Quando começaram os protestos no Egito, que culminaram na queda do ditador Mubarak, a primeira providência do então presidente foi bloquear o acesso à internet no país. E incutir no imaginário coletivo a ideia de que forças estrangeiras, ancoradas na imprensa, queriam dominar o Egito. Você já se perguntou por quê?
Quando eu era adolescente (uns 2 anos atrás) tive um professor de geografia que dizia algo muito interessante sobre poder: todo poder emana da informação. Ter informação é ter poder.
Para quebrar as pernas de uma nação basta retirar dela o direito de saber.
E uma ditadura faz isso, retira do povo muito mais do que o direito de votar, retira o direito de saber, e de dizer caso saiba.
Por isso a educação, e a leitura, são essenciais para a liberdade.
Uma pessoa só é livre de fato se reconhece quando querem tirar dela essa liberdade.
Eu vi, pela televisão, a Líbia em chamas. Mais um ditador que cai? E qual a primeira providência de Kadafi? Bloquear o acesso à informação. E com tantos anos fazendo lavagem cerebral no povo não é difícil convencer as pessoas que a imprensa estrangeira é do demônio.
Isso é outra coisa que governos ditatoriais fazem: invadem a mente de seu povo. Isso é a maior volência. Coisa pra gente pensar. E dar graças a Deus pelo país que temos hoje, sem ditadura. Podemos não ter os melhores governantes, mas ninguém quer botar fogo na gente quando dizemos que os que nos governam não prestam…
Um mundo novo está surgindo no Oriente Médio.
E olha só que coisa: nós estamos vendo a história que os bebês de hoje estudarão no futuro.
Seus netos lerão que no século 21 ditaduras caíram pela mão do povo. Está acontecendo agora!
História não é o máximo???
E ver a história ser escrita não tem preço!
Sim, eu leio jornais e sou apaixonada por História.
Sim, gosto de política externa e acho que uma mulher moderna tem que saber de tudo um pouco: a receita gostosa, as unhas bonitas, a cor da moda e o nome dos ditadores que aprisionam o mundo em garras de ferro…
Afinal, somos ou não somos mulheres do século 21?
Nota:
Estou recebendo dúzias de emails desesperados por conta da invasão de sapos nos blogs. Calma…
Isso se deve a um problema no host de imagem Imageshack. Conforme eu tiver tempo e possibilidade atendo todo mundo.
Para resolver e dar sumiço nos sapinhos feios é preciso retirar todas as imagens que estejam neste host.
Certo? Não é problema no seu blog, nem no Blogger. Seu blog não vai sumir, nem ser deletado, nem nada de ruim. É um problema no host de imagens, apenas isso. Recentemente tivemos o mesmo problema no TinyPic, portanto tenhamos calma que aos poucos tudo se resolve.
Ah, Elaine, até os egipcios derrubarem o seu ditador, eu dizia que o século XX era o século que não acabou, hoje vejo nascer no meu Horizonte o século XXI e sim, vibro, vibro com o material que deixamos para que os históriadores se deleitem e pensem e problematizem e busquem entenderem as neuroticas que somos todas nós, mulheres \o/ Enquanto me debruço sobre minhas mulheres do século XIX, seus medos, demandas e sonhos, a forma como lutavam para vencer o desafio da sobrevivencia me pergunto o que as mulheres do século XXII falarão de mim e de todas nós!
ResponderExcluirVamos, construir um século XXI melhor do que foi todos os outros, nós somos os autores reais da História!
Querida!!!!
ResponderExcluirAmo história, e pensava justamente nisto hoje.
Estamos vivendo-a intensamente e acho fascinante.
A minha formação é jornalística e percebo que é impossível calar a imprensa.
As pessoas que sairam da Líbia estão com imagens nos celulares, hoje temos milhares de reporteres que são a própria população.
Acredito que tudo acontecerá mais rápido, justamente pela velocidade das informações que chegam ao mundo.
Um grande beijo e sou sua fã.
Fátima.
Impossível não estar conectada com tudo que acontece no mundo. Viver já é em si um ato político. Gostamos de coisas bonitinhas,flores, receitinhas, artesanato, filmes, livros... mas história,ciência, economia e politica NUNCA podem estar de fora. A INFORMAÇÃO faz a nossa formação.
ResponderExcluirBjs
Renata http//cercaviva.blogspot.com/
A liberdade de expressarmos o que sentimos, o que não gostamos, a liberdade de ler, de nos informarmos, é simplesmente MARAVILHOSA. É muito emocionante ver a história acontecer e principalmente ver a ditadura cair.
ResponderExcluirP.S
Quando fiz magistério na adolescência (uns dois anos atrás rs) sonhava dar aula de história, sempre fui apaixonada.
Bjs
Mah
Ah, gostei deste post! Fico triste quando tento entabular uma conversa e escuto: "Ah, vc é tão bem informada! Eu não me interesso por essas coisas..." Por " essas coisas" entenda-se política ( interna ou externa), futebol, economia, ou qualquer outro assunto que mexa com o nosso cotidiano. Sim, é importante saber o que se passa no mundo em que se vive. E informação, cara Elaine, é a riqueza de nosso tempo.
ResponderExcluirbeijos
hehehe somos mulheres do seculo XX1 sim
ResponderExcluirBeijos
Oi Elaine.
ResponderExcluirAdorei o post, com este final as unhas bonitas... somos ou ñ mulheres do séc. XXI??? Eu ñ consigui ainnnnda ser assim tão informada, mas vamos tentando. Quanto as sapo tbm encontrei no meu blog, só que vou logo tentar resolver. Então cliquei em cima com o botão direito apareceu bloquer imagem, bloqueei e desapareceu. Não sei por quanto tempo vamos ver. Bjs.
É claro que temos que ficar atentas ao que acontece ao redor!
ResponderExcluirbjus e boa noite
Liberdade e democracia, duas palavras que exprimem a evolução de uma sociedade. Boa postagem, amiga.
ResponderExcluirQuanto às imagens, parece-me que está tudo de volta em seu lugar. Para isso, somente fiz o login no imagesshake e, depois disso, as imagens voltaram a aparecer. Então, pelo que vivenciei, deve ser doravante obrigatória o registro, para que as imagens fiquem separadas por pastas(arquivos individuais), e não mais upload somente.
Abraços
Estar informadas é necessário pra acompanharmos tudo isso...
ResponderExcluirE quanto aso sapos, eles estão em todos,rsrs beijos,chica
Bom dia querida!!! Adorei a postagem!!! Sou professora de história e concordo plenamente com vc!!! Eu me lembro quando estudei normal (tem 1 ano kkkkkkkk) entre 1998 e 2000, estavam acontecendo fatos históricos também no Oriente Médio, mas os protagonistas eram Yasser Arafat (não sei se esta correto!!!), Sadam Hussain, entre outros que já nem estão vivos. e era igualmente sensacional ver a história sendo escrita enquanto estudávamos aqueles fatos durante o seu ocorrido!!! Não tem preço!! Bjus
ResponderExcluirHistória é uma das minhas matérias preferidas. é um dos assuntos que mais gosto tb.
ResponderExcluiraqui na Ásia tb precisamos de um novo mundo: fim das ditaduras na Coréia do Norte e China...quem sabe veremos isso?
Nunca esqueço a emoção de ver pela tv o fim da URSS e a queda do muro de Berlim, tava lá o Bial (quem diria) de repórter, lembra?
informação é chave para mudança, é poder. por mais simples que seja levada a vida, informação é sempre necessária, devidamente acompanhada de reflexão e análise.
bom dia.
Oi, Elaine... li seu texto maravilhoso: concordo com vc - a imprensa é considerada o 4º poder não é a toa, né.
ResponderExcluirE de quebra, ao final, vc me tirou uma dúvida sobre a "invasão dos sapos congelados". Mto obrigada, vc é ótima =DDD
bjs
http://larfamiliaecia.blogspot.com/
Não é a toa que sou sua fã.
ResponderExcluirFala direito, fala querendo e fala sabendo.
Quis fazer jornalismo para falar, expor, espalhar notícias aos quatro cantos do mundo. Não deu. Mas tenho uma pequena aqui em casa que promete arrasar nesse ramo. Quer ser correspondente internacional. Preparação e base pra isso estou dando. Vamos ver no que vai dar.
Um texto simplesmente inteligente.
Fique com Deus!
Um beijo amiga
Elaine, minha dica de livro essa semana também é sobre esse assunto, como você gosta de história vale a pena ler o livro:
ResponderExcluirO Americano Tranquilo de Graham Greene.
bjs
Jussara
OI, Elaine !
ResponderExcluirPrimeiramente, venho te agradecer por sempre nos salvar quando estamos com problemas nos blogs...sim, vc é a nossa salvadora da pátira ( ou melhor, dos blogs! )....
Me desculpe, se te incomodo com meus pedidos de ajuda, mas não tenho pra quem recorrer e no fim, sei que acabamos te sobrecarregando....
Quanto ao seu post de hoje...como sempre, seus textos são pra quem gosta de pensar, de viver com consciência da sua vida e da sua cidadania!
Com certeza, o saber é o nosso maior poder...sempre digo isso aos filhos...posso não deixar a eles nenhuma herança, mas o estudo que tentamos dar a eles condições de ter, isso ninguem tira deles!
Um beijo grande cheio de carinho e gratidão!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Elaine, ficar "antenada" é a razão pela qual a mulher conquista o que quer, desde os primeiros tempos.
ResponderExcluirA nossa percepção é diferente, só não podemos mais porque a humanidade é machista e o fato da mulher parir também limita um pouco.
(essa frase parece preconceituosa mas não é, só que daria um post falar sobre isso...).
Fico feliz em poder assistir a história acontecendo, embora seja "uma simples mortal", não fazendo parte dela, mas sou espectadora feliz.
Chega de ditadores, chega de gente submissa, que aceita tudo, chega de opressor e oprimido, viva a liberdade e...paz na terra! rsr
Beijo!
Eu tinha sapos enormes...
ResponderExcluirtirei todos, excluindo as bandeiras que coloquei para traduzir o blog.
bjus
Elaine
ResponderExcluirHoje os recursos para se estudar História e fazer parte dela ´muito facil.
O computador é uma ferramenta muito util.
Grças a Deus somos mulheres do seculo XXI
com carinho MOnica
Pois é...
ResponderExcluirMais um ditador que se vai pela mão do povo... Mas esse mesmo povo, oculta o Osama Bin Laden...
Então deveriam indicar o lugar onde ele está para ser preso e julgado por seus crimes né?
Ah... Tem um sapinho no meu blog... Mas venha qdo houver tempo!
bjo
kkkkkkkkkkk'
ResponderExcluirAi amore, eu racho sempre que vc coloca:
SEU BLOG NÃO VAI SUMIR...
heheheh
é engraçado como fica uma coisa PARTE DE NÓS que só de imaginar que possa sumir... nossa... PâNiCoO...
hehehe
Gostei do post... Tem razão quando diz q as mulheres tem de ser completas, afinal, nem todas tem vocação pra "vomito" de informações da boca do MARIDO... nem pra marido...heheh
Beijinhos linda ♥
Elaine.
ResponderExcluirA primeira provedencia na Libia foi restringir a internet.
Em cuba, liberaram os computadores mas nã a internet.
Restrição de informação ocorre na Venezuela.
No ano passado o nosso governo quis lançar uma lei que restringia a nossa net e criava medidas de restrição.
Isso de restringir a livre expressão e suprimir a informação é tipico de governos ditatoriais.
Com o avanço da tecnologia, em pouco tempo isso se tornara impossivel, pois seremos capazes de driblar os provedores, que podem ser fechados como ocorreu na Libia.
Ainda bem
bjo
Elaine
ResponderExcluirNa época em que estudava (há uns 2 anos atrás) tínhamos que fazer pesquisas e ler o que já havia acontecido.
Hoje a história acontece e a gente acompanha no mesmo minuto - com unhas pintadas e salto alto.
um beijo
PS: Adorei o post sobre os anônimos (nem tão anônimos assim).
Adorei seu blog amiga...Ja estou te seguindo...bjs
ResponderExcluirEstou entrando nos blogs morrendo de medo!!!Tenho pavor de sapos....
ResponderExcluirA informação VALE MUITO SE BEM EMPREGADA.
ResponderExcluirNo caso do meu blog RESOLVI INFORMAR A TODOS SOBRE VIOLÊNCIA VERBAL, FÍSICA E MORAL CONTRA A MULHER DE UMA FORMA "NARRATIVA".
VER TEXTOS É UMA COISA, AGORA "LER HISTÓRIA É OUTRA".
QURO CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DO MAL QUE ELA SE PERMITEM À ELAS MESMAS.
DIA.
VALENTINA
Blog Mulheres Fortes Longe de Chupins Violentos
http://pravocemulheratual.blogspot.com
a informação VALE MUITO SE BEM EMPREGADA.
ResponderExcluirNo caso do meu blog RESOLVI INFORMAR A TODOS SOBRE VIOLÊNCIA VERBAL, FÍSICA E MORAL CONTRA A MULHER DE UMA FORMA "NARRATIVA".
VER TEXTOS É UMA COISA, AGORA "LER HISTÓRIA É OUTRA".
QURO CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DO MAL QUE ELA SE PERMITEM À ELAS MESMAS.
DIA.
VALENTINA
Blog Mulheres Fortes Longe de Chupins Violentos
http://pravocemulheratual.blogspot.com
Comentando atrasada, também sou apaixonada por história e realmente é bom ver como vejo hoje comentários, sobre fatos importantes de nossa história que vivi em minha adolescência e juventude, muitas vezes vc houve o comentário e pensa esse está opinando de fora, não viveu e não foi atrás para ter conhecimento de causa.Bjs.
ResponderExcluirQuando era adolescente, amava história e lia tudo sobre o assunto. Um dos livros que marcaram minha adolescência foi As veias abertas da America LAtina. Assianva Veja, depois Isto é, depois época, lia tudo de política e trabalhava de graça no PT.
ResponderExcluirDepois que a velhice chegou, hehe, não quero mais saber de nada denso. Gosto de construir uma vida mais leve, oca como uma bolhinha de sabão.
beijooo
Oi Elaine vc não recebeu email meu solicitando orçamento para blog escrevi tanta coisa q não lembro tudo queria q vc fizesse para mim
ResponderExcluirobrigada
marildabassomedina@gmail.com