Eu gosto de plantas. Muito.
Cresci cercada por elas: roseiras, samambaias, folhagens.
E plantas "de comer": milho, mandioca, pés de abóbora. E árvores frutíferas: goiabeira, mangueira, uma jabuticabeira que foi plantada quando eu era bebê, limoeiro, laranjeira que dava uma laranja azeda...
Ainda hoje algumas dessas árvores existem, na casa da minha mãe.
Mas o que eu gostaria mesmo de ter um dia é um jardim com grama.
Acho a coisa mais linda do mundo aquele tapete verdinho, lindo, com as pedras marcando onde a gente pode pisar...
![]() |
Uma das minhas inspirações... |
Gosto tanto de grama que sou aquela pessoa que jamais pisa a grama das praças, sabe? Respeito 100% as plaquinhas de "Não pise na grama".
Mas nem é por causa do aviso da plaquinha... é pela grama mesmo. Tenho medo de estragar, de matar a bichinha. Por mim eu teria um gramado assim no jardim... mas meu jardim é mini, nem caberia um cortador ou aparador de grama, que dirá a grama em si...
Falando nisso...
Você tem jardim com gramado? Gostaria de ter, se pudesse? Sabe quais cuidados ele requer?
Por exemplo: qual o mais indicado: aparador ou cortador de grama?
Sim, pois ter um jardim com gramado curto e plantas bem cuidadas é fundamental. Além de bonito de se ver, ainda tem a vantagem de poder prevenir problemas com animais como ratos e cobras.
Para facilitar a vida de quem cuida de quintal com gramado e plantas, a dica é investir em um bom equipamento para deixar a grama curta. E aí surge a dúvida: aparador ou cortador de grama?
Como escolher entre aparador e cortador de grama
Confira algumas dicas para você acertar na escolha do equipamento ideal para o seu caso e ter seu jardim mais bem cuidado e sem tanto desgaste.
Saiba o que você precisa com base no seu quintal:
- Observe o tamanho do terreno;
- Verifique se o mesmo é totalmente plano;
- Analise o tipo de gramado;
- Note se há como ligar equipamentos na eletricidade ou não;
Tenha o máximo de informações relevantes sobre os equipamentos antes da compra:
- Conheça os principais recursos que o aparador ou cortador de grama oferece;
- Preste atenção no consumo de combustível ou eletricidade que o aparelho terá;
- Leve em conta também a ergonomia ao usar o aparelho escolhido (o que cansar menos na hora de cuidar do jardim, por exemplo.)
Compare com suas reais necessidades:
Após conhecer os benefícios dos principais cortadores e aparadores de grama do mercado, a dica é priorizar os pontos fortes que você procura. Para isso, é bom já sair de casa com o conhecimento prévio do que o você realmente precisa. Dessa forma, as chances de você pagar mais em recursos que não irá utilizar na prática são bem menores.
Diferenças entre cortadores de grama e aparadores de grama
Sim, tem diferenças e eu só fui descobrir ao pesquisar pra esse post!
Quer saber quais são?
Vem comigo!
Cortador de grama
Ideal para terrenos médios com gramados planos.
Ou seja, se o seu jardim está localizado em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados, os cortadores de grama são a escolha mais acertada para você.
Uma das principais vantagens destes tipo de equipamentos é deixar o gramado mais curto e com um corte mais uniforme.
Além disso, existe uma variedade de modelos no mercado, tais como:
- Cortadores de grama à gasolina
- Cortadores de grama à combustão
- Cortadores de grama elétrico
- Cortadores de grama dirigíveis
Caso seu quintal possua tomadas ou seja possível utilizar extensões, a dica é optar por modelos de cortadores de grama elétricos.
Esses modelos costumam ser mais em conta em relação aos outros.
Já quando o gramado é menor e o espaço é dividido com canteiros, brinquedos, entre outros, a dica é investir em cortadores à gasolina ou à combustão.
Aparador de grama
Considerados modelos mais compactos, os aparadores de grama são ideais para terrenos com pequenos jardins, mas muitas árvores. Em gramados maiores, esses equipamentos fazem a diferença nos detalhes, isso porque os melhores acabamentos são feitos com eles.
Uma dica importante é que os aparadores de gramas são bem-vindos em áreas não planas, principalmente no momento de dar retoques próximo a escadas, muros, canteiros, etc.
Assim como os cortadores de grama, também existem diferentes modelos de aparador.
Alguns são à base de bateria e outros são elétricos.
Dessa forma, para acertar na escolha, é preciso conhecer bem os recursos do aparelho e saber quais as prioridades para você.
- Cortadores de grama com motor traseiro: Não fazem muito peso na hora de fazer capinagem ou retoques. Dessa forma, não requer muito esforço físico de quem está fazendo o serviço no seu jardim.
- Cortadores de grama com motor na parte superior: São mais recomendados para capinar quando a grama não estiver totalmente seca. Isso porque esse equipamento não costuma travar quando há umidade da grama.
Além disso, ainda possuem a vantagem de possuir um motor mais silencioso.
Gostou das dicas?
Pra finalizar veja algumas inspirações de jardins com gramado bem cuidado, gama bem cortada (ou aparada), lindos demais!
Pra gente ficar desejando...
Não são lindos?
De suspirar...
Eu adoooro plantas!
ResponderExcluirNo Jardim Botanico.....
Sério. Acho lindo um jardim destes das fotos, mas na vida real só quem tem grana pra contratar jardineiro, paisagista etc, do contrario vira uma selva pavorosa. Então não me atiça a vontade nem um pouquinho