Há um tempo atrás eu li Anjo de quatro patas, do autor Walcyr Carrasco. Sim, o mesmo que escreve novelas na Globo. Das novelas não posso falar muito, mas o livro é delicioso. Relata a vida do autor com Uno, um huskie que ganhou o nome por conta de ter sido o único filhote de uma “ninhada” que começaria um canil do irmão do autor. A ninhada não veio, e Uno entrou na vida de Walcyr Carrasco para mudá-la. Mas antes de Uno Walcyr teve uma das mais tristes e dolorosas experiências pelas quais alguém pode passar: ver a pessoa amada morrer dia a dia, consumida pelo câncer. Há um trecho do livro que me fez chorar muito. Veja:
“Durante a doença, havia atingido o limite das minhas forças. Aprendi a dar remédios, ouvir instruções médicas, fazer curativos, passar horas do lado segurando sua mão, simplesmente para ela saber que eu estava lá. Nunca fui um tipo atlético. Mas a carregava no colo para ir ao banheiro e esperava a seu lado, enquanto fazia suas necessidades. Arrumava sua roupa e a levava de volta. Percebia seu corpo se tornar cada vez mais leve, consumido pelo câncer. Como meus sentimentos eram contraditórios! Dias e noites eu torcia pelo fim, porque era horrível contemplar seu sofrimento, mas ao mesmo tempo tinha esperanças de que ela não partisse nunca. Quando ela se foi, não consegui entender por que pedi a Deus que a levasse, pois me sentia rasgado por dentro, alucinado de dor. Como pude desejar o que não queria? Eu a amava, amava tanto que nunca mais queria amar ninguém. Minha vida afetiva acabara. Estava fechado para o mundo e para o amor.”Nesse cenário chega o filhote Uno. Encontra um homem ferido, triste, querendo que o mundo páre para que ele desça. Mas… só quem nunca teve um focinho gelado e uns olhinhos brilhantes esperando em casa para não saber o tanto de amor que eles podem ensinar. Uno fez com que o coração do autor se abrisse, aquecesse outra vez. Há passagens muito divertidas, mas a maior parte é dia a dia mesmo, com toda a poesia que os dias podem ter. Uno caçando um pato no lago do condomínio é hilário! Quase foram expulsos, ele e o dono.
Também é emocionante, pois fala do companheirismo entre o autor e o cachorro, dos momentos difíceis, pois os cachorros se vão antes da gente...
No livro o autor conta uma lenda segundo a qual há uma espécie de céu dos cachorros:
" Um lugar onde estão todos os cachorros que já se foram, separado por uma ponte. E quando o antigo dono deixa este mundo, chega diante da ponte.
Então, o seu cachorro vai até ele, o ajuda a atravessar a ponte.
E o conduz para a Eternidade”.
Não é linda? O livro me fez rir, chorar, me emocionou, encheu meu coração de esperança! Se eu recomendo? Diz aí, Menininha:

Se você não gosta de animais, vai gostar do livro. E se você gosta dos bigodes e dos focinhos vai se derreter.

Selecionei algumas citações pois em 04/10, dia de São Francisco de Assis, é um bom dia para encher seu amiguinho de afeto…
"Para mim, a vida de um carneiro não é menos valiosa que a de um ser humano. Quanto mais indefesa a criatura, mais ela necessita da proteção dos homens contra a crueldade dos homens.” Mahatma Gandhi “
“Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, muito diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e sempre misturam amor com ódio.” Sigmund Freud
“Até que alguém tenha amado um animal, uma parte de sua alma ainda não acordou.” Anatole France
“Os animais são amigos adoráveis: não fazem perguntas, não criticam.” George Eliot
Se as pessoas fossem superiores aos animais, elas cuidariam melhor do mundo.![]()
Olá Elaine,
ResponderExcluirMenina, fiquei encantada com esse livro... Deve ser lindo demais!!
Suas dicas são sempre ótimas!!!
Bom início de semana, beijos!
ELAINE QUERIDA.
ResponderExcluiras frases são maravilhosas...principalamente a do anatole.
esse livro deve ser maravilhoso...
só de falar de cachorro, já diz tudo.
amiga que a semana lhe seja muito especial.
bjuivos no coração.
ps: o walcir não é gay????
agora fiquei confusa....mistério.................rsrs
Lindo amiga , tudo tão lindo , otima dica vou ver se acho esse livro
ResponderExcluirbjs
Olá menina!!! Adorei a dica vou providenciar e ler o livro tb, estava a procura mesmo de um para eu ler, mas sabe quando vc não encontra e esse parece que é lindo mesmo
ResponderExcluirbeijos
Oi Elaine, valeu pela dica do livro, com certeza! E pela beleza do post. Dizia o poeta, "quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cachorro". Acho que é bem por aí.
ResponderExcluirEles entendem além do olhar e das palavras. E jamais vão te trair.
Beijo
Carla
Afff... Liu, meu Rajão é o meu grande amor!
ResponderExcluirO safado divide o meu coração, tete a tete, com as "mais mais" da minha vida... I- GUAL-ZI-NHO!!!!
Beijos, querida!
Obrigada pela dica!!!
Oi Elaine,
ResponderExcluirestava passeando pela blogesfera e descobri seu blog.
Achei tão convidativo que resolvi seguir.
Parabéns pela delicadeza e aconchego.
bjs
Eu adoro animais... e a experiencia do Walcyr com a perda de uma pessoa amada deve ter sido muito triste.
ResponderExcluirApoio a todos que adotem um cachorrinho do centro de zoonose ou um que esteja vagando pela rua mesmo.
Abçs
Não quis ler o livro depois de folheá-lo na Saraiva, pois vi que choraria muito. Deve ser ótimo, mas depois de Marley e Eu, fico com o pé atrás, pois me desidratei chorand.
ResponderExcluirAs pessoas que me conhecem não entendem como posso amar Gabi, minha pinscher mais do que amo outras pessoas, amigas e parentes. Eu não tenho explicação nenhuma, mas juro que é verdade. É um amor como nunca senti na vida, e olha que já tive outros cachorros, gato, coelho, esquilo...
Brinco dizendo que nosso amor é de outras vidas. Na vida anterior eu era a cachorra e ela era a dona e nesta trocamos de lugar, ahaha
Somos a cara de uma, focinho da outra. Almas gêmeas
http://www.twitpic.com/2fdurp
beijo e muito obrigada pelo post delícia
ual , adorei seu blog perfeito ao eu ver, parabéns...nao conhecia a história do walcir, vou procurar esse livro para ler beijoss"
ResponderExcluirNossa Elaine, deve ser uma leitura incrível mesmo.
ResponderExcluirO trecho que você colocou é muito triste, mas o livro todo parece muito bom mesmo.
Para mim que adoro um "focinho gelado", teu post está Divino.
Bjs no coração!
Nilce
Elaine
ResponderExcluirEmocionante é triste história.!!! Falou do focinho gelado, do amigo de todas horas, da trsiteza porque eles vão antes der nós e que tristeza..!!!! Saudades de meu Dinker, meu pretinho e coomo nos ensina a amar.
Vi um filme do Richard Gere "Sempre ao meu lado" e é linda a amizade dele e seu cachorrinho. Vale a pena ver.
Beijos
Elaine, olha que coisa gozada:
ResponderExcluirEu corro de cachorros. Tenho medo. Tenho pavor que me lambam.
Nãoassisto filmes, nem leio livros sobre cachorros. Nada de Lassie ou rin-tin-tin.
Corri de Marley e Eu.
Ate que meu filho quis assistir ao filme na tv. Eu não queria. Disse à ele: vá ver no seu quarto! E ele: mãe, vc tá no notebook, nem vai perceber...
Bom, 5 minutos depois eu estava grudada assistindo ao filme. 2 horas depois, eu estava soluçando sem parar porque o Marley (enfim, vai q alguém ainda não leu, deixa eu ficar quieta!)...
Chorei sem parar...
Sou mole demais... se quase chorei ao ler o trecho q vc transcreveu aqui...
Lindo post, lindas as citações, lindo o trecho do livro. E fico imaginando o quanto choraria lendo esse livro, deve ser o tanto que choro com filme de animais. Amoooo animais! E entre os domésticos o cachorro é meu preferido!
ResponderExcluirSabe eu sempre desconfio de uma pessoa que diz que não gosta de animais, realmente como disse uma das frases, algo dentro dela ainda está endurecido!
Beijocas
Eu adoro bichinhos e esse livro é legal!Belas frases!beijos,lindo dia,tudo de bom,chica
ResponderExcluirElaine,
ResponderExcluirMinha sobrinha tinha uma cachorrinha vira-lata - malu - que ela amava de paixão... ela morreu de câncer...
E ela se acabou de chorar.
Hj ela ganhou um chow-chow e um labrador!!!
Tá feliz da vida!
bjo
Lí, amei e me emocionei!!
ResponderExcluirVale muito a pena!
bj
Elaine,
ResponderExcluirEstou emocionada com o que li. E apesar de não ter nenhum animalzinho de estimação, nunca duvidei de que eles podem fazer grande diferença na vida de seus donos.
Fiquei curiosa, e vou procurar ler o livro.
Grande abraço
Socorro Melo
Elaine obrigada pela indicação, com certeza irei ler. Deixa eu te contar há duas semanas atrás adotei uma gatinha, meu sobrinho a encontrou na rua, ele correu para socorre-la pois um monstro a estava chutando, acho que ela apanhou tanto que ainda está um pouco traumatizada, não pode escutar alguem fazer barulho ou pisar mais forte que corre para se esconder, o rabinho dela é torto e o veterinario disse que não tem como voltar ao normal, foi devido a uma pancada, mas ela está indo muito bem, já engordou, já está subindo no colo para pedir carinho, em breve te mando uma foto dela.
ResponderExcluirBjs!
@Nathália (Ná)
ResponderExcluirNá, que boa notícia!
Sabe, essas coisas me matam. Pra que maltratar um bichinho???
Poucas coisas me fazem ficar com raiva, mas isso me dá muita raiva.
Que bommmmm!!!!! Queria mais Ná's no mundo rsrsrs
Beijossss
Quando li esse post me lembrei de um filme muito lindo que conta a história real de um homem e um cachorro e muitas coisas interessantes que viveram juntos. Uma dica pra vc ver:Sempre ao seu lado (com Richard Gere)
ResponderExcluirBjoo
Lina
http://falcolinacoisasdalina.blogspot.com/
É Elaine se a emoção bate com sua narrativa imagine lendo o livro...Beijos no coração.
ResponderExcluirJá ouvi falar nesse livro, mas nunca li. Tenho muita vontade de ler! Eu que vou ser vet. acho que vou gostar muito.
ResponderExcluirNossa que história.
ResponderExcluirAdoraria ler este livro.
Bjs e obrigada por compartilhar.
Não tenho mais animais em casa. (Minto: marido tem 2 periquitos, mas acho horrível manter bichinhos em gaiolas, então nem olho, pois a vontade é de soltá-los. Ele mesmo diz que periquitos não sabem viver na natureza, mas não sei se procede. Só sei que me recuso a ver bichinhos tão lindos presos, sem poder usar as asas que lhes foram dadas.)
ResponderExcluirMinha cota de cães foram 2, duas cadelas lindas, am tempos distintos, que me deram muito prazer de ter e muita tristeza ao se irem. Então, optei por não mais ter.
Mas se vejo um bichinho, dou a mesma atenção que dou a crianças, pois animais são como elas.
O livro não sei se lerei, mas deve mesmo ser bom.
Beijo!
Tudo bem menina?
ResponderExcluirEse seu amor por 4 patas é antigo...
Faz um bem danado esses bichinhos na vida da gente, nao é mesmo?
Um beijo grande
Pegou num dos meus pontos fracos, adoro animais e também acredito que todos os cães merecem o céu. Você assistiu Sempre ao Seu lado, a história do akita Hachiko?
ResponderExcluirAdorei sua indicação :) Abraços.
Elaine,
ResponderExcluirPoucas coisas me tiram do sério. Maltratar animais é uma. E vou às ultimas consequências, na polícia e na justiça. Não dá pra aguentar esses infelizes maltratando os animais. Não deixo por menos. Minha filha e eu vivemos "patrulhando" os cavalos nas carroças.
Adorei a dica do livro. Vou ler, sem demora. Depois de conto minhas impressões. Beijo amiga.
Os animais são tudo pra mim e cada dia, passo a respeitá-los mais e gostar menos do ser humano!
ResponderExcluirElaine
ResponderExcluirToda vez que nos mostra um novo livro tenho vontade de comprar, mas estou com mais de 50 pra ler. E pra passar pra frente.
Então vou fingir que não quero ler este .
com carinho MOnica
Li esse livro e é simplesmente encantador! Para quem gosta de animais, vai se apaixonar mais ainda por eles!!!
ResponderExcluirhttp://deliriosgourmet.blogspot.com
Eu encomendei esse livro! parece muito bom, é um relato emocionante e verdadeiro. Cachorro é isso mesmo, é amor puro!
ResponderExcluireu nunca assisti novela dele como autor. mas gosto da coluna dele na Veja e ele me pareceu ser uma pessoa mto bacana.
mais uma super dica de livro! gostei!
bom dia
Que texto lindo! Dá vontade de chorar mesmo.
ResponderExcluirTenho uma cachorrinha, acho que é clone da Menininha, ela se chama Lisbela e só tem 3 patinhas. É um amor de pessoa. rsrs
Bjks. Neli
Tenho um filho que é apixonado por leitura, à dois anos ele me pediu esse livro, comprei e ele devorou em menos de uma semana e me disse para ler também, bom seguindo a dica de uma criança de 8 anos, fui eu ler o tal livro, bom fiquei encantada, foi um dos melhores livros que já li em minha vida, é como se você fizesse parte da história, o sentimento que o autor passa neste livro é tão forte que é como se eu tivesse conhecido o Uno pessoalmente, senti até a dor do luto quando ele faleceu.tem uma frase que me marcou muito,"Só os animais possuem a fidelidade eterna", acho que essa frase já resume tudo, né??? Agora sempre sigo as dicas de meu filho, porque com o seu coraçãozinho puro de criança ele soube me indicar um livro que me marcaria por toda a vida. Viviane David.
ResponderExcluir