Travessuras da minha menina má- trilogia nacional que você precisa conhecer já! - * Blog Elaine Gaspareto *

Travessuras da minha menina má- trilogia nacional que você precisa conhecer já!

Publicado em 04/06/2018

É muito provável que você conheça Mario Vargas Llosa, talvez o maior autor peruano, ganhador do Nobel de Literatura 2010.
E talvez conheça seu Travessuras da menina má, publicado em 2006 e que  narra a história de amor de Ricardito e Lily, repleta de referências a acontecimentos que marcaram o mundo durante a segunda metade do século XX.

Por que estou falando disso?
Para situar você sobre um outro autor e seu romance de estreia, que tem título quase idêntico à obra de Vargas Llosa, é declaradamente inspirado na obra do autor peruano e começou a ser escrito justamente quando uma ex-namorada do autor disse a ele que o achava parecido com Ricardo Somocurcio, o Menino bom do livro de Llosa.



TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Era o ano de 2012 e de lá pra cá Otávio Bravo dedicou 5 longos anos à escrita, reescrita, leitura e revisão de seu As travessuras da minha menina má.
O resultado é uma trilogia que retrata o romance de Victor e Maria Eduarda, onde o autor carioca mescla passagens autobiográficas e fictícias, que  se somam a relatos de acontecimentos históricos, numa narrativa que se estende de meados da década de 1980 ao longínquo ano de 2053.
Imagina isso? Um romance que atravessa o tempo, do passado ao futuro que ainda não vivemos! Já quero!!!!
Veja a sinopse de cada um dos volumes:

O Livro I, “Avant les saisons”, que descreve a adolescência e a juventude de Victor, antes de Duda entrar em sua vida, com as perdas terríveis que ele é obrigado a enfrentar, transformando-o no homem que combina maturidade e carência em igual medida e que, afinal, se envolve com a “sua” menina má.

Ler um trecho


O Livro II, “Les saisons”, que narra o romance entre Victor e Maria Eduarda: a primavera do encantamento, o verão da paixão tórrida, o outono dos problemas decorrentes das diferenças de idade e temperamento e o inverno do afastamento definitivo, com a partida de Duda para a Europa.

Ler um trecho



E, por fim, o Livro III, “Après les saisons”, que relata os reencontros de Victor e Duda pelo mundo, que se estendem pelo resto de suas vidas, na parte da narrativa que, de certa forma, mais se aproxima do “Travessuras da menina má” de Vargas Llosa.

Ler um trecho



TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ- CURIOSIDADES

Além da sinopse propriamente dita, vou compartilhar contigo, querido leitor, algumas curiosidades sobre As travessuras da minha menina má que atiçam ainda mais a vontade (urgente) de ler a trilogia;
Vem comigo!

📚 No 2º volume da trilogia Duda conta a Victor que leu As travessuras da menina má e que associa Ricardito a ele. É a partir daí que o protagonista de Otávio Bravo passa a tratar Duda de "menina má", numa clara referência ao livro de Vargas Llosa.

📚 Otávio Bravo conta, na entrevista concedida à revista Conexão Literatura, que escreveu os volumes 2 e 3 antes de escrever o volume 1.
E que, para amarrar a obra, precisou sacrificar 100 páginas já escritas.

📚 Os livros têm menções a marcos culturais, históricos e geográficos que existem de fato. Se, por exemplo, um bar é citado na obra, muito provavelmente ele existe de fato.
Imagina o quanto de pesquisa foi feita? Não admira que o trabalho tenha se estendido por 5 anos...

📚 No site de Travessuras da menina má há uma seção muito interessante que "posiciona" acontecimentos e personagens históricos reais em relação a passagens da trilogia.

📚 Também há, no site, uma área destinada a descrever os personagens dos livros.
E com ilustrações, olha que fofo:



📚 O lançamento oficial da obra será dia 22 de julho, em uma mega festa chamada a “Festa da Menina Má”, no restaurante Palaphita (citado na obra!), na Lagoa, Rio de Janeiro, e será aberta ao público. Haverá música, DJ, drinques personalizados com o nome dos personagens dos Livros, cabine de fotos (onde as pessoas poderão tirar fotos tendo ao fundo as paisagens narradas
nos livros), eleição da “Miss Menina Má” e outras atrações.


OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Além do site você também pode conhecer mais do autor e da obra através do Facebook.
Curta!


E para finalizar, uma boa notícia: embora o lançamento oficial seja em 22/07/2018 você já pode adquirir seus exemplares!
Sim!
Clique aqui e veja onde comprar cada um dos volumes, ou a trilogia completa Travessuras da minha menina má.

Eu?
Ansiosa pra começar a ler os meus!
Vamos voltar a falar dos livros em breve, prometo publicar minha experiência com a leitura assim que possível.




1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…