Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão conciso, redondo, envolvente e misterioso como "Marina" de Carlos Ruiz Zafon.
Sabe aquele tipo de livro que você não consegue para de ler?
Pois é, Marina é esse livro!
Nele encontramos com o rapaz Óscar, um estudante de um internato de Barcelona que possui o habito dar constantes escapadelas para explorar a cidade.
Em uma dessas escapadelas começa a grande história de sua vida quando ele encontra Marina, uma menina com uma aura translucida de mistério.
Como é prática dos jovens, eles começam a xeretar a vida da mulher misteriosa encontrando a mariposa negra em vários e improváveis lugares de Barcelona em uma caça ao tesouro misterioso muito instigante.
Nessa brincadeira de investigar a vida da mulher vestida de negro, seguindo a pista das mariposas negras, eles fazem um verdadeiro mergulho pelos lugares mais ermos.
Mansões abandonadas, teatros decadentes, escritórios sombrios são os cenários dessa história...
Assim como mistérios, absurdo, ficção cientifica e terror são os temperos dessa aventura.
"Marina" começou a surgir, segundo Zafón, com a pretensão de ser um livro infanto-juvenil, mas creio que no meio do caminho o livro cresceu.
Zafón dialoga com alguns dos melhores livros já escritos, na minha opinião, "A metamorfose" de Kafka, "Frankenstein" de Mary Shelley, os melhore contos de Alan Poe e os dilemas morais de "O retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde estão propositalmente presentes ao longo de toda narrativa elevando a qualidade do livro.
Aliás, creio que escolher esses autores para dialogar foi uma escolha consciente do autor, pois eles os homenageia nos nomes de vários personagens: Oscar, Mery Shelley, Kafka dão nome a diversos personagens.
Para mim foi uma delícia encontrar o absurdo trivial Kafkiano; a ficção cientifica temperada com terror da Mary Shelley; a nebulosidade tortuosa e misteriosa da noite urbana dos contos de Alan Poe e as reflexões sobre precipícios e quedas morais encontrados na obra de Oscar Wilde.
Na contra mão, para leitores iniciante, acho uma ótima forma de ter o primeiro contanto com esses gênios da literatura clássica.
Além disso, "Marina" é o tipo de livro que você termina e os personagens continuam com você.
Nesse espaço sempre tento fugir o formato resenha, mas não escrever sobre esse livro seria um crime.
Não indicar a todos os leitores possíveis um pecado!
Se você já leu, me conta o que achou!
Se ainda não leu, leia!
Vale a pena!
O final é catártico!
Encontre a Pandora:
Blog Uma Pandora e sua caixa
Oi Pandora !!!
ResponderExcluirFiquei curiosa pela leitura.
Quem sabe seja meu proximo pedido.
Beijinhos
Deus abençõe
Parece ser bem interessante.
ResponderExcluirUm abraço e Feliz Natal
Curiosissima para ler!! Irei procura-lo nas livrarias assim que eu chegar no Brasil..Beijosss e obrigada pela dica!!
ResponderExcluirComprei ele no Kindle, e estou esperando o momento certo para ler... mas Zafon sempre surpreende, não é? Abraços!
ResponderExcluirFiquei muito curiosa para saber o desfecho dessa história.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Oi Elaine,
ResponderExcluirFique muito interessada em conhecer esta história e descobrir este final catártico!
Bjs
Oi Pandinha, é tão bom ler livros que nos empolgam, personagens que ficam com a gente por muito tempo! Só li até agora resenhas positivas sobre esse livro!
ResponderExcluirBjs, Mi
OLá Elaine, vc acredita que estou com esse livro há meses (sim, há meses) em cima da minha mesa de trabalho, emprestado por uma colega, e nunca comecei a ler? mas está decidido: hoje mesmo ele vai para casa comigo, vai ser minha leitura nestes feriados de Natal! bj !
ResponderExcluirEsse livro foi o primeiro do autor que li, emprestado ainda por cima kkkkkkk
ResponderExcluirdaí li, amei e amei e amei....e por fim comprei tudo dele, a trilogia da névoa nem me encheu tantos os olhos, mas a trilogia do cemitério dos livros esquecidos, nossa, amor de paixão.....a sombra do vento foi um dos melhores livros que li
bjs