Existem algumas opções gratuitas, e inclusive eu já mostrei aqui no blog, recorde: Formulário de contato gratuito para blog
Mas existe uma forma mais limpa, mais leve, e mais segura de ter um formulário de contato no blog, e o melhor: sem depender do serviço de terceiros.
Falo, claro, do formulário de contato nativo do blog.
Por padrão costumamos inserir esse formulário de contato na sidebar do blog, mas vou ensinar hoje um jeito de inserir-lo dentro de uma página, ou até mesmo dentro de uma postagem. São 6 modelos diferentes, nos quais você poderá personalizar cores e fontes. Veja os modelos (clique sobre a imagem e veja ao vivo):

Vamos aprender o passo a passo? Vem comigo!
Como personalizar o formulário de contato nativo do Blogger?
Para começar é preciso que o gadget Formulário de contato nativo do Blogger seja adicionado ao seu blog. Faça assim:
Acesse a aba Layout e clique em Adicionar um gadget. Dentre as opções escolha Formulário de contato, salve, arraste para o fim da sidebar e salve.
Agora vamos oculta-lo.
Acesse a aba Tema de seu blog e clique em Editar HTML.
Dentro da caixa do código-fonte tecle Ctr+F e na barra de busca que expandir digite ]]></b:skin> e tecle Enter para localizar.
Acima de ]]></b:skin> cole esse código:
E salve.
Estamos prontos para implementar o formulário que você escolher dentro de uma página estática.
Faça assim:
Selecione o modelo que deseja e copie o código dele.
A seguir vá até o painel de seu blog e clique em Páginas.
Clique em Nova página. Nomeie a página (faça isso antes de colar o código, para que a página tenha um título amigável para SEO) e depois clique em HTML, no alto do editor de postagem; isso vai colocar o editor em modo HTML.
Cole aí o código do formulário que você escolheu.
Faça ajustes em cores e fontes, se desejar, e depois de pronto clique em Publicar.
Está feito.
As mensagens enviadas através desse formulário aparecerão em seu email que comanda a conta administrativa do blog onde o formulário estiver inserido.
Dicas extras:
- Não é possível inserir mais campos no formulário, ao menos não por enquanto.
- Os modelos são responsivos, portanto caso seu blog seja responsivo o formulário vai se adequar.
- Não esqueça: as mensagens serão enviadas automaticamente para seu email Gmail que comanda a conta do blog. se não estiver na caixa de entrada procure na aba Social.
- Cores podem ser alteradas na parte do código que começa com <style. Precisa ter um certo conhecimento em CSS mas basicamente toda cor é definida por um código hexadecimal precedido do sinal #.
- E fontes são alteradas no comando font:
- Leia o código, experimente entender o que cada item faz. Só assim você ganhará prática e aprenderá. Não espere um código sempre comentado, leia os comandos, vá mexendo, tente de novo se der ruim. É assim que a gente aprende e ganha confiança para coisas mais avançadas.
Se tiver qualquer dúvida relativa ao tutorial diga nos comentários e eu ajudo assim que possível.
Enjoy!
Amei! estava precisando mesmo. Obrigada. Amo seu blog. Ajuda demaaaais!
ResponderExcluirElaine, quero agradecer pelo tuto, pois leu meus pensamentos! Fico muitas vezes impressionada pelo nível que alcançou começando do zero. Você merece todo sucesso que conquistou e que cada vez mais aumente sua influência!! Beijosss
ResponderExcluirOi Elaine, obrigada pelo tutorial. Na página tá certinho, mas o formulário de contato ainda está aparecendo no blog, o que eu faço?
ResponderExcluirhttp://www.blogfofocandosobrelivros.com/
Vc acrescentou o código que esconde o formulário? O que tem display:none;
ExcluirOi Elaine,
ResponderExcluirMais uma vez tenho que te agradecer pela paciência e generosidade em trazer essa preciosa ajuda para melhorarmos nossos blogs. Já implementei um destes formulários (o antigo que eu tinha no blog não estava mais funcionanado) e está tudo certinho.
Ontem instalei no blog um novo layout feito todinho pelo passo a passo que você ensinou, desde o zero. Amei aprender um pouco mais e poder dizer: eu que fiz!!
Beijos e te desejo saúde e sucesso, sempre!
Patrícia
Patrícia, que delícia de comentário!
ExcluirFico extremamente feliz que tenha conseguido!
Dá uma satisfação imensa saber que sim, a gente consegue, né?
Parabéns!
beijosssss
Olá eu amei seu blog, mas me explica uma coisa, seus tutoriais e posts é só pra blogger ? ou posso usar para wordpress ? to desesperada poque não encontro um blog com posts iguais aos seus para word :/
ResponderExcluirSim, só pra Blogger :)
ExcluirBoa tarde! Não consegui, eu colequei o código na postagem e salvei, mas fui testar e as mensagens não vão, não acontece nada quando clico em enviar. Eu tinha que colocar o ID do blog em alguma parte do codigo?
ResponderExcluirErenita, não tem que inserir ID não.
ExcluirAs mensagens irão para o email que comanda sua conta Google/Blogger, aquela que usa pra logar.
Boa Noite,
ResponderExcluirnão consegui usar o formulário na versão Mobile
Bruno, qual foi o problema? Ele não aparece ou não envia?
ExcluirNão entendo porque você faz isso, quando a gente copiar o código e não tem jeito de copiar, o formulário do do blog que você falou que ia esconder ele continua aparecendo deveria facilitar as pessoas
ResponderExcluirnão consegue copiar isso aí é frescura,complicando porque não facilita para gente lá não sei se o código que eu coloquei lá tá certo porque eu tive que ficar escrevendo deveria facilitar as pessoas pelo menos o código,o formulário continua lá na minha página não escondeu nada, agora ter que fica com os dois fica com esse aí do e-mail e o outro sacanagem né
Roberta, bom dia
ExcluirTudo bem?
Qual código você não conseguiu copiar?
Todos os códigos estão na página de códigos, livres.
Qual deles não deu certo?
Adoro suas dicas, porém, fiquei com dúvida nessa dica das caixas de contato pois testei duas e nenhuma envia as mensagens. Nada acontece. O que poderia ser?
ResponderExcluirAparentemente o Google não está mais fornecendo suporte para o formulário de contato.
ExcluirNo teste que fiz realmente nenhuma enviou.
Não há o que fazer, por enquanto, mas tem aqui no blog outras opções em formulário de contato gratuito, talvez alguma sirva pra ti :)
Retificando: as mensagens foram enviadas sim, mas para a minha conta de email que comanda a conta Google onde o blog de testes está.
ExcluirDá uma olhada em seu email que controla sua conta do blog, estará lá :)
olá, tem como inserir outro e-mail para envio?
ResponderExcluirNão, sempre será o email que comanda a sua conta do blog onde o formulário for criado :)
ExcluirSeu blog me ajuda tanto. Parabéns e muito obrigada
ResponderExcluirtudodeblog.com estou usando seu tema
Os formulários são muito bonitinhos! Muito obrigada
ResponderExcluirAlterei mas estou com problema no recebimento da mensagem no e-mail :(
ResponderExcluirOi Elaine, tudo bem? Eu coloquei o formulário em páginas específicas do meu blog, personalizei ele e coisa tal. Estava funcionando uma beleza. Fui testar uns dias depois e agora não está mais enviando a mensagem. Sabes o que poderia ser?
ResponderExcluirHum... pode ser algum erro/bug já que o Blogger vem passando por alterações e atualizações desde meados de outubro...
ExcluirElaine, eu tenho um formulário com outras caixas de texto e seleção, com endereço, telefone, agendar dia, hora etc. existe uma forma de aplica-lo no blogger?
ResponderExcluirGrato por sua resposta.
Aqui está o link caso queira dar uma ollhada:
https://www.r2celulares.com.br/p/blog-page_8.html
Igor, o jeito que conheço é esse que vc já aplica, colocando o código em uma página.
ExcluirEu uso assim, acho que é o mais indicado...
Olá Elaine, tudo bem, fiz tudo que pede, mas quando vou testar ele não envia a mensagem, simplesmente não funciona. Me ajuda quero muito 💔
ResponderExcluirElaine, fiz tudo certinho escrevo e envia tudo certo, mas no meu Gmail não está aparecendo a mensagem, oq fiz de errado? Me ajuda por favor.
ResponderExcluirEliane me ajuda, fiz tudo certo, fui fazer um teste e aparece mensagem enviada mas NUNCA CHEGA NO E-MAIL ADMINISTRATIVO DO MEU BLOGGER, me ajuda por favor 😭
ResponderExcluirIsy, não sei o motivo, pode ser um bug ou as mensagens estejam indo para a pasta lixo do seu email... infelizmente não tenho como ajudar.
ExcluirMinha melhor dica é: experimente outra forma de gerar um formulário de contato.
Aqui, por exemplo, tem um tutorial para usar o 123 Contactform:
https://www.elainegaspareto.com/2017/10/formulario-contato-gratuito-para-blog.html
Ola sou fã do seu trabalho, agradeço muito pelos tutoriais.
Excluirestive enfrentando o mesmo problema, os emails não chegam nunca!.
CONSEGUI ACHAR O PROBLEMA; Quando você cria o blog no seu e-mail administrador chega um email "noreply+subscribe@blogger.com" dizendo "Solicitação de inscrição de comentários do blog", aqui você precisa inscrever sendo assim após feito, fiz o teste e funciona de modo que quando envio os emails chega instantaneamente!
NÃO funciona, infelizmente. Os e-mails não chegam, nem no Spam
ResponderExcluirParabéns pelo post, sem enrolação e funciona.
ResponderExcluirMaio de 2020 e ainda funciona, muito obrigado! Todos os templates são lindos
ResponderExcluirAchei lindo o modelo 6, porém infelizmente não funciona! :(
ResponderExcluirinstalei direitinho, porém ele não envia o email.
Acabei de implementar e está funcionando! Só queria que, ao clicar pra preencher o nome, não fosse preciso apagar o texto automático "nome". Alguém aí sabe como mudar isso?
ResponderExcluirOlha, eu não sei se vai resolver para você, o que eu fiz foi: mudar todos os locais que estavam escrito "seu nome aqui" para "nome" e "seu endereço de e-mail aqui" para "e-mail" e digitei novamente o "clear:both" e resolveu no meu caso.
ExcluirOlá! Eu comecei a criar o meu blog recentemente e só queria agradecer todas as dicas, você tem me ajudado bastante! Muito obrigada!
ResponderExcluirQuero deixar aqui o meu agradecimento, ficou ótimo, deu tudo certinho
ResponderExcluirhttps://arquivosdotrabalhador.blogspot.com/p/contato.html
Valeu muito agradecido pela ajuda,Sucesso
ResponderExcluir