Já aconteceu com você?
De estar em um dia difícil, e pensar: “Aff, queria que já fosse sexta-feira”? Comigo acontecia sempre.
Até que um dia eu estava em uma semana especialmente ruim, com dores pelo corpo e muitos problemas no trabalho. Queria muito que o dia acabasse, que fosse logo sábado. A vida estava acontecendo e eu querendo pular etapas, sem saborear o momento presente. Porque agora eu sei: mesmo quando o momento é ruim a vida ainda é um presente!
O sábado chegou, e naquele dia perdi em um acidente de trabalho um amigo muito querido. Faz mais de 15 anos mas eu lembro bem de ter pensado que deveria ter aproveitado melhor os minutos de todo dia, de todos os anos, de toda a vida. Pois o minuto passado jamais retorna.
Também já me aconteceu de ficar sofrendo de ansiedade pelo dia de amanhã. Não acontece mais.
Mudou isso em mim depois que percebi que o amanhã vem, no tempo dele, na hora e no ritmo dele.
Você não imagina o quanto isso foi uma libertação para mim!
Quis compartilhar isso com você pois é algo que me fez um bem imenso!
Viver o momento, saborear o instante, seja ele bom ou não. Sabe por quê?
Porque a vida não tem replay, não volta o momento.
Como bem disse a Fernanda Reali em um comentário aqui no blog: “a vida que vivemos não tem rascunho. Viveu, foi-se.”
Você tem crianças por perto? Pare e olhe para elas.
Sim, pare agora! Esse instante, essa idade delas não vai retornar! E daí, foi-se…
Está passando por algo ruim? Viva a dor do momento, viva a experiência integralmente!
E mesmo quando é ruim, ainda assim a vida é a melhor opção que há!
Vamos? Viver o momento?
PS 1:
Muito obrigada pelo excelente retorno no post anterior.
Muito obrigada aos novos leitores do blog.
Assim que der vou agradecer pessoalmente. Mas é que hoje trabalhei até 9 da noite…
PS 2:
Acabei de ver pelos comentários da M@myrene, da Mahria e da Andréa Pagano que um blogueiro cujo blog tem justamente um nome que faz referência ao título deste post faleceu nesta madrugada. Ele ainda respondeu comentários em seu blog, visitou os amigos e agora foi para a casa do Pai. Não o conhecia, e o post de hoje é mesmo uma enorme coincidência. Ou como dizia meu amigo padre Davi: não é coincidência, é providência….
Descanse em paz, Hod. No imenso céu que te recebeu…

Mas vou te confessar uma coisa....como eu queria que hoje já fosse sexta!!!!!!! Tô acabada!!! Beijos
ResponderExcluirVc tem razão, é preciso viver cada momento, mesmo que esse não seja tão bom. Pq mesmo os momentos difíceis fazem parte da vida, não há como fugir. Linda lição, a tua! Bjos
ResponderExcluirSabe querida,isso é uma coisa que só a maturidade nos ensina.
ResponderExcluirEu não me lembro de ficar ansiosa qdo meus filhos eram pequenos para que eles crescessem logo,mas cresceram.
E tem coisinhas que eles faziam que ficou perdido na memória,no tempo.
A gente aprende essa tal desaceleração com a idade.
Por isso que eu digo sempre que queria ou ter ficado nos dezessete anos pra sempre ou ter nascido com trinta e cinco.
As coisas se acalmaram dentro de mim.
Mesmo agora que ando no olho do furacão,ainda assim tenho mais paciência que em outras épocas.
Adorei o texto.
Adoro essas letrinhas lindas que vc coloca no post,eu definitivamente não consigo.hehe
Beijos.
A Vida é a melhor opção. Então é procurar viver-la da melhor maneira possível, aproveitar os momentos como se fossem únicos, para assim colher o melhor dessa vida.
ResponderExcluirP.S
Fiquei sabendo hoje que um amigo blogueiro já não existe mais...Hod, cujo blog coincidentemente se chama "O Olhar de Carpe Diem Para o Século XXI"
Beijos
Mah
Carpe Diem,ual!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Nos meus 17 anos adorava gritar isso em parques de diversão e bailes com a turma rsrsrrs, tinha assistido ao filme Sociedade dos poetas mortos e isso ficou impregnado em mim por um bom tempo!
ResponderExcluirQuero voltar a sentir isso de novo sempre...beijos
Amiga você tem toda razão Vamos viver o momento !!!
ResponderExcluirHod comentou essa madrugada em minha última postagem com as seguintes palavras:
"Olá Irene,
Vier é amar. No desamor é impossível viver. No desamor apenas subvive-se!
Beijos amiga,
1 de setembro de 2010 00:25
Estou triste , cansada e o melhor é dormir, beijos
Oiiiiiiii...olha eu aqui de novo, não sei já falei mas adoro seu blog me sinto mto bem aqui, e novamente vc posta algo que fala comigo, confesso que já fui mto mais ansiosa do que sou hoje, mas esyou melhorando, tento viver o hoje, não estou na melhor fase da minha vida profissional, mas decidi que não vou desanimar seu post falou muito comigo mesmo, como pensei ontem se esta acontecendo é porque alguma lição tenho que aprender e estou tentando focar nisso no dia a dia que passa não perder as lições que a vida me traz e não eixar de viver cada minuto.
ResponderExcluirBjs..
Elaine,
ResponderExcluirNem sempre conseguimos pensar assim, muitas vezes o fervor do momento nos faz querer avançar no tempo. Não acredito poder viver sempre essa sensação, mas procuro me policiar para que o que vivo valha a pena, isso me basta.
Beijos
É Elaine, muitas vezes perdemos grandes momentos, nos martirizando, sofrendo até por coisas banais.
ResponderExcluirViver ainda é o melhor presente mesmo.
Bjs no coração!
Nilce
Sim, aproveitar o agora ao máximo e não pensar no amanhã... o amanhã pode não existir... mas o agora existe de certeza!
ResponderExcluirInteressante que colocas esse tema e com esse títulio...Por incrível que possaparecer perdmos umamigo blogueiro que estava ainda pela manhã ontem respondendo e comentando e morra depois do meio dia. E o detalhe.O nome do seu blog.O olhar de carpem diem...seu nome era HOD. e isso nos deixa triste, faz pensar ainda mais na fragilidade dessa vida. um beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOlha, eu entendi bem o que você quis dizer e até concordo... Mas acho que não vou deixar de querer que certos dias, meses e fases passem rápido... Eu estou numa dessa, por um motivo até trivial, estou querendo que o mês de setembro voe... rs
ResponderExcluirSempre acontece isso mesmo quando estamos em uma situação ruim... Não tem jeito... rs
Beijocas
Elaine,
ResponderExcluirRealmente às vezes reclamamos e ficamos deixando a vida passar por nossa janela e ela passa, muito, mas muito rápido mesmo!
Só quem passa por enfermidades ou uma grande perda começa a valoriza-la como ela merece...
Não tinha muito contato com o Hod, comentou algumas vezes em meu blog e eu no dele, porém fica aqui e nas outras homenagens, meu carinho para seus familiares e amigos.
Somente Deus que neste momento nos dá paz e a certeza de que Suas ações tem um propósito verdadeiro.
Fiquem em paz!
Bjs
Como sempre palavras que nos fazem pensar na pouca importancia que damos aos momentos, momentos que passam por nos despercebidos. Os momentos em que sofremos são momentos de aprendizado não pode passar em branco.
ResponderExcluirLinda mensagem! Eu sempre fui ansiosa, hoje não mais. Quando a gente percebe que a vida é muito mais do que a espera do que virá, vc recomeça a viver literalmente! Muito obrigada por compartilhar conosco seus pensamentos, gosto muito de vir aqui, me faz bem ^^
ResponderExcluirBeijos, bom final de semana, fique com Deus =*
Oi amiga, Bom dia!
ResponderExcluirÉ mesmo né? Cada momonto é único na vida da gente...
E deve ser vivido intensamente...
Qdo dá eu vivo, mas qdo não... apenas recordo...
A blogosfera ficou um pouco mais triste hj com a partida do Hod...
Mas esteja onde estiver, está agradecendo cada gesto de carinho de cada amigo dele...
Vc o conhecia?
bjo
A vida faz-me voltar...
ResponderExcluirVocê conseuuiu me fazer pensar em tudo que gostaria de viver e estou deixando passar, mas não posso simplesmente esquecer as responsabilidades que tenho com minha família e mergulhar nesse sentimento que mexe tanto comigo. É complicado demais. Se não fosse a minha filha, a situação estaria completamente resolvida, só que não posso fazê-la sofrer em troca da inha felicidade. As mães são felçizes vendo os filhos feizes. Pelo menos acontece assim comigo. Não troco por nada o sorrisinho meigo dela e a carinha da satisfação quando me vê chegando em casa depois de um dia cansativo. É muito difícil saber que alguém de quem você gosta muito pode, de repente, não estar mais ali ao seu lado e ter a vida ceifada prematuramente. Na verdade, é assustador, mas ás vezes estamos de mãos atadas e não podemos simplesmente viver o momento. Pra isso é preciso usufruir de liberdade. Mas foi muito bom ler o seu txto. Ajudou a refletir. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirOi Elaine
ResponderExcluirEu sou como vc era. Muito ansiosa. Vivo de esperar pelas sextas-feiras,pelos feriados,pelos finais de ano e pelo ano de 2012. É que programei ter um bebê em 2012. Estou fazendo faculdade agora, mas como sou ansiosa para ser mãe, quero muito que a facu acabe logo...Ás vezes eu penso que posso não estar ´"vivendo de verdade" um momento especial na minha vida. O momento de estudar. Mas, mesmo sabendo disto,não estou conseguindo pensar diferente.Este post falou muito comigo. Quem sabe hj seja o inicio de uma mudança em mim...Tomara...
Bjão!
Vixe amiga, eu tbém já fui muito anciosa, mas tenho melhorado rsrsrs
ResponderExcluirCuruize amiga, trabalhando até as 9 da noite? Já fiz muito isso, mas no momento tô mais ZEN, mas sei que se precisar ainda farei o pior é isso! KKKK
Beijos e tenha uma linda quinta feira! Hj to bem melhor da gripe.
Joana Campos
WOW! Eu sou o primeiro?
ResponderExcluirQue honra!
Adorei esse post. Muito motivador pois tive uma semana TERRÍVEL last week.
Mas hoje estou melhor, tudo caminhando...
Bom dia, linda!
Que seu dia seja de paz.
Beijos!
OK, acho que não era o primeiro... estão todos para serem moderados, né?
ResponderExcluir=/
hehehe
Oi. Temos que dar o nosso melhor hoje pois não sabemos o que acontecerá no dia de amanhã. Sempre procurar dizer aos que ama o que sente, tentar ser uma pessoa melhor e como vc disse, viver todos os mkomentos e dias da vida, aproveitar todas as oportunidades de ser feliz e de aprender, ser feliz seja onde for, como for e quando for, bj
ResponderExcluirAi, Elaine, foi ótimo ler isso hj, pois ando louca de vontade que chegue o mes de outubro, q eu faça 3 meses e esses enjoos melhorem..tá brabo amiga, mas acabei de ler num site de gestante, que é tão natural enjoar, que significa q a gravidez ta evoluindo bem....se for assim, tudo bem!!Mas desgasta mto!
ResponderExcluirElaine,
ResponderExcluirNosso grande mal é não saber viver o momento presente. Sempre estamos hora vivendo do passado que não volta mais, hora vivendo o futuro que ainda está por vir. E o presente? Passa batido e nem aproveitamos o que ele tem a nos oferecer. Quanto as coisas ruins e dolorosas, li outro dia que nossa sociedade quer sempre anestesiar a dor e ela é fundamental para nosso fortalecimento interior. Precisamos dela também afinal, é ela que nos forja a alma, nos dá força de seguir em frente. Parabéns pelo tema e ponto de vista.
Bjs
Laine, adorei!
ResponderExcluirRealmente o amanhá já é muito futuro e imprevisível. Ninguém sabe se só vai durar até hoje. Eu tbm vivo querendo que chegue sexta, é um erro enorme.
Vou mostrar o seu texto para umas amigas minhas que estão passando por momentos difíceis, posso?
Eu achei a cara delas.
Um beijo.
Amiga, meu post de niver estava programada e não sei se havia falado contigo, mas nossas ideias são parecidas, achei tão legal isso, me faz ainda mais ter afinidades com você!!
ResponderExcluirBom, vim convidá-la para minha festa também!! Beijos
Elaine, obrigada por me citar de novo, isso é uma honra enorme!
ResponderExcluirDemorei muitos anos para perceber isso, que a vida vai acontecer, queiramos ou não, então vamos querê-la muito!
Dia desses, organizando os marcadores do blog, percebi que este é o tema mais recorrente nas minhas postagens: viva bem o hoje.
Aqui tem um texto da Martha Medeiros sobre esse assunto. Leia por favor:
http://fernandareali.blogspot.com/2009/06/adorava-os-textos-de-martha-medeiros.html
É de nada adianta esperar o amanha se esquecermos de viver hoje...
ResponderExcluirAbraços Thiago Ramone.
Elaine,
ResponderExcluirtem selinho pra vc lá no meu cantinho!
Bjssss
Oi!! Amei o post. Realmente sempre queremos que o dia passe logo, que as horas terminem, e quando finalmente passa, parece que não fizemos nada de útil. E ainda reclamamos que não temos tempo para fazer as coisas. rs
ResponderExcluirSou super ansiosa, então sei como é isso. =)
Me deves uma visita no http://pieceofka.blogspot.com/ . Beijoo!
Sabe, acho que a gente vai aprendendo as coisas com o tempo, com a maturidade...
ResponderExcluirJá fui mais ansiosa também, já quis atropelar o tempo e viver tudo de uma só vez, mas aprendi a ser mais paciente...
Um livro me ajudou muito neste processo: O PODER DO AGORA, de Eckhart Tolle.
Adorei seu blog, voltarei sempre...
Beijos da Cê
Olá Elaine
ResponderExcluirNossa sou super ansiosa!!! Quero td p ontem,rsrs... E quando quero muito uma coisa não vejo a hora de chegar o dia... preciso mudar isso com certeza... tenho q aprender a viver o hj mesmo que seja passando momentos ruins.
Obrigada
Eheehe... não é q tô contando as horas pra chegar sexta e viajar? Mas vou seguir seu conselho e aproveitar o blog e o dia.
ResponderExcluirSaudade..
Beijo.
Seus textos sempre me fazem parar e refletir. E hj percebi que sou bem menos ansiosa que há tempos atrás.
ResponderExcluirAliás, tenho lutado muito para fazer o meu dia ser o melhor. Tenho procurado extrair tudo o que há de bom em cada minutinho.
Essa consciência só surgiu em mim qdo perdi meu pai, em dezembro. Temos que curtir as pessoas e tudo o que nos cerca enqto podemos... pq, como vc disse, não tem replay, não tem segunda chance. Acabou, acabou...VAMOS VIVER!!!!!!
Bjs
Oie querida, nossa esse seu post caiu perfeitamente com o que acabei de pensar ao receber a notícia da morte de um blogueiro querido, o Hod, pensei nisso que vc falou e que a Fernanda definiu tb tão bem... beijo, beijo!
ResponderExcluirShe
Que saudade!!!
ResponderExcluirvem sexta, vem!! e traz logo o sabado!! rs
bj
Olá, Elaine
ResponderExcluirLi tantas manifestações de carinhoa ao amigo Hod que vejo bem de perto a importância dos Blogs no coração da gente...
Abraços cheios de pesar.
Você tem toda razão, o amanhã inda está bem distante, e o hoje já está aqui pertinho, porque desperdiçá-lo então? Se tem uma coisa que não perco por nada é um pedido de beijo ou abraço dos meus filhos, páro tudo, só para ganhar este prêmio. Bjs, Rose.
ResponderExcluirELAINE QUERIDA..
ResponderExcluirque tapa de pelica foi esse post para mim..
precisava ler algo assim positivo.
obrigada...
vc faz tão bem pra gente, alegra nosso coração de uma maneira que nem se dá conta...
meus profundos sentimentos pela partida do amigo.
bjuivos no coração.
Acho que o tempo e consequentemente a maturidade, ajudam nessa descoberta, quando percebemos como certos momentos significativos passaram e ja nao voltam mais!
ResponderExcluirMelhorei muito com a idade!!
Mas um post desses sempre é bem vindo caso uma conveniente amnesia queira se encostar..rsrs.
Beijos.
Eu ainda tenho essa mania de ficar pensando no amanhã, preocupaçoes exageradas, texto serviu pra mim.
ResponderExcluirUma perda gde a do amigo Hod.
beijooo.
Elaine,
ResponderExcluirEsta mensagem é por dmais importante. Acho que todos nós temos mania de querer ver o tempo passar rápido, achando que lá na frente, no futuro, as coisas são melhores, deixando de aproveitar o presente, e quando menos se espera... foi-se.
Beijos
Socorro Melo
Adorei seu texto!
ResponderExcluirAndo refletindo sobre isso tb pois moro fora e estou sempre querendo que o tempo passe para voltar ao Brasil, mas agora tenho um bebê de 4 meses e o tempo esta voando, preciso curti-lo a todo momento!!!
Beijos
found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later
ResponderExcluir