5 blogs literários (ou quase) para quem ama ler! - * Blog Elaine Gaspareto *

5 blogs literários (ou quase) para quem ama ler!

em 13/08/2017

5 blogs literários (ou quase) para quem ama ler!

Livros... você curte?
O cheirinho de livro novo, segurar um nas mãos, abrir, começar a leitura, se perder nela...
E encontrar outras pessoas que, assim como a gente, amam apaixonadamente ler. Compartilhar as leituras, contar o que achou do livro, partilhar impressões...
Tudo bem a cara de blogs literários, né?
Eu leio vários, dezenas deles.

Na verdade foram o primeiro tipo de blog de nicho que eu conheci, lá no distante ano de 2008, quando conheci o mundo dos blogs.
Daquela época restaram poucos, a maioria foi encerrada, mas outros surgiram, e creio eu, sempre será assim pois livro é algo que, ainda que mude a forma, jamais vai deixar de encantar a gente...
Quero indicar pra você, querido leitor, 5 blogs literários (ou que possuem boas resenhas) que eu curto, leio, indico e acredito que você vai gostar de conhecer.
Vem comigo!


5 blogs que falam de livros para encantar o leitor que existe em você



Conheci O que tem na nossa estante através da  +Pandora Elfa e desde então sempre leio os posts via Feedly.
O blog é muito mais que apenas um blog literário, se encaixa naquela categoria especial que fala de cultura, de séries, filmes, música, etc...
A editora e redatora-chefe é a Michele, mas a equipe por trás dos textos é variada e muito coesa.
Gosto de tudo do blog, mas destaco a organização.
Tendo lidado com blogs por tanto tempo é inevitável que eu me apegue a um blog organizadinho, limpo, que dá gosto navegar.
E O que tem na nossa estante é bem assim, do jeito que eu aprecio!

Resenha para conferir:


Literature-se é o blog escrito pela Mellory. Foi criado há bastante tempo e tem as resenhas mais bem escritas ever!
Atualmente o blog tem 3 colunistas, fala de todos os gêneros literários e as resenhas são curtas, objetivas e como eu disse acima, bem escritas.
Ah, e eu não poderia deixar de citar a arte do cabeçalho, né? Coisa linda, bem como a estrutura e layout do blog.
Sim, isso conta na hora de acompanhar um blog literário também! A leitura precisa ser agradável, mais ou menos como a capa de um livro conta na experiência total da leitura.
Não é?

Resenha para conferir:




Saleta de leitura é um blog voltado exclusivamente ao mundo literário e de entretenimento. Isso expressa bem claramente a intenção do blog, criado pela Irene Moreira, que você talvez conheça internet afora como M@myrene.
O blog também conta com colunistas, fala de entretenimento de modo geral, e pra mim, o forte do blog é a simplicidade.
Leitura fácil, sem muito rebuscamento. Impossível não gostar, ir lendo, ir ficando...

Resenha para conferir:





Embora não seja exatamente um blog literário eu quis incluir Caprichos by Neli na minha lista de indicados da semana justamente pra mostrar que sim, é possível encontrar resenhas bem feitas e interessantes em blogs não-exclusivamente literários.
Neli tem uma escrita leve, simples, escreve pra gente como a gente, entende?
Ler os textos da categoria Resenhas ou da categoria Livros que ela mantém no blog é fácil, rápido (eu gosto de resenhas mais enxutas, embora goste de textos mais complexos também) e as fotos autoriais são muito bonitas.
Vale conferir, sempre tem alguma resenha que vai fazer você querer gastar seus dinheirinhos...

Resenha para conferir:






Livros e Chocolate- junção boa, né?
O blog escrito pela Flavia Penido é um daqueles blogs lindos, com ar fofo e romântico. Bem escrito, com centenas de resenhas, está no ar desde 2012.
O design do blog e sua organização são invejáveis. Bem estruturado, bem "diagramado", quase uma enciclopédia online.
Sério, conheça o blog, navegue por ele e vais entender o que digo!
Além das resenhas propriamente ditas tem uma coluna no blog que mostra novidades mês a mês separando por editoras parceiras, bem legal pra gente gastar nossos dinheirinhos ou passar vontade...

Resenha para conferir:






Então, querido leitor, esses são meus 5 blogs literários indicados pra você conhecer e quem sabe, passar a acompanhar.
Espero que se divirta e que goste das indicações.
E falando em indicações, tem algum blog literário do qual você goste e que queira indicar pra mim?
Deixe aí nos comentários e eu prometo ir conhecer, caso já não conheça!

Finalizando: veja aqui no blog a categoria Livros e resenhas literárias.
Sim, aqui nós também falamos ocasionalmente, de livros que amamos!
Enjoy!



6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Dos 5 blogs citados, de dois já fui no minimo colunista e fico super feliz em ver eles aqui nessa vitrine incrível que é seu blog Elaine! A blogosfera literária é um espaço que cresceu e melhorou muito nos últimos cinco anos, circular por ela se tornou para mim um prazer, um refugio, um forma de digerir as coisas indigestas da minha vida. De muitas formas sou grata a Irene que abriu as portas dela para mim e a Michele que me possibilitou ter a experiencia de ter um blog literário por um tempo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine! Que honra ser citada por aqui e ainda mais vc falando da organização <3 Amei, fiquei até emocionada! Muito obrigada! E é sempre muito bom conhecer novos blogs, a Saleta eu já conhecia e gosto muito da Irene, os outros vou conhecer melhor agora!! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Estou mto honrada por estar nesta lista e ao lado de blogs relevantes. Minhas aquisições são pautadas, na maioria das vezes, no que sai nos blogs literários. Eles tb são um estímulo pra quem tá interessado em adquirir o hábito da leitura.
    Obrigado Elaine.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, desses que você citou eu acompanho sempre O Que Tem Na Nossa Estante. Adoro!
    Eu tenho um blog onde escrevo resenhas dos livros que leio, não é profissional como esses que você relacionou, mas é onde consigo "conversar" sobre minhas impressões literárias. Se quiser fazer uma visita...
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine!
    Como tem tempo que não venho aqui neste seu cantinho que por tantos anos foi o ponto de encontro de todos os dias da mamyrene <3 Saudades!!! Dos Concursos literários, das Blogagens coletivas e tantos outros projetos cheio de muito amor.
    Mas agora pela Saleta de Leitura e mais devagar em meus passeios virtuais, sempre acompanho seus posts pelos feeds e redes sociais.
    Continuas com aquele seu jeitinho de nos pegar de surpresa com suas indicações e não teve como não sentir o coração disparar de emoção e alegria ao ver o que fomos um dos blogs literários indicados. Feliz e honrada por estar entre blogs que conheço, visito e admiro muito.
    Obrigado pelo carinho e por entender tão bem o que representa e é a Saleta de Leitura. Simples, mas acolhedor e com #muitoamorenvolvido

    Beijos no seu coração !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine,
    Sou escritora independente e atualmente tenho publicado meus livros no site Amazon. Gostaria de deixar aqui a sugestão para quem gosta de belas histórias. "Alvorecer no mundo das fadas". Ele está disponível para pré venda no site. Vale conferir
    Sinopse: O alvorecer de um novo dia guarda segredos e mistérios que vão muito além da nossa imaginação. Em um universo paralelo ao nosso, fantásticas criaturas, com sua dança e magia, protegem nosso planeta. O equilíbrio que todas as criaturas vivas necessitam para viver depende diretamente delas.
    Rick, um belo e jovem rapaz, descobre que seu passado está intimamente ligado a este fascinante mundo, o Reino das fadas. A vida dele se transforma quando descobre que é o único ser capaz de salvar dois mundos a beira do fim.
    Em uma busca épica, passando por lugares incríveis da terra, uma aventura cheia de a magia Rick irá viver. Com ajuda de Clara, uma linda fada e Dindi um anãozinho encantado, ele terá que encontrar as cinco fadas que partiram do reino levando consigo as pedras da transformação. Sem elas, o grande círculo da vida perderá para sempre sua força e o caos se instalará de vez em nosso mundo causando catástrofes climáticas e crises humanitárias irreversíveis.
    Em meio essa busca encantada tudo pode acontecer e o amor pode para sempre florescer no coração desses personagens que você, com certeza, jamais irá esquecer.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…



No Instagram