Aqui neste blog, por exemplo, eu falo muito disso, em vários posts e em diversos tutoriais.
A importância dada às técnicas de SEO não é por acaso pois são essas técnicas as responsáveis por tornarem o seu blog bem posicionado nas páginas de resultado.
É óbvio que registrar o domínio do seu blog, (bem como contratar um bom serviço de hospedagem de site, se for seu caso), ajuda o seu projeto ter qualidade, credibilidade e um desempenho satisfatório.
Dica para você registrar o seu domínio próprio:
No entanto, apenas registrar um domínio não é suficiente.
Sendo assim as técnicas de SEO entram em ação para dar uma mãozinha e fazer o seu projeto se destacar na web.
O objetivo das técnicas de SEO é mostrar para o Google que o seu blog possui conteúdo relevante e merece estar entre as primeiras posições nos resultados.
Então um dos pilares dessas técnicas é trabalhar as palavras-chave.
Imagine, por exemplo, que você administra uma loja que conserta produtos de informática. Nesse caso, para divulgar um blog desse seu empreendimento, é fundamental utilizar palavras referentes ao universo do seu ramo de negócios.
Dessa forma, se você trabalhar as palavras-chaves de maneira correta nas suas postagens, uma pessoa que digita no Google “conserto de notebook” poderá encontrar o seu blog.
Pois então, eu sei que à essa altura você já deve estar se perguntando “mas, afinal, o que esse tal long tail tem a ver com tudo isso?”
Simples!
Long tail são as palavras-chave mais longas e qualificadas para melhorar o posicionamento do seu blog.
A long tail auxiliando o seu Marketing de Conteúdo
Quem deu o chute inicial para introduzir o termo “long tail” no Marketing de Conteúdo foi o pesquisador Chris Anderson, que estreou esse conceito no livro “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho”.
Nessa publicação, o autor descreve a teoria da Cauda Longa (Long Tail, em inglês) como uma estratégia que permite a venda de pequenas quantidades de vários itens.
O fato é que por meio dessa estratégia é possível obter um grande volume de vendas sem sofrer muito com a concorrência.
Em resumo, a tal teoria da Long Tail prioriza algo que é muito importante no Marketing de Conteúdo: a segmentação.
Por isso que para criar conteúdo segmentado, para um público bem específico, a Cauda Longa cai “como uma luva”.
Só para você ter uma ideia, a Amazon, a Netflix e a Apple são exemplos de empresa que utilizam o conceito de Long Tail.
As palavras-chaves e a teoria da Cauda Longa
Com o objetivo de segmentar o seu público, o empreendedor pode aplicar a teoria da Cauda Longa nas técnicas de SEO do seu blog.
Tanto que atualmente é possível fazer uma distinção entre as palavras-chaves long tail e as palavras-chaves head tail.
Nesse caso, as long tail são aquelas palavras ou expressões mais específicas a respeito de um determinado assunto, enquanto as head tail são as mais genéricas.
Quer um exemplo prático disso? Veja no parágrafo abaixo.
Imagine o conteúdo postado em um blog sobre cultura pop voltado para o público nerd e geek. Em uma postagem sobre os recentes filmes de super-heróis a palavra-chave head tail poderia ser “Marvel”.
Por outro lado, já a palavra-chave long tail poderia ser “Universo Cinematográfico Marvel”, ou também “Marvel Studios”.
Repare que as Keywords do tipo cauda longa nesse caso são mais focadas em um tema específico, pois a palavra “Marvel” é vista apenas como uma referência para a empresa como um todo.
No entanto, a long tail “Universo Cinematográfico Marvel” é uma nítida referência aos filmes produzidos por ela.
Sendo assim, de acordo com a teoria da cauda longa, o somatório das palavras-chaves long tail é mais eficiente, pois ele consegue superar o tráfego de poucas palavras head tail.
A busca pela palavra-chave perfeita
É preciso pensar bem nos objetivos das suas postagens, bem como entender o seu público-alvo.
Por isso é fundamental saber como o seu público pensa e o que ele realmente necessita. Dessa maneira você vai ter uma noção melhor do que ele quer quando senta diante de um computador e faz uma pesquisa no Google.
Em se tratando de definir quais palavras-chaves long tail serão relevantes para o seu Marketing de Conteúdo, é possível utilizar algumas ferramentas que vão facilitar a sua estratégia.
Uma delas é o Keyword Planner. Ao utilizá-la você pode digitar uma palavra ou expressão relacionadas ao seu conteúdo e essa ferramenta vai apontar para você algumas sugestões.
Conclusão
No Marketing de Conteúdo, em que a produção de informação muitas vezes deve ser direcionada para um nicho de público bem restrito e específico, o conceito de long tail se torna um importante aliado.
Por isso, na hora de efetuar as estratégias para divulgar e impulsionar o seu negócio, conheça mais a fundo alguns conceitos fundamentais como o long tail. Ele pode ajudar muito o seu trabalho e destacar o seu negócio na internet.
Adorei...Abraçosss.
ResponderExcluircomo que eu aplico isso no meu blog?
ResponderExcluirCamila, a aplicação é feita ao escrever o post.
ExcluirUsar palavras chave, tanto simples quanto de cauda longa.
Aqui no blog tem alguns posts que falam disso mais aprofundadamente.
Procure por um tutorial que se chama Como criar o post perfeito, tem dicas valiosas lá.
https://www.elainegaspareto.com/2018/10/coisas-para-fazer-antes-de-publicar-um-post.html
bjssss
Uma Boa noite.
ResponderExcluirCome ei hoje um intensivao por aqui. Eu me surpreendi muito ao constatar que meu blog tem mais visualizações dia do que meu canal. E o blog é citado depois do YouTube como ferramenta de busca. Estou perto da nesse mundo de SEO mas sem estas técnicas ficará.os para trás. E ninguém quer isso..no Gratidão sempre 😙🙏🌻🌻🌻
ResponderExcluirAmo seu blog,suas dicas são maravilhosas,quando poder dê uma olhadinha no meu blog
ResponderExcluirhttps://www.mulhernovaera.com.br/