12 estratégias de conteúdo visual para gerar mais tráfego e compartilhamentos no Instagram - Elaine Gaspareto- Dicas para blogs e inspirações para a vida

12 estratégias de conteúdo visual para gerar mais tráfego e compartilhamentos no Instagram

Publicado em 09/09/2019

Os produtores de conteúdo online estão sempre em busca de melhorar suas métricas, desempenhos e acessos.
Já postei dicas e tutoriais para otimizar imagens, aumentar a velocidade de carregamento dos blogs, além de específicas sobre design, imagens e fontes que também ajudam bastante o ranqueamento dos blogs no Google e no impacto nas redes sociais.
Quando a gente fala em conteúdo visual, é tudo isso junto: imagens que montamos para posts, redes sociais, lojas online (se for o seu caso), vídeos e até anúncios personalizados.

Hoje eu quero te mostrar 12 dicas para criar um conteúdo visual impactante que vão resultar em maior engajamento com o seu público, mais compartilhamentos, mais curtidas no Instagram, que é a rede social queridinha do momento e que pode levar muito mais tráfego para o seu blog.

Como criar conteúdo visual interessante no Instagram


Como criar conteúdo visual interessante no Instagram

1. Use um template para criar o seu conteúdo visual para que toda a sua comunicação seja coerente.
Conteúdo visual consistente e com o seu estilo é o mais indicado para continuar gerando interesse no seu público.
Veja alguns posts onde falamos mais sobre isso:

⏩ Guia de estilo para o seu blog: como usar cores, fontes e imagens para deixar o seu blog com a sua cara

⏩ Biblioteca de recursos para blogueiros: imagens, fontes, paletas, ícones e muito mais!

⏩ Como combinar fontes diferentes nas edições do blog

⏩ Como retirar fundo de qualquer imagem sem precisar de nenhum programa de edição

⏩ Como usar o LazyLoad para adiar o carregamento de imagens fora da tela no Blogger

2. Leve seu leitor para trás das câmeras - comece compartilhando uma imagem por semana mostrando os bastidores do seu negócio ou do seu blog. Isso é importante para mostrar que existe uma pessoa que faz tudo o que é mostrado, um aspecto humano que é agradável de se ver e legal de saber.

Por exemplo, compartilhe imagens dos eventos que você vai, as coisas nas quais você está trabalhando no momento, pequenos detalhes de um post importante, o que está dando certo para você em determinado assunto e também o que não está funcionando, afinal, seres humanos cometem erros e aprendem com eles, compartilhar é uma maneira simpática de mostrar para o seu leitor que você também aprende e melhora o tempo todo e que ele, seu fã, também pode fazer o mesmo.

3. Crie uma série de frases legais relacionadas ao seus assuntos de interesse e que são o seu foco principal. Não precisa ser uma frase sua (mas também pode).
Todo mundo adora frases motivacionais, engraçadas ou mesmo frases de pessoas famosas que se relacionam ao seu nicho.
Pegue essas frases e crie imagens com elas usando os mesmos elementos dos seus posts regulares, para manter a sua identidade visual: mesmo fundo, mesmo tipo de fontes, mesmas cores.
Manter o mesmo estilo cria consistência no seu conteúdo e as pessoas verão que ali está a sua assinatura.


4. Peça opinião: todo mundo adora dar pitaco, não é mesmo?
Sobre qualquer assunto, sobre qualquer coisa. Você pode compartilhar uma série de imagens e pedir que o seu fã escolha uma, deixando um comentário com o número da imagem escolhida, ou pode pedir uma resposta curta para uma pergunta curta, por exemplo, "me diga o que você acha sobre XYZ em 3 palavras".
Criando este tipo de "desafio", que é bastante simples na verdade, você oferece uma oportunidade de interação.
Responda aos comentários também, para que exista um diálogo, sempre respeitando as opiniões das pessoas.

5. Imagens do passado: uma das tags mais cativantes do Instagram é o #TBT (Throwback thursday, que em tradução livre seria algo como "aconteceu quinta-feira passada") que serve para mostrar os nossos momentos do passado. Uma foto da infância, um acontecimento importante de anos atrás que mudou sua vida, suas coisas favoritas como um livro especial que você leu, um filme… Experimente entrar na onda do #tbt e veja como os seus fãs aceitam e interagem com esse conteúdo visual.

Mantenha o tom positivo

6. Mantenha o tom positivo: sabe aquela máxima "veja o lado bom das coisas"? Se acontece bastante com você, compartilhe as suas aventuras que não deram muito certo, as coisas engraçadas que fazem parte do seu dia a dia. Pode ser aquele gato que você tem que faz caretas, pode ser qualquer coisa que te faça rir - com certeza fará o seu fã rir também e o riso é uma das melhores maneiras de criar um relacionamento verdadeiro com as pessoas que seguem o que você faz.

7. Comemore datas: existem datas comemorativas para tudo! A maioria delas, as mais famosas e conhecidas, todo mundo posta. Mas tem algumas datas comemorativas bem escondidas, como o dia do hambúrguer, por exemplo, em que você pode aproveitar para gerar um conteúdo interessante e inovador. Claro que as datas comemorativas normais também são legais para gerar conteúdo, principalmente as que a gente mais ama, como Natal, Dia das Mães, etc. mas se você usar as datas da sua cidade, as comemorações diferentes, tenho certeza que vai fazer muito mais sucesso.

8. Comemore as suas vitórias: toda conquista merece ser comemorada, pode ser um emprego novo, um novo funcionário ou sócio no seu negócio, um projeto que saiu perfeito, crescimento nas suas redes sociais, o seu home-office novinho, uns quilinhos a menos, enfim, a gente adora comemorar, certo?


9. Use imagens que ensinam.
Aqueles passo-a-passo, que mostram etapas, sejam de um trabalho artesanal ou do preparo de uma receita, são sempre interessantes. Dá para usar este tipo de conteúdo se você é influencer de moda, de beleza, de unhas, do que for. A ideia aqui é mostrar dois ou três passos para se chegar a um resultado. Se não puder fazer em uma única imagem, aproveite que o Instagram oferece a possibilidade de se colocar várias fotos em um post.

10. Crie vídeos curtos para o Stories, procurando agregar qualidade e manter o seu estilo. Preste atenção ao básico, como o que está aparecendo no fundo e ao seu lado, se possível tenha um set, um lugar, um cantinho especial para fazer os seus vídeos, com um cenário bem arrumado e claro. Vídeos bem feitos não precisam ser igual a comercial de tv, mas precisam de preparo e capricho.

11. Crie listas para compartilhar: as pessoas geralmente adoram listas, desde listas simples com os filmes favoritos ao Oscar até listas de compras. Se você é influencer de beleza, compartilhe com seus fãs uma lista de itens básicos e essenciais para maquiagem do dia a dia, por exemplo. Ou se o seu nicho é viagem, crie listas de atrações para visitar em determinado lugar. Ou listas de livros, ou acessórios para pets, ou o que você tiver afinidade.


12. Unbox: um tipo de conteúdo que as pessoas adoram ver é quando você abre os seus produtos comprados, recebidos ou ganhos, principalmente os produtos que têm relação com o seu nicho de atuação.
Neste caso você pode trabalhar com imagens ou com vídeos para os stories, por exemplo, mantendo o tempo de exibição curto para gerar aquela ansiedade e claro, para fazer com que o seu leitor procure o seu post completo ou o vídeo que você postou no seu canal.


Finalizando:
Não precisa usar todas as dicas ao mesmo tempo, é claro!
Vá intercalando os vários tipos de conteúdo com os posts normais que você costuma fazer e preste atenção naqueles que apresentem um retorno melhor, é neles que você deve investir e produzir mais.
Aproveite as dicas, faça testes e veja o que funciona para você, para seu nicho e para seu público!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Deixe sua pergunta ou solicitação sempre nos comentários, eu infelizmente não tenho como responder pedidos de ajuda por email.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…