Como criar o post perfeito: 10 coisas para fazer antes de publicar um post - * Blog Elaine Gaspareto *

Como criar o post perfeito: 10 coisas para fazer antes de publicar um post

Publicado em 01/10/2018

Tempo de leitura:

Então você tem um blog e posta regularmente nele, correto? Desenvolve um bom texto, com mais de 300 palavras, capricha na formatação do post, escolhe as melhores imagens e publica. E isso é tudo que faz, e acha que está muito bom.
Acontece que não está.

Escrever o texto, colocar a imagem e publicar sem conferir todos os demais itens é um erro. Por isso vou listar nesse post 10 coisas que você deve fazer antes de publicar uma postagem.
Serão dicas simples, que vão elevar seu post a um novo nível.
Vamos trabalhar?

 A hora e a vez do SEO


Não dá pra publicar nada no blog hoje sem aplicar ao menos o básico em termos de SEO.
Aqui no blog há posts sobre otimização e SEO, em geral aplicados ao blog todo, mas você sabia que cada post específico deve ter também seu SEO específico?
Sim, é simples fazer e a médio prazo traz resultados bem robustos para o tráfego do post e sua indexação.
Nos tópicos abaixo eu vou dedicar os primeiros especificamente para falar de SEO no post.
Vamos falar do título, da meta descrição, dos atributos alt das imagens e das palavras chave.
Você mesmo(a) será capaz de fazer SEO nos seus artigos sem mesmo precisar contratar uma Consultoria SEO
Leia com calma, e mais importante que ler, execute!
Aplique em seus posts, sem desleixo e sem preguiça.
Acredite em mim, trabalho bem feito dá resultado.
Pode demorar, mas dá!


1- Escreva um título cativante


Alguns escritores (e sim, blogueiro é escritor) desenvolvem uma ideia antes de dar um título ao post. Outros fazem o inverso: criam o título antes de desenvolver o texto.Eu faço de ambas as formas.
Quando tenho o texto pronto em minha cabeça, e sei exatamente o que quero falar, em geral o título já existe e nesse caso é o primeiro item que nasce no post.
Mas também acontece de eu só achar o título depois do texto pronto.
Não importa, o que realmente tem importância é que seu título precisa ser cativante, ser instigante e entregar exatamente o que o texto quer dizer.

Você provavelmente já ouviu isso centenas de vezes e é verdade. Um título bem pensando é fundamental para levar as pessoas a lerem sua postagem. É a porta de entrada para atrair mais leitores.
Mas, além de ser cativante o título do post precisa corresponder a alguns critérios muito importantes!

  1. O título do post é indispensável- todo post precisa ter um título. Sem exceção!
  2.  O ideal é que ele tenha até 65 caracteres (mais uma coisa que preciso melhorar). Mais que isso pode ser cortado ao ser exibido em mecanismos de busca e compartilhamento.
  3.  Sua palavra chave (aquela que estiver sendo trabalhada no post) tem que aparecer no título, sem exceção.
  4. Um título persuasivo e descritivo atrairá a atenção das pessoas melhor do que um que seja fraco, sem apelo ou confuso.
  5. As pessoas estão ocupadas e só se comprometem com um clique se souberem o que vão achar, ou se tiverem a curiosidade aguçada. Então capriche na persuasão!
  6. As palavras-chave descritivas também são ótimas para mecanismos de busca. Você obterá um aumento nos rankings apenas pela inclusão de palavras-chave em seu título e em outros lugares em toda a postagem, que abordarei mais tarde.
Eu, ao longo dos anos, percebi que os meus posts com títulos "meia boca" não geraram tantos acessos quanto poderiam, mesmo que o post em si seja excelente.
As pessoas, quando pesquisam algo no Google (ou similares), estão procurando por algo, estão tentando resolver um problema, achar a solução para algo.
E vão analisar seu título para ver se você tem a solução que estão buscando.
Se o título as convencer de que sim, você tem o que elas estão buscando, aí então eles vão clicar e ler o texto.

O ideal é que esse título contenha a palavra chave que o texto vai desenvolver e trabalhar.
Exemplo: esse post que você está lendo.
A palavra chave de cauda longa (aquela formada por mais de uma palavra) que eu decidi focar é "coisas para fazer antes de publicar um post"
Ela, a palavra chave, está presente no título do post, está presente na url do post e é repetida 2 vezes ao longo do texto.

Quando você escreve, você precisa pensar em duas coisas: blogar para pessoas reais e blogar para SEO.
A pessoa real tem que ler meu post e ele precisa fazer sentido pra ela. E os robots que "leem" SEO precisam achar os pontos de referência em meu texto para poderem indexa-lo corretamente e exibi-lo em resultados de busca quando pessoas reais fizerem alguma pesquisa no Google. E, ao clicar em meu post a pessoa real precisa conseguir ler meu post e achar ali o que estava buscando.
Percebe o ciclo? 


2- Avalie o design do seu post


Então chegamos ao segundo passo para verificar antes de clicar em Publicar: o design do texto.
Eu sinto uma dorzinha no coração quando encontro blogs bem escritos, com assunto interessante mas cuja formatação não me deixa respirar.
Explico: sem parágrafos lógicos, sem separação de subtítulos, parágrafos, frases ou sentenças imensos, sem nada em negrito, sem espaços vazios...

A melhor dica que eu posso te dar para não desanimar seu leitor é: divida seu texto em seções fáceis de ler.
Separe os parágrafos com uma linha a mais, não deixe blocos imensos de texto "tudo junto e misturado", use a heading tag H2, que no Blogger chamamos de Subtítulo e negrite algum ponto relevante no texto.
Veja o exemplo desse próprio post: separei cada subtema com um subtítulo, e embora o texto seja grande há espaço de "respiro". Coloquei em negrito algumas palavras ou frases de destaque.

Ainda que o leitor não leia seu texto todo (especialmente se for longo como este que você esta lendo agora) ele, o leitor, consegue "escanear" seu post e tirar proveito dele caso o texto esteja bem formatado, bem distribuído e com espaços de respiro.

Outra dica  (e eu preciso melhorar nessa parte) é: use frases curtas e parágrafos curtos. Palavras muito extensas tendem a desanimar o leitor.
Sim, uma pena, mas lembre que blog tá na internet e a dinâmica da internet é diferente de um livro físico ou mesmo um e-book.


3- A url  do seu post tem importância!


No blogger nós temos a opção de definir como a url será formada.
Quando estiver escrevendo seu post defina isso clicando em Link permanente. Aparecerão 2 opções: Link permanente automático e Link permanente personalizado.
Escolha sempre o personalizado e digite sua url ali, separando cada palavra por um traço.
Não ultrapasse 72 caracteres, e evite caracteres especiais como  cedilha e sinais de pontuação pois eles não são aceitos. Então evite, se possível, palavras com til, cedilha, etc...
Essa url não poderá ser mudada depois do post publicado, então capriche!
Evite deixar a url como se fosse uma frase inacabada...
Exemplo: https://www.elainegaspareto.com/2018/08/coisas-para-fazer-antes-de.html

Veja como faz mais sentido assim:
https://www.elainegaspareto.com/2018/08/coisas-para-fazer-antes-de-publicar-um-post.html

Muito melhor do que deixar a url como algo que parece uma frase aleatória que não tem conclusão... não é?

E tem mais!
É mega importante que a url que contenha a palavra chave que estiver trabalhando.
Não esqueça!


4- A meta descrição ou Descrição da pesquisa 


Nesse campo você insere a descrição de seu post. E sim, isso de de extrema importância!
Especifique na Descrição exatamente do que se trata seu post, venda seu post nessa descrição, entende?

Isso é extremamente importante pois é o snippet que vai aparecer quando o post for compartilhado em redes sociais como Google+, Facebook, Linkedin, dentre outros. Também é o snippet que aparecerá no Pinterest caso alguma imagem do post seja pinada.
Percebe a importância de  ter uma excelente descrição?
Compartilhe este post e veja a descrição de escrevi para ele. Sério, compartilha aí esse post pra você ver a minha meta descrição!
Percebe como ela resume o que estamos conversando?


5- O atributo text alt das imagens 


Ao editar as imagens que pretende usar no post lembre de salva-las com o nome que tenha a palavra chave que estiver trabalhando.
E quando for carregar a imagem no post insira o text alt.
Faça assim: clique sobre a imagem e a seguir clique em Propriedades. Insira a meta descrição da imagem nos 2 campos que aparecerem, usando a palavra chave que estiver trabalhando e clique em Ok.
Pare o seu mouse sobre as imagens desse post e verás que elas possuem o atributo text alt. E que minha palavra chave está lá.

Leitura que eu recomendo:



6- Insira marcadores em sua postagem


Muita gente usa os marcadores do Blogger de forma absolutamente errada, sem sentido ou tão bagunçada que acaba fazendo mais mal que bem.
Marcadores são como setas indicadoras do assunto do post, ou como eu costumava ensinar para minhas clientes de assessoria: cada marcador é uma gavetinha no armário grande que é nosso blog.
Cada gaveta (cada marcador) guarda um assunto.
Assim, se eu quero ler, aqui no blog, os posts da categoria Publicidade, por exemplo, basta eu clicar no marcador Publicidade e os posts estão lá, todos guardadinhos. Clica pra tu veres!

Entendeu a importância de usar marcadores bem construídos e que façam sentido em cada post?
Além de ajudar na navegabilidade geral do blog os marcadores organizam as postagens e ajudam o leitor caso ele queira ver mais posts dentro da categoria que mais o interessar.
E ajuda no SEO.
Tem que usar, tem que caprichar, editar posts antigos pra arrumar...


7- Adicione links para outras postagens que tenham a ver com o post


Isso é chamado de vinculação interna, em que você vincula sua postagem a outras postagens ou páginas do seu blog que sejam relevantes para sua postagem.
Os links internos são uma forma de link building, que é uma grande parte do que o Google usa para encontrar as melhores páginas sobre um assunto e classificá-lo em alta nos resultados de pesquisa.
Os mecanismos de pesquisa usam esses dados (links internos e externos) como uma indicação da popularidade do seu blog. Quanto mais links apontarem para seu blog melhor classificado ele será.

Para entender como um link de qualidade é valioso leia:


9- Erros de escrita: não!!!!


Revise seu texto: sério, revise.
Erros de escrita acontecem, a gente se equivoca com acentuação e gramática mas se revisarmos o que escrevemos as chances de erros grosseiros irem ao ar diminui muito.
Revise, corrija, e se tiver dúvidas peça socorro ao Google.

Evite deixar ir ao ar erros graves.
Escrever muito errado faz com que seu blog perca credibilidade.
Imagine que você seja um anunciante em potencial.
Qual interesse teria em firmar parceria ou fazer publicidade em um blog com erros grosseiros de português?
E acredite: os leitores sentem um incômodo ao lerem algo escrito com erros graves.
Revise, releia, confira pontuação, veja se o texto faz sentido, se não repetiu frases (faço muito isso, socorro!), sinta a fluidez do texto.
De novo: re-vi-se!


10-  Publique!


Sim, parece loucura, eu sei... mas você ficaria surpreso com quantas vezes eu pensei que o meu post estava publicado e descobri depois que eu esqueci de publicá-lo.
Dê uma última checagem prévia antes de você realmente clicar em Publicar. Teste os links internos para garantir que eles funcionem, verifique se a url está bem construída, verifique se há erros de digitação uma última vez e certifique-se de que suas imagens tenham text alt. Confira a meta descrição, os marcadores.
Tudo ok?
Então publique seu post!
É hora dele voar e ganhar o mundo!

Mas não pense que seu trabalho acabou!
Agora vem a hora de dizer ao mundo que seu filhinho-post existe!
Mas isso é assunto para nosso próximo post...
Aguarde que eu volto!
Mispera?
Ansiosamente?





3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Tenho muito problema com a revisão... concordância e vírgulas, e só sei que vou aprender a escrever corretamente se praticar mais a leitura que está difícil... nunca tive tantos problemas com isso como estou tendo agora. Adorei!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine,
    Adoro suas dicas, sempre. Ajudam muito e relembram regrinhas básicas.
    Li todo o post e vou salvar nos favoritos pra rever de vez em quando. Fiquei curiosa em saber qual seria o item 8.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amo suas dicas Elaine, sempre leio seu blog com muita atenção e vejo os pequenos detalhes de coisas que eu não fazia antes de publicar os meus. Uma coisa que sempre esqueço é a url personalizada, quando vi já liberei o post e não editei, irei dar mais atenção a isso agora.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…