Afinal, a quase totalidade de blogs hospedados na plataforma Blogger/Blog'Spot (que aparentemente vai mudar de nome e passar a se chamar Google Blogs) não são de domínios próprios, mas sim sub-domínios "blogspot".
E qual é a diferença?
Antes de falar da diferença, vamos falar sobre o que é domínio próprio.
Olhe ali na barra de navegação do meu blog.
Você verá que meu endereço web é http://www.elainegaspareto.com, certo?
Não tenho blogspot no nome pois meu blog tem domínio próprio.
E qual a vantagem disso? Será só pra ficar diferente? Não, não é apenas isso.
Todos nós, usuários da plataforma Blogger, sabemos que estamos sujeitos aos bugs e instabilidades da plataforma. No final do ano passado houve uma onda de exclusões que atingiu muitos blogs; todo dia eu recebia emails desesperados de leitores que perderam seus blogs. A maioria foi devolvida, mas muitos não.
Se tivesse acontecido comigo meus leitores nem saberiam por 2 motivos:
1- Eu faço backup semanalmente, tanto do template quanto dos posts e dos comentários.
- Para aprender clique: Como fazer backup do template, dos posts e dos comentários de seu blog
Aí você pergunta: e o que significa? Que quem tem domíno próprio não é atingido pelas instabilidades do Blogger?
Sim, somos atingidos porque embora sejamos donos de nosso endereço web estamos hospedados na plataforma Blogger, e portanto, sujeitos a ela como qualquer outro blog que não tenha domínio personalizado.
Então qual a vantagem e porque eu digo que meu blog, se fosse excluído de repente não afetaria meus leitores? Simples.
De posse do meu endereço web eu poderia criar de novo um blog com qualquer endereço e redirecionar para http://www.elainegaspareto.com; e de backup feito seria simples importar todo o meu conteúdo para o novo blog. Sério, meus leitores nem perceberiam…
Esta é a vantagem principal, mas tem outras.
Um domínio personalizado passa mais credibilidade. Se você deseja firmar parcerias com empresas saiba que muitas dão preferência para blogs com domínio personalizado.
Outra vantagem é firmar sua marca.
Sem contar que caso seu domínio escolhido seja seu nome (como o meu caso) ou o nome de seu blog( como o caso do blog http://www.sobreviveremsinop.com.br) fortalece a identificação com o leitor. E também ajuda na indexação do blog junto aos mecanismos de pesquisa.
Convenci você? Então vamos às perguntas mais comuns que leitores e clientes me fazem?
1- Tem desvantagens?
Não. Do meu ponto de vista, só vantagens.
2- O que muda na minha forma de blogar se eu migrar para um domínio próprio?
Nada. Você continuará postando exatamente do mesmo jeito, pelo mesmo painel, tudo igualzinho. Pode confirmar com a Fernanda Reali, com a Cissa Branco, com a Alessandra Rigazzo, que são algumas das clientes para as quais fiz o redirecionamento do domínio.
3- Custa muito caro?
Não. Se você optar pelo Uol Host o registro da extensão .com custa R$50,00 por ano. Se a extensão escolhida for .com.br custa R$55,00 por ano (em junho/2015). Sim, só isso mesmo. Os valores são faturados anualmente, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. Simples de verdade.
4- Como adquirir meu domínio próprio?
Eu recomendo o Uol Host (não é publieditorial, snif snif mas poderia ser) porque é mais simples e o suporte sempre foi muito eficiente comigo, jamais tive qualquer problema.
Uma vez na página do site você verá esta página:

Onde está escrito Registre seu domínio hoje digite o domínio que deseja registrar e clique em Procurar. Vai abrir outra página com as opções pra que você escolha qual deseja. A partir daí é só ir seguindo a tela pois será preciso criar uma conta Uol. É simples, tá? São pedidos muitos documentos, mas é simples.
Depois de efetuada a compra e o pagamento em geral o domínio estará liberado para ser configurado em até 3 dias úteis. Mas quase sempre leva apenas 1 dia. E o Uol envia um email avisando que está tudo ok.
Depois do domínio registrado e liberado é preciso fazer a configuração DNS para que seu blog seja redirecionado corretamente para o novo endereço. Não vou fazer um tutorial explicando esta parte porque, além de ser meio complexo, tem muitos artigos excelentes na net que ensinam comofaz.
Mas recomendo que não faça sozinho se estiver inseguro. Peça a alguém pra ajudar, ou se preferir: Contrate meus serviços e eu faço pra você.
5- Se eu adquirir um domínio próprio deixarei de ter um blog e passarei a ter um site?
Não. Site e blog são coisas diferentes na estrutura, na manutenção, na alimentação e no conceito. O fato de ser .com ou .com.br não torna um blog site, de modo algum.
6- Qual a diferença entre ser .com e ser .com.br?
A extensão .com é internacional, enquanto a extensão .com.br é nacional. Na prática não há diferença alguma. Se puder registre ambas para preservar o nome.
7- E quando o ano pago expirar? Perco tudo?
Não, claro que não. Quando se aproximar da data de expiração o Uol envia a você um email informando e sugerindo a renovação do contrato. Daí é só pagar e tudo continua igual. Não é preciso refazer o direcionamento DNS.
8- Posso voltar a usar o sub-domínio blogspot caso não queira mais manter o domínio?
Sim, sem problema; basta desfazer a configuração DNS.
Ao migrar para um domínio personalizado você não perde seu endereço blogspot (a menos que seu blog tenha sido excluído pelo Blogger, em casos de bugs como citei no começo do artigo); ele continua sendo seu.
9- Se eu tiver um domínio próprio deixarei de ter problemas com seguidores sumindo, erros ao comentarem em meu blog, etc…?
Não. Os possíveis problemas continuarão pois, repito, estamos hospedados no Blogger. Para estar fora do Blogger é preciso pagar hospedagem externa ( com valores a partir de 30 reais por mês, dependendo do servidor) e o Blogger não suporta mais hospedagem externa. Conheço apenas o WordPress em sua versão .org que aceita hospedagem externa. Mas isso é outro assunto, para outro post…
10- Nada muda mesmo em meu blog?
Nada. Apenas que quando migramos para o domínio próprio o blogroll (a lista de blogs que temos na sidebar) some. Mas daí é só recolocar, sem dificuldade alguma. E a taxa de visitas vindas dos mecanismos de busca cai quase pela metade nos primeiros dias. Mas volta ao normal. Se a configuração for feita corretamente tudo dá certo, 100% certo.
É isso. Espero ter esclarecido as dúvidas mais comuns. Caso tenha outras perguntas sobre este assunto deixe nos comentários e eu atualizo o post assim que possível com a resposta, caso a tenha.
Você sempre com explicações maravilhosas. Obrigada. Beijos.
ResponderExcluirOii! tudo bem? fiquei um tempão lendo os posts do seu blog. E olha, quero muito te dar os parabéns. É muito difícil posts com mais escritas do que imagens, prender a atenão de alguém que está do outro lado lendo (é o chamado mediatismo né? as pessoas tem preguiça de ler mesmo, querem tudo pronto ali.) Mas tudo o que você escreveu me prendeu a atenção, a forma como você expressa sua opinião e o jeito como mostra ser verdadeira com o que diz! Parabéns de verdade! Beijos :**
ResponderExcluirObrigada pela informação.
ResponderExcluirFaz tempo que estou querendo passar
para um domínio próprio,acho mais seguro e profissional,no meu caso é ótimo.
Abraços!
Li este post e me via fazendo as perguntas,rsrs. Era tudo o que eu queria saber. Vi que tem vantagens, mas não muitas, pois a plataforma continua a mesma. Chego tb à conclusão que ter um domínio próprio é um certo preciosismo, mas essa característica é bem típica de toda blogueira(o), senão não fosse isso não faríamos questão de ter um blog, para nos mostrarmos. Aí vamos evoluindo e amadurecendo neste mundo bloguístico e passamos a querer um template personalizado...e o próximo passo é querer ter um domínio próprio.
ResponderExcluirVc sempre com explicações claras e diretas, parabéns!
Bjs♥
Bem esclarecedor.
ResponderExcluirObrigada!
bjinhos ;)
Oiii Elaine, legal esse post. Estou pensando em profissionalizar meu blog. E esse é o primeiro caminho, ter domínio próprio. Minha intenção na verdade era transmitir conhecimento e eu não esperava tantas visitas.
ResponderExcluirTambém não imaginava o carinho entre os blogueiros, isso é muito gratificante.
Super Beijo
jpmulheresnainformatica.blogspot.com
Sabe Elaine, depois que tive meu domínio próprio, percebi um ponto negativo, um único só, mas que me desanimava pra caramba. Se eu morro, tudo sai do ar assim que acaba o prazo anual de pagamento. Fica arquivado no Blogger mas não vai aparecer, entende? Se deixo no domínio gratuito fica no ar até quando Deus quiser. Portanto, no meu ponto de vista, domínio próprio só vale à pena para blogs de trabalhos, para dar aquele ar profissional, como o meu Dicas e Encomendas. Para meu blog pessoal prefiro domínio gratuito. Isso pode ser vaidade, pretensão, mas já imaginou como seria legal alguém se beneficiar com nossas palavras mesmo depois de nossa partida pro lado de lá? rs....
ResponderExcluirPaz e bênçãos, querida!
Oi Elaine!
ResponderExcluirAdorei a dica, se eu resolver mudar é claro que vou pedir para você fazer, pois eu não dou conta...mas isso é mais pra frente, tá?
Por acaso quando a gente tem domínio próprio altera alguma coisa no limite de fotos do Picasa? Porque, se não me engano, o do blogger tem um limite, não é mesmo? Será que estou falando "m"?
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Elaine, meu blog é www desde a abertura, só gostaria de fazer um complemento: para mim a diferença entre .com e .com.br é quem nos acessa do exterior pela primeira vez sempre sabe em que país estamos. Acho isso importante.
ResponderExcluirbjs
Jussara
Sim senhora, está tudo muito bem explicado.*
ResponderExcluirElaine,
ResponderExcluirOlha, é muito bom ser .com, estou amando essa nova fase, parece até que dá uma renovada no astral e na motivação de postar. Adorei tudo e super indico seu trabalho, simplesmente perfeito.
Beijos
Ola amiga
ResponderExcluirEstou na final da ostra poesia, me desculpe vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
No final da pagina das poesias esta escrito
VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
Desde já lhe agradeço de coração.
Tudo do melhor para você.
Abraço amigo
Maria Alice
Elaine, o blog não aceita mais hospedagem externa? Desde qdo? Tem certeza? Se eu quiser hospedar o Fio fora como fiz com o Mãe é tudo igual, não dá mais?
ResponderExcluirbjs excelente post.
ELAINE QUERIDA..
ResponderExcluirrealmente esse asunto do domínio é muito interessante..
vou esperar a poeira baixar um pouco e o dim-dim melhorar por aqui e vou falar com vc e contratar seus serviços...rsr
quero dar uma turbinada no meu bloguinho e possivelmente até fazer o meu próprio dominio, mas quero que vc faça pois sou meio atrapalhada, vc sabe...rsr
adorei est post, elucidou bastante.
obrigada querida.
bjuivos no seu coração.
loba.
Já salvei esse post, ando com vontade de migrar para um domínio próprio e ele esclarece todas as minhas dúvidas. Obrigada!
ResponderExcluirOi Elaine, você explicou muito bem, segui tudo direitinho e já assinei, obrigada e muito sucesso.
ResponderExcluirEstou aguardando por você. Abraços carinhosos
Tudo aqui é muito interessante e começo a pensar em muita coisa.
ResponderExcluirNum futuro próximo e com tempo para saber o que quero realmente é só chegar na guia Contrate os meus serviços e tocar a campanhia.
Beijos no su coração
Eu adorei fazer o domínio, embra não tenha mudado nada, só para me sentir mais segura. Andava morrendo de medo de acortar e o blog ter sumido com tudo...
ResponderExcluirObrigada, amiga, teu trabalho ficou excelente!
beijooooo
Elaine, vi agora e vim correndo te contar. Depois de alguns dias que eu tinha seguido as suas instruções para colocar o favicon, finalmente hoje ELE APARECEU!!!
ResponderExcluirVá entender essa tecnologia...
Obrigada, amiga!
beijos
Muito boa a explicação. Não sabia que era tão barato. Acabei de entrar no mundo das blogueiras e adorei a dica.
ResponderExcluirsobredecoracaoeoutros.blogspot.com
Ei elaine! Bom dia1
ResponderExcluirÓtimo post, como sempre :)
Tudo bem explicadinho, nos mínimos detalhes.rs
Acho legal ter um domínio próprio, percebi que só tem vantagens.
Beijinhos e obrigada!
Jô
Elaine, querida!
ResponderExcluirMuito obrigada por sua visita. Como sou novata e aproveitando que você gosta de ajudar quero te fazer uma pergunta: Se eu responder e agradecer as visitas no meu próprio post/blog, as pessoas só vão ficar sabendo se entrarem lá de novo?
É que eu faço questão de agradecer cada carinho recebido. O melhor é dessa forma que eu estou fazendo, retribuindo a visita?
Muitos beijos
Malu (cem palavras)
(Você tem razão, conversar com alguém sem nome é muito chato.)
@CEM PALAVRAS
ResponderExcluirMalu, depende de seu tempo disponível. Eu acho mais simpático ir ao blog da pessoa se for para retribuir a visita. Se for para responder alguma pergunta pode ser no próprio blog, mas repito que depende do seu tempo.Eu, por exemplo, goatria de ir ao blog de todo mundo que comenta aqui retribuir. Mas não posso, então faço devagarinho. Depende mesmo de você;
Certo?
Beijos, Malu (gostei,lindo nome)
Oi Elaine, tudo bem?
ResponderExcluirNesta terça te enviei um e mail, informando o depósito, não sei se você viu.
Desculpe a demora e obrigado.
Gostei de saber o valor do domínio, muito bom.
Bjs
Gostei da ideia, Elaine. Eu já estava pensando nisso, mas inseguro. Acho que vou lhe propor daqui a uns dias fazer isso por mim. Obrigado, querida. ABração. Paz e bem.
ResponderExcluirE meus seguidores?? vão sentir diferença? Vão ter que me seguir novamente? Quanto vc cobra pra fazer o DNS? bjs
ResponderExcluir@*♡* Jane dos Anjos *☆*, os seguidores nem perceberão, tudo continua igual.
ResponderExcluirenvie um email pra mim e a gente combina, ok?
Beijossss
@Vanessa, tenho certeza. Desde 2010 o Blogger não suporta mais hospedagem externa.
ResponderExcluirSuporta sim, mas apenas arquivos js e imagens. De todo modo não tem muita vantagem pagar hospedagem e ficar no Blogger, né?
Beijosssss
Oi, Elaine!
ResponderExcluirQue saudades de passar por aqui.
Eu estou muito satisfeita com a compra do domínio.
Sei lá, parece que é tão meu! rs
Muito satisfeita também com todo o trabalho feito em meu blog.
E pra quem quiser saber, continuo blogando exatamente como antes.
Bjooo
Apesar de você ter feito essa mudança em meu blog, eu pouco conhecia a serventia rs. Agora sabendo melhor rs
ResponderExcluirBjs
Mah
Elaineeeeeee vc recebeu meu e-mail? deixei vários recados pra vc.
ResponderExcluirPreciso de sua ajuda, quero comprar um dominio mas antes quero tirar umas duvidas do meu blog... me add no hotmail! beijooo espero que esteja tudo bem com vc.
olá primeiro quero te dar meus parabens pelo blog já estou seguindo pra não perder de vista e gostaria de fazer uma pergunta tenho um provedor oi que é o que estou usando e provedor uol gostaria de saber se eu como assinante da uol preciso pagar para ter esse domínio, desde já agradeço sua atenção e aguardo resposta meu email:marcelatorres1@live.com
ResponderExcluirhttp://marcelaminhasartes.blogspot.com/
Adorei o post!! mesmo meu blog não sendo assimm bombaaadoo que nem o seu rsrsr estou pensando muito seria mente em fazer o dominio...
ResponderExcluirmuito interessante mesmo!!
obrigada!
Poxa Essa Pagina Me surpreemdeu em termo de Informaçao, Fiquei Admirado com Sua Eficiencia ! parabens Continue assim !
ResponderExcluirOi querida! nossa vc me ajudou muito nesse post, estava querendo fazer um dominio personalizado e tinha muitas dúvidas sobre como fazer mas vc me ajudou muito :)
ResponderExcluirnossa, mto obrigada!
ResponderExcluirE a taxa de visitas vindas dos mecanismos de busca cai quase pela metade nos primeiros dias. Mas volta ao normal.
ResponderExcluiroi esse trecho do texto reflete meu maior temor,
você sabe se alguém que fez isso perdeu muitas visitas
e demorou para voltar ao normal ou não voltou mais ?
Oi Elaine, adorei esse seu post, estava com muitas duvidas, mas vc como sempre soube explicar tudo direitinho pra gente =)
ResponderExcluirDepois de ler tudo o que vc disse decidi comprar o domínio, e coloquei vc como referencia em um post relacionado a isso, espero que não se importe, qualquer coisa me avise!!
bjos e boa semana!!
tudo o que eu queria saber. obrigada, elaine. e também aprendi a fazer backup.
ResponderExcluirAinda tenho medo de fazer a migração do blogspot para um domínio meu. Medo de perder estatística, perder visita, ficar tudo espalhado por ai....por isso ainda não fiz a migração.
ResponderExcluirhttp://dicasde-maquiagem.blogspot.com.br
Oi Elaine tudo bem? Aprendo muito com seu blog! Tenho um blog que está me dando um certo trabalho rsrsrs., add o adsense pelo youtube agora pra add o blog pede domínio próprio...o que faço? Relppp rsrsrs..bjs..Deus continue te abençoando!
ResponderExcluirhttp://umpoucodetudojapao.blogspot.jp/