Sim, vamos falar de HQ's! - * Blog Elaine Gaspareto *

Sim, vamos falar de HQ's!

Publicado em 09/01/2018

Tempo de leitura:

Muito antes de chegar aos cinemas e arrasar nas bilheterias do mundo todo Os Vingadores já faziam sucesso na cultura pop com suas HQ's.
O mesmo, aliás, pode ser dito de todos os super-heróis que chegam às telas dos cinema. Batman, Superman, Mulher Maravilha, Homem de ferro, Hulk, Thor, X Men, Wolverine...
Todos, sem exceção, têm sua origem nas HQ's.
E muitos dos arcos narrativos que vemos nos filmes também têm origem nas HQ's.


O encanto pelas HQ's é tão grande que há colecionadores e lojas especializadas em comprar e revender edições antigas, algumas inclusive bem raras.
Um bom exemplo é a Rika Comic Shop, que tem em seu acervo algumas raridades....

Invictus, publicado em 1972, ano em que eu nasci!

Aliás, você sabe o que é HQ?

HQ (Histórias em Quadrinhos) são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões", tanto de fala quanto de pensamento.
Difundidos em revistas e jornais, os quadrinhos se tornaram um dos mais importantes veículos de comunicação de massa e criaram linguagem própria, com uma série de elementos inovadores, em grande parte incorporada posteriormente pelo cinema, pela televisão e pela publicidade.

Gibis fazem parte da cultura pop nerd, e não é de hoje... e é muito mais do que histórias de super-heróis.
Talvez as HQ's sejam o maior fenômeno da cultura pop, fonte de onde outras artes bebem incansavelmente!
Betty Boop, Tintim, Garfield, Asterix e tantos outros mais... personagens com os quais estamos tão acostumados, crescemos com eles, e com a força da internet muitos ganharam fôlego extra e usando um termo bem internetês: bombam!

A primeira HQ de aventuras é brasileira

Sabia disso?
No Brasil o cartunista italiano Angelo Agostini (radicado aqui) escreveu, em 1869, As Aventuras de Nhô Quim, uma autêntica história em quadrinhos.
Quinze anos depois ele seria responsável pela criação dos primeiros quadrinhos brasileiros de longa duração, com as Aventuras do Zé Caipora.
Tarzan e Buck Rogers, que os americanos consideram como os primeiros ‘comics’ desse gênero, foram publicados pela primeira vez em janeiro de 1929, ou seja: 46 anos depois que Angelo Agostini passou a publicar As Aventuras de Zé Caipora.


A partir da década de 60, multiplicaram-se as publicações e os personagens brasileiros. Destaque para toda a série de personagens de Maurício de Sousa: Mônica, Cascão e Cebolinha e todos os que vieram posteriormente.
Provavelmente você, assim como eu, (criança  da geração anos 1980) desenvolveu o gosto pela leitura lendo História em Quadrinhos da Turma da Mônica, e isso a gente carrega vida afora...





Vou confessar:
Embora entenda o motivo de tê-los feito crescer eu não lido bem com a Turma da Mônica Jovem..
Ai, me deixa...

Pra mim serão sempre quianças...
E pra você?

Serviço:

Como eu disse acima as HQ's movimentam um mercado que cresce ano a ano, e na Rika Comic Shop é possível comprar ou vender edições passadas, edições atuais ou as raridades. E via internet, que comodidade é vida!






13 comentários via Blogger
comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Adorei a postagem, posso não ser dos anos 80 mas minhas leituras iniciaram com os gibis da turma da mônica, depois foi aumentando meu interesse e passei para os livros de literatura e dai para frente só foi evoluindo, adoro muito todo esse universo dos HQ's, eu viajo demais por eles. Turma da Mônica jovem tem uma pegada mais de Mangá, que também é HQ's porém é la´dos nossos amigos orientais, talvez por isso você não goste tanto e claro, eles cresceram hahaha

    BLOG - TUDO ATRASADO


    ResponderExcluir
  2. Amei Elaine! Quando criança eu não tinha dinheiro pra comprar, então, sempre que eu viajava pra cidade que tinha livrarias eu corria para o corredor dos quadrinhos e olhava todas as capas. Ficava um bom tempo lá olhando. A primeira que adquiri claro foi da Magali e depois uma do X-Men.

    ResponderExcluir
  3. Esse post me levou de volta a minha infância, tinha assinatura do HQ da Turma da Monica. haha^^ Eu simplesmente amava, gostei muito do post. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, bem informativo. Não sabia que a primeira HQ de aventura era brasileira, que legal. Eu lia bastante histórias em quadrinhos quando pequena e agora li algumas e pretendo adquirir mais HQs para minha estante.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, esses quadrinhos são ótimos para quem quer começar a ler, eu tinha toda a coleção da turma da Mônica é adorava,é muito bom saber a história dos quadrinhos
    Adorei, beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou mega apaixonada por HQ.
    Tenho uma super coleção da turma da Mônica jovem e já estou apresentando a minha filha pra ela começar a gostar desde pequena haha.
    Adorei sua postagem e vou deixar salvo nos favoritos.
    Beijinhos e sucesso

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  7. adorei! eu amo historias em quadrinhos, eu compro ate hoje, e minha mãe fala que eu não tenho mais idade! enfim, nunca se tem idade para ler né?? amei!
    beijos *-*
    https://bloganaaoliveiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito mais de mangás do que dos HQs de heróis - e eu até gostei do Turma da Mônica Jovem no começo, mas uma hora perdeu um pouco a graça, pois as histórias pareciam sempre a mesma coisa.

    Beijos,
    Luisa
    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu não conhecia tão bem assim a historia dos HQ's mais eu adorei me deu ate vontade de conhecer mais e ler alguns.
    Beijos
    https://doce-temperoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Post maravilhoso, praticamente a minha infância foi resumida em histórias em quadrinhos, pois na época não tínhamos muito acesso a internet. Esses acervos são maravilhosos e sei que existem colecionadores que buscam sempre para montar a coleção. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muito amor por HQ's. Apesar de ter muitas na biblioteca da escolha, eu sempre fui muito mais de consumir livros, li bem pouco quadrinhos. Ainda assim, depois do hype de filmes de heróis, consegui ler algumas :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, delícia de post, adoro saudosismo, não vivo lá mas curto relembrar! nasci em 62, tinha uma riqueza de títulos nascendo, só não tinha grana para comprar, mas a gente se virava com trocas, empréstimos.
    Depois vou espiar no sebo mencionado, quem sabe um dia filho resolve se desfazer dos mangás.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Amei o post! Sou uma grande fã da cultura Geek e Nerd! Minha editora favorita é a DC Comics. Ela me inspira bastante a continuar com a minha fã editora de super heróis! Aliás, meu blog é sobre isso! ^u^ Gostei da forma como você detalhou as informações sem deixá-las clichês, poucos conseguem fazer isso!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…