10 Livros para ler em 2016!

em 15 de fevereiro de 2016

10 Livros para ler em 2016!

Aproveitei o feriado do carnaval para dar uma geral na minha estante.
Como sempre, constatei que meu consumismo literário andou desenfreado em 2015, perdi totalmente a noção de quantos livros comprei e não considero isso uma coisa boa.

Olhando a minha estante senti uma urgente necessidade de tomar algumas medidas para segurar a minha onda literária. Comecei a anotar todos os livros que chegam em casa através de compras ou de parcerias literárias, empilhei alguns para desapegar e fiz uma lista dos livros há muito encalhados na estante e que desejo ler em 2016.

Como sou uma faladeira convicta decidi compartilhar a lista com o mundo!

1. “O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha”, dizem ser ele a obra prima de Miguel de Cervantes e o romance mais importante da literatura em língua espanhola.
Eu comecei a ler em ... ops... melhor nem contar e até hoje não terminei.
Amigo, de 2016 você não passa!
#Oremos



2. "Villete" foi o último romance publicado em vida por Charlotte Brontë.
Ele tem um toque autobiográfico muito forte: conta a história de Lucy Snowe, uma moça com uma história trágica que se torna professora de inglês de um pensionato na cidade de Villette e lá vive sua história.
Sou fã de todas as irmãs Brontë, elas são geniais, intensas e perceptivas. Tenho uma necessidade existencial de ler tudo e qualquer coisa escrita por essas meninas.



3. "Laranja Mecânica" de Anthony Burgess.
Vi a adaptação desse livro quando estava na universidade. Achei a história genial e tenho a impressão do livro ser ainda mais genial que o filme.



4. "O Rei de Amarelo". Robert W. Chambers foi daqueles autores que influenciaram gente de H. P. Lovecraft a Neil Gaiman e Stephen King. 
Eu sou muitooooo fã de Neil Gaiman por isso trouxe ele para minha estante. E 10 entre 10 de meus amigos fãs de fantasia adoram esse livro, preciso conferir se é tão bom assim!



5. "A mão esquerda da escuridão", lembro que ouvir falar de Ursula K. Le Guin pela primeira vez no filme "Clube de Leitura de Jane Austen" e coloquei na cabeça a necessidade de ler seus livros.
Em uma dessas promoções comprei e senti na leitura do primeiro parágrafo ter em minhas mãos um grande livro!
Cada vez mais estou apaixonada por ficção cientifica.



6. "Maus" de Art Spiegelman. Como todos sabem sou apaixonada por HQs e Graphics Novels e há muito tempo comprei "Maus", mas fui adiando a leitura... adiando e ainda não li, talvez intimidada pela história que aborda o holocausto dos judeus durante a II Grande Guerra Mundial. No livro os nazistas são gatos e os judeus ratos.



7. "Ficções" de Jorge Luis Borges, existe uma unanimidade entre meus companheiros espanhóis hablantes a respeito da genialidade de Borges. Li alguns contos dele e achei incrivelmente delicados, líricos, com uma pitada de existencialismo extremamente convidativa.
Estou ansiosa por ler mais de Borges.



8. "Formas de voltar para casa" de Alejandro Zambra: nós vivemos em um mundo prolixo de textões e muita repetição da mesma ideia... Nesse mundo, quando encontro com alguém como Zambra que fala muito escrevendo pouco sinto um impulso de ler tudo, ouvir tudo, mergulhar fundo.



9. "A arte de pedir" da Amanda Palmer foi um presente do Rafael (um dos amigos mais citados nessa coluna haha), e eu tenho adiado a leitura dele por motivos de ter a impressão que esse livro pode remexer meu interior orgulho no qual logo na entrada se ler em letras garrafais o aviso "ODEIO PRECISAR E PEDIR".
Talvez por isso mesmo precise ler esse livro o mais rápido possível.



10. "Inocência?", é o volume 3 da série "O Protetorado da Sombrinha" da Gail Carringer.
Me apaixonei por essa série e tenho acompanhado livro a livro.
Essa é daquelas séries que misturam com maestria sensualidade, ironia e aventuras, adiei a leitura desse livro pois esperar o próximo lançamento é uma tortura, mas em 2016 a Editora Valentina lança o volume 4 então não tenho mais desculpas.



Bem, esses são os meus 10 livros a serem lidos em 2016!
Se Deus quiser e minha coragem permitir, ao longo do ano, a medida que for terminando as leituras vou contando sobre os livros a vocês.
E vocês já fizeram suas listas?
O que pretendem ler?
Tem alguma estrategia para desafogar a estante?



Encontre a Pandora:
Blog Uma Pandora e sua caixa
Fanpage O que tem na nossa estante

Estou em minha Telemaquia, ou seja: "Em busca da Taça de Ouro trabalhada a Fogo"

18 comentários , comente também!

  1. Gostava imenso de ler, mas depois do primeiro filho já as coisas começaram a descambar, o tempo era mesmo muito curto, livros que comecei naquela altura não mais terminei :( Depois do segundo filho a coisa descambou de vez!
    Ainda li alguns poucos livros, mas desanimei pois não tenho tempo e talvez também me falte a paciência para os degustar :)

    Dom Quixote de La Mancha me surpreendeu (é o único que conheço da lista :( )não o li mas como meu filho mais velho esteve a ler para uma apresentação de Português, fomos meio que lendo juntos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, eu também só conheço Dom Quixote, e nem li, na verdade.
      Só de nome...
      beijossss

      Excluir
  2. Minha lista está bem extensa também. Desses que você citou tenho muita vontade de ler Laranja Mecânica. Dom Quixote não tenho a minima vontade! rsrs... Esse clássico eu passo mesmo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive um livro de cabeceira, mas desde o final do ano passado tenho lido mais.
    Esse ano, já foram 12 livros, mas não tão grandes.
    Tenho Laranja Mecânica na minha lista também.
    E olha, comprar é um vício mesmo.
    E se quiser desapegar dos seus aqui em casa, fique a vontade... kkkk
    Estou lendo agora O Livreiro de Cabul.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou na mesma situação. Eu lia ao menos 5 livros por ano mas há anos...uns 3...que não termino de ler, sempre começo.
    Não tenho estratégia, mas tenho muita vontade de dar uma limpa na minha estante e passar os livros adiante. eu não guardo, repasso!
    Boa semana!...e sucesso no seu plano!

    ResponderExcluir
  5. Dom Quixote, eu tenho! Mas ainda não li. Será o próximo, com certeza!
    O blog tá lindo!

    ResponderExcluir
  6. Destes todos eu só li Dom Quixote, mas achei interessante todos os demais que vc indicou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sabe, ao mesmo tempo que tenho curiosidade em ler Dom Quixote, tenho muito medo da narrativa ser muito pesada... É um clássico da cavalaria, e não sei se tenho paciência para ler algo assim... E Zambra já sabe ne? Melhor do mundo hahahaha Abraços!

    Alexandre Melo
    doqueeuleio.com.br

    ResponderExcluir
  8. Inocência tb está na minha lista Jaci e eu acho que vc vai adorar Dom Quixote, mas talvez demore mais de um ano pra terminar rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá Pandora!
    Da sua lista eu já li Laranja Mecânica e está na minha lista e estante O Rei de Amarelo! Maus dizem que é uma obra incrível também! Já os outros ainda não tive interesse, mas quem sabe mais pra frente né?
    Abs!

    Participe do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Está muito lindo o blog, Elaine, parabéns!
    Olá, Pandora, li Dom Quixote e Laranja Mecânica, gostei das indicações, anotando!
    Obrigada, tenha uma excelente semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  11. Menina !!!
    Eu amo a leitura , mas confesso que encontrei ( acho que acabei na verdade optando ) desculpas com o nascimento dos filhotes entre outras questoes , deixando uma das ( paixoes ) que tinha, que tenho . Ainda leio na verdade mas parece que a desgustacao nao tem sido a mesma , comeco a ler e de repente percebo que nao terminei , ou releio o mesmo novamente para me encontrar , ou deixo de lado ,ou ainda a visao que ja nao é a mesma pois gosto de ler a noite ( tambem ) e sem correria ( apesar que tenha livros que enquanto nao chega a ultima pagina parece que nao me conformo e quando chega sinto que terminou muito rapido de tão bom que era ) mas com essa postagem sabe que senti uma ponta de vontade de fazer o mesmo .
    Eu ganhei um livro aqui num sorteio e sim eu ja o li , pois se tratava de um filme que assisti ( toda vez que passa assito novamente pois amo ).Ganhei um ano passado no meu aniversario que ainda nao li e no momento desde o ano passado estou lendo A Travessia que gostei mas ainda nao terminei. Os detalhes dessa leitora aqui e suas manias sao : ler sem distra;óes , gosto do silencio da natureza ( tambem ) , gosto de anotar com lapis as linhas que me chamam a aten;áo para depois ( nem sempre ) comentar as mesmas , café ou cha.
    Acho que é tudo ( rsrs ).
    Interesse os titulos quee vc escolheu , de todos Dom Quixote foi o que mais ouvi , mas não li nenhum deles.
    Beijocas
    Deus abençõe
    Amei ter passado por aqui .
    Tudo compartilhado

    ResponderExcluir
  12. De todos o que vc citou, Laranja Mecânica tb está na minha lista de "quero ler", apesar de distopia ser um gênero que me deixa depressiva.
    Valeu as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uns oito livros na fila, anotei alguns da sua lista para ler, achei bastante interessante, A Arte de pedir e A Mão Esquerda da Escuridão, estão nas minhas metas de leitura do Skoob. No momento, lendo O Poder do Hábito - Charles Duhigg. Acabei de ler o Jardim de Inverno (lindo demais). Obrigada por partilhar suas leituras!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  14. Ai Elaine, estou como você... Com um monte de livros parados na estante e querendo mais alguns... rsrsrsrsr. Desses eu tenho Maus que me falaram ser muito intenso, e o Rei de Amarelo, porque eu também amo Neil, acho a escrita dele fantástica! EStou tentando retomar o blog, sinto muita falta, tentando brechas de tempo pra seguir adiante. Beijos com saudades daqui :*

    ResponderExcluir
  15. Qta dica booooaaa!!
    Agora è sò organizar a agenda pra conseguir ler isso td! rsrs.
    Valeu!
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Pandora, bate aqui!
    Tbe tenho muitos livros nao lidos aqui na estante (Amazon me leva à falência...ai ai ai)
    Da sua lista li Formas de Voltar para Casa, mas tenho varios aqui na fila tbe..rs
    Ótimas leituras :)
    Bora ler!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…