
Domingo de tarde eu estava assistindo a um programa na Globo e a Glória Maria estava presente com as duas filhas, lindas e felizes as três. Enquanto ela falava com a apresentadora, de pé, atrás dela, a babá das meninas tentava conter a maiorzinha sem muito sucesso pois criança saudável é agitada mesmo. Sabe o que me chamou a atenção? A babá é branca.
Há algumas décadas atrás essa seria uma cena impossível: a patroa negra sendo entrevistada com respeito enquanto a babá branca observa. Sempre foi o contrário: babás negras para crianças brancas. Os tempos estão mudando, louvado seja Deus!
Eu tenho a firme esperança de viver para ver o dia em que uma pessoa não mais será julgada ou catalogada pela cor da pele, seja ela branca ou negra. Porque a praga do racismo existe em todo lugar,e o que determina se somos vítimas ou algozes é se a gente é maioria ou minoria…
Também em relação às relações afetivas as coisas estão mudando. Antes seria inimaginável uma dona de casa classe média normal e comum se emocionar com o sofrimento do parceiro gay que perdeu para a morte o amor de sua vida. Hoje isso já é uma realidade, e até minha mãe, com seus 71 anos, chorou com as lágrimas do personagem da novela das 7.
Hoje vemos os casais gays com outros olhos. Vemos o afeto onde antes só víamos safadeza. Vemos amor e não sacanagem e bizarrice. Os tempos estão mudando e eu espero ver ainda em vida o dia em que um menino não mais se matará porque se descobre homossexual. E nem será assassinado por isso…
Eu tenho um amigo, filho nº 5 de uma família de 11 filhos. Filhos de pai negro, criados em extrema pobreza, migrantes. Esse meu amigo cursou 3 faculdades, trabalha em 2 empregos muito disputados e ano passado comprou uma casa com piscina e que ocupa quase meio quarteirão. Tem um menininho e será pai de uma menininha por esses dias.
Ele deu a volta nas estatísticas e subiu na vida à custa de trabalho, estudo e muito esforço. Os tempos estão mudando e é possível sim sair da miséria e subir na vida. E ser feliz.
Os tempos estão mudando. Somos deste tempo, e não adianta torcer o nariz para um casal gay que deseja adotar um filho ou para o menino pobre que consegue comprar uma casa boa e 2 carros bons com seu trabalho. As mudanças virão.
Veremos filhos de famílias homoafetivas sim, veremos o migrante se dar bem, veremos as mudanças quer sejamos parte dela ou não.
Eu quero ser parte dessa mudança. Eu quero ver essa mudança. Quero viver em um mundo onde todos sejamos iguais: mesmos direitos, mesmos deveres, mesmas chances, mesmo respeito.
E você?
E como bem lembrou a Sandra (muito obrigada pela música linda!), segue uma canção para acompanhar você esta semana:
Pensei no que te escrever... e escrevo aqui um poema que já tinha lido antes e cai muito bem nesse momento (de Fafá Lima):
ResponderExcluirEscuridão da noite é negra
Encontras-te com a luz do luar
Torna-se a mais terna magia.
Quando nasce o amor
independente da cor
Não há preto nem branco
Há almas puras
brancas e negras.
Se achas que a cor da tua pele
Por ser clara
Tua alma é branca
Podes te enganar duramente
E vice-versa…
Só a pureza no que vem do coração
Independente de cor ou religião
Cuida dele com emoção.
Nunca julgues aquilo que não conheces
Nem condenes aquilo que no fundo és…
Quando julgamos alguém estamos julgando a nós mesmos.
Toda e qualquer discriminação
É falta de criatividade
É falta de respeito com o próximo e consigo mesma
Nunca julgues pra não seres julgada.
Ou até mesmo condenada
Será que estás preparada?
Bj
Deborah
www.delicias1001.com.br
Estou contigo amiga!!! Mudanças...para melhor...sempre!
ResponderExcluirGrande beijo!
Eu? Eu me gasto nesse projeto de mundo Elaine e com prazer!!!
ResponderExcluirElaine
ResponderExcluirque bom ouvi-la
que bom saber que existem pessoas que pensam o mesmo que eu.
quanta hipocrisia, baseada no medo e na ignorância.
quantos rapazes e moças que tiveram suas vidas por causa do preconceito.
tô contigo.
tambem quero ver mudanças neste mundo.
beijos.
Eu faço parte desta mudança, embora considerada "branca" sou filha de negro e tenho nariz, bunda e voz de negro...rsrs. Já vivi de perto o racismo velado, o pior existente. Minha filha é educada para respeitar o individuo sem se preocupar com sexo. Tenho amigos com as mais diversas orientações sexuais acho saudável convivermos bem com toda a diversidade existente. Sabe o que falata também??? mais mulheres nos cargos de chefia???
ResponderExcluirEU SOU PARTE DE TODA ESSA MUDANÇA. Tenho orgulho de ter a oportunidade de vive-la.
Muta luz e paz
Sim eu quero estar presente também para fazer valer a consgtituição que todos somos iguais independente cor, raça e credo.
ResponderExcluirQuanto preconceito já presencei e quanto ainda vejo nos tempos de hoje.
Quero estar de mãos dadas com você para ter a glórias de ver todos iguais e comnos mesmos direitos.
Beijos e uma linda emana
Oi Elaine!
ResponderExcluirRealmente, mudando para melhor... Já passei por poucas e boas para chegar até aqui, ainda mais uma "nortela", como um amigo falava... De 5 filhos fui a única com muito esforço a fazer uma faculdade, especialização... Estou tentando colocar a minha irmã caçula numa faculdade, mas de onde eu vim (interior) não é fácil...
A nossa casa recebe amigos de todas as cores e opções sexuais, e orientamos nossos filhos para respeitar e conviver com as diferenças, elas só enriquecem e nos humaniza cada vez mais.
Muita luz e melhoras neste pulso de ouro (escrevem e ensinam coisas sem preços...)
Beijoossssssssss.
Ah Elaine,quanto sonhei sempre com mudanças assim!
ResponderExcluirAcho qualquer tipo de preconceito burro.
Voce tem razão,o mundo está mudando mesmo,e para melhor!
Graças a Deus.
Um beijo e boa semana!
Teca
Elaine, que venham as mudanças que tornem o ser humano mais feliz e completo.
ResponderExcluirQue se percam a hipocrisia e as falsas moralidades.
Lindo texto, reflexivo.
Beijo!
Oi, Elaine, querida!
ResponderExcluirVoltando hoje à Blogosfera, lendo sua postagem, percebo o quanto a palavra MUDANÇA está presente nos dias de hoje. Graças a Deus!
É realmente muito bom ver a mudança de comportamento das pessoas, com relação a atitudes, a pensamento, a ideais. É bom demais ver hoje protagonistas negros nas novelas, personagens homosexuais sem serem sinônimos de sacanagem ou coisa do gênero, dentre outras coisas.
Muito bom seu post, como sempre!
Estou de volta, viu! Adoraria tê-la presente de volta no meu cantinho!
Bjs e boa semana pra você!
A passos lentos vamos mudando e melhorando sempre. Oq nos dá um pouco de esperança.
ResponderExcluirQuerida Elaine, eu também!
ResponderExcluirFiquei arrepiada lendo seu texto pelo texto em si e porque, mentalmente, ouvia Bob Dylan cantar "Times they are a changing".
Abraço.
Minha querida ,
ResponderExcluirfantástica sua postagem, mas tem uma coisa que não mudou na tv , ja vimos muitos casais gay ( Homens ), hoje eles ate tem finais felizes quando não morrem , mas vc ja percebeu que o mesmo não acontece com Mulheres(gay), sempre elas perdem logo a parceira , pois e amiga os brasileiro ate aceitam casais gay mas deste que sejam do sexo masculino rsrs vai entender
bjs
ELAINE QUERIDA..
ResponderExcluirque texto maravilhoso, que reflexão linda sobre temas tão fortes..
sim amiga, eu sonho com um mundo onde as pessoas possam ser livres, felizes, amadas e amar quem quiserem independente de ser do seu mesmo sexo ou não...
negros, brancos, azuis, roxos, verdes, gays, heteros,retirantes, estrangeiros possam viver em sociedade sem restrições, sendo respeitados e julgados por aquilo que representam e não por conceitos pré estabecidos.
queremos a paz, a felicidade, os mesmos direitos e oportunidades para todos, pois não somos todos um só ser, um só povo, ´filhos de uma só mãe terra???
que esses dias chegem logo pois quero usufruir dessa felicidade com todos .
bjuivos no seu coração.
tenha uma semana brilhante e feliz.
loba.
ps: lembrei de uma música do taiguara...que as crianças cantem livres....
"Vê como um fogo brando funde um ferro duro.
Vê como o asfalto é teu jardim se você crê.
E que as crianças cantem livres,
E ensinem sonho a quem não pode amar sem dor."
Ótimas palavras! Pena que as mudanças sejam tão lentas.
ResponderExcluirVeja o ótimo filme MILK com Sean Penn (baseado em fatos reais) e ficará chocada como as leis eram muito injustas há 30 anos.
Lentamente mudam, mas que bom que avançam em direção à sensatez.
beijooo
Realmente querida, o mundo está mudando, mudando para pior em muitos aspectos, infelizmente. Mudanças que EU não gostaria de ver, muito menos de fazer parte.
ResponderExcluirBjs
Mahria
Olá... Passando pra desejar uma ótima semana. E dar os parabéns pelo Blog. Muito bom!
ResponderExcluirUm grande abraço,
Joéliton Santos.
Olá... Passando pra desejar uma ótima semana. E dar os parabéns pelo Blog. Muito bom!
ResponderExcluirUm grande abraço,
Joéliton Santos.
Eu queria essas mudanças e ainda quero a consolidação delas.Mudanças sempre pra melhor, porque tudo caminha para o bem e para o melhor. Acredito na evolução. Mas, Elaine, o que me deixa mais orgulhoso é que somos o país de mente mais aberta do mundo atualmente. Somos mais tolerantes e flexíveis, pessoas que acreditam, apesar de algumas evidências contrárias, na grande maioria das vezes conseguimos mostrar esse outro lado bom.
ResponderExcluirGrande abraço. E muitas mudanças em 2011!
É muito bom que o mundo esteja mudando, mas seria melhor que ao invés de tolerância houvesse sentimento.
ResponderExcluir"Somos donos dos nossos atos, mas não somos donos dos nossos sentimentos.Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos.Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos ... Atos são pássaros engaiolados;sentimentos são pássaros em voo."
Mario Quintana
Elaine, digo e repito que aTailandia é um Pais incrivel, onde ve-se provada ecomprovada a diversidade dos povos vivendo num mesmo ambiente com inumeras diferencas culturais, religiosas, raciais, etc.
ResponderExcluirAqui os senhores com mais de setenta anoscasam-se novamente com novena mocas, tem sues filhos (e cuidam deles orgulhosos, como provavelmente nuncio fizeram antes), sem parecer (ou ser) considerados velhinhos gag as correndo atras de mocas e blablabla.
Tambem se ve homens andando na rua, fazendo compras, supermercado, etc com seu companheiro sem que ninguem fique apontando o dedo pra eles.
Ou mesmo meninas, que se vested (e a agem) como meninos, mas que nao precisam perder a docura feminina... O que as faze especiais...
Ou mulheres que precisam tampar todo o para ir a Praia (muculmanas, de uma forma geral), mas que nao deixam de faze-lo, e nao parecem se incomodar com as russas (por exemplo) semi-nuas...
As prostititas vestiges com dignidade... (nem perto do que se costuma ver em Copacabana...), e que rezam (eu ja vi) antes de "entrar para trabalhar" (do lado de fora das lojas e reparticoes por aqui, e tb dos go-go bares ha sempre um oratorio, tipico Budista).
Os travestis trabalham normalmente (nao sao marginalizados a prostituicao, ou lhes reservam apenas a funcao de cabeleireiro ou maquilador...), eles Sao aceitos em restaurantes, lojas, espacos turisticos, loja de velez feminina, caixa de supermercado, hospitals e escolas!
Ah! Tudo perfeito, ne? Mais ou menos... Claro que muita gente ainda nao esta preparado para viver tamta diversidade, mas... Aqui... O comic ja comecou!
Mil bjs e parabenspela escolha do Tema e a conducao do mesmo!
Eu estou escrevendo no carro em movimento (claro que nao sou eu a dirigir, risos) e no I-pad que tb ainda nao domino taaaaaaanto! Entao, o comentario anterior saiu com uns errinhos graficos... Kkkkkk... Sorry....
ResponderExcluirO mais importante équeeu quis dizer que AQUI NA TAILANDIA O COMECO JÁ COMECOU!
Bjs!
Eu fico muito feliz com essas mudanças, porque sempre fui uma pessoa de poucos preconceitos e os poucos que tenho não alimento.
ResponderExcluirAcho que o que mudou de fato foi a tolerância, se tolera mais os negros e homossexuais, mas nos bastidores, as piadas idiotas, as frases preconceituosas, querem manter uma certa distância, isso ainda continua forte. Só que o politicamente correto veio ajudar a essas pessoas viverem sem pelo menos serem tão incomodadas.
É uma pena que a mudança não seja real, de encarar a pessoas igualmente, sem vê-la como negra, gay e etc, mas um ser humano apenas.
Acho que esse dia vai chegar, mas a gente não vai ver, acho.
Beijocas
É preciso que o mundo passe por essa revolução de valores e princípios para que uma nova civilização renasça e torne a Terra um planeta de amor verdadeiro!
ResponderExcluirTenha uma ótima semana!
Um beijo carinhoso
É verdade querida.
ResponderExcluirNão faz muito tempo, isso realmente seria impossível.
Mas infelizmente ainda existem os que descriminam...
Mas tenho fé que isso acabará.
bj
E essas mudanças, vou ser sincero, demoraram demais! Sabe, já temos potentes computadores no bolso (nossos celulares e cia)e a sociedade ainda se prender em valores atrasados?
ResponderExcluiralém dessa mudança de mentalidade, quero ver o dia que não teremos mais gente morrendo de fome nem guerra nesse mundo. Parece, ainda, um sonho distante.
boa semana!
Oi Elaine!
ResponderExcluirAinda bem que esse mundo está mudando, e para melhor em grande parte das coisas!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Ainda bem que mudou!
ResponderExcluirSabe eu sempre achei que o mundo tinha mudado e mudado pra melhor.
Não é o ideal? Nâo mesmo, mas já caminhamos bastante.
Até a vergonhosa política nacional melhorou. Hoje sabemos os podres, porque é permitido saber, porque é permitido gritar e esbravejar. Penso que os avanços acontecem e quem resiste aos avanços é pq não está acostumado com eles. Aos poucos mais e mais pessoas vão se rendendo à realidade.
Tá mudando sim e Graças a Deus por isso !!! Chega de hipocresia, somos seres amantes e amados, graças de novo!!! Precisamos desse amor, dessa mudança, nossas diferenças são muitos iguais, e temos que continuar vivendo em paz.
ResponderExcluirParabéns pelo post.
beijokas abóboras
E graças à Deus mesmo!
ResponderExcluirTambém fico muito feliz em ver que as diferenças estão cada vez menos importantes. Porque o que importa mesmo não é no que somos diferentes, mas sim que somos semelhantes. (falei bonito agora! hehehe)
Beijo, querida! Lindo post!
É uma mudança lenta, a custa de muito sofrimento e luta. Mas está mudando. A gente não pode sentar e esperar que tudo mude sem que a gente faça parte dessa mudança. Isso é a maior lição que fica. O mundo só muda quando a genjte(que faz ele) muda junto.
ResponderExcluirOi Elaine.
ResponderExcluirTambém quero mudanças no mundo
Essas que ai vejo acontecer
Mesmo que aos poucos
Mesmo que vagarosas
Mas quero mais
Quero todas as crianças na escola
Quero orfanatos vazios
Pratos cheios, mesas fartas
Velhinhos acompanhados
Quero mais
Delegacias das mulheres vazias
Casais que se unam
Somente por estarem apaixonados
Crianças com lar
Sejam de papai e mamãe
Mamãe e mamãe
Papai e papai
Famílias com amor
Não importando
Sexo, cor ou credo
E se não for pedir muito
Ainda quero um pouquinho mais
Quero justiça de verdade
Culpados na prisão
Nenhum velho ou criança sem pão
E quero até o que
Creio impossível
Políticos honestos
Que se importem com meu país
Que levem a sério suas promessas
Que se comprometam com a verdade
Que antes de pensar em si
Olhem pela sociedade
Quero mudanças no mundo
Quero a voz dos poetas
Unidas, juntas, falando no mesmo tom
Que possamos acreditar
Que um dia nossos sonhos
Os sonhos de todo mundo
Que o poeta transforma em versos
Sejam realidade
E que poemas tristes
Existam somente
Pra que os outros não esqueçam
Que um dia mudamos o mundo
E que nunca mais permitam
Que sofra nossa gente
Felizmente as coisas estão mudando e eu espero que essas mudanças aconteçam cada vez mais e numa frequência alucinante.
ResponderExcluirEu sou a prova viva disso, que comando um setor com 32 homens. Sou a única mulher e a única de dá as ordens. Anos atrás isso seria impossível de se pensar e administrar.
Primeira vez no teu blog e gostei mto. Voltarei.
Beijos.
É Elaine! Ainda bem que o tempo muda, evolui! Mas ainda há muita coisa pra mudar e evoluir, né não? A violência ainda é descabida como nos tempos das cavernas e a mulher ainda é discriminada como no século passado. Mas vc tem razão, muita coisa já se mostra bem diferente. Ainda bem!
ResponderExcluirBjs
Que bacana essa abordagem, Elaine.
ResponderExcluirOlha, confesso que não vejo ainda com bons olhos as relações homoafetivas, mas, sou a favor da igualdade para todos, independente de raça, religião, opção sexual, enfim.
Beijos
Socorro Melo
Elaine
ResponderExcluirComo voce foi feliz em realizar este post.
Eu colocaria um premio e também editaria em jornais.
Muito bem bolado.,
Eu também notei estas mudanças e agora mais claramente por sua causa e estou felicissima.
com carinho Monica
Estou contigo Elaine, principalmente por que sou a favor da igualdade e felicidade de todos.
ResponderExcluirBjs no coração!
Nilce
Elaine eu também acho que o preconceito tem diminuído ou pelo menos mudado de rumo... Ainda sofremos preconceito por uma mulher masi velha casar com um garotão, sofremos preconceito pelos quilos a mais que carregamos. Mas não perco a esperança de ver esse quadro se reverter afinal preconceito só existe na cabeça de quem o tem né? beijos
ResponderExcluir