E a Esclerose Múltipla, como vai? - Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão - * Blog Elaine Gaspareto *

E a Esclerose Múltipla, como vai? - Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão

em 02/06/2017


Faz tempo que não falo sobre como anda o tratamento (permanente) para Esclerose Múltipla que meu marido faz, né?
Mas é que, se for falar tudo o que vivemos, esse blog acaba virando samba de uma nota só porque, olha... assunto não falta, todo dia teria coisa pra compartilhar/contar/lamentar/comemorar.
Como marido diz: essa vida de esclerosado é agitada...
Vamos papear?

No começo de abril desse ano marido fez 2 ressonâncias magnéticas, uma do encéfalo e outra do tronco.
Demorou, parecia que ia dar errado de novo mas finalmente deram certo.
Não sabe o que é encéfalo? Olha:


E nos primeiros dias de maio fomos à consulta com a junta médica que cuida dos pacientes de EM no HC de Ribeirão Preto.

Um comentário que preciso fazer é sobre o atendimento lá.
Preciso dizer que é perfeito.
O lugar em si me deixa um trapo, é muita dor e sofrimento juntos, muito sofrimento humano, muita dor.
Mas louvado seja Deus por aquele lugar existir. Tenho certeza que faz a diferença entre a vida e a morte pra milhares de pessoas.
Gratidão.

Voltando ao dia da consulta...
Foi tudo muito bem, as notícias não poderiam ser mais animadoras.
Não houve avanço algum das lesões no cérebro, está como estava há 1 ano atrás, e isso é motivo de muita alegria e gratidão porque significa que a doença progressiva não progrediu!!!!

Apesar de marido estar estável a neuropsiquiatra que o examinou detectou um problema sério de visão e agora, além de ser paciente da Neurologia ele também será paciente da Oftalmologia. A primeira consulta é em breve, e provavelmente ele usará óculos. Mas era esperado, então tá tudo dentro do que a gente já sabia que aconteceria. A EM pode mesmo afetar a visão, mesmo sem novas lesões.

Também conseguimos o encaminhamento em regime de urgência para as sessões de fisioterapia aqui onde moramos.
Na próxima segunda-feira marido tem consulta com um médico daqui e se tudo der certo vamos conseguir as sessões de fisio que ele tanto precisa.
Já deveria estar fazendo, mas aqui onde moramos nem tudo caminha como deveria.

A parte da saúde que é responsabilidade do município é muito, muito precária. Especialistas e terapias de apoio, aqui, só com muita luta. E demora. Meses.
Farmácia de alto custo (que é nosso caso) funciona porque é via Ministério da Saúde. A farmácia popular municipal quase sem remédios, é tenso, especialmente para os mais pobres...
Tem que ver isso aí, senhor prefeito Marcelo Mian (que, olha a ironia, é médico de formação).
Enfim.


Comece cada dia com um coração grato

Também me indicaram, lá no HC, que eu procure um psicólogo para me acompanhar.
A médica (linda, Dra. Tomázia, exótica, uma pele perfeita e um olhar incrível!) me disse algo que eu já havia lido: a família de pacientes com doenças assim muitas vezes precisam de apoio, mesmo que pareçam bem. A EM, assim como Alzheimer e câncer, por exemplo, devasta emocionalmente as pessoas mais próximas, os cuidadores. E como aqui somos essa familinha de 2... ela me sugeriu ver isso.
Não que eu esteja no limite, longe disso. Mas pra evitar um colapso, entende?
Eu entendi, e assim que der certo irei ver isso.
Mas a prioridade é a fisioterapia dele e o apoio psicológico pra ele, que afinal, é mais urgente.

Então, pra resumir: ele tá estável, a doença não avançou, ele está com os exames todos bons, está emocionalmente bem, só a visão que está deteriorando, mas dentro do previsto.
E aí? Dá pra imaginar o quanto de gratidão está abrigada dentro desse meu coração, né?


A vida tá boa, o tratamento tá sendo um sucesso, ele tá emocionalmente estável e eu estou feliz...
Puxa... fazia tempo que eu não escrevia/dizia/pensava/sentia isso:
Eu estou feliz...

Essa postagem faz parte da  da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
Venha participar com a gente!
Faça seu post, traga seu link para o Painel da Gratidão!
Sim, pode começar (ou retornar) quando desejar!
Vem!!!!


20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Que bom Elaine que vocês estão bem. Que Deus continue abençoando vocês com suas graças. Um forte abraço. Georgina.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a doença não progrediu amiga. E deve sim fazer esse acompanhamento. Minha cunhada nunca quis fazer, achava que não precisava e está com uma grave depressão .
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira, eu lembro de você ter me falado isso da sua cunhada. Infelizmente é bem assim, a gente sempre acha que vai dar conta...
      beijossss

      Excluir
  3. Que coisa tão boa ver essas notícias assim! Que cada vez mais tenhas motivos para agradecer e te deixar feliz! Mereces! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que coisa boa poder escrever essas coisas, querida!
      beijosssss

      Excluir
  4. a farmácia de alto custo,aqui funciona muito bem,mas já os postos de saúde,mais faltam remédios do que tem,mas pensando na economia,já é um bom caminho,desejo melhoras,sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, é verdade. Aqui onde moro até soro é difícil achar...

      Excluir
  5. Eita, que notícia boa!! Graças a Deus!! Fico feliz por vocês! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Elaine:
    Que bom que estabilizou!
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Que ele fique cada vez melhor se Deus quiser.

    www.sempremorenaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ô meu amor, que notícia boa !!! Sério, fiquei felizona de cá também !!!

    Mas não seja teimosinha e siga o conselho da Dra. No curso que estou fazendo aprendi que o cuidador precisa e muito de apoio, não espere o colapso chegar hein ?

    Felizona por ti e por Erdilan !!!

    Muitos beijos minha querida !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o quanto você fica feliz. Por isso me animo a contar algumas coisas por aqui, porque tem gente (gente de verdade) que se alegra comigo. E se preocupa quando é coisa tensa rsrsr
      Hoje é coisa boa, então bora festejar rsrsrs
      beijosssss

      Excluir
  9. Olá Elaine! Fico feliz por você estar feliz e pelas notícias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine, dia destes eu estava mesmo pensando sobre a doença do teu marido, pois não tinha lido mais nenhum post seu a respeito. Imaginei que estivesse tudo sob controle e não é que está mesmo? Que ótimo, fico feliz com a notícia e certamente esta estagnação da doença se deve aos cuidados extremos que você tem com seu marido.
    Você é uma pessoa muito forte e determinada, mas até mesmo os fortes podem tombar, então, assim que possível, veja mesmo para ter um acompanhamento psicológico, pode te ajudar bastante.
    Beijinhos,
    Ana


    P.S. Não estou participando toda semana da blogagem, não que eu não tenha algo a agradecer, sempre tenho, mas estou um pouco esgotada emocionalmente e não consigo escrever nada pessoal. Mas assim que este stress pós luto passar, eu volto a participar.

    ResponderExcluir
  11. Que noticia boa amiga. Deus é mesmo maravilhoso. E com certeza vcs são merecedores dessa graça. Um grande abraço e fé sempre!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Elaine!
    Deus mesmo seja a Força que vem do Alto pra vcs dois aí!
    Sejam felizes e abençoados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…



Visualizações

Contando...

Dias online
Postagens
comentários