Jane Austen é uma das autoras do século XIX mais amadas entre os leitores.
E embora eu tenha a impressão que estou mais para uma personagem das irmãs Brontë, ela tem sido por muito tempo minha autora favorita.
Seus seis livros "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade", "Emma", "Persuasão", "Abadia de Northanger" e "Mansfield Park" estão no topo da minha lista de mais lidos e relidos dos últimos 28 anos.
Darcy, de "Orgulho e Preconceito, é um dos maiores e mais eloquentes amores de minha vida. Edward, de "Razão e Sensibilidade", é praticamente o meu modelo de homem ideal. Já perdi as contas das vezes que li "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Persuasão" e simplesmente não canso, muito pelo contrário, me enterneço mais, torço mais, sonho mais, me delicio mais com as histórias.
E os filmes?

O cinema decididamente não despreza os Austerianos: são inúmeras as adaptações feitas para o cinema baseadas em sua obra e também com elas vou ao delírio.
Sou apaixonada pela adaptação de "Emma" feita em 1996, a Gwyneth Paltrow foi uma Emma luminosa e perfeita.
Já a Elizabeth Bennet da Keira Knightley, na adaptação de 2005 de "Orgulho e Preconceito" não me cativou tanto, mas ainda assim teve vários momentos dignos de nota ao longo do filme...
Aliás, digno de nota mesmo foi a adaptação de "Razão e Sensibilidade" de 1996 dirigida por Ang Lee contando com as atuações brilhantes de Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant.
Eu não canso de ver e rever esse filme, pois ele é tudo que um filme deve ser e a Kate Winslet e a Emma Thompson reproduziram com perfeição a essência das irmãs Elinor e Marianne Dashwood.
A fórmula inventada por Jane Austen, cujo esqueleto baseia-se na heroína que mesmo em estado de fragilidade social não pensa duas vezes para dar sua opinião, herói meio introvertido/misterioso que na hora certa salva a mocinha é copiada, e copiada a torto e a direito de inúmeras formas possíveis. Jane Austen, possivelmente, é a mãe das comédias românticas modernas responsáveis por enternecerem nosso coração.
A BBC é outra que se farta em Jane Austen e suas produções são tão bem construídas que nós fãs não descansamos até ter todas elas em nossas estantes.
Eu quase surtei quando completei minha coleção de adaptações da obra da Jane Austen:
O Alexandre estava comigo e a pedido meu relatou a cena!
"Entro aqui interrompendo este post para dizer uma coisa que Jaci não falou: Quando ela encontrou aqueles DVDs, ela ficou como uma porta, olhando a capa dos filmes, falando sozinha, ou melhor, balbuciando qualquer coisa, enquanto eu tentava falar com ela, e ela em transe.Passei uns 5 minutos para poder ter minha amiga de volta. e finalmente disse: Compra logo, Jaci!!" (Alexandre Melo)
Enfim, para não ficar aqui tagarelando mais, vou deixar um trecho de uma matéria escrita por Raquel Sallaberry Brião( autora do site Jane Austen em português,
aqui) e publicada na revista "Conhecimento Pratico Literatura" n. 39, cuja cópia colorida a
Ana Seerig me enviou em dezembro de 2012:
"Jane Austen é para ser lida com prazer. A começar por "Orgulho e Preconceito", o "mais leve, luminoso e cintilante", segundo as palavras da própria autora. É fácil encantar-se com Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, e se divertir a valer com Mr. Collins. A seguir, apaixonar-se sem medidas junto com Marianne Dashwood, com o sempre amoroso apoio de Elinor, com plena "Razão e Sentimento". E, sem susto, prosseguir viagem até "A Abadia de Northanger", pois o senhor Tilney garantirá o riso. A próxima anfitriã é ninguém mais do que "Emma", disposta a nos fazer felizes, nem que para isso cisme em nos casar. Para repousar dessa maratona e meditar sobre a vida, nada melhor do que o silêncio de uma propriedade rural e a companhia da amável Fanny Price, em "Mansfield Park". Mas não se enganem! O campo também pode ser movimentado com os irmãos Crawford!
Ainda não se convenceu a ler Jane Austen?
Só me resta a "Persuasão" de Anne Elliot, perfeita conhecedora do coração de homens e mulheres."
E eu ganhei um livro lindíssimo com os três livros que vc citou jaci:orgulho e preconceito, Razão e sensibilidade e Persuasão! eu gosto da Austen e acho que o cinema só a favoreceu nesses últimos anos!
ResponderExcluirQue resenha mega completa Jaci, parabéns!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Mi, você é uma sortuda!!! :) Obrigada :)
ExcluirOie! Muito legal seu blog...Adoro dicas uteis. Eu sou a Mara, trabalho com artesanato, tbm tenho um Blog, visite, se gostar fique nele... Abraços guria! http://atesoartesanato.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Pandora !!!
ResponderExcluirAdoro essa linha e meu filme favorito é orgulho e preconceito !!!
Beijocas
Deus abençõe
Também é um dos meus preferidos Clarina, já perdi a conta das vezes que vi e voltei a ver!
ExcluirAmei, sou muito muito apaixonada por ela, e gosto de todas as adaptações. Alguém aí já viu a versão Indiana de Orgulho e Preconceito? O nome é Noiva e Preconceito e é muito legal, divertido e bem adaptado.
ResponderExcluirAdriana eu já cacei tanto essa adaptação que só Deus sabe, ma vou continuar caçando. Amo o cinema indiano e acho que esse é um filme que vale a pena!!! :)
ExcluirSimplesmente adorei esse post!
ResponderExcluirQuem é fã da Jane entende, né?
Amo os livros e os filmes, ainda quero ter os filmes na minha coleção pessoal!
Bjs
Priscila Sant'Anna
www.minhasgurias.blogspot.com
Certamente Priscila, fã entende!!! hahah Espero que você consiga ter os filmes em sua coleção em breve!!!
ExcluirOeP é meu livro favorito de todos os tempos. tambem nao me canso de reler. As series da BBC com adaptacoes dos livros de Jane Austen tbm sao minhas queridinhas. ainda nao completei a minha colecao, mas ja tenho alguns livros e filmes e sao todos tão bons que nao me canso de rever/reler.
ResponderExcluirGostei muito, E como adm de um blog sobre Austen então? é o máximo... Bjsos
ResponderExcluir♥ Amantes de Jane Austen ♥
♥ Amantes de Jane Austen no Facebook ♥
Que bom que você gostou Angélica! Vou lindamente conhecer seu blog!
Excluir