
Uma das perguntas que mais me fizeram quando publiquei o primeiro artigo da série sobre Plágio e suas variações (clique sobre o link e elia o primeiro artigo da série) foi quais são as punições que o Google aplica em casos de blogs pegos em flagrante de plágio e/ou contrafação. E se as tais punições, quando vindas do Blogger, demoram.
São 2 assuntos diferentes, embora tratem do mesmo tema:
Punições aplicadas pelo Blogger em casos de denúncia de plágio
Vamos primeiro falar do que nos toca mais de perto, que são as punições aplicadas pelo Blogger. Veja bem, este não é um post técnico, então vou usar uma linguagem bem simples e sem muitos termos complicados, ok?
Quando um blog é denunciado ao Blogger por plágio e/ou por contrafação em um primeiro momento o assunto é analisado pela equipe do Blogger. Em todas as vezes que denunciei cópias indevidas dos meus textos imediatamente eu recebi um email da equipe do Blogger informando exatamente isso: que a minha solicitação estava sendo averiguada e que em breve eu receberia um parecer.
Nunca demorou mais de 48 horas, em geral não leva nem 24 horas. Em todos os casos foi comprovado que o texto era meu, e que minha solicitação estava correta.
Mas o que acontece? No Fórum do Blogger informam o seguinte: O dono do blog que plagiou conteúdo recebe um email informando da denúncia e solicitando que o material seja imediatamente removido do blog plagiador. Caso o dono do blog não tome a providência de ele mesmo retirar o texto indevido o próprio Blogger retira. Sim, isso mesmo.
Caso um mesmo blog seja denunciado reinteradamente por plágio ou contrafação ele será advertido. O terceiro "nível" de punição é a suspensão do blog por tempo determinado. Caso haja nova reincidência o Blogger desativa o blog em questão, sem chance de volta. Perde-se tudo, de posts e comentários a seguidores. Não sei informar se o dono do blog, responsável pelo plágio, perde ou não o acesso à conta Blogger. Se alguém souber, me diz…
Ah, e nem precisa ser o dono do texto a fazer a denúncia. Qualquer um pode fazer.
E o Google, maior indexador de blogs e responsável por quase todo o tráfego vindo das pesquisas orgânicas? Como ele pune plágio?
Enquanto o Blogger precisa de uma denúncia para agir, o Google age por si só. Vou explicar:
De tempos em tempos os 'robozinhos' do Google varrem seu blog. Isso quer dizer que eles vasculham seu conteúdo para saber quando indicar seu blog quando alguém fizer uma pesquisa usando o Google. Se eles encontrarem conteúdo duplicado em blogs eles vão procurar quem postou primeiro e indexar o autor original do texto. Assim o conteúdo mais relevante e original vai aparecer antes nas pesquisas, e portanto gerar mais tráfego ao blog. E com isso o blog cresce, fica conhecido e fortinho.
Se os 'robozinhos' encontrarem em seu blog conteúdo suspeito eles vão rebaixar seu blog, e vão rebaixando até você não aparecer mais nos mecanismos de pesquisa. E um blog que não aparece nas buscas orgânicas vai morrer, cedo ou tarde. A punição final é excluir definitivamente seu blog do banco de pesquisa Google. Geralmente sem chance de volta.
Para te dar uma ideia da importância de estar bem posicionado nas pesquisas o meu tráfego vindo do Google é de mais de 56% do total. Isso quer dizer que se meu blog fosse penalizado por alguma denúncia verdadeira eu perderia mais da metade dos acessos, e portanto dos leitores do blog.
Mas, como eu disse, os 'robozinhos' são isso mesmo, são robozinhos, portanto cometem erros. Se você, querendo ser gentil, autoriza que outros copiem e colem seus posts na íntegra, saiba que o punido pode ser você. Os robots podem entender que o plagiador é você, mesmo sendo o autor original do post. E daí seu blog pode ser penalizado.
Tudo isso, tanto as punições do Blogger quanto as do Google, são severas para quem pratica plágio. Mas, do meu ponto de vista, tem uma punição pior: a perda da credibilidade.
Não se engane: cedo ou tarde o plagiador é descoberto. Todas as vezes que um caso de plágio de algo meu chegou até mim foi porque alguém me contou. Alguém sempre conta.
Mas atenção!
Se você denunciar de má fé, sem estar absolutamente certo de que o texto é seu, inteiramente seu, o penalizado será você. Portanto não faça jamais denúncias falsas!
Mas… e se você cometeu plágio sem saber que era errado, que é crime? O que fazer? Vou citar o que diz o site Blogosfera Antiplágio:
Primeiramente, você não deveria ter copiado o texto de outra pessoa - seja para postar no seu blog, ou em algum trabalho da faculdade ou em nenhuma outra ocasião.
Entretanto, isso aconteceu. É louvável que você esteja arrependido e agora queira remediar o seu erro.
O primeiro passo é retirar o post do ar e pedir desculpas ao dono do texto por tê-lo copiado.
Se você gosta muito daquele conteúdo, a melhor maneira de mostrar isso para os leitores do seu blog é falar de sua apreciação e colocar um link para o post original, para que os seus leitores possam conferi-lo.
Não fique com vergonha por ter errado, orgulhe-se por estar se reiterando e não caia no mesmo erro novamente.
Certo?
E falando em Blogosfera Antiplágio:
Está rolando hoje em boa parte da blogsfera, especialmente a literária, um protesto contra o plágio. Mais de 200 blogs estão participando, e o selo que ilustra esta postagem foi cedido pela organização da blogagem. Para conferir os participantes clique aqui: Participantes da blogagem coletiva antiplágio. E este blog e sua autora apoiam inteiramente o movimento.
Plágio é crime, não esqueçamos!
Que maravilha, adorei a informação. Não sabia da varredura de tempos em tempos.
ResponderExcluirEu já tentei denunciar plágio que encontrei no blog dos outros mas o google dizia que eu devia ser a detentora dos direitos? Então deixei para lá, fui avisar o dono do original e ele não tinha contato. Daí deixei para lá.
Tenho uma dúvida, mas não é exatamente sobre plagio nesse sentido do termo. existe uma comunidade do orkut cujo intuito é falar mal de pessoas que tem blog, principalmente meninas que moram no exterior e que são casadas com estrangeiros. Elas passam o dia inteiro copiando textos e fotos dos blogs para rir da cara do blogueiro e se só isso não bastasse, falam mal mesmo do blogueiro e inventam muitas mentiras. Ou seja, para mim isso é um crime.
ResponderExcluirEu e várias outras meninas que já fomos alvo dessa comunidade denunciamos para o orkut e sempre recebemos como resposta que não encontraram nada de negativo na tal comunidade. Atualmente, para entrar nela, só aparece a tal mensagem que o conteúdo pode ser impróprio, se a gente quer continuar mesmo...
Perguntas:
1. tenho como proteger as fotos do meu blog para que não sejam copiadas?
2. existe algum outro tipo de denúncia (e para quem) podemos fazer?
Agradeço desde já.
poxa, Elaine, mto bom esse texto! vc acredita, já peguei uma cretina (advogada!!!) que COPIOU até meu TEXTO DE APRESENTAÇÃO!!! apenas trocou meu nome pelo dela e alguns detalhes... e tava chupinhando post atrás de post, postando em um site de uma loja (ela como colunista).
ResponderExcluiré lamentável. ainda bem que o google tá mudando essa política, tem que valorizar quem produz e não quem meramente copia né?
bjs e bom dia pra vc. e como estão ótimos os textos do concurso hein?
Excelente postagem. Muito esclarecedora.
ResponderExcluirParabéns, Elaine!
Excelente postagem.
ResponderExcluirMuito esclarecedora.
Parabéns, Elaine!
Elaine, estou acompanhando seus posts sobre o assunto.
ResponderExcluirFaço artesanato e sei que muitas fotos são plagiadas na internet.
No meu blog tem uma foto minha (de faixa de prenda) junto com as outras integrantes da invernada de dança.
Essa foto foi colocada em um site de moda, sem a minha autorização. Eu deveria ficar feliz, certo? Mas não fiquei, pois além de aparecer nossos rostos, não é feito nenhuma menção de quem somos e da onde a foto foi tirada. O que devo fazer?
A foto está nesse link aqui:
http://www.dicionariofeminino.com.br/dicas-de-moda-vestidos-de-prenda/
Obrigada pelas dicas
Muito bom o texto, Elaine! Passada a euforia da postagem coletiva, vou mexer em algumas coisas no site da Blogosfera Antiplágio e linkar os seus posts sobre o assunto, tá?
ResponderExcluirA perda da credibilidade é, realmente, algo muito sério. As últimas duas semanas foram cheias de bombas nos blogs de livros (acho que, dentre as "blogosferas" pelas quais meu blog passeia, essa é a que mais vem sofrendo com isso). Uma das blogueiras mais famosas e influentes dos EUA, conhecida por criar um meme que faz sucesso no mundo inteiro, foi descoberta. Ela criou uma seção de dicas para blogs, mais ou menos como as que você dá, mas que era tudo plagiado de blogs de moda. Lá as pessoas são menos tolerantes do que aqui, então muitos outros blogueiros famosos já se manifestaram contra ela. A menina acabou com o respeito que custou pra conseguir.
Beijos e obrigada pelo apoio ao #BlogosferaAntiplagio
PS (em comentário separado, pra você poder deletar depois, rs): Posso fazer uma correção? Analisado é com "s" ;)
ResponderExcluirOi Elaine!
ResponderExcluirLá no cafofo não corro esse risco, tudo original rsrsrsr
Uma dúvida sobre o concurso: Tem só que citar a frase em que nos inspiramos ou precisa colocá-la dentro do conto ou crônica?
Grata pela atenção de sempre!
Beijooooooooo
Oii! Oque dizer de um blog tão maravilho como o seu? Fiquei impressionada com as suas postagens, com o seus textos! Eles são muito lindos! Sem falar nesse design que é um luxo! Continue assim florzinha, você tem um grande talento! Virei fã aqui do seu blog viu.
ResponderExcluirEspero ansiosamente a sua visitinha no meu blog. e quem sabe ate uma nova seguidora né ?
http://bemdepoiisdosdoze.blogspot.com.br/
Excelente post,muito informativo e claro.
ResponderExcluirTenho por hábito sempre relacionar minhas fontes, indicar o blog de inspiração e costumo visitar e comentar nos blogs que cito: são realmente minhas fontes de inspiração. Até hj não tive nenhuma queixa neste sentido e acredito que seja por sempre os citar como fonte. Isto é correto?
ResponderExcluirBeijinhos e ótima quinta!
Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com
Oiiii! Adorei seu blog!!!
ResponderExcluirJá estou seguindo, curti a pag do face e google+!!!
Passa lá no meu para conhecer e curte nossa Fan Page!!!
Beijos e um ótimo dia!!!
Andreza - Beauty Blush
www.beautyblush.com.br
Elaine querida,adorei esta postagem.
ResponderExcluirLinda noite para vc,bjs
Elaine querida, adorei esta postagem,bjs
ResponderExcluirOi Elaine, tudo bem por aí ???
ResponderExcluirMatéria excelente, clara e objetiva.
Eu não sabia dos tais robozinhos, e tudo isto está certo mesmo. Afinal se as pessoas não conseguem ser criativas que elogiem e citem quem o é.
Beijos querida e ótima sexta.
Mana
Ótimas as informações aqui colocadas - coisas que não sabia.
ResponderExcluirNão sei de outros plágios meus, sei de uma vez que entrei em um blog e estava meu poema sem minha assinatura.. reclamei, protestei e a pessoa, envergonhada, colocou meu nome no poema..aff.
Eu também apoio esse movimento, vou participar!
Beijos.
Boa noite Elaine!
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Está cheio de informações tão importantes. Coisas que precisamos sempre saber, além de tantas outras idéias supercriativas para que possamos divulgar nossos blogs e compartilhar coisas legais também.
Já sou sua assinante e estarei sempre por aqui para ver as novidades. Se puder faça-me uma visita em meu humilde blog heheh. O endereço é http://oliceia.blogspot.com.br
Um grande beijo!
Oli
Parabens..
ResponderExcluirJa foi compartilhado, vamos espalhar
bj
Nossa, esse tema me dá arrepios, é mt desagradável se ver como uma plagiada, é algo meio surreal, sabe? vc nem acredita que tá vendo aquilo, é tanta cara de pau... mas é legal vc mostrar aqui as possíveis punicoes.
ResponderExcluirAté tenho medo de sair procurando plágios por aí, como é que faz mesmo heim Elaine? um dia vc comentou algo, eu acho... vou dar uma olhada, de vez em quando é bom verificar isso.
Bjao Elaine querida!
Elaine
ResponderExcluirEu fui lá para me inscrever, mas já tinha encerrado o prazo. Estou colocando um selo Anti Plágio nos meus cantinhos.
Tenho que correr e me atualizar. Ando atrasada para tudo.
Beijinhos
Olá querida o mais difícil é saber quando existe plágio de nossos trabalhos eu nem sei ver direito isso bjs da leila preciso aprender mais
ResponderExcluir