Como ser uma blogueira melhor: 20 dicas para ajudar seu blog a crescer

em 12 de novembro de 2015

20 dicas para blogar melhor

Embora esteja na categoria Dicas para blogs, o post de hoje não foi escrito pela Elaine.
Foi escrito por mim, Paula.
É que, além das panelas e dos posts sobre empreendedorismo eu também trabalho com mídias sociais através da minha agência, o Studio Paris.
Somos responsáveis pelo gerenciamento de contas de alguns clientes, atualização de site, fanpages, posicionamento da marca, entre outros serviços que oferecemos.
E como profissional da área eu leio, por gosto e por força da profissão, muitos e muitos blogs.
Daí surgiu a ideia de listar algumas dicas práticas para você que, assim como eu, deseja blogar cada vez melhor.
Não são regras, são dicas, baseadas em minha experiência tanto como blogueira quanto como profissional de mídias sociais.
Espero que ajude; é uma pequena contribuição para um tema tão vasto quanto inesgotável.


1. Seja autêntica
Faça o conteúdo do blog ser a sua cara e escreva sobre os assuntos que você ama. Produza o melhor conteúdo original possível.

2. Não desista
O crescimento de um blog é lento, ainda mais devido à grande concorrência. Os blogs de qualidade acabam se destacando, por isso continue sempre pesquisando e mantendo o melhor nível.

3. Poste conteúdo original
Leitores lêem vários blogs; não existe nada mais desanimador do que ler o mesmo assunto tratado da mesma forma em vários blogs. Isso faz com que o seu blog não se destaque por ser exatamente igual aos demais.

4. Mostre suas paixões
A blogsfera foi feita pensando em como as pessoas poderiam compartilhar suas coisas e seus gostos pessoais. Seja você mesma, com certeza existem pessoas que procuram exatamente o que você publica.

5. Faça amizades e ajude as pessoas
Esse é outro dos objetivos do mundo dos blogs: Conectar-se com pessoas, fazer amizades, encontrar pessoas que têm os mesmos interesses. Fazer comentários nos blogs que você gosta é o primeiro passo para receber comentários também e formar uma rede de contatos que ajudará seu blog a crescer.

6. Seja acessível
Uma das finalidades de um blog é o relacionamento entre pessoas. Esteja presente, respondendo comentários e dúvidas e coloque um email de contato. Quando for contatada, responda.

7. Mantenha seu blog fácil de navegar
Ajude o seu leitor a encontrar o conteúdo com facilidade, organizando seu blog com categorias bem pensadas.

8. Facilite ao leitor seguir você em outras redes
Mantenha um feed para o blog, onde os leitores possam se inscrever e receber suas atualizações por email. Além disso, deixe claro como acompanhar o blog em outras redes sociais.

9. Facilite os comentários no blog
Não use confirmação de palavras ou logins para os comentários. Isso só coloca etapas entre o você e o comentário do seu leitor, além de ser desnecessário, é irritante e faz com que muitos leitores desistam de comentar.

10. Facilite o compartilhamento do seu conteúdo
Coloque os botões de compartilhamento nas redes sociais - mesmo as que você não usa - ao final dos posts. Assim, o seu conteúdo terá mais chance de ser compartilhado pelo seu leitor entre outras pessoas que poderão também visitar o seu blog.

11. Respeite o leitor
Seja você uma blogueira de culinária, beleza ou de livros, não desperdice o tempo do seu leitor com assuntos mal abordados, receitas que não funcionam ou não foram testadas ou livros que ninguém consegue comprar porque estão fora do mercado. A ideia é manter um blog atual, onde as pessoas possam se identificar e reproduzir o conteúdo, seja uma receita, uma dica de maquiagem ou simplesmente encontrando o livro recomendado na livraria mais próxima.

12. Cite suas fontes
Sempre. Não é legal copiar conteúdo ou postar fotos alheias, nem tratar de um assunto que apareceu primeiro em outro blog sem citá-lo. O que é legal: citar outros blogs que tenham conteúdo que inspira você, ou onde você encontrou determinado assunto, achou interessante ou simplesmente quis dar a sua versão da história.

13. Não se venda barato demais
É claro que monetizar o blog é ótimo, só aja com equilíbrio para que ele não vire uma árvore de natal cheia de anúncios que impedem o leitor de identificar onde está o seu conteúdo. Não fale de produtos que você não testou ou nos quais não tem confiança e reserve uma parte do conteúdo do blog para isso, não todo o conteúdo. Um blog que só tem propaganda é esquecido muito rapidamente, por isso equilibre os seus publis com o conteúdo exclusivo que você produz.

14. Poste regularmente
A frequência você determina, se será diária, semanal ou em outros períodos de tempo. Só não deixe o blog abandonado, sem atualizações.

15. Tenha um domínio próprio
Hoje em dia os serviços de registro de domínios estão cada vez mais acessíveis. Um domínio próprio ajuda o seu blog ser levado a sério.

16. Aprenda a usar os recursos do seu blog
Saiba como alterar a aparência, trocar imagens, mexer no layout. É importante para deixar o blog cada vez mais personalizado. Pesquise os recursos que existem à disposição e explore as possibilidades de melhorar a experiência do seu leitor.

17. Escreva corretamente
Talvez este item devesse ser o primeiro. Conteúdo mal escrito, com erros de português são ótimos para espantar os leitores.

18. Aprenda sobre SEO
SEO é o que faz o seu conteúdo ser encontrado dentro da internet. Aprenda sobre o assunto e aplique as técnicas ao seu blog. Assim você terá mais visibilidade e mais acessos.

19. Use as imagens a seu favor
Fotos bonitas e bem produzidas são um dos segredos de um bom blog, independente do assunto tratado. Faça suas próprias fotos, edite, aprimore. Aprenda a usar os recursos da câmera e se você realmente quer ser uma blogueira de sucesso, precisa de uma sim. Utilize um editor de imagens para deixá-las nos tamanhos apropriados e leves, assim elas carregarão rapidamente e serão vistas muito mais vezes, além de serem compartilhadas. Lembre que suas imagens também são parte importante do seu conteúdo.

20. Trate bem o seu leitor
Responda o mais rápido possível aos comentários que precisam de respostas, seja simpática, construtiva nas críticas, respeitosa, e saiba separar criticas de perseguição.
Acredite, nem tudo é inveja.
isso fará seus leitores confiarem cada vez mais na sua opinião e no seu conteúdo.

E você?
Tem outras dicas que possam complementar o post?
Conta pra gente um pouco de sua experiência como blogueiro/blogueira...


Encontre a Paula Mello:
Blog Cozinha do Quintal
Loja virtual Cozinha do Quintal
Fanpage do blog
Foto que ilustra o post é uma cortesia Shutterstock

Casada, mãe de 3, pinta, borda e costura, aprendeu a cozinhar com a vó mais italiana do planeta, adora cheiro de terra molhada e tem um quintal cheio de pé de frutas, onde cabe todo mundo e uma cachorra preta chamada Lola =)

21 comentários , comente também!

  1. Olá, Elaine.

    Tudo bem?
    Hoje não uso template responsivo do blogger, porque queria deixar o cabeçalho e ele fica aparecendo a descrição do blog (aquele texto que incluímos nas configurações. Como eu resolvo isso? Ou há alguma forma de adaptar o meu template para responsivo?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, coloque a descrição em fonte sem cor, transparente. E ao escolher o modelo de celular escolha Personalizado.
      Acho que resolve.
      bjs

      Excluir
  2. Excelente post Paula!
    Dicas muito relevantes para quem quer ter sucesso blogando.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Uhuuu!!! Bravoooo!!! Isto deveria virar cartilha!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essas dicas! Algumas eu já colocava em prática, outras ainda não. Sempre aprendo muito com esse blog =)

    Abraços!
    Tribo Alternativa

    ResponderExcluir
  5. Parecem-me dicas muito interessantes. O problema comigo, é que tenho quase 70 anos aprendi a mexer no pc sozinha, e sempre tenho medo de mexer em algo e estragar tudo. Decerto que tenho aprendido algumas coisas com a Elaine, mas a maioria das vezes nem me atrevo a experimentar, com medo de ficar sem o blogue, coisa que já aconteceu a uma amiga minha.
    De qualquer modo muito obrigado.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, Paula! Parabéns! Adorei! Fiquei feliz porque tomo todos estes cuidados! Custei a tomar coragem para criar o Blog da Ana (sou jornalista e advogada) e hoje me arrependo de ter demorado tanto! rss.. Nunca me senti tão feliz quanto agora! É muito gostoso, né?! Muito obrigada e você, por ajudar novas blogueiras com estas valiosas dicas e à Elaine, que sempre nos brinda com posts super úteis!
    Um super beijo,
    Ana
    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas preciosas Paula!
    E tbm agradeço a Elaine pelo espaço maravilhoso!

    Elaine te enviei um e-mail, preciso da sua ajuda!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, comecei meu blog semana passada e ainda estou aprendendo a mexer em tudo e usar os recursos, mas estou amando fazer isso. Meu tempo ainda é curto por agora, mas terei um pouco mais no próximo ano e tentarei sempre evoluir para que cresça e faça novos amigos pela rede. Achei seu blog, me inscrevi e gosto de tudo o que estou vendo até agora. Beijos e até a próxima.
    Esse é o meu blog... http://eupensoq.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ameiiii as dicas sou blogueira de organizaçāo e sigo todas as dicas as risca :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine!
    Vc é referência no assunto e até me atrevo a dizer "mentora inspiradora" de muitos blogs, inclusive o meu.
    Por isso me sinto a vontade para lamentar o fato de que você, justo você, não leva à regra o que nos ensina: dica 13.
    Isso porque nem vou entrar do mérito da questão referente a repostar conteúdo 9porque esta postagem nada mais é do que um repost) e não socializar com os seus seguidores (eu sei... correria, "muitos seguidores".... mas que você não responde comentários e nem corresponde visitas isso é fato)
    Desculpe a sinceridade, mas é a minha opinião
    Zazá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zazá, como talvez tenha passado desapercebido, esse post foi escrito, brilhantemente, por uma amiga colaboradora do blog, a Paula. Não se trata de um repost, embora eu mesma tenha, em anos passados, falado sobre isso.
      E, acredite, eu também aprendo sempre, inclusive com ela, e inclusive nesse quesito que você menciona de não responder comentários.
      Respondo quando posso, no próprio post, e quando se trata de alguma pergunta pertinente que não esteja já contemplada no post.
      Não respondo tudo, não tenho como.

      Sobre não retribuir visitas você tem razão, deveria fazer mais.
      Mas não sou assim tão ausente. É que a gente, ao longo do tempo, cria mais afinidade e intimidade com algumas pessoas e a tendência é, quando o tempo é escasso, privilegiar as afinidades, socializa com "amigos" de longa data, que sempre estão presentes, em várias redes sociais além do blog.
      Jamais retribuí, seja visita ou comentário, por obrigação ou por me sentir em débito, sempre por afinidade.
      Entendo seu ponto de vista, e agradeço a crítica respeitosa e construtiva. Estou, como estamos todos, tentando melhorar sempre.
      Né?
      beijosss

      Excluir
  11. Que maravilhoso, Paula!
    Amei as dicas, quem tem blog, por menos que saiba, como eu, quer crescer, preciso me aprimorar mais!
    Agradeço pelas sugestões, para fazer crescer nossos blogs, vou me esforçar, Paula!
    Deveriam bolar um sistema, de análise dos blogs e posterior orientação, para que possamos melhorar nosso desempenho, às vezes achamos que estamos no caminho certo, no entanto, podemos estar despencando no atalho inverso.
    Obrigada, Paula!
    Obrigada, Elaine!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  12. Olá, Elaine!
    Perfeitas suas dicas... Tento seguir à risca todas elas. Mas, pra uma pessoa como eu, que tenho que me dividir entre trabalho (sou professora de artes), loja, confecção dos meus produtos, gerenciar minhas redes, confesso que algumas delas são mais difíceis de pôr em prática. Acompanhar suas dicas dá uma injeção de ânimo para continuarmos, pois é muito difícil. Obrigada, sempre!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elaine. Conheci seu blog hoje. Precioso. Leitura fácil, linguagem clara, conteúdo interessante, instrutivo e aplicável .
    Achei uma graça o comentário de outro leitor seu " foi amor à primeira lida." Foi o que aconteceu comigo também. Muito obrigada pelas orientações e dicas. Sucesso sempre. Meu carinho. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Quanta dica importante! Amei todas, e estou indo estudar mais sobre os assuntos indicados.
    Beijos
    Filha do Rei

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas e vou segui-las com certeza.. Muito obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas! Percebi que preciso visitar blogs! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Paula, eu procuro seguir a maioria dessas dicas e acredito que sempre podemos melhorar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. otimas dicas e sem duvida muito uteis :)

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…