Como viver sem retirar as cutículas? Parte 1

em 16 de junho de 2015

como viver sem retirar as cutículas?

Oi, Gente! Olha eu aqui outra vez!

Queria começar este post agradecendo todo o carinho que recebi no meu post de estreia e dizer que isto me incentiva muito a dividir o pouco que aprendi nestes 5 anos de Blogagem no mundo dos cuidados e embelezamento das unhas e cutículas!
Obrigada a cada uma que leu, comentou e respondeu às questões de sondagem do primeiro post. As respostas e a interação de vocês é que vão nortear as nossas conversas a cada encontro aqui. Continuo contando com vocês!

Vamos ao assunto de hoje? Cutículas!


Antes de qualquer coisa, eu preciso frisar que não sou dermatologista, também não sou manicure profissional. Então, as informações postadas aqui são fruto de pesquisa em fontes confiáveis e na minha experiência fazendo as minhas unhas e as unhas de pessoas que confiam em mim.

Eu perguntei no post passado se vocês usavam alicate para remover as cutículas e por quê.
Vou começar eu mesma respondendo à pergunta:
Não, eu não uso alicate para remover as cutículas das minhas unhas. Nunca usei.

Porque eu, quando criança, acompanhei a saga de uma tia com o dedo lesionado e infeccionado. E ela acabou perdendo a unha depois de um “acidente” causado pelo alicate da manicure que fazia a unha dela há muitos anos. Inabilidade, desatenção da manicure? Uma fatalidade? Ou algo que poderia ter sido evitado? Só sei que isso foi decisivo para que eu tomasse pavor de alicate de cutícula.

E você, por que usa o alicate para remover as cutículas?

 

Eu poderia "apostar" que seja por “costume”. 
Porque todas nós, em algum momento, entendemos que o processo “normal” ou "certo" de fazer as unhas envolve/exige a retirada das cutículas. 
Desde sempre, aprendemos (ou nos ensinaram) assim. 
Não sabemos, só sabemos que foi assim... 
É um hábito, é um costume, faz parte da nossa cultura... 
Concordam?

Você conhece a história dos cinco macacos que foram submetidos a um experimento científico onde foram trancados numa jaula em cujo centro havia uma escada e sobre ela um cacho de bananas bem apetitosas?

Este curioso experimento consistia no seguinte procedimento: sempre quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato forte de água gelada nos macacos que haviam ficado no chão.

Passado algum tempo, quando qualquer dos macacos ia subir a escada, os outros o retiravam de lá e o espancavam... depois de mais algum tempo nenhum macaco queria mais subir na escada, apesar da  vontade de comer as bananas.

Foi aí que os cientistas passaram pra segunda fase da experiência: retiraram um dos macacos da jaula e inseriram um novato. Nesta fase do experimento os cientistas não jogavam mais água gelada nos macacos que ficavam no chão.

O novato sofreu... depois de tomar várias surras dos companheiros de jaula, desistiu de subir a escada para pegar bananas.
Retiraram outro macaco (dos antigos) e inseriram um segundo novato, que ao tentar pegar as bananas foi surrado por todos, inclusive pelo seu colega que havia chegado imediatamente antes dele.

E assim sucessivamente, até que todos os macacos que estavam na jaula nunca tivessem tomado jatos de água gelada e ainda assim espancavam aqueles que subiam a escada para pegar as bananas.

Se pudéssemos perguntar a algum deles por que agrediam a quem tentasse subir a escada para alcançar as bananas, a resposta seria:
- Não sei, quando eu cheguei aqui as coisas já funcionavam assim.

Mesmo sob pena deste post se tornar extenso (não desista de ler!) é preciso que eu coloque aqui algumas informações preliminares:

Para que precisamos de cutículas?

A palavra cutícula se refere ao diminutivo de cútis (pele). Ela se apresenta como uma pele mais fina, mais delicada.
A função primordial da cutícula é proteger toda a extensão da unha de fungos e bactérias, além de preservar a integridade e o definir o formato das unhas.
Portanto, é ponto pacífico que a remoção completa e profunda das cutículas, utilizando um objeto perfuro-cortante (nossa, assim fica parecendo até uma arma!) é prejudicial SIM à nossa saúde.

Mas Myl...
(e aqui vão perguntas que podem surgir, e abaixo delas as minhas respostas)

1 - A minha cutícula é grossa, cresce muito rápido, é ressecada demais...
Será que sua cutícula não está grossa, crescendo desordenada/deformada e aceleradamente justo porque você retira/picota/agride a pele com alicate frequentemente, e cada vez mais profundamente? 
E será que a questão do ressecamento a gente não poderia perfeitamente resolver com Hidratação? (eu vou chegar neste quesito mais adiante). 

O seu corpo é perfeito. A natureza é sábia e Papai do céu, Gênio dos Gênios! Quanto mais você agredir a sua pele, mais ela vai engrossar e se apressar em crescer para proteger seu organismo dos germes, fungos e bactérias que poderiam entrar/poderão entrar/com certeza entrarão pela “avenida” que você abriu com o alicate! 

E o ressecamento?
Por exemplo: o que fazemos quando os cabelos estão ressecados? 
Hidratamos, nutrimos, cuidamos com produtos específicos e até aparamos as pontas? Ou raspamos a cabeça/Arrancamos os fios pela raiz
Você arranca seus cílios para valorizar seu olhar ou para dar charme e evidência aos seus olhos, um toque de "glamour" ao seu rímel ou ao seu lápis de olho?

2 - As cutículas me incomodam, fazem a esmaltação e a unha ficarem feias...
A mim também. Eu fico doida de tristeza/agonia com cutícula ressecada, fora do lugar, gritando nas fotos de unhas que eu faço para o meu Blog.
Pelezinhas que se levantam por causa do uso continuado de acetona, água sanitária, desinfetante e detergentes... (sim, eu sou um arremedo de blogueira nas horas vagas da madrugada... durante o dia eu sou/tento ser normal, viu?)

3 - Eu mesma sempre tirei e nunca me machuquei... A manicure que faz as minhas unhas é uma profissional perfeita, ela nunca me tirou um bife, nem de leve...
Sorte sua! Abençoada seja você dentre todas a mulheres!
Você tem em mim uma fã!
Mas já pensou em levar um terço do tempo que você leva hoje para fazer suas unhas? Ver suas cutículas cada vez mais hidratadas, domadas e quase invisíveis, apesar de continuarem te protegendo? E não correr o risco de se ferir de contrair uma infecção por fungos nas unhas?

4 - Eu não aguento ficar sem retirar as cutículas... 
Quem disse aqui que você vai "parar" de retirar?
Retirar o quê, se com os cuidados que você pode passar a ter com elas, a parte das cutículas que cresce e te irrita/incomoda vai praticamente “desaparecer”? Retirar o que não vai estar lá? 



5 - Eu acho que fica mais bonito e é mais higiênico...
ou
6 - Eu prefiro assim porque eu não tenho tempo de ficar cuidando das cutículas, eu prefiro retirar, porque é mais prático, rápido... Sou manicure e minhas clientes exigem que eu cave bem fundo com o alicate todos os dedos das mãos delas... Manicure que é manicure sabe retirar cutículas. Quanto mais funda, melhor!

Como assim? 
Se você é manicure, já pensou em conseguir dobrar, quem sabe até triplicar o número de clientes que você atende por expediente, com mais segurança, higiene e praticidade? Hein?

Como eu disse, é uma questão cultural, a maioria das mulheres retira a cutícula com o alicate porque considera isso normal e não conhece ou não se esforça para tentar adaptar-se aos métodos alternativos.

Os salões de manicure mais modernos, inclusive nos países ditos de primeiro mundo não usam alicate de cutículas, por determinação dos órgãos de vigilância sanitária.

Infelizmente, eu já tive oportunidade de observar a rotina de manicures em outros lugares que usam apenas um algodão com acetona nas lâminas do alicate que usaram o dia inteiro entre uma cliente e outra, alegando que o processo de esterilização contínua danifica a mola do alicate... (Ui!)

- Segurança e Higiene nos Salões de Manicure também pode ser tema para um outro post, não é?

7 - Eu adoro eu mesma tirar com o alicate, me relaxa, me faz bem, é uma terapia pra mim...sinto um prazer indescritível, me dá até sono quando a manicure está tirando as minhas cutículas...

Economizando o tempo que você levaria para tirar as cutículas com o alicate, vai te sobrar tempo para outras atividades de lazer, relaxamento e terapia à sua escolha.

8 - Eu não quero, não consigo, não tenho disciplina nem persistência para mudar um hábito/costume da minha vida inteira... Você não tem nada com a minha vida, não paga minhas contas e não manda em mim... ponto final.

Vou tentar argumentar com o que posso/observo/aprendi por experiência própria. Em outros pontos, eu vou apenas lamentar não ter podido ser útil e respeitar profundamente a sua maneira de lidar com seu corpo – afinal, o corpo é seu e as regras também.

Eu, aqui em nenhum momento, quero ditar regras, mesmo porque cada pessoa é única, tem particularidades que eu não posso questionar.
Mas é importante ressaltar:

Seu kit de ferramentas para as unhas é exclusivo para o seu uso, verdade?
Ou o salão que você frequenta, a manicure que te atende obedece aos padrões mais rigorosos de higiene e segurança? Tem certeza mesmo?

Mesmo sendo você a única usuária do seu kit, você lava, limpa, desinfeta e esteriliza a cada uso não é mesmo?
Desde a lixa, passando pelo palitinho e inclusive pelo seu esmalte e pela sua base... você tem todo o cuidado e exclusividade para com suas ferramentas de fazer as unhas? Se sim, perfeito.

Você sabia que num salão de manicure, quando ao tirar a cutícula alguém se cortar/ou for cortado ao ponto de sangrar e o sangue desta pessoa for transportado do pincel para o vidrinho de esmalte... Este esmalte tem que ficar de "quarentena" por alguns dias (usei o termo quarentena aqui apenas para significar isolamento... não são quarenta dias)?
Que este esmalte não pode/não deve ser usado em outra pessoa antes deste prazo no isolamento?
Pois bem, quando for ao salão, seria interessante que você levasse até a sua base, esmalte e extra brilho...

Minha rotina no cuidado com minhas cutículas


Eu vou descrever a minha rotina e listar os produtos que me ajudam a manter minhas cutículas longe do alicate, e ainda assim apresentáveis (elas estão lá, mas quase não se mostram, se você não olhar bem de perto.

Também é preciso dizer que não estou fazendo publicidade de nenhuma marca ou produto que eu não tenha comprado, usado, testado e aprovado para os meus padrões de poder de aquisição/exigência de consumidora.


Aqui as minhas unhas sem esmalte (elas estão/são meio amareladinhas mesmo, e tem jeito pra isso, a gente pode tratar deste assunto em outro post, tá certo?)


Reparem que eu tenho as cutículas no lugar, mas elas estão (no meu entender) inteiras e domadinhas... E , sem uso do alicate!

Vou tentar aproximar mais , para evidenciar isso:


Minha cutícula não passa disso aí.
E é isso que eu removo (a cada semana ou 15 dias), sem usar alicate e da maneira prática e segura que vou mostrar pra vocês no post de amanhã!
Não deixe de vir ler!



Gente querida:
Pedi à Myriam que dividisse o post em 2 porque ficaria muito grande e o conteúdo tão rico se perderia já que poucas pessoas conseguem ler posts muito extensos.
Amanhã, nesse mesmo horário, nesse mesmo blog lindo, a continuação do post, com dicas práticas e indicação de produtinhos e técnicas simples.
Não vai perder, hein?
Tô te vendo... rsrsr

Apaixonada por esmaltes, gatos, corujas e café...

33 comentários , comente também!

  1. Adorei! Tenho amigas que moram nos EUA e lá não tiram a cutícula, a primeira cisa que fazem quando chegam ao Brasil é procurar uma manicure! Eu tenho as cutículas e cantos dos dedos super ressecados. Quando adolescente eu tirava, mas tirava tanto dos cantos que meus dedos ficaram "cabeçudos". Depois cansei e passei somente a empurrar durante o banho. Hoje em dia não faço mais nada. É azeite de oliva e hidratante, tô bem assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susane! Obrigada pela Visita e pelo carinho! Hidratar é realmente o Primeiro Passo! Um Beijo !

      Excluir
  2. Excelente seu texto, estou louca para ler suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sofia! Obrigada pela confiança e pelo carinho! Um Beijo Grande pra você, espero que as informações sejam úteis!

      Excluir
  3. Olá, eu mesma retiro as minhas cutículas, desde minha adolescência.
    Mas não gosto mais de fazer isso.
    Já usei dois produtos que prometiam "derreter" as cutículas, mas nada resolveu.
    Ainda tenho esperança de achar um produto bacana.
    Vou aguardar.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô! Espero poder ajudar, Obrigada pelo carinho! Um Beijo pra você!

      Excluir
  4. Elaine,

    Pra falar desse assunto, o post precisa ser longo.
    Eu concordo plenamente com a Myriam, por tudo que já li até aqui. Venho me perguntando sobre isso há algum tempo.
    Na Nova Zelândia, onde moro, as mulheres não têm o costume de tirar as cutículas, e nenhuma manicure também. Confesso que, é uma das coisas que ainda não consegui me acostumar, mas que venho pensando muito em aderir. Até porque, não existe nenhum lugar que amole alicate, que eu tenha conhecimento.
    Vou esperar a segunda parte do post, e vou colocar em prática as dicas da Myriam.
    Gostei muito dessa publicação. Obrigada por compartilhar!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha! Obrigada pelo carinho! Espero poder ser útil, de alguma forma! Um Beijo carinhoso pra você!

      Excluir
  5. Ai ai, e eu pensava que era de outro planeta por não ter o hábito de usar o alicate rsrsrsrs.
    Admito que, ainda uso o alicate, acho que uma vez por mais ou quando me dá muita (de forma excessiva) vontade. Acho que o medo de tirar um bife é tamanho que prefiro outras alternativas.
    Deixar alguém fazer minhas unhas ou ir no salão para isso, não obrigada!!
    Eu prefiro tratá-las com meus cuidados. ;)

    Aguardando a segunda parte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise! Que bom saber que também não estou sozinha! :D O importante é tentar, entender e não desistir de se cuidar com segurança! Um Beijo grande pra você e muito obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Yara!!! Você é um Amor! Você me inspira, me dá sorte e orgulho! Obrigada por seu carinho e sua força! Te Amo!

      Excluir
  7. Que legal! Eu também não tiro as cutículas... Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayane! O mais legal disso tudo é descobrir pessoas que partilham das nossas descobertas, que nos apoiam e incentivam! Muito obrigada pelo seu carinho!!!

      Excluir
  8. Que texto ótimo Myl!!! Mandou muito bem!!!!
    Eu estou na luta, já quase não tiro mais, não abandonei o alicate 100%, mas posso dizer que estou quase, tiro apenas o que "levanta" nos cantinhos e, na base, deixo ela sair quando quer, vez ou outra eu tiro, mas é quando já soltou tudo. Preciso caprichar um pouco mais ainda na hidratação, mas estou num caminho que nunca achei que chegaria!!! Já me orgulho de ter chegado onde cheguei!! rs

    Beijo e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi! São testemunhos como o seu que incentivam, dão alegria e força para quem acredita e quer tentar! Sei que é difícil abandonar um hábito, quebrar paradigmas, mudar de rotina... mas quando conseguimos ver os resultados, toda luta passa a valer a pena. O importante é tentar! Muito obrigada pelo seu carinho! Um Beijo Grande!!!

      Excluir
  9. Nossa amei o post Myl...
    Realmente tirar a cutícula é uma questão cultural! Difícil de mudar, mas adorei o jeito como você abordou.,
    Ficou bem claro o malefício que é tirar cutículas.
    Ansiosa pelo próximo post! bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara! eu fico muito comovida e feliz de ver como é importante a gente compartilhar conhecimento e ver que eles foram úteis para alguém que nos retorna com carinho! Espero ter ajudado! Um Beijo enorme pra você!

      Excluir
  10. A minha cutícula precisa do alicate. Desde pequena ela vem parar no meio da unha e hoje em dia se deixar sem tirar, leva uns trinta dias pra conseguir deixar ela no lugar. E como preciso de minha unhas sempre bem feitas, não consigo esperar esse tempo todo... :((

    http://dicasde-maquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce! Existe um produto, que estou pensando até em acrescentar no post, chamado Mira Cuticle ( AVON) - Você conhece? Ele tem efeito redutor e pode ser usado à noite, antes de dormir. Ele atua muito bem pra quem tem excesso de pele que cresce em direção à lâmina da unhas. O alicate é uma das soluções - teoricamente a mais fácil - mas não é a única. Espero ter ajudado. Um Beijo muito grande pra você!

      Excluir
  11. Eu retiro as minhas cutículas pq todos os meus dedos (mãos e pés) são encravados e doem muito. Se eu não retirar, ficam mto feias. (Tentei essa experiencia de não retirar e ficaram feias demais, só empurrando...)
    Mas quem retira essa cutícula sempre sou eu e retiro superficialmente... Mas o que mais retiro mesmo, são os cantos das unhas q crescem para dentro e entram dentro da carne!
    E isso doi mto!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, Seria interessante que você se consultasse com um dermatologista. Ele poderia examinar com mais atenção e detectar se é alguma particularidade no processo de crescimento das unhas. No seu caso específico, pode ser que haja um procedimento assim também. Obrigada pelo carinho. Um Beijo pra você.

      Excluir
  12. Nossa, já estou aqui roendo as unhas de curiosidade rsrsrs, porque eu simplesmente ODEIO fazer as unhas com alicates e acabo ficando meses com elas horrorosas e sem saber o que fazer, porque minhas cutículas são extremamente secas e acabam em machucados muito desagradáveis quando "desfiam". No aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tili! Tomara que você goste e possar usar as dicas! Um Beijo Grande e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  13. Adorei a forma como vc abordou o tema Myl!
    Já faz 3 anos q não retiro as minhas cuticulas, mas só consegui parar na segunda tentativa.
    Da primeira vez, fiquei 3 meses e um belo dia me deu a louca por causa das cuticulas levantadas, me sentia "suja", então retirei tudooooo e me aliviei. Mas na segunda vez, lutei bravamente contra elas com muita hidratação e uma boa dose de paciencia (pq os 3 primeiros meses são os mais difíceis), e acá estou agora com 3 anos sem cutilar.
    Aguardo a segunda parte do post. Bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "Lunamel"! Obrigada pelo carinho! O importante é não desistir de tentar! Tentar até conseguir! Cada pessoa que abandona o alicate e dá o seu testemunho, ajuda e muito, numa espécie de "corrente" de conscientização e saúde! Um Beijo pra você!

      Excluir
  14. Oi Myrian

    Super teu post , quero me esforçar muito e parar de retirar minhas cuticulas , e preciso começar pela hidratação , pois elas ressecam por demais , detergente e produtos detonam com elas.
    Beijocas !!!
    Vou ler a 2 parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarina! E usou meio desastrada e impaciente para usar luvas nas tarefas que envolvem produtos de limpeza. Você pode tentar. Eu hidrato muito antes e depois das tarefas de casa. Hidratar ainda é a melhor solução! Um Beijo grande e Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  15. Quando tinha uns 12 anos disse à minha mãe que queria tirar cutícula como ela, mas ela respondeu assim: "Se você tirar agora, vai ter que tirar de 15 em 15 dias ou até toda semana porque quanto mais retira, mais cresce." Então eu desisti. E foi a melhor coisa que eu fiz. =D
    ...e muita mulher já me olhou estranho por causa disso, acredita? hahahahaha
    Já teve até manicure que se recusou a pintar minha unha porque eu não tirava a cutícula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia! Muito sábia a sua mãe e você bem esperta! Eu também causo algum rebuliço por onde vou e descobrem que eu não retiro as cutículas com alicate. Eu conheço uma frase muito boa que diz: "Enforque-se na corda da liberdade"! E é o que eu venho fazendo quase todo o tempo - Cada um faz o que acha melhor, não é?. Eu procuro dividir porque tem muita gente que deseja, mas não sabe exatamente por onde começar. Se a gente não retira, ela não cresce mesmo! Beijo pra você!

      Excluir
  16. É... sou prova que o alicate é desnecessário mesmo... eu tinha tique de usar o alicate e usava praticamnte TODODIA! Sim, isso mesmo... coisa horrorosa...
    Dai uma vez li sobre não usar o alicate e quis fazer o teste... ganhei a cerinha da Granado e fui usando direto... ainda uso o alicate de vez em qndo, mas bem pouquinho mesmo, só nos pedacinhos q ficam fora do lugar. Prefiro dar uma hidratada, empurrar e aí, o que fica de excesso, eu tiro.
    E é engraçado q a pouco tempo eu estava com as unhas terríveis, sem um hidratante específico pras unhas e aí começaram a dar aquelas pontinhas de cutícula e de pelinha e etc... Foi só comprar um produto hidratante e voltar a cuidar que as coisas melhoraram!
    Ainda chego lá, no ponto de não usar alicate mesmo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telma! O Importante é tentar... Pra mim, é uma questão de saúde e praticidade, mais do que tendência ou "modismo" - O que todo mundo precisa mesmo é ser feliz com as próprias escolhas! Hidratação é algo simples, tão simples, que a gente pode incorporar à Rotina! Um Beijo e obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  17. Oi estou começando agr mas ja estou gostando é mais pratico e eu machucava mt os dedos entao ja estava a duas semanas sem fazer ai pintei so mas nao gostei aí fui no you tube pesquisar fiz e gostei confesso q da uma agonia vontade de tirar mas vou resistir e hidratar bastante bjs

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…