Como remover cutículas de forma prática e segura

em 17 de junho de 2015

Oi, gente!
Esta é a continuação do post de ontem, que você pode conferir aqui caso ainda não tenha visto:

Nesta continuação vou contar como é  que eu removo minhas cutículas (a cada semana ou 15 dias), sem usar alicate e de maneira prática e segura.
Vem comigo!

Antes de mais nada:

Pare de usar o alicate




Esconda-o de si mesma, peça alguém para esconder, jogue fora... (radical isso de jogar fora, né?).
Ou tire suas cutículas pela última vez, se despedindo do alicate, diga à sua manicure que você vai se libertar deste "falso amigo" e que ela deveria fazer o mesmo...

Primeiro passo: Hidratação



Palavras de ordem: Hidratação+Hidratação+Hidratação – Isso tem que se tornar um “mantra” na sua rotina.
Hábito que você deve intensificar se já possui e/ou parar de ler este post agora e ir lá dentro pegar um creme e passar nas mãos, unhas e cutículas (brincadeirinha essa coisa de parar tudo agora, não me abandone...).


Me diz uma coisa: Você fica sem tomar banho? Você fica sem escovar os dentes? Sem se alimentar?
Então...
Incorpore/Associe a hidratação das mãos, unhas e cutículas à sua rotina, como um hábito indispensável à sua saúde e bem estar.

Você vai precisar de um creme hidratante.
Não precisa ser um produto específico, caríssimo, dito milagroso.
Um creme de hidratação, qualquer um que você tenha por perto ou queira adquirir. Nem específico para as mãos precisa ser. Basta que seja hidratante.


O mais importante é que você mantenha hidratadas as mãos e as cutículas.
Associe a hidratação das unhas e cutículas a um hábito que você já possua: escovar os dentes, tomar banho, antes ou após as refeições.
Aí, fica mais fácil de se lembrar.
Tenha um creme dentro da sua bolsa, na gaveta da sua escrivaninha de trabalho, na sua necessaire, no porta luvas do carro, na mesinha de cabeceira... dentro da geladeira, da lata de biscoitos ou da caixa de chocolate.. (hihihi brincadeira de novo... essa ultima parte só!) 

Você pode até aproveitar a hora do banho para caprichar na hidratação das cutículas, use seu creme de cabelo ou seu óleo corporal (para quem costuma usar) pra isso. Massageie com delicadeza as unhas e cutículas também.

Eu tenho vários (quase uma dezena de) cremes aqui que uso para hidratar as cutículas. Marcas, preços e princípios ativos variados.
Se vocês desejarem que eu faça um post sobre eles, avisem aí nos comentários, certo?

Produtinhos para hidratação


Vou colocar aqui a foto de um dos meus preferidos, mas reitero que você pode usar o que você já usa ou o que for do seu agrado:


Manteiga Corporal de Hidratação profunda da Granado – Esta Linha tem vários aromas, esse de Ylang Ylang é o meu queridinho. Volto a repetir: é você que decide qual o creme de hidratação que deve usar.

Atenção:
Agora, tem um produto específico que vai servir como restaurador, hidratante e fortalecedor para as cutículas, que é imprescindível para esta “empreitada” e cujo nome e foto e vou deixar aqui. Ele é pra ser usado à noite, antes de dormir, quando você não for mais lavar as mãos. O ideal é que ele seja totalmente absorvido.

Ele virou produtinho obrigatório em rotina de cuidados com a pele, devido à sua grande concentração de Vitamina B5 e suas propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Não fico sem.
A estrela do nosso post, com vocês...

Bepantol – na forma de Pomada

Ele é cicatrizante, hidratante e nutritivo – e uma bisnaga vai durar muito! Como o foco aqui não é falar só sobre o Bepantol, caso você queira mais informações sobre fórmula, preço e etc, fique à vontade para pesquisar.

Talvez você só encontre a versão DERMA ou BABY.
A Versão original (que só tinha no rótulo a inscrição Bepantol - Dexpantenol) foi descontinuada, porque deixou de figurar como mero medicamento e passou a ser classificado como cosmético... Que sucesso!


Pro nosso caso aqui não faz diferença se você usar o Derma ou o Baby – mas eu devo dizer que o Baby costuma ter mais produto na embalagem e tem o preço mais compensador.


O Bepantol é indispensável e vai ser a estrela da sua “reabilitação”.
Ele é que vai “ensinar” ao seu organismo e às suas cutículas que elas não precisam mais se defender (ficando grossas, ressecadas, rebeldes e crescendo desordenadamente) por causa das agressões do alicate.

É imprescindível que você passe antes de dormir TODOS OS DIAS. Um pouquinho só: você pode "sujar" a pontinha de um cotonete para espalhar o produto nas cutículas... massagear e pronto!

Recapitulando até aqui: 
Hidratar as mãos e cutículas no mínimo três vezes por dia e obrigatoriamente com Bepantol antes de dormir.
Vale hidratar as unhas no engarrafamento, na fila do banco, no intervalo entre uma aula e outra, enquanto espera a condução, depois que mexer com produtos químicos, como sabão, detergente (principalmente!) ...
Não tenha vergonha!
Vergonha é cutícula toda assanhada, lembra?


Segundo passo: Esfoliação e remoção

receita de esfoliante caseiro

Sim, eu disse no meu primeiro post aqui que eu nunca usei o alicate para remover cutículas, mas que eu removo o excesso delas.
Sim, e se não remove com alicate, remove com o quê?

Eu faço a esfoliação e remoção propriamente ditas das minhas cutículas com produtos específicos.

Então...
Seguimos para a rotina semanal, ou quinzenal, conforme a necessidade da remoção.
Creio que se você sempre usou alicate, no início, isto vai ter que ser feito a cada semana.
Eu faço normalmente a cada semana, porque eu pinto as unhas para fotografar e postar no Blog e as minhas unhas não estão enfraquecidas, descamando ou quebradiças.
Se as suas estiverem, é melhor que você faça a esfoliação a cada 15 dias.

Para a esfoliação, eu alterno (a cada semana eu mudo) entre uma receita caseira para esfoliar as cutículas e um creme esfoliante suave específico que é o meu preferido.
Você pode optar e escolher o seu também.

Receita de misturinha esfoliante caseira:
  • 1 colher (daquelas de mexer cafezinho) de creme hidratante (aquele da sua preferência)
  • A mesma medida de azeite de oliva (pode ser óleo de bebê, de amêndoas, de argan, de coco...)
  • A mesma medida de açúcar (o cristal é mais abrasivo, o refinado é mais delicado)
Faça uma “pastinha” com esses ingredientes e esfregue delicadamente nas unhas, mãos e especialmente nas cutículas.
Deixe agir por 5 minutinhos e enxágue.
Depois que a minha amiga Verinha me ensinou essa receita, eu me tornei uma pessoa mais feliz! :)

Em termos de esfoliantes industrializados, eu só posso indicar produtos que eu tenha usado, e isso não garante que o efeito que para mim foi bom, seja suficientemente satisfatório para você.
Se você já tem ou conhece algum creme esfoliante, use o seu preferido que vai ser ótimo! O que eu uso, não fico sem e sou fã declarada é:


Ele é suave, eficiente, tem um cheirinho agradabilíssimo e é mais um xodó da minha rotina de cuidados!
Eu comprei uma escova de dentes macia para aplicar, coloco uma quantidade nela e fricciono delicadamente por todas as unhas e cutículas.
Isso vai garantir que a pele morta, e aquelas pontinhas "assanhadas" que ficam se levantando, sejam amaciadas e removidas com delicadeza e segurança.

Agora, pra você que teve paciência e atenção para chegar até aqui, o “pulo do gato”, o removedor de cutículas e o procedimento que dispensa alicate, a dica de ouro desse post enorme que vai mudar, melhorar, facilitar a sua vida!
Você vai precisar de um produto Removedor de Cutículas.

Eu vou colocar as fotos dos meus, os que eu uso aqui.
Você pode optar por um deles, o que seja mais fácil pra você encontrar, porque o efeito deles é semelhante, variando um pouco a fórmula e o tempo de espera pra agir.

Produtos para remover cutículas



  • Instant Cuticle Remover – Sally Hansen
  • Agile
  • Velox
  • Cuticle Eliminator – Be Natural
Os removedores do centro da foto são nacionais, os das extremidades são importados.
O funcionamento e a eficiência deles é similar, variando o tempo de espera para o produto agir.
Eu deixo, em média, três minutos os nacionais e 1 minuto os importados.
O importante é hidratar ( aff, Myl .. não aguento mais ler essa palavra) bastante antes e depois de usar o removedor.

Você espalha uma quantidade pequena (uma ou duas gotas) sobre cada contorno das cutículas, espera o tempo de ação do produto, empurra com uma espátula e procede à remoção do excesso da cutícula com uma cureta (???) (sobre a espátula e a cureta eu falarei mais abaixo).

 Removedor de Cutículas Express – Elke, mais uma opção nacional.
Os nacionais ganham dos importados no preço e na facilidade para serem encontrados. 
Todos rendem muuuuuuuuuuuuuito, porque basta espalhar uma ou duas gotinhas ao redor das cutículas. 
O Agile e o Express (da Elke) são mais suaves. 

Volto a dizer que é necessário hidratar as cutículas antes e depois de usá-los e que devem ser usados somente uma vez por semana. 
Algumas meninas reclamaram do ressecamento das cutículas com o uso dos removedores. 
Eu insisto, que se você não tem alergia a nenhum componente da fórmula, basta hidratar bastante antes e depois do uso – respeitar o tempo de pausa e o modo de uso de cada um deles, que não vai haver problema. 
Já falei em hidratação neste post? Hidrate! :)

É importante que você faça a prova de toque pra ver se não tem alergia a nenhum componente da fórmula - Isso vem no rótulo do produto. Ele não é ácido, nem corrosivo, não fere, não queima nem nada... Mas sei que tem meninas que tem pele mais sensível, ou são alérgicas a algumas substâncias.

Retomando... uma ou duas gotinhas do removedor em cada contorno de cutícula, aguardar o tempo de pausa.. e proceder ao afastamento e à remoção.
Você vai substituir o  alicate por dois acessórios:

Uma espátula:


Eu recomendo que você comece com uma de plástico, pois ela é mais leve e delicada e você não corre o risco de se ferir ou criar ondulações na parte mais mole (matriz) da unha, que fica próxima à raiz.
O Importante não é a força, mas o cuidado, a delicadeza e obedecer ao contorno das cutículas.
Repetindo propositadamente: O Importante não é a força, mas o cuidado, a delicadeza e obedecer ao contorno das cutículas.

Use a parte redonda para empurrar as cutículas delicadamente quando usar o removedor, antes de usar a cureta.
Com o tempo, você vai ver que a pele morta vai sair só de você usar a espátula.

E uma cureta – Esta é a nossa nova amiguinha inseparável:


A ferramenta  que vai substituir com segurança, funcionalidade e sucesso o alicate.
A cureta existe em tamanhos variados e com a ponta vazada ou não.
Eu conheço das Marcas Mundial Impala e Enox - As minhas custaram em média - Aqui em Salvador - R$8,00 (oito reais).

A Daniele do Blog Aquarela de Esmaltes  me cedeu gentilmente uma Foto da Cureta na embalagem e ainda fica a dica de mais uma marca:



Algumas vendedoras de lojas de Cosméticos não "sabem identificar" ou não conhecem este acessório com o nome de cureta...
Cuidado pra não comprarem o que elas chamam de extrator de cravos, porque o formato é parecido, mas o tamanho é enorme... desproporcional e o extrator de cravos não serve para o nosso propósito aqui.

Dependendo do conhecimento da vendedora, você pode pedir pra ver extrator de cravos - porque algumas confundem o nome... :(

A cureta é pra ser usada logo após o tempo de ação do removedor químico e como se fosse uma colher - virada para baixo... "raspando" por todo o contorno da cutícula com cuidado e delicadeza, respeitando o contorno da unha.
Não force nem passe contrariando o sentido do crescimento da pele.

Depois que remover o excesso de cutículas, enxague bem as mãos com água e....?
HIDRATE!

Hidrate... Você deve hidratar... Hidratação é indispensável... Faça hidratação... Hoje, sempre!


Eu tentei de todas as maneiras gravar um mini vídeo aqui, mas meu equipamento não ajudou.
Eu vou indicar dois vídeos pra vocês de amigas que gravaram o manuseio da cureta. É simples. As palavras – chave são delicadeza e calma.



Vídeo da Simone - do Blog Alquimia das Cores - Manuseio da Cureta
Super bem detalhado!


Vídeo da Cássia – do Blog Umbrella Colorida - Manuseio da Cureta
Resumido e Mega ilustrativo!
Clique e assista direto no Instagram!

Aproveito e mando um um beijo grande pra Cássia e pra Simone que tão gentilmente me salvaram com os vídeos ilustrando o passo a passo com a espátula e a cureta! Suas lindas!


E vocês, aqui do Blog da Elaine... acham que eu consegui demonstrar a diferença entre remover a cutícula e não utilizar o alicate para fazer isso?


Dicas extras


Eu penso que é mais difícil decidir começar, do que o processo propriamente dito. Mudança de hábito faz bagunça na nossa vida, nos estressa, a gente pensa em desistir... acha que tá indo devagar demais... tem algumas “recaídas”... Isso é normal. Só não vale a pena desistir pra sempre.

Sabem aquele processo de deixar de usar química no cabelo? As meninas que passam por isso dizem que o mais difícil é a transição... aquela fase em que o cabelo já está natural na raiz, mas está liso nas pontas... aí chega a hora do grande corte, do grande rompimento... onde a parte com química é retirada com tesoura. Aí  a pessoa volta a ter o cabelo com a textura natural! O Processo com as cutículas é parecido...

Assim também é fazer dieta, parar de fumar...  São processos que não tem a ver com milagre e dependem muito da nossa força de vontade... não há mágica!

Neste processo de abandono do alicate, em média, as três primeiras semanas serão sua "prova de fogo". Se você passar por elas.. Estará livre do alicate!

Importante!
Assim que você parar de "agredir" a sua cutícula com o alicate, ela ainda vai estar “programada” e traumatizada por todo o tempo em que foi "arrancada".
E pra se defender, ela vai engrossar, se espalhar desordenadamente, como se te mandasse um recado: “Vai me agredir? Eu vou me defender!”.
Como calos que se formam quando a gente insiste em usar sapatos que machucam, sabe?
Alguém tem que ceder.
E ceder nem sempre é sinal de derrota, não é mesmo?

Espero que isso tudo que eu escrevi neste post e no post anterior possa servir para ajudar, claro, quem deseja e pra quem acha válido não usar alicate de cutículas.

Dicas para quem faz unha com manicure


Você faz a unha com uma manicure?
Se você vai mesmo encarar este desafio, faça da sua manicure uma aliada! Converse com ela  - Manicure que  sabe remover cutícula com alicate precisa se atualizar, se especializar, se adequar às normas de segurança e higiene, diversificar suas técnicas e entender que com o removedor ela diminui muito o tempo que leva pra fazer as unhas de uma cliente. Seja determinada. Seu corpo, suas regras!

Mas Myl... eu não faço minhas unhas em casa e a minha manicure não tem cureta nem removedor! Sugiro que você já chegue ao salão ou que já entregue as unhas com as cutículas já esfoliadas e curetadas pra ela só pintar. E se você tiver manicure que atenda em casa,  faça o trabalho de remoção e esfoliação no dia anterior. Não usar alicate para remover cutículas é uma questão de higiene, de saúde e mudar hábitos/cultura. Isso é muito difícil, mas não é impossível. 

Se você é manicure, tente esta alternativa! Comece você a mudança de hábito com suas clientes, você é uma profissional que forma opiniões e que forma tendências! Apresente, sugira o modo alternativo de retirar o excesso de cutículas. Ganhe tempo, segurança e admiração da sua clientela. Você é uma formadora de opinião! Você é responsável pelo bem estar das suas clientes!

Se você é feliz usando alicate, quem sou eu pra bagunçar a sua felicidade? 
A finalidade deste post é incentivar a quem deseja, precisa, entende e concorda que é melhor não utilizar o alicate de cutículas.
Espero ter ajudado. Se tiverem alguma dúvida, deixem aí nos comentários, por favor.

Lá no Instagram (se você usa esta rede, pode me acompanhar lá, se quiser) tem uma hashtag - a #paracutículaslindas onde as meninas postam fotos de produtos e dicas pra quem não usa alicate, quer se libertar dele ou mesmo já o abandonou. Vale a pena dar uma espiadinha! 

Por favor, se restou alguma dúvida, se tiverem alguma pergunta, dica, opinião ou crítica é imprescindível que deixem aqui nos comentários. Eu faço questão de responder a todos, conforme eu souber, com carinho e atenção.

Vamos? 
Quem vai pelo menos tentar? 
Um beijo grande!



Apaixonada por esmaltes, gatos, corujas e café...

41 comentários , comente também!

  1. Elaine,

    Uma mega post! Clap clap pra a Myriam.
    Eu vou tentar, sim! Estava me preparando para abandonar o alicate. Esse post veio de encontro ao meu desejo. Simplesmente amei!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha! Mais um vez obrigada pelo carinho!! Quero saber do seu progresso! Me conte! Seu carinho me comove!

      Excluir
  2. Obrigado pela disposição de dispor tantas informações neste post. Estarei buscando, na minha cidade, essa cureta e mudando o estilo de vida das minha unhas. Elas ficarão satisfeitas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana! Faço com muito prazer e esperança! Cada pessoa que abandona o alicate de cutícula é uma estrelinha em meu coração! Um Beijo pra você! Me conte do seu progresso!

      Excluir
  3. Amei, simplesmente amei as dicas. Agora, corre comprar os produtos. O removedor de cutículas Sally Hansen, por exemplo, já está esgotado em tudo quanto é lugar... Mas, vamos para os produtos nacionais então... Louca para já começar a rotina de cuidados com as cutículas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia! Os nacionais são bem mais em conta e mais fáceis de se achar! A ação deles não deixa nada a desejar em relação aos Importados! Força aí, me mantenha informada do seu progresso! Um Beijo!!

      Excluir
  4. Oi Myriam, vou começar tudo de novo.
    Este post me animou rsrs
    Em 2011, eu seguia um blog só de esmaltes e cuidados com as unhas,
    era da Marcela Sardas. Fiquei sem usar alicate por muito tempo. Mas ...... cansei.
    Agora já estava pensando mesmo em "jogar fora" o alicate.
    Usei o removedor Velox e não gostei.
    Vou procurar outros, que você mostrou aqui.
    E creme hidratante é o que não falta aqui em casa. Uso granado também.
    Obrigada à você e a Elaine pela ideia e dicas.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô! Fico Feliz pela sua determinação! As meninas que não se dão bem com o Velox, geralmente se adaptam melhor ao Agile, por ele ser mais suave. Eu é que agradeço seu carinho e a sua atenção! Um Beijo!

      Excluir
  5. Eu sempre faço a unha com manicure, mas eu estou bem tentada a esta técnica, além de ser mais seguro (sim, eu me preocupo com a disseminação de doenças no salão), mas eu não sabia como fazer diferente, vai sair muito mais barato.

    Com o vídeo ficou muito mais fácil e de saber como usar a cureta.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frida! Obrigada pela atenção e pelo carinho! Como eu disse, você mesma pode fazer o trabalho de remoção de cutículas e pintar na manicure! Apresente a alternativa a ela, pode ser que ela goste! Todo mundo sai ganhando! Um Beijo!

      Excluir
  6. Muito obrigada pelas dicas! Eu mesma faço as minhas unhas, a princípio eu tirava as cutículas toda semana, agora estou tirando a cada 15 dias e elas já estão bem melhores. Porém ainda estão ressecadas, essa postagem veio de encontro aos meus desejos, vou usar e abusar dessas dicas! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Via! Que bom que você gostou!! Me conte sobre seu progresso! Um Beijo!!

      Excluir
  7. Amei o post vou testar com certeza ainda mais eu que apanho ate pra tirar minha cutículas que são bem pequenas e finas
    beijoooos
    http://becaamorim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca! Obrigada pelo seu carinho! bom saber que ajudei!! Um Beijo Grande!

      Excluir
  8. Oi Myl !

    Adorei o post. Super explicadinho.
    Eu costumo fazer minhas unhas e ...uso alicate. Mas vou tentar aderir ao removedor (se não der alergia). Acho que vai ser até melhor para a minha vista, afinal está cada vez mais difícil "enxergar" a cutícula. rsrsrs Hidratante eu já passo bastante, uso o vasenol mãos e unhas, e minhas cutículas não são tão grossas.
    Valeu pelas dicas!

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata! O Agile , segundo informações da marca, é hipoalergênico! Você pode começar por ele, se quiser! A Linha Vasenol tem uma "vaselina" que sou doida pra usar nas cutículas, me foi recomendada há uns 15 dias! Mas não tô encontrando aqui em Salvador! Hidratação é tudo!!! Um Beijo Grande e obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
    2. Reforçando: Como você é alérgica, faça a prova de toque antes de aplicar o removedor de cutícula, e dê uma olhada bem atenta nos componentes da fórmula, ok? Um Beijo!

      Excluir
  9. Eu fiquei um tempo sem tirar as cutículas, mas acabei voltando. Este post está pra lá de completo e está me dando vontade de parar de tirar novamente. Favoritei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty!!! Que Felicidade ver que você gostou e que vai tentar de novo!!! É isso mesmo, tentar até conseguir! Um Beijo enorme pra você e obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  10. Esse procedimento também pode ser feito nas unhas dos pés??
    Ótimo post! Vou tentar aderir ao Não para o ALICATE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, eu acredito que sim! Os consultórios de Podologia usam muito. Se for só pra remover excesso de pele, vai ser muito bom.. Cuidado pra não magoar cantos de unhas ou unhas encravadas. Um Beijo Grande! Obrigada pelo carinho!!

      Excluir
    2. É minhas unhas dos pés são complicadas. Tenho os cantos das unhas do dedão muito enterradas, fundo sabe? Eu nem consigo tirar, sempre peço a manicure, porque toda vez que eu tento eu acabo ferindo ou não consigo tirar tudo, é um drama. Nesse caso, é melhor continuar fazendo as unhas dos pés com a manicure, não é? Mas no caso, vou ter que comprar meu próprios alicates e afins, não é?

      Excluir
    3. Sara, se a sua manicure é podóloga também - e isso exige um curso de especialização - ela é a pessoa mais indicada para desencravar unhas. Isso mesmo - é sempre melhor você ter o seu próprio kit. Um Beijo!

      Excluir
  11. Muitisdimo instrutivo esse post, eu nunca gostei de tirar cutículas, pq as minhas sao muito sensiveis. As vezes eu ia numa manicure e no outro dia as cutículas rasgavam, era doloroso, passei a cuidar eu mesmo das minhas. E faço um processo bem simples, mas amei a ideia da esfoliacão. Um abraço Myl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica! Que bom que você gostou!! Obrigada pelo carinho!!! Eu fiquei curiosa pra saber como vocês faz as suas, você pode compartilhar?

      Excluir
  12. Oi, existe alguma outra ferramenta que substitui a cureta?? Eu moro fora do Brasil e aqui não tem muitas ferramentas para o cuidado das unhas, e eu não gosto de tirar a cutícula com alicate... Amei o post vou começar a intensificar a hidratação das minhas unhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Eu vou pesquisar e ter respondo. Antes de descobrir a cureta eu utilizava a espátula - a outra ponta dela, sem ser a arredondada - mas tem que ser com muito cuidado e delicadeza, porque esta ferramenta às vezes é afiada... comece por uma espátula de plástico ou acrílico, como as que aparecem em uma das fotos do post e no vídeo da Simone. Vou pesquisar lojas on line que possam vender a cureta. Você mora em que país? Aguardo sua resposta! Um Beijo!

      Excluir
  13. Fantástico!!! Vou adquirir logo essa cureta, pq adorei (e o vídeo foi ótimo pra ensinar a usar, pq eu não tava entendendo... rs). Em breve vou deixar meu alicate de joaninha paradinho e guardadinho, pq jogar fora não vou... ele fez parte da linha Fashion da Mundial... :)
    Quero seguir direitinho as dicas q vc deu!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telma! Que bom que os vídeos facilitaram, né? Eu também sou carente de imagens... Por isso mesmo pedi socorro às Amigas Cássia e Simone! Meio radical essa coisa de jogar fora o seu alicate fofinho de Joaninha, manter guardadinho é melhor mesmo... Agradeço o seu carinho e pela oportunidade de ser útil! Um Beijo!

      Excluir
  14. O post ficou em show! Super detalhado e explicado. Deixar de usar o alicate eh, literalmente, uma libertação! Semore q posso, tento convencer as pessoas à largarem este ne gocio de ficar "se picotando". Adorei ver meu vídeo aqui! Obrigda! 💟💟💟💟

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moni!! quanta honra ver você prestigiando um post meu! Eu é que agradeço profundamente a sua permissão de repostar o vídeo, mais que detalhado e ilustrativo! Sou sua fã, te respeito e admiro imensamente! Um Beijo Grande!

      Excluir
  15. My!

    Amei o post, ajudou a tirar minhas dúvidas sobre os removedores. Estava com medo de que agredissem muito as minhas cutículas, já que já tem um ano e meio que não as tiro. Me ajudou muito, estou pensando em adquirir uma cureta também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna! Obrigada pela atenção e pelo carinho! Os Removedores são muito eficientes! Me conte sobre sua experiência com eles, depois que utilizar! Um Beijo!

      Excluir
  16. Oii adorei as dicas, as minhas cutículas são muito ressecadas, odeio isso!! Vou seguir as dicas com certeza bjuxxx !!!!
    http://blogvisualfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brúh! Que bom que você gostou! Seja Bem Vinda! Conte-me sobre o seu progresso! Um Beijo!

      Excluir
  17. Perfeito, Myl vc é uma excelente profissional, e professora exemplar!!! A educação sofre com a falta desse profissionalismo!!! Explica, incentiva e encanta!!!
    Adoro ler seus posts!!!
    Sou fã...
    Beijos...

    Giorse Silva
    Blog da Gio
    www.giorsesilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahhhhh, Giorse! Ver alguém que respeito e admiro profundamente me fazer um elogio assim só me dá muita força pra continuar fazendo meu trabalho com carinho e seriedade! Um Beijo Gigante pra você!

      Excluir
  18. Oiiiiii
    Como não faço unha com manicure, eu mesmo faço a minha rssss, claro que vou tentar. Já estava disposta a cuidar mais da minha unha porque, como faço artesanato, elas ficam mais curtas e com essa dica até animo a deixá-las crescer um pouquinho mais!! Adorei a dica e com certeza vou dar um retorno pra vc!!! Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kessia! eu só tenho a agradecer pelo carinho, pela atenção e pela confiança! Um Beijo grande pra você!

      Excluir
  19. Nossa!!! Adorei tudo, aquela receitinha caseira com certeza vou fazer, e a cureta vou procurar pra comprar. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo! Te desejo sucesso em tudo! Depois que tentar, me conta como foi! Um Beijo Grande e Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…