Redutor, amolecedor e removedor de cutículas - Qual a diferença entre eles?

em 19 de outubro de 2015

Redutor, amolecedor e removedor de cutículas - Qual a diferença entre eles?

Oi, gente!
Como estão passando?

O assunto do post de hoje surgiu também das dúvidas que foram deixadas no formulário do post onde eu pedi que mandassem sugestões para as nossas conversas aqui:

Pergunta:
Existe diferença entre amolecedor, redutor e removedor de cutículas? Um substitui o outro? Eles têm a mesma função?

Resposta:
Sim, a diferença entre um e outro é bem grande, embora não seja tão compreendida e/ou conhecida.

Eu vou falar de cada um deles e mostrar os que eu tenho e uso aqui (sempre falo do que eu já usei e testei e que dá certo pra mim, ok?). 
Todos os produtos que eu mostrarei neste post foram adquiridos por mim, e ainda que eu tivesse recebido para testes, isso não prejudicaria a isenção da minha análise.
Primeiro eu vou falar do redutor.

Redutores de cutícula


Os Redutores de cutícula são produtos que, se usados continuamente, reduzem e afinam a cutícula, diminuindo bastante o aspecto de ressecamento delas. 
Geralmente agem melhor se aplicados antes de dormir, esteja você com as unhas pintadas ou não. 
É melhor que sejam usados todos os dias antes de dormir (porque aí a gente não vai mais molhar as mãos e o produto agirá completa e eficazmente).

O mais conhecido deles talvez seja o Mira Cuticle da AVON:


O Preço dele varia entre 5 e 7 reais, dependendo da campanha. 
Ele dura muito, não tem cheiro forte e não é gorduroso. 
Ideal pra ficar na nossa "mesinha de cabeceira" junto com nosso hidratante noturno!



A fórmula do Mira Cuticle, segundo a  embalagem, contém 10% de ácido lático, que repara as cutículas ásperas.

Para notar os primeiros resultados, dependendo do estado de ressecamento das cutículas você vai precisar aplicá-lo todas as noites, por pelo menos 5 dias seguidos - independentemente de estar usando esmalte ou não.



Após este período você já vai poder notar as cutículas um pouco mais macias e com um aspecto mais hidratado e "domado". 
A aplicação dele é fácil - não se apeguem a esta quantidade absurda que apliquei para a foto... uma gotícula é mais que suficiente pra cada dedo.


A própria tampa do Mira Cuticle já tem o formato de uma "espátula" e é com ela que você vai poder empurrar e contornar as cutículas enquanto aplica o produto.
Não precisa lavar o excesso, você pode massagear ao redor das cutículas, porque o produto é absorvido rápida e completamente.

O Mira Cuticle ainda possui na fórmula:
Vitamina E - Protege as células de compostos tóxicos, combate os radicais livres que causam a degeneração dos tecidos.
Pantenol - Ajuda na hidratação.
Aloe Vera - Atua como  anti-inflamatório e cicatrizante.
Óleo de semente de damasco - largamente utilizado como hidratante que ajuda  no tratamento de pele seca, tornando-a mais lisa e suave.


  

Amolecedor de cutículas


O amolecedor é muito conhecido e tem o uso bastante difundido. 
Está muito presente nas lojas de cosméticos e nos salões de manicure. 
É comum quando a gente entra numa loja e pergunta pelo removedor, sermos  apresentadas a algum amolecedor. 
São coisas completamente diferentes, como pretendo demonstrar aqui.

A função do amolecedor é apenas hidratar intensamente a cutícula e é usado principalmente pelas pessoas e profissionais que (infelizmente)  usam o alicate para remover cutículas. 

As marcas e formulações são incontáveis. Eu mesma tenho diversos em meu "arsenal", mas vou mostrar aqui apenas um, que é o que estou usando atualmente.


Esta embalagem é a do enriquecido com Óleo de Argan contém 120g de produto - Pra mim é mais econômica porque eu uso muito. 
Mas ele também é vendido em outras versões de tamanho (volume do produto) e formulação:


Esta aqui é a outra versão, que vem numa bisnaga com 25g e é à base de manteiga de Muru Muru. Existe desse aqui na versão maior também. 

Eu uso sempre antes de fazer a remoção das cutículas com o produto removedor. Eu tenho uma bisnaguinha de 25g sempre dentro da bolsa ou da mochila, para intensificar a hidratação diária.


Como eu utilizo: 
No dia em que vou pintar a unha, já que não uso alicate, eu apenas uso como hidratante direto nas cutículas antes de aplicar o removedor em creme ou gel. Deixo que o amolecedor aja por 5 minutinhos e depois massageio para que seja absorvido.

Lembrando que, se você for esmaltar as unhas depois de aplicar o amolecedor, tem que lavar as mãos antes de aplicar a base e o esmalte, porque o amolecedor é bem emoliente e pode deixar algum resíduo nas unhas, o que vai diminuir a durabilidade do esmalte. 

Nos salões de beleza, as manicures costumam aplicar o amolecedor, cobrir as unhas com chumaços de algodão borrifados com água, aguardam o tempo de ação, e depois procedem o decolamento das cutículas com espátula e remoção das mesmas com alicate... 

 Removedor de cutículas

Produto que dispensa o uso do alicate e sobre o qual falei bastante nos posts anteriores, expliquei como uso e indiquei várias marcas.
Eu vou mostrar aqui um que descobri recentemente, de marca diferente dos que já mostrei e que tem aplicação e eficiência similar aos que já mostrei neste post aqui.



Ele vai agir sobre a pele morta, sobre o excesso de pele, que já perdeu o viço e a função. 
Não vai ter ferir, te cortar e, a não ser que você tenha sensibilidade a algum componente específico da fórmula e/ou deixe de respeitar rigorosamente o tempo de pausa - o que está nas instruções de uso, não vai irritar a pele.

Vou reforçar que é importante a hidratação da pele antes da aplicação (faça em um dedo de cada vez) e lavar as mãos com água e sabonete depois. Não esqueça de hidratar bem.



Escrevendo aqui parece muito "burocrático", mas o processo é bem rápido e tranquilo. Essa minha "pregação no deserto" tem até funcionado em alguns casos... Qualquer dia trago fotos de antes e depois de uma amiga que parou de roer unhas e usar alicate de cutículas de uma vez só!



Pra você que chegou aqui agora, a demonstração em vídeo de como o Removedor é aplicado eu deixei no corpo do Post com links diretos para as postagens em que mostrei esse processo.
E por hoje é só!

Espero que tenham gostado. 
Caso haja alguma dúvida, sugestão crítica, é muito importante que vocês registrem nos comentários, eu faço questão de responder a todos.

Lugares onde você também me encontra pela internet! - Vou ficar muito feliz se puder me fazer uma visita!


Um beijo grande e até a próxima!









A 1ª imagem do post é uma cortesia de Shutterstock

Apaixonada por esmaltes, gatos, corujas e café...

10 comentários , comente também!

  1. Amei Myl!!! Muito bem explicadinho! Bjo grande <3 <3 <3


    @debemcomasunhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel! Que alegria te ver por aqui também! Agradeço imensamente seu carinho e sua atenção, aqui, lá no coisas de menininha e no instagram! Um Beijo enorme!!

      Excluir
  2. Tenho pareciado muito estas "aulas", pq são bem explicadas e acho as unhas lindas!
    Sou alérgica ao tolueno e o formoldeído e até esmaltes que não os têm costumam me fazer mal. Minha filha tb é alérgica mas usa os da Risqué e os da Colorama, hipoalergênicos, mas em mim não adiantam.
    Minhas cutículas são muito finas, "agarram" na unha, desanimo de "manicurar" toda semana e raramente tenho esses cuidados essenciais, então nem posso me queixar, né? É falha minha mesmo!
    Obrigada pelas dicas, Myriam. Acho que vou me cuidar agora. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia! Pra você, que tem as cutículas fininhas e que costumam ficar agarradinhas às unhas o REDUTOR aliado a uma boa hidratação (diária) vai resolver muito bem! Obrigada pelo carinho e pela confiança! Um Beijo grande!

      Excluir
  3. Sigo tudo isso! Muito bom para nossas cutículas.
    Uso esmalte desde adolescente e ninguém me disse para não tirar cutícula com alicate.
    Hoje, adulta (demais rsrs) ainda tenho as cutículas um pouco grossas.
    Mas estão ficando finas e não preciso usar o "tal" cortador rsrs
    Então, sempre digo para as meninas, não tirem as cutículas, apenas hidrate
    .Boa semana.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô! É mesmo uma questão cultural.. quando a gente aprende a fazer as unhas.. é ensinado o uso do alicate como algo normal e indispensável! Eu sou da turma que insiste no "o que pode ser aprendido, pode também ser desaprendido". Com a hidratação e a remoção com outros produtos que só retiram o excesso de pele morta, a gente acaba ensinando ao nosso organismo que ele não precisa mais nos entregar cutículas grossas (para se defender do alicate). Obrigada pelo carinho! Um Beijo grande!

      Excluir
  4. Gostei da dica. Não sabia do removedor. Vou tentar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betty! Obrigada pela atenção! Depois me conta como foi a experiência! Um Beijo Grande!

      Excluir
  5. Oi Myl, muito bom esse post, está bem explicadinho mesmo! Eu uso esse redutor da Avon, removedor eu uso o Velox e o da Sally Hansen, agora amolecefor eu não uso... Antes de usar o removedor costumo hidratar bastante com hidratante para as mãos, gostei da maneira que você faz, vou fazer também!!
    Como sempre aprendendo com você!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cleo! Fico tão feliz com seu carinho! A hidratação facilita muito o acabamento dos cantinhos! Quanto mais hidratada a pele , menos o esmalte adere à pele e facilita muito a limpeza! Um Beijo Grande!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…