Série Como personalizar um blog? Apresentação do projeto

em 12 de janeiro de 2016


Desde que comecei meu blog, em setembro de 2008, eu sempre tive curiosidade, vontade e determinação em deixa-lo cada vez mais bonito, funcional e atraente.
No começo isso não foi fácil, claro.
Primeiro porque não existiam tantos e tantos tutoriais como hoje em dia, porém mais importante que isso era que eu sequer sabia como pesquisar para encontrar o que queria. Eu não sabia o nome das coisas, e não conseguia entender as poucas explicações que havia.

Então eu descobri blogs estrangeiros, vietnamitas em especial, e me dediquei a estudar. Como na época eu trabalhava como pespontadeira tinha as noites e os finais de semana pra estudar, além das obrigações de dona de casa, etc...
Passei noites e noites estudando, lendo códigos, tentando entender o que cada coisa fazia.
Eu não falo inglês, e os códigos do Blogger são em inglês. Portanto, calcule a dificuldade...

Fiz e desfiz dezenas de blogs para testar; perdi diversas vezes o template do meu até perceber que precisava fazer backup e testar toda alteração em um blog de testes.
Depois de dominar minimamente os códigos fui aprender como funciona o layout, combinar cores, fontes, entender a parte visual do blog, aprender CSS.
Foram muitos e muitos finais de semana sem dormir, noites e madrugadas estudando.

Hoje leio os códigos tão claramente quanto leio um livro. Bato o olho em um layout e na hora identifico onde ele pode ser aprimorado, sei como ele foi feito, conheço de cor muitos códigos... aprendo com grande facilidade, e gosto de estudar.
Daí você pensa: as noites e madrugadas em claro acabaram, né?
Não, ao contrário....

Lidar com blog, ter um blog, e trabalhar fazendo blogs é algo tão maravilhoso que muda todo dia, então todo dia tem algo novo a aprender.
Vou te contar um segredo: eu tenho um propósito na vida de blogueira: todo dia, sem falta, eu me dedico a aprender algo novo, ou melhorar algo que já domino.
Então, acredite em mim, mesmo com tanto trabalho, com todos os meus clientes fixos de assessoria, minha vida offline e tudo o mais, ainda assim eu estudo todo dia um pouco porque tenho essa meta de todo dia aprender algo novo...
Sim, todo santo dia, nem que seja algo simples.

E pode apostar, isso nunca tem fim porque quanto mais a gente aprende, mas vê que precisa aprender...

Uma das coisas que eu me propus lá no começo, quando me apaixonei pelo mundo dos blogs, foi que meu blog seria uma ajuda para quem quisesse aprender como eu quero.
Esse é o carro-chefe do meu blog, esse é a categoria pelo qual eu me tornei conhecida e relevante, as Dicas para blogs.
Claro que meu blog é mais que isso, tem muitos temas que são a cara do blog, e desde 2012 as Receitas são sucesso, justamente porque falam de outra paixão, a cozinha.

Percebe que aí já tem uma dica valiosa? Escrever sobre aquilo que amamos, sobre o que nos identifica... esse é o segredo de um blog longevo e relevante.

Mas tem mais, claro.
E um bom começo para ter um blog bom, bem acessado e que dê prazer ao blogueiro e ao leitor é que este blog seja bonito, funcione e seja atrativo.

Pensando em ajudar e concentrar em uma série a maioria das informações e dicas básicas sobre como personalizar um blog vou fazer justamente isso: uma série de postagens que vai te ensinar como personalizar sozinha (ou sozinho, hello boys!) seu blog.

Vamos aprender (ou relembrar) como trocar as cores, fontes e planos de fundo do blog, centralizar cabeçalho, títulos e elementos do blog, criar um menu simples e que funcione, como colocar botões de compartilhamento no final dos posts, criar um cabeçalho bonito e atraente, colocar um slide no blog e dezenas de outros tópicos!

Serão muitas postagens, né?
Elas serão postadas sempre às terças-feiras, e ao final da série vou sortear o template-base que personalizarmos juntos durante as postagens.

Taí o primeiro projeto para 2016:  personalizar um blog e aprender com isso a ter mais autonomia como blogueiro ou blogueira.
Topa o desafio?

E você pode me ajudar, sabia?
Diz aí nos comentários quais tópicos eu posso abordar, o que você mais quer aprender para personalizar seu blog?


Para não perder nenhum post da série você pode:

→ Seguir o blog via gadget Seguidores: basta clicar em Participar deste site ali na lateral do blog e concluir o processo;

→ Pode curtir nossa fanpage: todos os posts têm seu link enviados pra lá no momento em que são postados. Basta clicar em Curtir!


→ Cadastre seu email e receba a atualização direto nele, assim que for postada.
Digite seu endereço de email:


Vamos nos divertir muito personalizando um blog.
E aprender, juntos.
Vai ser legal demais... ainda mais se você vier!!!


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora voraz. Blogueira apaixonada. Propriedade (atualmente) de 3 cachorras e um cachorrinho muito levado. Casada desde 1995 com o mesmo marido. Feliz.

29 comentários , comente também!

  1. Adorei o post, super informativo! Muito obrigado por nos ajudar cada vez mais, linda!!
    Um beijinho grande!! :)
    _________________
    www.focusonmeblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia!!!!
    Lendo o seu post me passou um filme na cabeça!!! Me vi na mesma situação que vc!!! Me virei como pude para aprender tudo, e graças a vc, mais um pouco!!! Parabéns pela iniciativa!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Elaine querida, mais uma vez vc sempre com sua generosidade em nos ajudar, como andei muito afastada dos blogues, inclusive do meu, perdi a mão... Hoje sei pouco ou nada, pois o pouco que sabia aprendi contigo, vou acompanhar e voltar a aprender, a vida está sempre em constante mutação e temos que nos atualizar e jamais deixar de aprender. Bjuivos no teu coração lindo. Obrigada sempre.Loba.

    ResponderExcluir
  4. Eita coisa boa, meu bloguito anda tão abandonado, quem sabe não era esse o incentivo que eu estava precisando para dar um gás no coitado.
    Belo projeto o seu.
    Sucesso.
    bjs
    Edi

    ResponderExcluir
  5. É muita generosidade sua o que se propõe.
    Será que eu consigo aprender alguma coisa?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine! Tô mesmo precisando aprender muita coisa! Sigo sempre os teus tutoriais e já aprendi muita coisa, mas a EM me tirou muito da capacidade de aprender coisas novas, hoje tenho muita dificuldade com isso, mas continuo tentando!

    Uma das coisas que eu queria mesmo te perguntar é sobre os cookies. O blogger fala que temos que colocar um aviso e tals e eu ainda tô boiando com isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu gostava de conseguir colocar a data por baixo do titulo de cada post, já tentei mas não funcionou bem.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post, eu também criei o meu e fiz tudo sozinha sem ajuda de ninguém, fui lendo uma coisa e outra e era muito dedicada,agora não já nem sei se sei fazer o que fiz e acho que meu blog tem muitos erros pois a maior parte que começou s me seguir hoje em dia já não teen blog e não consegui mais seguidores, tenho pena de terminar com o blog mas gostaria de uma opinião de uma pessoa como você do que que está errado ou eu errando e o que posso fazer para melhorar.
    Se poder me visite e deixe sua opinião.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Isncrita! Preciso muito personalizar meu blog! Muito mesmo! rs

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, vou adorar, todo o conhecimento é bom!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elaine estou dentro, pois apesar de querer contratá-la como personalblog quero com o tempo ficar mais autônoma. Já vi que é uma fonte inesgotável de informações. Isso que nem comecei a blogar, pois estás fazendo o blog para mim.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Elaine!
    Sempre com novidades e presentes... Amei!
    Que seja sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  13. Olá assírio suas dicas. E sempre que posso faço no meio blog . Mas tem uma coisa que ainda não consegui dou organizar o menu com abas. Colocar o assunto . Página, e pos.
    E escolher uma fonte ideal. Colocar as redes sociais para acesso. E na lateral sabe com dispõe imagens.
    Resumindo vou seguir todas suas dicas.
    Como sempre
    Boa

    ResponderExcluir
  14. Lendo aqui os recados. Preciso mesmo e de você pasta consertar meu blog. Vamos♡

    ResponderExcluir
  15. Essa série é daquelas feitas sob medida para mim e para a Michele que queremos e precisamos de cada vez mais autonomia e conhecimento para cuidar de nosso blog coletivo. Nossa Elaine, um blog com fluxo continuo de postagens da um trabalhão para manter e deixar sempre com cara de moderno, profissional, limpo, lindo... muito diferente de ter um blog pessoal e intimo. É difícil, seu blog tem nos socorrido ao longo desses anos, deixo a gratidão e vou lindamente acompanhar a série, guardando inclusive na memória aqueles posts coringas que sempre são úteis.

    Cheros, força e sucesso nega!

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine, te sigo há alguns anos já. Eu estava meio ausente por conta da correria e agora voltei a ler o conteúdo e os tutoriais.
    Vi também seu portfólio e fiquei encantada. Quem assim como eu que te acompanha há algum tempo consegue ver a proporção da evolução e o profissionalismo do blog.
    Parabéns! Você é uma profissional incrivel e que me inspira muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post Elaine, estou com o meu blog há um mês, é meu e do meu marido e é de culinária, e pego dicas no seu blog, todos os dias fico ligada pra ver se você vai enviar algo de novo, muito obrigada por ser assim tão amável. Há acho seu sobrenome Gaspareto chic demais. Bjus. Lílian Vidon

    ResponderExcluir
  18. Adorei, você sempre trazendo novidades para nos ajudar e conhecimento nunca é demais, você é muito generosa. SUCESSO!!!
    Bjs❤

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine,
    Adorei a ideia e vou acompanhar com especial atenção essa sequência de posts. Também sou da turma "fazer e aprender por conta própria" e o seu blog foi um ponto essencial pra mim: a maior parte das personalizações que tenho no meu cantinho aprendi aqui.
    Só tenho a agradecer a sua generosidade e disposição em nos ensinar tudo isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Elaine!

    Com certeza essa série de postagens será um sucesso!
    O que acho bastante interessante é um script que usa em seu blog, o que nos deseja uma boa tarde, uma boa noite/ madrugada... será que poderia nos ensinar esse também?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine. eu queria te agradecer por dedicar seu tempo. Graças ao seu blog eu consegui montar o layout do meu blog. Queria te pedir que nessa série você ensinar a colocar aquela informação sobre o autor da postagem no final.Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Elaine, gostaria de um orçamento, quando vc poderá me responder?

    ResponderExcluir
  23. Que iniciativa ótima, Elaine!
    Eu já sigo seu blog a algum tempo, e também já apanhei muito virando noites pra personalizar meu blog, e nem tudo eu consegui aprender. Por exemplo, no meu atual template tem umas letras que por vezes somem (ficam da mesma cor do fundo), eu já remexi todo o código html e não achei onde trocar a cor das fontes, então vai ficando assim mesmo. Vou prestar bastante atenção nas suas dicas! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  24. Adoro seu blog ele mim da dicas essenciais, Elaine você deveria postar mais coisas para blogueiros Homens, porque fazer site masculino é muito mais complicado do que fazer site feminino!!!
    Meu blog é esse:
    http://superteensbrs.blogspot.com.br/
    Dá uma passadinha lá rsrsrsrss

    ResponderExcluir
  25. Elaine como sempre você ajudando a tantos blogueiros que assim como eu sempre vem aqui ver as novidades e dicas para melhorar o blog. Gostaria de lhe pedir um tópico sobre como diminuir a taxa de rejeição do blog?
    http://www.cantinhojutavares.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine, adorei sua iniciativa e fiquei super empolgada para aprender mais sobre como personalizar um blog. Sou blogueira e sempre tive um pouco de dificuldade na questão da personalização e tal. Sem duvida vou acompanhar.

    Beijinhos violetas ^^
    Lírios & Violetas

    ResponderExcluir
  27. Eu comecei a blogat há alguns meses e me apaixonei por essa coisa toda de blogs. Comecei a aprender algumas coisas básicas para melhorar o visual de meus blogs e fui tomando gosto pela coisa. Só que uma coisa me impediu de continuar recentemente, a falta de um computador. Tem coisas que não da pra fazer no celular ou no tablet e isso me deixa um pouco triste. Até pensei em deixar esse assunto de lado por enquanto. Lendo esse post até me senti mais animada para continuar. Acho que a minha vontade de aprender mais sobre aquilo que gosto é maior do que os pequenos obstáculos que surgem. Gostei do post 😊

    ResponderExcluir
  28. Quero melhorar meu blog, já coloquei a barra de pesquisa q vc disponibilizou... tem mais alguma dica para ele??

    http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…