Designated survivor- dica de série para maratonar - * Blog Elaine Gaspareto *

Designated survivor- dica de série para maratonar

em 07/09/2017


Quem gosta de séries como eu com certeza se sente no paraíso do mundo das séries quando começa a navegar pelo menu de opções da Netflix.
Há muita coisa boa escondida lá, e mesmo aquilo que não é assim uma obra prima pode servir, e muito bem, para divertir, distrair e prender a gente na frente da tela da televisão (no meu caso, computador)...

Uma das séries que descobri recentemente no catálogo Netflix é esta que dá título ao post: Designated survivor, que em tradução aproximada seria O sobrevivente designado.
Confesso que o título da série não me animou, mas depois que vi um review dela feito pela Carol Moreira me animei e resolvi dar uma chance. Valeu a pena.

Embora não seja extraordinária, ainda assim me prendeu e eu vi a 1ª temporada inteira, que tem 21 episódios, com cerca de 43 minutos cada um, em 2 dias.
Sério, eu fiz isso.
Na verdade não é mérito meu.
A série é leve, fácil de maratonar, não fica remoendo dentro da gente e embora o piloto mostre a explosão do Capitólio, matando o presidente americano e toda a cúpula de poder do país, ainda assim não é uma série pesada.
Sei que parece estranho, mas é daquelas que a gente não fica na sofrência, entende?
Veja a sinopse:


Na noite do discurso do Estado da União, uma explosão tira a vida do presidente e todos os membros do Gabinete, exceto o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Tom Kirkman, que foi nomeado o sobrevivente designado e estava em um local secreto, como manda a constituição do país.
Kirkman é imediatamente empossado como presidente, sem saber que o ataque é apenas o começo do que está por vir.

A premissa da série é incomum mas não impossível: por decreto constitucional sempre que a cúpula de poder dos EUA se reúne é designado um membro do Parlamento e um membro do Executivo para sobreviverem, caso haja um improvável ataque terrorista.
Em geral são selecionados para irem para esse abrigo secreto pessoas sem relevância nenhuma ou então alguém que esteja em um momento ruim, politicamente falando.
Não é um premio, é quase uma punição, é uma posição irrelevante e para ocupa-la enviam alguém que não faz diferença, entende?


Só que, na série, o improvável acontece e na explosão do Capitólio morre todo mundo, do presidente ao último deputado, toda a Suprema Corte, etc...
Não sobra ninguém na linha sucessória, e aí então a série começa, com Tom sendo empossado, assim, de supetão, enquanto via o discurso presidencial (e a explosão) pela televisão do abrigo e jogava cartas com sua esposa.

O elenco conta com nomes importantes, sendo Kiefer Sutherland (como o Presidente dos Estados Unidos Thomas "Tom" Kirkman) o nome de mais peso.
Tentando se distanciar de Jack Bauer ele consegue imprimir em seu Tom Kirkman um tom acertado, no limite entre o heroico e o ingênuo.
Sim, é um personagem quase idealizado, claramente com suas cores "ampliadas" para nos fazer gostar dele e torcer por ele.

Natascha McElhone é a Primeira-Dama dos Estados Unidos Alex Kirkman, esposa de Kirkman e advogada da Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego que se vê empurrada para um papel que não acha que está preparada. O casamento deles é fofo, ela é a esposa perfeita, sabe? Idealizada, claro, mas a gente não tá vendo a série pra pensar, e sim pra se distrair...


Outros nomes do elenco, da esquerda para a direita:
Kal Penn como o Secretário de Imprensa da Casa Branca Seth Wright, ex-escritor de discursos que iniciou sua carreira criticando a habilidade de Tom de ser o presidente, mas que rapidamente se tornou um de seus conselheiros mas próximos.
Adan Canto como o Chefe de Gabinete da Casa Branca Aaron Shore, ex-Chefe Adjunto de Gabinete e atual Chefe de Gabinete que aconselha Tom.
LaMonica Garrett como Agente do Serviço Secreto Mike Ritter, o chefe da segurança do presidente Kirkman que foi designado para proteger a família de Kirkman no caso de um ataque.
Maggie Q como Hannah Wells, uma Agente do FBI que foi designada para investigar a ataque e que suspeita que quem planejou o ataque ainda não acabou.
Sim, gente! Juntaram numa mesma série Jack Bauer e Nikita!
E ela está demais, a atriz sempre arrasa nas cenas de ação. Apesar dos errinhos de continuidade da série...
Italia Ricci como a Conselheira Especial do Presidente Emily Rhodes, ex-Chefe de Gabinete do Presidente Kirkman que se torna sua Conselheira Especial depois de sua ascensão a presidência.



Também está no elenco a maravilhosa Virgínia Madsen, como a única constituinte a sobreviver (ela é a outra designated survivor) e que se torna, portanto, o único Congresso existente até que novas eleições aconteçam.
Ela é maravilhosa no papel, uma mulher forte e empoderada que sim, faz a gente ficar na dúvida de quem ela seja de fato...

A série é boa, não extraordinária, mas a premissa é original (não acredito que nunca tinham feito nada sobre o sobrevivente designado!), os atores entregam boas atuações e acredite, há mais mocinhos que bandidos. A série tem isso, de fazer a gente sonhar com um mundo político mais limpo, onde exista de fato o político honesto, idealista, sincero...
E como estamos falando em deputados, senadores, governadores e lobistas isso é mesmo i-na-cre-di-tá-vel!
Não estamos no Brasil, claro...

Pensamentos da Elaine: já vi, várias vezes, muita gente dizer/escrever que quer que o Congresso brasileiro exploda, que joguem bombas lá e que morra todo mundo e comece do zero, etc...
Mig@s, não sejamos essa pessoa. Acredite, tudo que tá ruim sempre pode piorar... e os maus não estão só entre os políticos... e esperam uma brecha pra entrar onde hoje estão os que fazem o país se perder...
Sei que a desesperança é real, que a gente já percebeu (e se não percebeu, deveria) que não existe salvador da pátria ali. Duvido que exista um que preste, duvido muito...
Mas desejar a morte de tanta gente nos nivela por baixo.

Sinceramente? Fico triste e não deixei de lembrar disso que leio sobre nossos parlamentares e governantes quando via a série... que a gente, de tanto ser enganado, roubado e feito de idiota, acaba perdendo um pouco da própria humanidade.
E isso, perder a humanidade, é muito pior do que os milhões que eles roubam de nós todos os dias...


Serviço:

Quantos episódios?
21 episódios, com duração média de 42 minutos cada.
Onde assistir? 
Temporada 1 completa disponível na Netflix
Extras: 
A 2ª temporada já está em fase de produção e deve estrear ainda esse ano.


E aí?
Você pensa em dar uma chance à Designated survivor? Ou já assistiu?
Vale a pena, distrai e tem a leveza que ando querendo... pensar demais nem sempre é bom.
Né?


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Eu tb adoro séries. Acabei essa semana de maratonar "The Leftlovers", não sei se está na netflix, pois é da hbo, mas é a série mais linda que já assisti desde que me conheço como seriemaníaca. Vou ver a que vc recomendou.

    ResponderExcluir
  2. Essa série é maravilhosa! A gente se surpreende a cada episódio. Não da vontade de parar.
    Eu sempre me lembro da serie qdo vejo as bandalheiras no nosso país. Se tivessemos ao menos um fio de cabelo do Tom Kirkman, nos nossos politicos o Brasil seria outro

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…



Visualizações

Contando...

Dias online
Postagens
comentários