Novembro Azul: um mês para celebrar (e conscientizar) os homens da nossa vida! - * Blog Elaine Gaspareto *

Novembro Azul: um mês para celebrar (e conscientizar) os homens da nossa vida!

Publicado em 01/11/2018

Tempo de leitura:

Há uma piadinha meio besta que a gente sempre lê ou ouve no dia 1º de novembro:
"Sabe que dia é hoje? Dia dos Homens. Aí você diz que não é não, é Dia de todos os santos, só pra ver o interlocutor completar a galhofa: Então, dia dos homens!"
Piadinha (meio) engraçadinha à parte a verdade é que novembro é mesmo o Mês do Homem; em novembro celebramos o Novembro azul, que, à exemplo do Outubro Rosa para as mulheres, é o mês de conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata.

No mundo todo a iniciativa também é conhecida pelo nome Movember, que é uma palavra em inglês que consiste na junção de moustache (“bigode” em inglês) e November (“Novembro” em inglês).
Este também é o nome de uma fundação que tem como objetivo a conscientização de alguns problemas de saúde dos homens.
A fundação Movember foi criada na Austrália em 2003, e no seu início tinha apenas 30 integrantes. Atualmente, esta fundação tem mais de 4 milhões de membros e está presente em mais de 20 países.

O objetivo principal da iniciativa Novembro Azul é a conscientização de problemas de saúde do homem, mais concretamente câncer da próstata, câncer testicular e problemas que afetam a saúde mental.
Conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata.

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

De acordo com o urologista Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno que mais atinge a população masculina e só tem cura quando diagnosticado precocemente.

“As mulheres também devem incentivar os homens de sua família, com mais de 50 anos, para que realizem os exames preventivos de próstata”, diz.
Fonte das informações: Renova Mídia


Leitura complementar recomendada:


Como promover o Novembro Azul usando ações de marketing

E quando falamos de conscientização muitas são as ações válidas para dar destaque aos temas, desde posts como este que estou trazendo ao blog hoje, como mensagens de estímulo em redes sociais, conversa com os homens que fazem parte da nossa vida, indicação de leitura para ajudar a desmistificar o exame, ações de marketing que visem dar destaque ao tema, etc...

E falando em ações de marketing: 
Vamos supor que você seja um logista, ou profissional liberal (como advogados, médicos, dentistas, etc), ou ainda um prestador de serviços.
Já pensou em presentear seus clientes, pacientes ou colaboradores com uma lembrancinha que faça alusão ao Novembro Azul?
Especialistas em marketing dizem que os brindes podem ter diversas funções dentro das ações de marketing, sobretudo como reforço da marca e aumentar o ativo emocional dessa marca, apoiando causas sociais e mostrando que a empresa/marca ou profissional liberal exerce responsabilidade social.

A sugestão de lembrancinhas para o Novembro Azul que deixo para concluir o post é essa seleção de produtos que a Brindecef, empresa parceira há muitos anos aqui no blog, produz e comercializa.
Conheço os produtos da marca, tenho recomendado há muito tempo e incçusive eu mesma tenho muitos copos e canecas que a empresa comercializa.
Acesse esse link: Brindecef- lembrancinhas alusivas ao Novembro Azul
Veja as opções, peça orçamento sem compromisso.


Já pensou que legal presentear seus clientes, colaboradores e amigos com algo que, além de levar a marca de sua empresa, trabalho ou negócio ainda agrega uma ação social/de conscientização tão importante quanto o Novembro Azul?
Ah, e não é só para marcas, empresas ou clientes corporativos que os produtos Brindecef se destinam!
Tem um blog? Olha aí que ideia boa pra presentear leitores, realizar uma ação de divulgação em suas redes sociais, já imaginou? O logo de seu blog, melhor forma de divulgação!
Muito legal, né?


Clique no banner abaixo, conheça as opções, peça seu orçamento e aproveite para firmar sua marca através de uma iniciativa tão importante!

Para finalizar, uma curiosidade:
O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
No Brasil a data é celebrada em 15 de julho.
Então, não. O Dia de Todos os Santos não é o Dia do Homem, tá? 😄






0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…