12 dicas para encantar marcas e empresas e conseguir parcerias para o blog através do Instagram - * Blog Elaine Gaspareto *

12 dicas para encantar marcas e empresas e conseguir parcerias para o blog através do Instagram

em 05/01/2017

12 dicas para melhorar ou conseguir parcerias via instagram

Ontem publicamos aqui no blog um post listando 8 dicas para divulgar o blog no Instagram.
Hoje publicamos o complemento desse post, focando nas parcerias que podem ser conseguidas (ou incrementadas) para o blog usando o Instagram como impulsionador.
Antes de seguir com esse post leia o anterior, é bem legal e importante para entender este, ok?


Como encantar marcas e empresas e conseguir parcerias para o blog através do Instagram


Para você que deseja divulgar (ou conseguir) parcerias para seu blog através do Instagram as dicas abaixo talvez sejam bem úteis e ajudem a alavancar suas parcerias com marcas e/ou empresas.
Vem comigo!


1- Prioritariamente o conteúdo do Instagram é visual.
Aquela máxima que diz que uma imagem vale por 1000 palavras é o que define a rede. Portanto, seja resumida no texto e abuse da imagem.
No texto, não ultrapasse 150 caracteres. Muito texto não adianta, porque ele fica oculto na linha do tempo dos seguidores, se a pessoa quiser ler terá que clicar no "ver mais" e muitos usuários simplesmente têm preguiça de fazer isso ou não conseguem clicar pois esse link é bem pequeno, dificultando a ação. O ideal é que a pessoa consiga ver tudo de uma vez: imagem e texto.

2- A união de imagem e texto deve expressar a sua personalidade. Repostar imagens alheias é bom às vezes, com os devidos créditos, claro, só tenha em mente a regrinha de ouro das redes sociais: 80% do conteúdo postado deve ser original, inédito e próprio. Usar imagens de presskits enviados pelas assessorias das marcas é bom, mas criar suas próprias imagens vale ouro. Capriche, e a marca parceira ficará ainda mais feliz!

blogueira divulgando produtos

3- Evite os posts de "recebidos", especialmente aqueles misturando várias marcas.
Nenhuma assessoria que se preze gosta disso. O que a marca quer é destaque e exclusividade, portanto, faça  fotos separadas para cada parceiro do seu blog.
Além disso, o formato "recebidos" é usado à exaustão e só mostra falta de personalidade e criatividade da blogueira. Que você recebeu, a marca sabe. O que a marca quer ver é como você mostra para o seu público os produtos e como informa as qualidades que eles têm.


4- Jamais poste foto ou faça resenhas conjuntas de produtos concorrentes! Esse é um erro muito grave que muitas blogueiras cometem, às vezes por distração. Por exemplo, se o seu blog é de cosméticos, você pode avaliar o uso de um demaquilante da marca X, de um tônico da marca Y e de um hidratante da marca W, tudo junto em um post só, embora o melhor seja separar uma marca da outra.
Aqui vale o bom senso e o seu bom relacionamento com as marcas: na dúvida se a assessoria vai achar interessante, pergunte.

Ressalva: se o seu blog é de resenhas de testes de produtos e você não tem parceria com nenhuma das marcas, pode fazer um post com hidratantes das marcas X, Y e W juntos, falando sobre os pontos positivos e negativos da sua experiência e até comparando as marcas.


5- Com relação aos releases, muitas assessorias enviam para que você tenha uma fonte de informação a respeito da marca e dos produtos.
Portanto, não copie o release para colar como post, é muito desagradável ver que o material enviado está publicado em todos os blogs parceiros, exatamente igual!
Use como inspiração e escreva o seu próprio texto, faça a sua própria imagem e dê a sua própria opinião.
Isso vale para posts no blog ou em qualquer rede social que você utilize.


6- Use a marca d'água em suas fotos, além das hashtags da marca.
Evite as tags "presskit", "recebidos", "chegounoblog" e coisas parecidas.
Aproveite o espaço para valorizar o seu relacionamento com a marca e com o público. Por exemplo, se o parceiro do seu blog é uma marca de cosméticos, use as tags próprias da marca e acrescente mais algumas como #beleza, #mulher, #cosmetico, etc.
Ou seja, utilize tags que tenham a ver com o parceiro, com o assunto e com o leitor e não aquelas que todo mundo usa para "aparecer"  ou para "fazer inveja" em outras blogueiras. Além de pedante, é desnecessário e não vai gerar mais envolvimento para você e seu blog.

timeline organizada e linda

7- Deixe sua timeline linda e organizada, principalmente se você faz parcerias com várias marcas.
Crie imagens com separadores para os meses, assim você facilita às assessorias encontrarem o seu post.
Use corretamente as hashtags e marque as fotos.
Faça as publicações equilibrando postagens de parcerias e do seu próprio conteúdo, assim você evita ficar parecendo uma loja, que só fala de produto.


8- Tenha uma agenda de publicações - é importante criar uma, mesmo que seja um caderno com as suas anotações.
Anote a foto que ilustrará a sua publicação e escreva um pequeno texto sobre o assunto.
Procure variar o conteúdo, misturando posts novos com mais antigos, ou os mais vistos, por exemplo.
A sua agenda de publicações no IG pode ser feita junto com a agenda de posts do blog, assim você não esquece de fazer a divulgação em todas as redes sociais.


9- Crie uma pasta em seu computador e guarde nela as imagens que vai publicar. 
Você pode criar também uma subpasta para o que já foi publicado, assim não repete a mesma imagem.
Anote em seu caderno ou agenda a data em que a imagem foi publicada e o post a que ela se refere e à marca parceira, caso você trabalhe para mais de uma.


10- Elabore um planejamento das suas postagens: próprias, por assuntos ou categorias do seu blog e os publieditoriais, por marca. 
Não esqueça de incluir anotações importantes como por exemplo, as datas em que os posts devem ser publicados, as informações importantes que precisam ser postadas (como sites das empresas e redes sociais) e também o planejamento da divulgação, nas redes sociais que você utiliza.


11- Muitas empresas pedem postagens em datas específicas ou em períodos, da data tal até a data tal.
Isso tem dois objetivos: primeiro, criar um "buzz" espalhando muitas publicações sobre a marca na web durante um determinado período, e segundo, facilitar a vida do social mídia ao recolher as publicações, claro.
Por isso, mantenha sua agenda e publique os posts nas datas solicitadas.
Nenhuma assessoria vai ficar procurando no seu blog inteiro para ver se você realmente publicou o post.
Atrasos podem significar a perda da parceria, pois algumas empresas são bastante rígidas quanto à isso.


12- E para ser uma parceira linda e que fará a alegria de qualquer assessoria, reúna os links e imagens dos seus posts (no blog e nas redes sociais) e envie por email para o seu contato da marca, incluindo até mesmo prints mostrando o desempenho do post (quantas pessoas viram, quantos clicaram, etc).
Esse material é muito útil para a empresa definir estratégias futuras de comunicação da marca e, fazendo isso, você será sempre lembrada como uma parceira responsável, objetiva e que se interessa de verdade pela marca.

enviar links para as assessorias da marca


Finalizando:
Conteúdo próprio, imagens bacanas, hashtags corretas, links da parceria, evitar "recebidos", divulgar com carinho: tudo isso vai fazer o seu blog mais acessado, mais lido, mais engajado e muito mais interessante para ser parceiro de qualquer marca.

Dica extremamente importante: 
Informe o seu leitor quando se tratar de publieditorial, é mais honesto e profissional.
Seja no blog, seja em qualquer rede social, sempre informe claramente.

Se você tiver perguntas sobre parcerias e publicidade em blog ou Instagram deixe sua pergunta nos comentários e responderemos assim que possível!


*As imagens que ilustram o post foram cedidas gentilmente por Shutterstock

Casada, mãe de 3, pinta, borda e costura, aprendeu a cozinhar com a vó mais italiana do planeta, adora cheiro de terra molhada e tem um quintal cheio de pé de frutas, onde cabe todo mundo e uma cachorra preta chamada Lola =)

6 comentários , comente também!

  1. Post bastante interessante, adorei!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Paula! Adorei! Vou compartilhar para ajudar mais blogueiras e elevar o nível da blogosfera também! ;-) Eu coloco a tag "presskit" para sinalizar à leitora. Questão de transparência mesmo. Já ouvi em palestras e achei legal! Mas não me limito a ela! Faço como você disse também! Fiquei feliz em ver que já aplico a maioria das suas dicas! :-) Agora quero melhorar o que ficou faltando! Muito obrigada pela excelente ajuda!
    Beijos!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine sempre arrasando. Dicas preciosas.

    http://lugaresdicasecuriosidades.com

    ResponderExcluir
  4. Que alegria ver um post objetivo, cheio de informações relevantes e falando coisas que REALMENTE importam. Não é daquelas dicas "mais do mesmo". Obrigada por trazer a luz a essa cabecinha! 😂

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as dicas! É impressionante com algumas blogueiras não se dão conta de alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como o de separar as fotos dos produtos recebidos, por exemplo!
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas, às vezes pequenos deslizes podem ser fatais.
    Adorei !!

    www.andrezaduarte.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…



Contando...

Dias online
Postagens
comentários

Visualizações