Jamais morei em outro lugar, e só saí do meu estado pra ir em Minas Gerais, que fica uns 100 km. daqui.
Nunca saí do Brasil e provavelmente nunca sairei.
Então o que vou escrever aqui é a visão de uma pessoa que não conhece a vida fora do Brasil, que não viu com seus próprios olhos as diferenças que possam existir, se é mesmo mais seguro, se é melhor a vida em outros países; se é pior, se tem mais ou menos bandidos aqui do que em outros lugares do mundo.
Não posso falar do que não vivi, mas posso falar do que sinto.
E sinto uma imensa tristeza quando vejo tantas pessoas, brasileiros como eu, desprezando, menosprezando e odiando o país onde nasceu.
Vejo tanto isso... gente que xinga o país dos piores nomes, hoje mesmo li algo assim, que me motivou a escrever esse texto.
A pessoa dizia, mais ou menos, que se pudesse já teria ido embora desse país de merda, desse país de ladrões, de gente sem educação e sem cultura, que esse país é o c* do mundo, e por aí vai...
Fico triste quando leio ou ouço isso.
E, infelizmente, leio muito isso.
Meu país não é perfeito.
Eu não sou besta de não ver o quanto ele é pobre, atrasado, mal administrado, racista, afundado em corrupção e violência.
Embora distante de mim (pois vivo em uma cidade pequena, então aqui tudo é micro) sei bem que o meu país vive um estado de quase-guerra. Talvez, guerra civil de fato em muitas áreas.
Eu evito noticiários porque me deixa ainda mais triste ver o que as pessoas que administram meu país fazem com ele.
Estupram-no todos os dias, violentam a terra que os pariu, roubam-na e a deixam abandonada à beira da estrada.
Os governantes do meu país fazem isso com a pátria-mãe. Todos os dias, em todas as esferas. Há anos e anos. Desde sempre.
Mas meu país não é merda.
Meu país é terra de gente boa, e de gente ruim, como todos os outros países desse mundo. Tem o lado bom, tem o lado perverso. Infelizmente sobressai o lado perverso porque desgraça é notícia.
A pessoa que trabalha, que ajuda os mais pobres, que ajuda os animais abandonados, que gasta as madrugadas acudindo outras pessoas... o policial honrado, a enfermeira amorosa, a professora apaixonada, a cozinheira caprichosa, a faxineira zelosa, o juiz justo... eles não são notícia.
Mas meu país lindo está cheio de gente assim!
E eu sou grata por ter nascido aqui.
Sinto gratidão por viver numa terra maravilhosa, onde a gente joga a semente em qualquer nesga de terra e dali um tempo colhe o fruto. Moro num país onde a semente de girassol que o pardal deixa cair consegue virar flor nas rachaduras da calçada...
Meu país é lindo, e olha que a lindeza que vejo com meus olhos é só a lindeza que está em frente minha casa num fim de tarde. Nunca vi as belezas naturais famosas, só por foto. Mas sei que meu país é lindo.
Nós, seres humanos, somos assim, a mescla do bom e do ruim, do bem que queremos e do mal que rejeitamos...
Sou grata por ter nascido aqui, uma terra naturalmente pacífica; e nesses dias de tornados e furacões, isso é um alento e um motivo de gratidão...
Um país jovem, nem 200 anos de independência ainda...
Eu acredito que não há, pra mim, lugar melhor para viver.
Foi aqui que fui plantada, é aqui que eu floresço...
Sinto um arrepio ao ouvir o hino do meu país, e não, não é resquício de doutrinação militar, é amor mesmo.
Anseio pelo dia em que esses versos se tornarão um fato! Anseio pelo dia em que meu país se erguerá pela justiça, e sonho com o dia que os filhos do meu país não mais fugirão da luta...
"Mas se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte!
Terra adorada!
Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada.
Dos filhos deste solo és mãe gentil!
Pátria amada!
Brasil!
Observação:
O vídeo é da bandeira que fica hasteada na avenida aqui onde moro, fiz há alguns meses e sempre me emociona vê-la.... As fotos são minhas, clique sobre elas pra ver em tamanho maior.
Clique aqui e saiba como é simples participar!
Lindo e impressionante texto sobre o Brasil e sobre ser Brasileiro! Gostaria de o publicar, em seu nome, é claro, no Portal Splish Splash e no blog da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Posso?
ResponderExcluirAgradeço pelo texto.♥ A verdade é que vivemos em um estado de guerra civil, mesmo. Em 5 anos, a violência no Brasil mata mais que a guerra na Síria. Se mata mais POR DIA no Brasil que o confronto entre Israel e Palestina, entre outros dados alarmantes. [Fonte da pesquisa: New York Times]
ResponderExcluirA natureza no Brasil é rica e abençoada, também amo o nosso país, que é absolutamente maltratado, pilhado e usurpado. Deus nos proteja.
Elaine:
ResponderExcluirDifícillll!!! Amo meu país, mas te confesso que ando com muita vergonha.
Tanto que quando saio por aí as pessoas acham que não sou brasileira e muito menos sulista e deixo assim mesmo de tanta vergonha de toda essa situação.
Porque luto para ser uma pessoa melhor não entrar de roldão furando fila, fazendo coisas erras achando-me certa, fingir dormir no ônibus para não ceder lugar a uma pessoa mais fragilizada fisicamente... e assim vai.
Porque penso ninguém fica assim e sim o são desde sempre falta aquela formação lá do berço como dizia minha mãe.
São mentes brilhantes, mas que usam de uma forma equivocada, segundo meus conceitos.
E também fico refletindo eles não sobem aquela rampa sozinhos, nós o povo brasileirissimo que o colocamos lá.
Que Deus continue nos abençoando para discernirmos o certo do errado. aff
Otimas fotos e belo texto!!
ResponderExcluirwww.sempremorenaantenada.blogspot.com
AH estou usando no meu blog um layout seu e amei,obrigada!
Ah, que bom, vou lá ver assim que der!
ExcluirEm breve vou disponibilizar alguns layouts novos...
beijossss