o Senhor te console e te ampare... Bjosss
Um dia de cada vez e por mais dolorido, tudo o que queremos é que o sofrimento termine logo... continuo em preces por você e por ele, que Deus ampare a todos...
ResponderExcluirbeijossss
Não há nada que eu possa te dizer a não ser sinto muito...
ResponderExcluirVou orar e pedir para que os amigos maiores atenuem sua dor e o sofrimento dele, embora eu saiba que algumas situações são necessárias e não há o que possamos fazer.
Entender o porquê do sofrimento, a causa das suas aflições poderá amenizar tudo isso, mas não neste momento. Na hora certa tudo será esclarecido, isso a vida trata de fazer.
Mais uma vez, sinto muito. Um forte abraço e que Jesus os auxilie!
Olá Elaine! É tão doloroso tudo isto. Que mesmo as mais singelas palavras é capaz de decifrar esse momento que está vivendo.Eu havia dito pra você que meu cunhado também estava nesta situação e até sugeri que buscasse a medicina ortomolecular assim como a minha família também o fez. Mas de nada adiantou os mais caros tratamentos, os melhores hospitais, e mesmo com dois filhos médicos em casa, não foi possível impedir que meu cunhado se fosse. Uma pessoa linda, carismática, e creio eu que não existe uma só pessoa que não gostasse daquele ser iluminado. Nem sei explicar como minha irmã está sofrendo. Uma separação assim tão dolorosa, uma convivência de 40 anos. Nesse momento só posso pedir a Nossa Senhora que lhe dê forças do mesmo modo que desejo a minha irmã. Que Jesus lhe ampare e o que mais consola nessa vida é a certeza da imortalidade da alma. JESUS LHE ILUMINE.
ResponderExcluirElaine,
ResponderExcluirPuxa, a gente não sabe nada da vida do outro.
Me doeu ler tudo isso, sofri só de ler.
Só posso desejar que os anjos cuidem de você e dele, que não deixem que sofram muito mais, aliviem o sofrimento e teu.
Fique bem, força pra ti e pra ele.
Impossível ler sem chorar. Eu sinto a sua dor aqui do outro lado. Que Deus te fortaleça nesse momento tão difícil.
ResponderExcluirNão há palavras para te confortar. Receba meu sincero abraço.
ResponderExcluirNão há palavras para te confortar. Receba meu sincero abraço.
ResponderExcluirEu queria te abraçar. Eu não sei o que dizer. Eu estou rezando por você.
ResponderExcluirOi Elaine,
ResponderExcluirNão sei o ue falar para você para confortá-la, pois antes do meio do seu post eu já estava aos prantos. Estou vivendo uma fase dura por aqui, pois meu marido operou a coluna, mas nada que se compare ao que voc~e está vivenciando.
Não sei como posso te dar um pouco de colo à distância, mas tudo que gostaria de faze agora seria dar o colo que você precisa e merece.
Eu te amo...
Beijos
Estou sem palavras, Elaine. Abraço forte, muita força e luz.
ResponderExcluir