Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto - * Blog Elaine Gaspareto *

Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto

em 09/05/2017

Pseudônimo Mr. Queen

Imagine que uma dessas profecias apocalípticas finalmente se realizou.
Para alegria de todas as outras espécies do planeta Terra, finalmente, uma grande parcela da humanidade desapareceu assim do nada, deixando cidades desertas, ruas vazias e aqueles projetos megalomaníacos e ecologicamente não sustentáveis abandonados, enquanto apenas uma pequena parcela dos seres humanos tenta sobreviver da melhor forma possível.

Imaginou? Então, é desse pressuposto que parte a história contada por Loraine Pivatto em "Pseudônimo Mr. Queen".

O Apocalipse imaginado pela Loraine, além de eliminar uma enorme porcentagem de humanos do planeta, muda também as regras de sobrevivência.
É como se toda ordem natural das coisas fosse modificada por uma força sobrenatural (não explicada no texto) e à partir de então todos os seres humanos passam a gozar de duas vidas: a primeira até os 70 anos e a segunda, à partir dos 20 e até os 100.
TODOS viverão exatamente 150 anos.

Além desse tempo de vida, na nova sociedade não vai haver espaço para desigualdade, dinheiro, doenças ou qualquer coisa que gere mortes prematuras.
Até existe uma forma de morrer, mas essa forma é um segredo guardado a sete chaves por um grupo restrito e fechado.



Exposto esses dados você pode pensar: Meu Deus, então a Loraine escreveu uma Utopia???
A partir de agora todos os seres humanos vão ser bonzinhos e esse livro conta a história do dia no qual a Terra virou um paraíso tão sonhado por milhares de religiosos e marxistas do multiverso????

Definitivamente NÃO!

A Loraine Pivatto escolheu um caminho muito mais realista no qual situar sua história e dentro desse contexto de reconstrução do mundo sobre novas regras ela nos conduz através da história de três gerações de mulheres: Regina, Larissa Brandão e Vitória Brandão.
Através dos amores, amizades, vida profissional e relacionamentos sociais construídos por elas nós acompanhamos a forma como a humanidade se comporta nesse novo mundo.

Como desigualdades sociais são impossibilitadas e ninguém pode se valer de nome, dinheiro ou contatinhos para adquirir privilégios, logo é criado um sistema de desigualdades simbólico no qual as redes sociais passam a ocupar um lugar central e se sofrimentos físicos são impossíveis os sofrimentos psicológicos, muito comuns no nosso cotidiano, surgem à torto e à direito pois popularidade e manutenção de um padrão estético passam a ter um papel central na vida das pessoas.


Nesse contexto duas coisas me chamaram atenção e se tornaram pontos fortes da história da Loraine, a saber:

1-O ceticismo com o qual a autora encara a capacidade humana de aceitar viver de forma igualitária.
Para ela simplesmente nossa espécie não é capaz disso e sempre vai se ocupar de construir e reconstruir formas de desigualdades ainda que simbólicas.
2- A crítica severa à forma como muita gente abre mão de viver experiências significativas no mundo concreto e passa a viver uma eterna festa da insignificância só para ter fotos legais para postar nas redes sociais e aparentar ser feliz deixando o ser feliz totalmente de lado.
    Em "Pseudônimo Mr. Queen"  Loraine faz uma discussão ampla sobre a capacidade humana de fugir da realidade, optar por caminhos mais curtos, usar muletas psicológicas e se conformar com muito pouco amor por medo de simplesmente ficar sem nada.

    Quanto aos pontos frágeis do livro:
    Pesou muito os parágrafos muito longos e o excesso de narração que afogou os diálogos.
    Gostaria de ter visto as protagonistas conversando mais, vivendo mais, muitas vezes coisas demais na vida delas aconteciam em um parágrafo ou um capítulo sendo simplesmente contadas pela narradora, dando aos meus olhos um efeito semelhante ao de acelerar o filme.
    Particularmente eu prefiro histórias nas quais eu posso ver os personagens vivendo e tirar minhas próprias conclusões sobre as escolhas e atitudes deles.




    Onde encontrar o livro Pseudônimo Mr. Queen:

    Ficou curiosa ou curioso para conhecer essa história?
    O e-book do livro já esta a venda através da Amazon podendo ser lido no Kindle ou em tabletes, celulares e computadores através do aplicativo do Kindle que pode ser baixado gratuitamente.

    Ah, falando em gratuito, para quem assina o Kindle Unlimited (um tipo de Netflix para e-books da Amazon) o livro é disponibilizado gratuitamente.



    Dados do Livro:
    Título: Pseudônimo Mr. Queen
    Autora: Loraine Pivatto
    Ano de publicação: 2015
    Páginas: 404
    Editora: Independente

    Dica da Elaine:
    Tem mais de 170 resenhas cadastradas no Skoob. Vale a pena conferir!
    Clique: Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto no Skoob



    Encontre a Pandora:
    Blog Uma Pandora e sua caixa
    Fanpage O que tem na nossa estante


    1 comentários via Blogger
    comentários via Facebook

    Um comentário:

    1. Puxa, que legal gurias. Adorei a resenha, super bem estruturada. Não é fácil fazer resenha dessa história, pelo fato de serem 105 anos que envolvem 3 gerações da família Brandão, mas o que acabei de ler sintetizou a trama brilhantemente. Muito legal! Adorei! Grande beijo

      ResponderExcluir

    Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

    Importante!
    Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
    Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
    Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

    Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



    Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
    Mas lembre-se:
    Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…



    Visualizações

    Contando...

    Dias online
    Postagens
    comentários