No final do ano passado eu estava assistindo ao programa Direção espiritual apresentado pelo Padre Fábio de Melo. Durante o programa ele contou que havia sido presenteado com um livro, entregue pela própria autora e que havia ficado profundamente tocado por este presente. Falou sobre as questões que a autora colocara e o quanto havia para ser aprendido com esse livro. Fiquei curiosa, e guardei na memória.
Um dia estava eu navegando pela blogosfera quando me deparei com
um blog que tinha o mesmo nome do livro citado pelo Pe. Fábio. Entrei no blog, li, vi que era mesmo o blog da autora do livro, deixei um comentário e ficamos amigas.
Este é o livro:
Como você já sabe, é o prêmio para os dois primeiros colocados na enquete "Qual sua carta preferida?" logo no começo do blog. Os livros chegara na sexta-feira dia 25/09: dois para os vencedores e um meu.
Para você ter uma ideia, eu li de uma tacada só, começando na sexta-feira e terminando no sábado às 5 horas da manhã. Você não tem ideia do que é bom este livro! A Carla publicou uma linda resenha sobre ele
aqui.
Não vou contar nada sobre o livro. Mas vou contar sobre o que eu senti ao lê-lo.
A Renata é uma dama, isso eu já sabia. Mas logo no começo do livro eu pude perceber o quanto essa afirmação é verdadeira. Eu falaria mal do meu marido se tivesse vivido o que ela viveu, aliás eu falaria muito mal. Ela, ao contrário, é de uma discrição única. Ser grosseira? Nem com ele, nem com a suposta amante, nem com ninguém...a Renata conseguiu me fazer chorar sem apelar, sem dramatizar. Ela apenas relata coisas, com uma calma e com uma lucidez que me fizeram admirá-la ainda mais.
Fiquei me imaginando na situação que ela conta no livro... Não sei se teria a firmeza e a sabedoria que ela teve.
Mas para além do tema principal do livro, eu vi uma mulher. Inteira, linda, sensata, corajosa. Uma mulher que assume suas próprias escolhas e arca com elas, e sobretudo uma mãe. E uma filha. E uma irmã. Nas citações que ela faz da irmã eu vi um amor fraterno enorme, enraizado, consistente. E de quebra passei a admirar a Beta, irmã dessa mulher ímpar que é a Renata. Ah, a Beta é
blogueira.
Percebeu que eu estou apaixonada?
Pois é, estou.
Pelo livro lindo, pelo tom coloquial, simples e direto, um diário muito pessoal e corajoso. Mas apaixonada especialmente pela Renata.
Que como o nome dela já diz, renasceu depois de tanta tristeza...
Vida longa à fênix...
O Elaine...
ResponderExcluirA promo da carta tá bombando, né? Super bacana mesmo.
tem selo pra vc lá em casa. Dá uma passadinha lá pra pegar quando quiser.
Um beijãozãaaao.
Bom dia Elaine!
ResponderExcluirFalando assim tão apaixonada desse livro, dá até vontade de ler...
Tb sou sigo o blog da Renata!
Olha senti sua falta na minha blogagem, mas sei que vc estava envolvida com a sua!!!
Parabéns! Vc merece!!!
bjão
Também dá para sentir a tamanha ternura que nutre pela Renata. Este post é muito doce! Ainda não li o livro. Fiquei ainda mais curiosa!
ResponderExcluirContinuação de uma óptima blogagem, leituras e iniciativas.
Muito show esse espaço aqui. Voltarei mais vezes. Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
ResponderExcluirSaudações Florestais !
Nossa, tô até com vontade de ler esse livro heim??
ResponderExcluirUm dia abençoado pra vc
bjoka
Linda,
ResponderExcluirhummmmm fiquei muito curiosa, vou procurar esse livro, rs...
Elaine, obrigad pelo elogio em meu bloguinho, mas vc pegou o meu selinho novo?
Se não, por favor, eu ficarei muito feliz em te-lo aqui em seu blog.
Um beijo enorme
Estou louca pra ler esse livro, todo mundo fala muito bem dele!
ResponderExcluirMe deixou curiosa, rs. Lá vou eu comprar mais um livro,logo deixo a casa para os livros e gatos e moro numa barraquinho no quintal. Beijos, boa semana.
ResponderExcluirAi, meu Deus!!
ResponderExcluirTo chorando, né? :)
Já disse isso para várias pessoas que me escreveram falando sobre meu livro, seja aqui ou em forma de depoimentos no orkut: cada opinião que leio me emociona demais! Fico pensando, será que o livro ficou bom mesmo???rs
Não poderia ser diferente com a sua.
Muito obrigada pelo carinho e por essa maravilhosa postagem sobre meu livro, Elaine!
Beijão
Renata
::: Olá, Elaine. Vim fazer uma visita e agradecer pelas palavras muito gentis. Muito sucesso em seu blog e na sua vida sempre!
ResponderExcluirto desde ontem com esse livro na cabeça
ResponderExcluirElaine gostaria de participar do seu proximo sorteio. De todo modo, podemso fazer amizade?! rsrsr
ResponderExcluirbjos fofos
as cartas são lindas!!!!
Desde que descobri o blog da Renata que tenho vontade de ler o livro dela.
ResponderExcluirAbraço!
Oi Elaine! =^^=
ResponderExcluirNossa, que gafe! Eu escrevi o nome do meu amigo Thiago, com quem eu estava no msn na hora em que fiz a postagem!
Já vou corrigir, já já!
Tales é meu marido, mas ele votou depois que a lista já estava no ar, ele estava do meu lado quando eu li seu comentário e acessei a lista dos finalistas, e então quiz votar.
Bjinhu
Não é lindo???
ResponderExcluirValeu por linkar minha humilde resenha! :)
Adorei seu post!
beijokas!
Quero ler esse livro...viu.
ResponderExcluirabraços
Hugo
Pois é Elaine, eu li a resenha, tentei ir lá no link pra comprar o livro e infelizmente nao consegui porque é só para territorio nacional...ai...fiquei triste porque gostaria demais de ler o livro da Renata.
ResponderExcluirSerá que alguma das suas leitoras não vem para New Jersey ou New York por esses dias? rsrsrsrs
eu iria pedir correndo pra me trazer o livro. Vou escrever lá no blog da Renata pra ver se ela tem alguma sugestão...talves me enviar pelo correio eu mandando o valor do livro e da postagem né?
Porque eu nao quero esperar até o final do ano que vem pra ler não...
Bjs
Marcia
Tem selo pra ti lá no Cuidado...
ResponderExcluirAbraço!
Menina, fiquei ainda com mais vontade em ler rsrsrs... Deve ser mesmo uma delícia e essa história me despertou certa curiosidade...
ResponderExcluirAh, querida o link da imagem é esse
http://i36.tinypic.com/9jk2oi.gif
Beijossss
gostou mesmo que bom,fiquei feliz beijao
ResponderExcluirElaine, seu post ficou lindo, a Renata deve ter ficado feliz!!!
ResponderExcluirEstou sonhando com o livro, desde que li a resenha da Carla. Quando vc falou que seria o prêmio da carta escolhida, meu sonho começou a tomar formas mais reais. Mas agora, meu sonho vai virar realidade. Pq eu me considero vencedora. Não estou no primeiro lugar. Mas venci. Venci a mim mesma (minha pior inimiga) ao escrever a carta, escrevi a carta para mim, por isso ela é minha e eu me declaro vencedora!!! Vou comprar o livro da Renata e ler. Eu mereço, é o meu presente para mim mesma. A mulher que deu ouvidos e escreveu para a criança que existe nela, merece!
Bjs
Elaine, voltei de viagem e não consegui me inteirar ainda de tudo, mas li seu comentário no domingo, usando o computador que ficava na recepção do Hotel, rs...
ResponderExcluirFiquei felicíssima, aliás, até mesmo de ser votada por algumas pessoas, mesmo sem propaganda no meu blog, e optei por não fazê-lo,vou até escrever sobre a indicação, mas não vou pedir votos, rs, já me considero vencedora, pra mim foi bem legal escrever algumas coisas, avaliar o passado, pensar no futuro....foi ótimo!
Quanto ao livro, estou bem interessada, vou ler a resenha e depois vou comprar um pra mim!
Beijos
Belo post , ainda não li o livro da Renata. Elaine, como vc falou sobre blogs que demoram a carregar, preciso dizer a vc que o seu está muito lento e travando sempre que eu abro. Não sei o que é mas algum aplicativo está bem pesado.
ResponderExcluirAbraço
Li esse post primeiro no blog da Renata rs. E comentei por la e vou repetir por aqui: eu ainda vou ler esse livro.
ResponderExcluirBjinhos em ti
Mah
Elaine, linda e merecida homenagem à Renata! Arrasou! Eu já decidi que vou ler este livro!
ResponderExcluirBeijos!
Elaine, eu li o livro da Renata e desde entao ficamos amigas. Assino embaixo de cada palavra sua. Realmente o livro é um ensino para nós mulheres ou nao.
ResponderExcluirRecomendo, aliás ela tb nos deu uma entrevista num blog de resenhas que tenho com uma outra escritora.
Quem desejar saber mais da autora, link aqui:
http://elasestaolendo.blogspot.com/2009/03/feliz-dia-internacional-da-mulher.html
A Renata é uma pessoa belíssima e o que mais gosto nela é a autenticidade dela.
O livro dela está sempre no meu sidebar, nao sai mais de lá como leitura recomendada.
Abracos
Que Blog Inteligente !
ResponderExcluirEstou gostando cada vez mais !
Que bom que deixou o link.
ResponderExcluirOntem mesmo eu ia lá no blog da Renata ver onde eu acho o livro, pq fui na Livaria Curitiba e na FNAC aqui e não achei.
Estou louca pra ler faz tempinho.
bjos
Meu presente tá aqui:
ResponderExcluirhttp://presentesdamadrastama.blogspot.com/2009/10/um-pouco-de-mim.html
Muito obrigada pelo carinho! Na postagem do dia 30/09 tem selinhos vc já mordeu? caso não sinta-se à vontade!
Bjinhos da Madrasta!
Oi Elaine, boa noite, devoro seus posts e as indicações que faz, vou aos blogs e fico perplexa. Meu Deus, quem sou eu para montar um blog? Aqui perdida porque não sei montar, postar e outros ars, enquanto estou percebendo que não vou acrescentar nada a mais. Suas citações são feras e realmente expressam o melhor do virtual. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e me fazer cair na real. Obrigada, abraços carinhosos, Maria Teresa
ResponderExcluirLi sua opinião sobre o livro e também a da Carla Martins. Fiquei com vontade muita vontade de ler e pretendo comprar.
ResponderExcluirBj...Bj
artemadeiraevida.blogspot.com