A importância do marketing digital em 2018 para a sua empresa - * Blog Elaine Gaspareto *

A importância do marketing digital em 2018 para a sua empresa

Publicado em 27/09/2018

Tempo de leitura:

As estratégias de marketing digital, quando bem aplicadas a partir de um cuidadoso planejamento, proporcionam maior visibilidade de marca e retorno financeiro. Os Estados Unidos contam com uma projeção de gastos no setor de, aproximadamente, 120 bilhões de dólares somente em 2018, de acordo com dados da revista Forbes. No entanto, segundo pesquisas recentes do The Boston Consulting Group (apoiado pelo Google), constatou-se que 98% das empresas brasileiras não se beneficiam do marketing digital.

Os dados alarmantes apontam ausência de métodos (aliados a ferramentas tecnológicas) em ações de venda por parte da maioria das empresas nacionais. A automação de processos, aliás, é um dos grandes entraves para as 60 companhias entrevistadas na pesquisa. No entanto, é preciso que organizações estejam preparadas para atender à nova realidade do consumidor, totalmente informatizada e dinâmica: o Brasil possui mais de 116 milhões de usuários conectados à Internet.

O ambiente online, a economia e a troca de informações estão sempre em constante mudança, e acompanhar inovações é imprescindível para estabelecer uma boa comunicação entre marca e público. Saiba quais são as principais tendências de marketing digital para este ano.


6 estratégias de marketing digital para 2018



Entenda a sua audiência

As constantes mudanças do marketing digital exigem que empresas entendam profundamente seus clientes, uma vez que essa compreensão ajudará na definição de estratégias de comunicação. Acompanhar e compreender a jornada de compra, realizar pesquisas, teste A/B e definir personas são algumas formas de otimizar técnicas, mapear problemas e ajudar em importantes tomadas de decisão.


Aposte em uma consultoria SEO

Páginas amigáveis para o Google representam grande vantagem competitiva, e apostar em uma consultoria SEO é essencial para garantir bons resultados a médio e longo prazo. Otimizar sites e blogs para os mecanismos de busca é um dos pilares do marketing digital, uma vez que as diferentes estratégias de SEO ajudam o cliente a encontrar, de forma orgânica, o seu negócio online dentre tantos outros concorrentes.

A partir de uma consultoria SEO especializada é possível analisar e identificar quais são as estratégias necessárias para melhorar o posicionamento do site, com o devido planejamento e definição de objetivos. Vale lembrar que, segundo dados da Content Trend 2018, mais de 80% dos usuários utilizam mecanismos de buscas para encontrar conteúdos, informações, levando-os a produtos e serviços que podem solucionar problemas ou otimizar processos.


Invista em Marketing de Conteúdo

Disponibilizar guias, tutoriais, vídeos, posts e outros conteúdos valiosos para o usuário é uma forma de estreitar laços e garantir presença digital. O marketing tradicional, tal como conhecemos, não funciona mais e a maneira mais natural e não intrusiva de atrair interesse do público é por meio de materiais ricos.

Educar o mercado é o lema do Inbound Marketing, e investir em conteúdos relevantes para usuários que participam ativamente de suas decisões de compra é fundamental para gerar confiança. Integrado à consultoria SEO, o Marketing de Conteúdo melhora a percepção de marca, aumenta as oportunidades de negócio e otimiza técnicas de venda.


Explore mídias sociais ao máximo

Relacionamento é a palavra-chave no mundo dos negócios, e as redes sociais são as maiores aliadas para empresas se aproximarem dos clientes. Interagir diretamente com o público, de forma cordial e no tom de fala da empresa, é uma maneira de humanizar o relacionamento entre marca e audiência.

A inserção de links de conteúdos publicados em sites ou landing pages em posts, por exemplo, é uma excelente oportunidade de divulgar empresas. A prática ajuda a disseminar informação e atrair novos usuários, que passam a conhecer melhor a marca ao clicarem nos links das publicações.



Otimize ações de e-mail marketing

O e-mail continua sendo um dos mais poderosos e eficazes canais de comunicação entre empresa e cliente. Por isso, uma estratégia de e-mail marketing bem definida e segmentada fará toda a diferença no sucesso nessa interação.

Evite o excesso de mensagens promocionais e estabeleça uma periodicidade para o disparo de e-mails. O consumidor moderno é exigente e tem total controle de suas decisões, portanto, oferecer materiais ricos e relevantes (ao invés de promover a marca o tempo todo) é o caminho certo para uma estratégia de e-mail marketing eficaz.


Utilize plataformas conversacionais e integre aplicativos de chat

Dispositivos controlados por voz, como o Google Assistent, Siri e Cortana são as maiores tendências de Marketing de Conteúdo para 2018. Por meio das plataformas é possível coletar importantes dados dos consumidores, permitindo uma interação altamente personalizada. Da mesma forma, aplicativos de mensagens estreitam laços entre empresa e público. Canais como Facebook Messenger, WhatsApp, Chatbot, SMS e muitos outros são cada vez mais utilizados por empresas, uma vez que simplificam e agilizam a comunicação.

O marketing digital desempenha um papel decisivo nas vendas e na captação de novos clientes. Acompanhar as tendências de mercado e as transformações digitais é indispensável para proporcionar uma experiência inesquecível para o consumidor.






1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Estou investindo bastante no marketing de conteúdo nas minhas empresas e tem sido um boom no meu crescimento. Criar uma conexão com o cliente é a chave para ganhar ele! Adorei demais, eu ainda só não invisto em e-mail marketing mas vejo que será meu próximo passo.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…