5 motivos para usar um banco de imagem grátis - * Blog Elaine Gaspareto *

5 motivos para usar um banco de imagem grátis

Publicado em 04/05/2018

Tempo de leitura:


Ao longo dos anos (meodeus!) eu tenho publicado aqui várias dicas sobre imagens para usar nos posts do blog, em redes sociais ou onde mais você precisar.
Já mostrei vários sites que disponibilizam imagens grátis para usar nos posts e hoje quero te mostrar mais um, que tem imagens lindas!
Mas antes quero falar um pouquinho da importância de usar boas imagens, que sejam em alta resolução e sobretudo que sejam gratuitas pois, especialmente para quem ainda não vive de blog, isso é muito importante: minimizar gastos!

Nesse post vou listar cinco motivos para que você crie uma conta em um banco de imagem.
As dicas abaixo vão ajudar você a conseguir dar um aspecto melhor para o seu site ou blog com as imagens adquiridas de graça! Bom demais, né?
Veja quais são esses cinco motivos a seguir:

5 motivos para criar uma conta em um banco de imagem


Imagens ajudam na inspiração

1) Imagens ajudam na inspiração

Quem já está acostumado a trabalhar com design ou produção de conteúdo sabe o quanto uma imagem pode inspirar uma pessoa a produzir um melhor resultado. Sim, as imagens podem ser uma grande fonte de inspiração para os produtores de conteúdo.
É por isso que muitos produtores de conteúdo só decidem começar um novo trabalho depois de encontrar a imagem perfeita em um banco de imagem grátis.

Por isso, os bancos de imagens grátis acabam sendo mais do que um rico material de imagens.
Eles são também uma forma de encontrar milhares de inspirações.

Em bancos de imagem grátis como o Fotolia da Adobe, por exemplo, você encontra quase cento e vinte milhões e inspirações para te ajudar na produção do seu conteúdo.
Por isso, esse é o primeiro motivo pelo qual você deve criar uma conta em um banco de imagem.

Uma imagem pode dizer mais do que muitas palavras

2) Uma imagem pode dizer mais do que muitas palavras

É claro que tanto a linguagem verbal quanto a linguagem visual são muito importantes para a produção de um conteúdo, seja qual for a sua finalidade. Porém, nem sempre um conteúdo consegue equilibrar essas duas vertentes.

Em muitos casos, você pode sentir alguma dificuldade para escrever uma ideia. De fato, muitas ideias são muito difíceis de serem traduzidas em texto.
E é por isso que muitos produtores de conteúdo recorrem às imagens para ilustrar uma ideia que não conseguiram transcrever em palavras.

Por isso, da próxima vez que isso acontecer enquanto você estiver trabalhando em um novo conteúdo, não hesite e crie já a sua conta em um banco de imagem grátis.
Criar a conta é importante por causa de direitos autoriais, atribuição, etc...
Claro que podemos só baixar a imagem e sair correndo, mas o melhor (vai por mim!) é criar uma conta.

Sem preocupação com direitos autorais

3) Sem preocupação com direitos autorais

Embora a legislação ainda seja pouco efetiva no que diz respeito às imagens que são utilizadas em diversos conteúdos pela Internet, a verdade é que muitas imagens que estão disponíveis na busca comum do Google tem seus direitos pertencentes à pessoas físicas ou jurídicas.

Nesse contexto, pegar uma imagem aleatória que você encontrou em um site de pesquisa pode não ser uma boa ideia quando se trata das regras jurídicas. Também por isso que os bancos de imagem grátis são tão recomendados para produtores de conteúdo em geral.

Muitos produtores de conteúdo não dispõem de tempo suficiente para produzirem as próprias imagens. E nesses casos, pegar imagens de um banco grátis é uma boa opção, pois evita que você esteja violando os direitos autorais de outra pessoa.

Então, não se esqueça que, se quiser evitar possíveis conflitos judiciais, crie já uma conta em um banco de imagem grátis e produza o seu conteúdo sem preocupação.


4) Imagens mais exclusivas

Na hora de produzir um conteúdo (para um cliente, para seu blog, para sua rede social, etc...), é importante passar a impressão de que você realmente pesquisou a melhor imagem para enriquecer o conteúdo!.

Assim, usando imagens de bancos, você prova que realmente trabalhou para encontrar a imagem mais adequada.

Essa não é a impressão que você passa para o cliente ou leitor quando pega uma imagem que até mesmo ele pode encontrar facilmente em uma busca no Google Images, por exemplo....


5) Facilidade de busca

Muitos bancos de imagem dividem as suas imagens por categorias, mostrando imagens que se relacionam exatamente com a linha editorial do seu conteúdo.
E aqui te dou um exemplo bem simples: imagine que você está buscando imagens de produtos de beleza.
Olha essa foto:



Para encontra-la eu acessei minha conta no banco de imagens grátis e busquei na categoria Maquiagem. A minha busca retornou exatamente o que eu queria. Economia de tempo, além da gratuidade da imagem, claro!
Devido à grande quantidade de imagens armazenadas, o filtro comum de um site de pesquisa (tipo Google) pode não te oferecer essa especificidade.
Por isso, para ter maior agilidade no seu trabalho de produção de conteúdo, um banco de imagem grátis é uma ótima opção.

Clique nos links que deixei em negrito no texto, conheça o banco de imagens que usei na elaboração desse post e divirta-se!
São centenas de imagens, alta resolução, gratuitas e livres de direitos autoriais.
Ou seja: é só alegria!
Enjoy!






10 comentários via Blogger
comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog, tenho aprendido muito com suas dicas, esta é mais uma, irei utilizar o banco de imagens, obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito útil esse post, sempre te acompanho e já vi várias dicas legais. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Nossa não sabia dessa ferramenta, agora vou utilizar bastante pra guarda minhas fotos. Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente esse é um dos melhores posts que eu verei hoje! Todas as dicas para bloggers são super bem vindas, ainda mais para mim, que Estou retomando ao mundo do blogger agora e confesso que estou com um friozinho na barriga! Haha

    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  5. Será que eu amo os posts do seu blog? Haha <3 sou tua fã, tuas dicas e tutoriais me salvam demais da conta! Ter imagens de qualidades para o blog faz toda a diferença numa postagem, eu acho super lindo!Estou sempre baixando boas imagens para usar, acho que deixa o post mais atraente.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Amo suas dicas Elaine, sempre muito úteis na minha opinião usar um banco de imagens é essencial pra nós blogueiras.
    - Grande beijo Andréia Blog

    ResponderExcluir
  7. Eu utilizo muitos bancos de imagens gratuitos, principalmente o Kaboompics, e acho incrível a praticidade e principalmente, o quão ajuda na hora de produzir uma publicação ou conseguir inspiração.

    Beijos do Deivy!
    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei usar imagens de bancos gratuitos a pouco tempo. Uso pra fazer as capas das minhas postagens e pra incrementar quando não tenho fotos próprias. ajuda super.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…