O aviso na porta de Rosie: livro para crianças de todas as idades!

em 15 de março de 2016

O aviso na porta de Rosie: livro para crianças de todas as idades!

Quando a editora Cosac Naify anunciou seu fechamento no ano passado eu lidei com a notícia da melhor forma possívelr: comprei o máximo de livros lindos pelos quais podia pagar. Entre eles estava "O aviso na porta de Rosie" de Maurice Sendak.


Tanto como ilustrado quanto como autor Maurice Sendak é genial, ele é o tipo de autor capaz de agradar crianças de 0 a 99, com seus traços simples e histórias cativantes e verdadeiras que registram com maestria os aspectos mais doces do universo infantil com muita ternura ele já se tornou um dos meus autores preferidos da vida.


Em "O aviso na porta de Rosie" nós conhecemo a Rosie, uma garota cheia de imaginação, do tipo de que tem alma de artista e vive inventando moda e brincadeiras. Junto com seus amigos ela faz do nada acontecer qualquer coisa só com sua criatividade.


Usando roupas de adultos ela monta uma companhia de teatro e todos encarnam os personagens que sempre quiseram ser. Seus amigos e ela viram atores de uma companhia teatral, ela canta uma canção ou simplesmente ficam todos juntos esperando alguma coisa magica acontecer enquanto conversam como seriam se acontecesse.


Se a mãe de Rosie não deixa ela brincar com bombinhas, então ela se junta com os amigos e vira junto com eles as bombinhas e todos estralam, explodem e entram em chamas no céu noturno de suas cabeças maravilhosas.


Rosie é uma criança imã, ela atrai os outros para si pois todos sabem que perto dela alguma coisa vai surgir do nada e todos vão se divertir... Ela me lembra minha amiga Aleska Lemos, uma sagitariana cheia de ideias.


É curioso perceber também, que toda a história contada por Maurice Sendak em "O aviso na porta de Rosie" acontece com crianças alheias a existência de celulares, computadores, joguinhos etc. Elas se divertem umas com as outras usando utensílios do seu dia-dia, roupas dos pais e a própria imaginação. Não tenho nada contra aparelhos eletro-eletrônicos, muitas vezes até recorro a eles em minhas aulas, mas foi magico ler sobre crianças que não precisavam disso para se divertir e inspirador também.


Não tem como não amar a Rosie, não tem como não admira-la, não tem como não indicar o livro para todos os que amam um bom livro ou para aqueles que estão em busca de uma boa dica de livros para presentear ou ler para uma criança.

Dados do Livro

Titulo: O aviso na porta de Rosie
Autor: Maurice Sendak
Ano de Publicação: 2015
Editora: Cosac Naify




Encontre a Pandora:
Blog Uma Pandora e sua caixa
Fanpage O que tem na nossa estante

Estou em minha Telemaquia, ou seja: "Em busca da Taça de Ouro trabalhada a Fogo"

2 comentários , comente também!

  1. Eu nunca tive em mãos um livro infantil da Cosac, mas já imagino que, se eles tinham tanto esmero nos livros adultos, imagina nos infantis, que extrapolam cores e figuras. Acho muito legal o amor que você tem pelos pequenos e por literatura infantil.
    Abraços amiga!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho nada da Cosac mas tenho inveja de quem tem tem rsrsrrss Não conheço muito sobre esse tipo de literatura, mas achei tudo muito lindo, deu até vontade de conferir!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…