
Você e eu somos diferentes. Em maior ou menor grau, somos diferentes. Pensamos diferente, cremos diferente e mesmo nas semelhanças somos diferentes. Mas eu e você não vivemos em uma ilha isolada e portanto temos que conviver. E aí a coisa fica complicada.
Eu tenho 2 irmãos, aos quais eu amo mais do que posso dizer. Mas tem dias que quero distância deles. Decidem a vida por rumos que eu não concordo, tomam atitudes que considero erradas, se metem em rolos. Mas para o amor não ser violentado eu preciso ter tolerância.

É assim na vida, é assim no blog.
Aqui aparecem pessoas de todo jeito, com crenças, posturas, opiniões e modo de se expressar os mais variados. Concordo com alguns, discordo de muitos, me identifico plenamente com poucos e me pareço com uns 3 ou 4. E aprendo com todos, sem exceção.
Ainda que não adote para minha vida a opinião de todos, eu aprendo. Especialmente sobre tolerância e aceitação.
E tenho uma experiência de vida que quero repartir com você:
É melhor ser feliz do que ter razão. Eu, durante muito tempo da minha vida, dei murro em ponta de faca. Achava que para viver bem e ser feliz a minha verdade precisava ser aceita. Afinal, eu estava com a razão…
Mas a vida não é assim. Ninguém é possuidor da verdade total, e o que serve a mim pode não servir para mais ninguém.
Parece frase de livro de auto-ajuda mas não é. É algo que aprendi e me fez melhor. Melhor para mim e para quem convive comigo.
Claro que isso não significa perder a personalidade e virar vaquinha de presépio (aquela que só fica balançando a cabeça fazendo sim). Mas manter a postura e querer impô-la aos demais é muito diferente.
Como eu disse, aqui no blog há pessoas de todo jeito passeando pelos corredores, se encontrando, se descobrindo. Afinal são tantas crenças, tantos contrastes…E exercitar a tolerância é, para mim, o grande achado dos últimos tempos!
Sabe por quê?
Porque a tolerância detém a violência e faz florescer a paz.
E paz é o que eu quero mais!
Frase para pensar e começar bem a semana:
Tolera. Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.

Boa noite! Vivendo e aprendendo.
ResponderExcluirBoa semana!
Carla Fernanda
Aff! Eu tô precisando é de um pouco de INTOLERANCIA.
ResponderExcluirAcho que de tanto ser tolerante, perdi o respeito e estou fazendo papel de idiota, sabe!
Me arrependo de não seguir alguns exemplos de mães ignorantes
Desculpe o desabafo! É que estou bem no calor da irritação mas normalmente eu consigo tolerar. Tolerar, não aceitar e concordar. Só não rendo briga, mesmo achando que o outro está errado.
Minha mãe é mestre em me tira do sério, pq tem umas atitudes que pelamordedeus! So que mtas não me dizem respeito, é problema todo dela. Por que eu me stresso?
Boa proposta de reflexão, cara amiga. Nas relações com o outro, seja esse outro aquilo que for, julgo que a tolerância é uma norma básica de comportamento. Porém, se for só, não chega. Tem carga individualista, estilo: em nome da minha ou nossa sobrevivencia eu tolero o outro. Quanto a mim a questão passa pela generosidade de aceitar o outro, aceitar as suas diferenças, respeita-las. A relação com o outro é uma coisa interessantissima se queremos ser nós mesmos melhores do que aquilo que somos. José Saramago, nosso prémio Nobel diz e eu aplaudo:“A busca do Outro talvez seja o caminho pelo qual cada um de nós consegue chegar a si próprio. Para aproximarmo-nos àquilo que somos temos de passar pelo Outro.” É bonito? Para mim é, por isso procuro praticar...
ResponderExcluirEsta reflexão devo-a a si. Obrigado
(e desculpe a filosofisse, tá?)
Acho que diferenças enriquecem. Desde que exista respeito, qualquer relação com alguém muito diferente de vc, vai trazer novos modos de ver, sentir, encarar. Cada vez mais aprecio conhecer pessoas bem diferentes de mim, as trocas são muito boas. Parabéns pelo texto, ter razão jamais será mais importante do que ser feliz!
ResponderExcluirSer tolerante é mesmo um exercício difícil de aprender, mas só traz benefícios!!
ResponderExcluirBj
Si
Preciso aprender a ser mais tolerante Elaine com muitas coisas, principalmente com uma pessoa oposta a mim, uma pessoa difícil de lidar, que tira a gente do sério, acha que é a dona da verdade, ufa... tem horas que a paciência esgota e dá vontade de mandar a mesma ir embora para o outro lado do mundo, não é fácil, seu post caiu bem no que estou vivendo, vc foi mais forte que eu, mas vou vencer essa barreira, Deus é pai e não padastro.
ResponderExcluirFique com Deus.
Uma boa semana pra vc.
beijooo.
beijooo.
Elaine
ResponderExcluirEstou em minha casa em BH e também aprendi muito neste mundo maravilhosso da internet.
Eu sou meia lerda pra percepção, mas aprendo com cada um sobre encarar a vida.
Minha amiguinha
Tenho orgulho de conhece-la.
com carinho a amiga que está de volta no dia a dia
Perfeito o texto! Como sempre você usas as palavras na medida certa!
ResponderExcluirSabe, às vezes me percebo tão intolerante com certos tipos de pessoas, que chego a ser insuportável... Mas no geral a vida mostra pra gente que é melhor, é mais útil ser tolerante e tento exercitar isso na medida do que consigo...
Esse trecho do seu texto descreve de forma magnífica como sinto o blog, meu blog:
"Aqui aparecem pessoas de todo jeito, com crenças, posturas, opiniões e modo de se expressar os mais variados. Concordo com alguns, discordo de muitos, me identifico plenamente com poucos e me pareço com uns 3 ou 4. E aprendo com todos, sem exceção."
Beijocas
Um post-lição. Adorei!!!!! Nesses tempos de guerra temos mesmo que nos render a paz. Isso é sinal de inteligência.
ResponderExcluirBeijos
Boa noite Eliane,
ResponderExcluirAcabei de ler um email sobre política. Este me tirou do sério. Mas vim ao seu blog e li sobre tolerância e me acalmei. Você tem razão. Sabe a oração da serenidade? Ela bem serve aqui...
"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
Boa semana,
Cê
Sabe o que eu penso?
ResponderExcluirQue a idade vai trazendo isso pra gente.
Eu tô gostando muito dos meus quarentinhas.
Eu estou mais fácil de lidar.
Hoje eu posso dizer que existe só um problema na minha vida,que infelizmente é minha filha e a opção dela.
Esse lance eu ainda não consegui praticar a tolerância.
Mas de resto,respiro fundo e deixo passar um montão de coisas para poder viver mais feliz,mais leve.
Aorei o texto.
Beijão.
ELAINE QUERIDA..
ResponderExcluirtolerancia foi o que mais exercitei eses dias ...ontem então...rsrs
falei pro benzuco...seja tolerante senão vc fica só...não adianta ser a palmatória do mundo...
mas é complicado amiga, tenho me esforçado muito pra não ir as raias da loucura com pessoas que me são muito próximas e por este motivo e tanta intimidade acham que podem mandar e desmandar como bem entendem...
eu tenho estado bem tolerante, ontem eu disse pra alguém...estou calma, em paz, e não vou me estressar..
a pessoa perguntou...tá fazendo terapia??
eu? não amor, eu blogo.
seu texto é sábio.
bjuivos no coração.
loba.
Há vezes que eu odeio ter razão, principalmente quando eu sei que ter razão só me trará desapontamentos...
ResponderExcluirAlgumas vezes eu prefiro ser feliz!
Beijos!!
Perfeito!
ResponderExcluirBoa semana!!!
bjkas
oi!!!
ResponderExcluirComo sempre que passo por aqi aprendo algo hoje não poderia ser diferente.
Me identifiquei muito com o post e de diversas maneiras. Confesso que tento exercitar a tolerancia todos os dias da minha vida, mas nem sempre saio vencedora, muitas vezes ainda me deixo levar pelo meio genio explosivo, acabo fazendo as pessoas a minha volta sofrerem e devido a isso sofro ainda mais.
Concordo quando diz que a tolerancia é um caminho para a paz e para comtribuir com a paz irei me esforçar ainda mais, tenho certeza que logo logo irei vence meu genio e poderei ser muito mais feliz.
beijos
Tolerância é essencial para uma convivência saudável. Mas como é difícil!
ResponderExcluirQuerida, recebeu o e-mail com o meu endereço? Me dá um toque, tá?
Beijo grande!
"a tolerância detém a violência e faz florescer a paz."
ResponderExcluirDiz tudo.
Tenho levado a minha vida pensando muito antes de agir, buscando dar sempre o que gostaria de receber. E principalmente, tentando ser o mais racional possível justamente temendo ser intolerante com alguém.
Excelente exercício para o auto conhecimento e desenvolvimento pessoal: TOLERÂNCIA!
Liu, boa semana e muita paz.
Eu aprendi isso também, é melhor ser feliz do que ter razão!!! Lição que aprendi recentemente. Bem recentemente. Cansei de querer ter razão o tempo todo, ainda acho que tenho (rss), mas não preciso que todo mundo concorde.
ResponderExcluirÉ realmente um exercício pra toda hora, Elaine.
ResponderExcluirPerfeita reflexão como sempre.
Obrigada por nos tolerar. rsrs
Bjs no coração!
Nilce
Tolerânica é mesmo algo que deve ser aprendido e praticado. Vc tem razão Elaine, faz parte de todas as relãções. Mas não é fácil Hoje mesmo, meu esposo me chamou a atenção da forma com que tratei um irmaõ mais novo. É um adutlo, mas por ser mais novo que eu, as vezes tyenho a sensação que ele não cresceu, que sei mais do que ele. Mas como vc disse, ngm é dono da verdade...
ResponderExcluirBoa semana para todos nós...
Bjo.
Elaine
ResponderExcluirTodos nós queremos Paz e somos da Paz mas nem todo dia é de bonança e temos que saber superar os momentos difíceis e nem sempre dizer aquilo que que achamos certo e aí é que estar ser paciente, ser tolerante.
Estou com sono amiga e começar a falar nesse assunto vou deixar um testamento e você já sabe o que vou falar mesmo.
Beijos e bons sonhos
Minha querida amiga
ResponderExcluirparabéns pelo texto , concordo com voce ,e digo mais a diferenças são aprendizados
viva a diferenças rsrs
bjs
Ps vc recebeu meu -mail?
Sabe que a sua frase sobre ser feliz ou ter razão é algo que me faz pensar sempre. No trabalho, sempre me falam isso... pra que brigar se você pode chegar ao meio termo... Eu ainda estou tentando aprender a lida com o meu gênio, que será domado um dia desses... rs.
ResponderExcluirEu vou conseguir aprender a tolerar qualquer situação, sem um custo de saúde, sem achar que estou engolindo sapo ou algo assim, vai ser no dia que aprender a tolerar de coração.
Beijos
lelê
Texto perfeito!! Tolerância é um exercício diário, nem sempre é fácil..mas não apenas mantém a paz exterior,mas mantém também a interior.
ResponderExcluirBjs e uma ótima semana para você.
Texto perfeito!! Tolerância é um exercício diário, nem sempre é fácil..mas não apenas mantém a paz exterior,mas mantém também a interior.
ResponderExcluirBjs e uma ótima semana para você.
Olha, seu post faz pensar...
ResponderExcluirMas para quem como eu q tolero coisas demais, acho q intolerar de vez em quando faz bem para a alma!
O q mais faço nessa vida é tolerar dois irmãos doentes e suas esquisitices...
Então...
Boa semana!
bjo miguxa!
Elaine, estive ausente na última semana mas ainda em tempo de agradecer o carinho de sua visita ao meu blog por ocasião da Blogagem Coletiva "O Melhor de Mim". Fiquei surpresa e feliz com os comentários que recebi. Estarei lendo as postagens dos 12 finalistas ao longo desta semana. Foi muito agradável participar de sua iniciativa. Parabéns pelo aniversário do blog Um Pouco de Mim!
ResponderExcluirComentando agora sobre o tema "Intolerância", acredito que aprendemos a calar para evitar conflitos; a silenciar para pensar a respeito de uma situação que não aceitamos muito bem; a concordar quando nos sentimos vencidos... Somos indivíduos, graças a Deus!
Meu afetuoso abraço,
Yolanda
Muito bom o seu post! A tolerância é uma grande virtude assim como o perdão.
ResponderExcluirQuero aproveitar e lhe convidar para ler “É Primavera” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com Será um prazer lhe receber.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
É isso mesmo... Tudo que queremos pra nós, devemos fazer aos outros também...Uma via de 2 mãos,sempre! beijos,linda semana,chica
ResponderExcluirElaine, tenho que praticar mais a minha tolerancia, pois sofro muito quando não há coloco em prática, como você disse a minha verdade serve a mim e não a todos.
ResponderExcluirBjs!
Oi, Elaine!
ResponderExcluirÉ sempre bom vir aqui,pois, sempre saio com algo a mais, alguma coisa positiva. Concordo com você, a tolerância é um exercício benéfico. Mas, minha amiga, tem horas que é difícil ser tolerante, né? Às vezes cansa, quando percebemos que os outros estão sendo egoístas e que nós é que devemos fazer esse exercício para manter a paz.
Grande abraço
Socorro Melo
Esse post foi escrito para mim, para me lembrar que sou muito intolerante, muuuito.
ResponderExcluirAdorei e retuitei.
bjs
Ah, eu sou bem tolerante. Acho que até demais... Talvez eu esteja precisando e ser menos tolerantre!
ResponderExcluirBoa semana Elaine!
um xero!
Posé,adorei isso "...E aprendo com todos, sem exceção..." Pqé totalmente verdade! Como também que é melhor ser feliz que ter razão,estou tentando aprender isso no momento,personalidade muiiito forte a minha(lembra do melhor de mim? Esse faz parte do "pior" kkkkk) Tolerar é dificil,em casa mais ainda, pq é onde passamos a maior parte do tempo,mas vamos contornando e chegando lá...com boa vontade pode-se construir muitas pontes ;) Cheiro! Vivi Oliveira
ResponderExcluirQuerida Elaine que post-refexão sensacional... e assim é a vida, precisamos da tal tolerância o tempo todo com os outros e dos outros para com a gente... adorei, parabéns!
ResponderExcluirLindona muito obrigada pelo carinho, apoio e incentivo com o meu livro, pode divulgar sim, da maneira e quando vc quiser.
Beijo, beijo em seu coração! ;)
She
Tolerância é uma dádiva, as vezes eu perco ela, rsrsrs.
ResponderExcluiré preciso ter muita paciência para lidar com as outras pessoas. Penso que o respeito é tudo, então tento o máximo evitar que minha tolerância acabe.
beijos. ^^
Eu tenho andado na fase mais tolerante da minha vida! Nem estou me reconhecendo.
ResponderExcluirMas só a maturidade faz mesmo a gente perceber que quem vê o mal se afasta. Na maioria das vezes partimos para a briga.
Beijos
Eu sou do tipo tolerante em tempo integral, e anquanto pra uns falta, pra mim sobra e as vezes preciso chutar o balde. Nem a falta e nem o excesso são bons. A tolerância tem dose certa, e é tão difícil administra-la, né?
ResponderExcluirMuito bom seu post, faz a gente parar e pensar nas nossas atitudes, no nosso comportamento.
beijos!
eu sempre consegui dizer não, e também sempre fui franco de doer, acho a franqueza e a sinceridade são umas das poucas virtudes que tenho, porém é dificil obedecer o que diz na palavra :" suportai-vos uns oas outros em amor!"
ResponderExcluir:::FER:::
"suportai-vos uns aos outros em amor"
ResponderExcluirassim diz a palavra, mas é tão dificil executa-la!
:::FER:::
É Elaine as vezes nos falta a bendita tolerância, que passa desapercebida mas que faz toda diferença, gostei muito do teu texto pois nos faz refletir, sobre td na vida, bjss e uma ótima semana...
ResponderExcluirBelíssimo post. Concordo com você. Aceitar o outro como ele é tem que ser um exercício diário (e é também um aprendizado). Seja na chamada "vida real" seja na blogosfera (que, para mim, também é vida real, uma vez que interajo com pessoas reais), temos que estabelecer a troca, sempre, a competição, jamais. Mesmo que acreditemos estar com a razão.
ResponderExcluirBeijoca e boa semana.
Concordo com você Elaine, pois precisamos tolerar e ter muita paciência com os nossos próximos, pois somos diferentes e ninguém é obrigado a agir do modo que o outro quer. A vida é assim mesmo e essas diferenças entre nós faz com que aprendemos e amadurecemos cada vez mais. Penso assim também, embora quando não concordo com algo, procuro me distanciar, pois tem certas atitudes que não consigo aceitar e conviver.
ResponderExcluirBjs e uma linda semana!!
Paz um alimento da serennidade, ou é o contrario///kkk bjos linda semana.
ResponderExcluirO vaso de alabastro, é teu melhor, teu maior valor, tua preciosidade.
Teu coração, onde o Senhor colocou o amor, a bondade, a essência de Deus.
Este vaso, de onde provem, o bem, a benção , a virtude, o perdão, o amor.
De onde jorra como em cachoeira, os sentimentos, os sonhos, os sonhos de Deus...
Lá onde colocas as mais lindas flores, os mais preciosos ungüentos, o azeite da tua lampâda.
Onde temos que cuidar pra que as ervas daninhas não brotem, e sufoquem os sonhos.
Por lá costuma nascer ervas amargas, com espinhos, com visgo, difíceis de remover...
Mas o Senhor Deus do universo, ajuda-nos a manter a pureza, a suavidade, o perfume,
beleza, força e vigor neste canteiro, neste vaso de honra.
Donde podemos tirar as ofertas agradáveis, perfume aceito pelo Espírito Santo de Deus.
Ajuda-nos sempre Senhor a cuidar como desejas do nosso vaso, do meu coração,
que de lá saia o alabastro que possa eu ungir Teus pés, com amor e honra, aceitável a Ti.
Recebe me louvor, meu amor, perdoando-me e me fazendo digna de fazê-lo,
em nome de Jesus, amém.
♥♥♥
Elaine e Pessoal!!
ResponderExcluirComo escrevi na Blogagem Coletiva - eu sou sincera e muito verdadeira, mas não sou "dona da verdade" e também não gosto de pessoas assim.
As minhas verdades e o que é melhor para mim, pode não ser para o próximo, ou até para as pessoas que amamos.
Eu gosto da verdade, gosto de expor minhas opiniões e dar conselhos, mas gosto muito mais da minha paz de espírito.
Não entro em discussões que darão em nada, não imponho o que penso e tento ser tolerante com algumas opiniões, atitudes e acontecimentos.
Mas não sou perfeita!
Ou seja, é fácil dizer o que acabei de escrever mas algumas vezes é difícil pôr em prática!
É verdade... tem dias que não suporto nem a mim mesma! Ter tolerância é uma virtude! Temos que praticar! Eu tenho tentado: no trabalho, em casa, família, amigos... tem dias que não é fácil, mas eu vou tentando assim mesmo!
ResponderExcluirLindo o post, viu?!
Beijo
realmente as veses preçisamos ter tolerançia com tudo,faz parte da vida,adorei o texto,bjos.
ResponderExcluirCom certeza. Tolerância é essencial. ;)
ResponderExcluiré a pura verdade- tolerância! respeito- entender o que o outro escreveu - pode interpretar de outra maneira- tolerância zero- é o que estou vendo por aí-
ResponderExcluirjá recebi emails e massacrando porque postei que achava meus cabelos e meusolhos bonitos- daí que percebi que os outros podem interpretar que meacho não no bom sentido - mas por detras de todas aquelas mensagens - tem uma dor- uma coisa qe carrego comigo- e jáestou bolando um post pra isto sei que vou me expor mais ainda-mas como vim aqui para ensinar, deixar um legado, de repente sirva para alguém o que escreverei-
é dificil compreender o ser humano-
-
adorei @lucontact-
-eu nao li todos os post ainda sobre o melhor de mim- nossa - me falta tempo - para tudo que gosto
mas vou lendo -
devagar e tragando todos
bjs
lú
"É melhor ser feliz do que ter razão". Hoje em dia eu to vivendo nessa também. Claro que as vezes eu não consigo, parece q a vontade de ter razão fala mais alto. Mas eu aprendi e to aprendendo muito a renunciar algumas coisas pra evitar um desgaste..rs
ResponderExcluirBeijokas
=)
Como é difícil a gente saber aonde é o nosso mundo e aonde é o mundo do outro. Aonde governo e aonde meus mandados nada fazem...
ResponderExcluirPobre Deus...teria que construir quase 7 bilhões de mundo para agradar a todos... pq cada um quer as coisas de um jeito. Por isso ele nos deu o tom de tolerar. E a gente sempre esquece disso.
Vou guardar esse post com carinho, para ler e reler, refletir nos meus momentos intolerantes.
bjs e bom dia!
Eu postei uns dias atrás um texto que falava disto, era uma possível discussão entre marido e mulher, que só não se agravou porque a mulher com sua inteligência, teve a tolerância necessária para contornar o problema, e como disse a Dani Brito: é melhor ser feliz do que ter razão. Bjs, Rose.
ResponderExcluirPois é, tá aí uma coisa difícil MESMO.
ResponderExcluirEu sou cabeça quente e cheia de opiniões sobre tudo - o que é facilmente percebido por quem me conhece, pessoal ou virtualmente - então algumas vezes eu prefiro não me manifestar, porque sei que não consigo sair da discussão se não tiver convencido meio mundo de que estou certa. Isso já me trouxe problemas, mas a gente amadurece e aprende que tem hora pra "ter razão e continuar na briga" e hora pra "ser feliz e desistir".
Beijos
Eu sou muito tolerante, muito mesmo. As vezes até queria não ser tanto assim. Mais parece está no sangue.
ResponderExcluirImagino querida, o quanto você precisa de tolerância aqui no blog. Pensei muito nisso esses dias, por conta da Blogagem, da escolha dos finalistas...
Muita tolerância.
Muita paz.
E como disse Nilce, obrigada por nos tolerar rs
Bjs
Mah
TOLERANCIA e' uma das palavras-chaves para se viver na Tailandia! Sei bem o que e' isso... e ainda bem que aprendi antes mesmo de vir pra ca'...
ResponderExcluirE quanto a irmaos tao diferentes entre si... sei que stas muito ocupada com tantas coisas... mas se pudesses ler meu POST DUAS IRMAS que escrevi no ultimo dia 21 de julho quando foi aniversario meu e de minha irma gemea... ia ficar muito lisonjeada....
Bjs e FELIZ ANIVERSARIO PARA VC E SEU BLOG TAO CONQUISTADOR!