Temperinhos e especiarias que não podem faltar na sua cozinha

em 7 de agosto de 2015

Temperinhos e especiarias que não podem faltar na sua cozinha

Para quem está começando a cozinhar, essa é a hora de passar no supermercado e fazer uma comprinha básica de especiarias e temperos para deixar sua comida ainda mais gostosa! Esses temperos vão levar você um pouquinho além do alho e da cebola.

Comece experimentando, comprando em pequena quantidade. Depois, com o tempo, você vai perceber quais gosta mais.
Os mais conhecidos e usados são:


Orégano - aquele da pizza, é bem saboroso e pode ser utilizado em praticamente qualquer prato que você quiser.
Fica ótimo na carne moída refogada, na carne assada, no frango, na carne de porco.



Pimenta do reino - provavelmente você já viu em programas de culinária as pessoas moendo grãos de pimenta na hora! A pimenta do reino pode ser branca ou preta, que são a mesma pimenta, apenas fermentados em tempos diferentes. A preta é mais cheirosa. Pode ser usada em todos os pratos que você fizer.


Pimenta rosa - é a versão brasileira da pimenta do reino e os grãos são cor de rosa mesmo!
Na verdade é uma fruta, da aroeira. Tem sabor levemente picante, muito suave. Se você não gosta de pimenta ardida, esta deve ser a sua escolha. Fica deliciosa com pratos à base de frango, peixe e camarão. Compre a pimenta em bolinhas e use um moedor para ter todo o aroma desse tempero.

Alecrim - o alecrim seco é uma das ervas mais usadas na culinária. Tem sabor delicioso e tempera carnes em geral: frango, peixe, porco, boi, qualquer uma fica deliciosa. O alecrim fresco é muito melhor, mas o seco quebra um galho. Como as folhinhas secas são duras, o ideal na hora de usar é esfregar bem na palma da mão, assim ficam moídas e ainda soltam mais aroma.

Tomilho - o tomilho é uma erva, quando fresco é possível ver as folhinhas minúsculas e super cheirosas. Na versão seca, ele fica ótimo em feijão, sopas, saladas, legumes e patês. Não exagere, senão só aparece ele no seu prato! Esfregue as folhinhas secas entre os dedos ou na palma da mão para liberar o aroma.


Louro - é vendido em folhas secas, mas existe o fresco também! Muito aromático, é o tempero perfeito para o feijão, deixa um sabor e um cheirinho deliciosos! Como ele demora para soltar seus sabores, deve ser usado em pratos que levam tempo para cozinhar. Também pode ser usado em matinadas, quando a gente deixa uma carne temperada na geladeira de um dia para o outro, por exemplo.

Cominho - também usado em carnes, é vendido em pó. Tem sabor marcante, por isso vá experimentando devagar para ver se gosta.

Páprica - muitas vezes é confundida com o colorau ou urucum, que é um tempero brasileiro, usado pelos índios. A páprica é usada para molhos, carne de frango, frutos do mar e ovos. Muito utilizada na culinária húngara em carnes e ensopados. Dá cor avermelhada a qualquer prato.


Urucum - pó vermelho, dá um sabor muito suave aos alimentos e cor vermelha intensa.
É conhecido também como colorífico e foi "criado" pelos índios brasileiros.



Açafrão da terra ou cúrcuma -  é vendido em pó, tem cor amarela intensa e sabor suave. Pode ser usado no arroz, para deixá-lo bem perfumado e em qualquer outro prato. É da mesma família do gengibre. Usado também em pratos indianos e fica delicioso nos pratos com batatas.


Noz-moscada - é uma especiaria bem aromática, é vendida em bolinhas que devem ser raladas na hora para libertar todo o aroma que ela tem. Muito utilizada para dar sabor ao molho branco, mas pode ser colocada em carnes também. Use com moderação para não ficar enjoativo.


Cardamomo - também é da família do gengibre, são sementes que nascem dentro de uma cápsula e tem cor verde clara. Super aromático, deixa pratos salgados e doces perfumados, mas é nos doces que ele aparece de verdade, todos os doces que têm frutas, cruas ou cozidas ou ainda aqueles com cremes, como creme de leite ou iogurte, ficam sensacionais. Compre as sementes inteiras e coloque uma na sua receita, com casca e tudo. Também pode ser moído (a semente dentro da casca é marrom). Fica delicioso no café e no chocolate quente, uma pitada e pronto.

Cumaru - conhecido como a baunilha brasileira, é uma semente escura e grande que vem da amazônia. É difícil de ser encontrada fora dessa região. Deve ser usada ralada na hora como a noz-moscada e é indicada para aromatizar doces.


Como conservar os temperinhos e especiarias?


A melhor maneira é colocar os temperos e especiarias em vidros bem fechados. Deixe-os dentro do armário, pois o calor do fogão, a luz do sol, tudo isso vai fazendo com que os seus temperos percam os aromas. É preferível comprar pouquinho todo mês do que uma quantidade muito grande que vai ficar velha dentro do armário.



Você também pode fazer o seu próprio tempero, misturando as ervas secas.
Vá experimentando!
Vale muito a pena!

Encontre a Paula Mello:
Blog Cozinha do Quintal
Loja virtual Cozinha do Quintal
Fanpage do blog

Casada, mãe de 3, pinta, borda e costura, aprendeu a cozinhar com a vó mais italiana do planeta, adora cheiro de terra molhada e tem um quintal cheio de pé de frutas, onde cabe todo mundo e uma cachorra preta chamada Lola =)

Um comentário , comente também!

  1. Adoro cozinhar! Não dispenso bons temperos, como boa nordestina comida para minha família tem que ser bem temperada!!!

    :)

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…