Blogueirices: a Avareza

em 25 de fevereiro de 2015

Quando eu era bem menina o ator Ary Fontoura imortalizou na televisão o arquétipo do avarento. Era a novela Amor com amor se paga e o personagem Nonô Correa era o mais completo avarento que se pode imaginar. Daqueles que escondem comida, negam água às visitas, e esconde bem escondido tudo o que considera seu.

Você talvez nunca tenha reparado, mas existe um tipo de blogueiro que bem poderia ser chamado de blogueiro-nonô-correa...
Vou descrever:
O blogueiro nonô-correa nunca linka ninguém porque ele tem medo que os SEUS leitores se encantem por outro blog e desapareçam do seu; ele jamais divulga algum post bom que tenha visto porque isso significa dividir audiência.
E dividir é coisa que não lhe pertence...

Quando o blogueiro nonô-correa aprende algo para seu blog ele jamais conta onde aprendeu porque não quer que mais ninguém tenha o que ele tem.
O blogueiro nonô-correa não conta onde aprendeu algum recurso, e faz pior: ele aprende nos blogs que ensinam, mas jamais deixa um comentário agradecendo, dizendo que deu certo.
Se, ao contrário, ele tenta e não consegue aí sim, ele faz um comentário pra deixar clara sua irritação: "Não deu certo".
Mesmo que tenha dado certo em 10 outros tutoriais... agradecer não lhe pertence também...

O blogueiro nonô-correa nunca ajuda ninguém; quando pedem alguma ajuda ele manda ir procurar no Google. Mas ele, sempre que precisa, sabe exatamente para quem pedir pois está acostumado a receber e nunca dar...
E não é só pedir, é exigir!
"Se não quer explicar (mil vezes, se ele assim desejar, e rápido que eu tenho pressa) então não tenha blog..."

Se por acaso alguma vez o blogueiro nonô-correa der algo para alguém (seja um link, seja uma dica, seja uma divulgação) ele vai eternamente achar que a pessoa está em débito com ele.
Pode passar o tempo mas ele, o blogueiro avarento, sempre vai esperar mais e mais retribuição... e fazer #mimimi se achar que não está tendo o que merece.

O blogueiro avarento não interage.
Ele não curte, nem muito menos compartilha. Divulgar os outros? Não... ele não gasta seu precioso tempo com isso...
Ele não comenta nos posts que lê porque tem medo que seus comentários ajudem demais outros blogs.
"Depois todo mundo tem um monte de leitor e eu fico sem..."

O blogueiro avarento não responde quando perguntam sobre as parcerias que fecha para o blog porque tem para si que o mundo é uma concorrência.
O blogueiro nonô-correa vai terminar sozinho, cedo ou tarde, isolado em sua própria casca.
Mas sempre sem curtir, comentar ou compartilhar porque (acredita ele) isso é ruim para seu blog.
Seu lema?
"Farinha pouca? Meu blog pirão primeiro..."


Inteligência, o oposto da avareza

Mas existe no mundo dos blogs aquele tipo de blogueiro que é o oposto do blogueiro nonô-correa!
Sim, o blogueiro generoso, inteligente, que sabe que nessa imensa rede virtual só sobrevive (e cresce) quem está integrado de fato à rede, quem entende que para receber é preciso dar.
E dar com boa vontade, dar com gosto, dar bem dado!
Não pense sacanagem, estou me referindo às curtidas, aos comentários, aos compartilhamentos, às indicações.

Pare e pense comigo: quem você gosta mais de ler, de seguir e de ajudar a divulgar?
Aquele blogueiro distante, inatingível, egoísta e avarento, que jamais abre nada para ninguém, ou aquele que divulga as coisas boas, que gosta de ver todo mundo crescer junto?

E pense nos blogs que você mais admira: são feitos por blogueiros generosos ou por blogueiros avarentos?
Em qual categoria você quer estar?

Acredite, o mundo virtual muda muito rapidamente, e só vai sobreviver (que dirá crescer) aquele blogueiro que entende que a rede só se fortalece quando todos compartilham, dividem, e consequentemente, multiplicam.
Não é?


Este é o 2º post de uma série que vou fazer chamada Blogueirices.
Serão coisas que penso, que sinto, experiências que quero compartilhar e que se encaixam perfeitamente na vida cheia de blogueirices que a gente vive.
Veja o 1º post aqui:
Série Blogueirices: a Preguiça

Para não perder nenhum post da série (que ainda não sei qual tamanho terá e nem qual periodicidade) você pode:

→ Seguir o blog via gadget Seguidores: basta clicar em Participar deste site ali na lateral do blog e concluir o processo;

→ Pode curtir nossa fanpage: todos os posts têm seu link enviados pra lá no momento em que são postados. Basta clicar em Curtir!


→ Cadastre seu email e receba a atualização direto nele, assim que for postada.
Digite seu endereço de email:


Posso pedir uma coisa?
Compartilha o post?
Hein?
Diz que sim... é só um clique...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

33 comentários , comente também!

  1. Conheço blogueiros avarentos, que postam imagens em seus blogs ou páginas sem citar as fonstes (escrevem apenas imagem: pinterest, imagem: google).

    Estou ansiosa esperando os outros posts. Será que teremos blogueira Carminha Av Brasil, blogueira Odete Roitman? hehe

    ResponderExcluir
  2. Tu és demais mesmo! Tive que rir desse nonô blogueiro! Adorei ler e espero não estrar enquadrada nessa classificação,rs Valeu! Gosto demais de estar aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Você é um dos maiores exemplos do blogueiro que devemos ser! Sou sua fã!!! E ...VIVA o amor, a bondade, a generosidade e o respeito!
    Beijos e muuuuito obrigada por estar comigo em mais uma nova jornada (no Insta), você é uma fofa!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Elaine
    Gostei muito da sua postagem... Há quase 6 anos sou MUITO ajudada e agora que sei um pouquinho, ensino sim o pouco que sei...
    Por causa da má vontade alheia, deixo de aprender mais coisa que quero tanto... é pena!!! Muitas vezes, as dicas vêm incompleta propositalmente... fico tão triste com isso!!!
    Considero normal que, com o passar dos anos, a gente queira fazer o melhor possível pros amigos leitores...
    Com o passar dos 6.0 ... a memória falha e me esqueço do que já havia aprendido... rs... fico com vergonha de pedir novamente explicação para que não seja tida como preguiçosa como vc diz no post anterior da série... assim que vou de passo em passo... com calma igual a uma tartaruga...
    Mas ser blogueira Nonô Correia, Deus nos livre e guarde!!! Ninguém merece tal crueldade...
    É tão bom divulgar amigos e indicar blogs que interagem!!! Faz parte da arte de blogar... dá muita alegria à gente...
    Obrigada pelos seus ensinamentos e repaginadas...
    Vamos nos ajudando e nos enriquecendo... Tem MUITA gente boa e humana no mundo dos blogs... ainda bem!!!
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Sabe que nunca tinha encarado os blogueiros por esse prisma? Espero não estar incluída no lote dos avarentos. Tenho quatro blogues, sendo que um deles é apenas de divulgação de poesia no feminino. no qual usei durante bastante tempo como cabeçalho uma das suas ofertas, mas tinha lá que era uma gentileza sua.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine. Adorei a postagem. Conheço alguns blogueiros assim. Mas alguns conseguem enganar os outros e se finge de amigo, que ajuda a todos. E o pior é que muitas pessoas acreditam. Vamos lutar por um mundo melhor na Internet. Arrasou. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ahah conheço bem o Nonô-Correia.
    Conheço vários.
    E eu tenho certeza que não sou um deles rsrs
    Achei engraçada a maneira com que você abordou o tema.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. A-DO-REI!!! Quem nunca tropeçou no tipo? eu já. Bastou meu blog começar a crescer para algumas blogueiras tirarem ele do blogroll. É claro que quando notei, acabei retribuindo e tirando também. Ninguém é obrigada a colocar blogs no blogroll, mas se o blog é semelhante ao seu e trata de assuntos que vai agradar quem visita ao seu blog, então porque tirar?
    Nos posts de sábado eu divulgo 10 blogs e dou preferência para os blogs nacionais.Faço para divulgar blogs.
    Se todo mundo divulgasse, criaria uma corrente do bem que ajudaria muito os blogs a crescerem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a comparação com Nonô!!! E as sugestões da Fernanda aí em cima...já fiquei imaginando!!! E tá cheio disso por aí.... Bj

    ResponderExcluir
  10. Elaine, parabéns pelo seu blog e o conhecimento que compartilham com todos nós. Não sei ao certo, talvez meu comentário não seja tão propício nesta postagem.
    Mas tenho sim, acompanhado o blog nesses últimos meses, pois estou realizando mudanças no meu. E suas dicas foram de grande valia, algumas deram certos, outras continuei tentando, teve umas que não ficou do jeito que queria e obtive outros resultados, em suma, deu tudo certo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Admiro muito vc! Acho muito legal sua forma de dividir seu conhecimento e pelo visto sua generosidade te joga pra cima, contrariando um blogueiro nonô... Ainda estou aprendendo sobre o mundo blogueiro, mas vc é definitivamente um exemplo que quero seguir.
    Obrigada pela generosidade!
    Beijo

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, bd!
    Aproveitei meu post de hoje (já estava editado) e coloquei teu link no blog pq caiu certinho.
    Eu sou testemnha da pessoa especial que vc é, pois quando precisei, vc me ajudou sem essa tal "avareza" e por isso mais uma vez eu te agradeço.
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  13. Nossa,amei,e olha que não tenho blog,mas sou fã e seguidora de mtos,todos indicados pelas blogueiras que não são "NONÔ CORREIA".Amo vc e não perco uma postagem sua,apesar de ainda estar engatinhando na net. Obrigada por compartilhar tudo que sabe.Um bjõ

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito....aprendo e repasso o que sei...pq conhecimento agente divide e nunca guarda pra si..beijus

    ResponderExcluir
  15. Elaine, tudo bem?
    Primeiramente quero te dar os parabéns pois cada vez que entro em seu blog me surpreendo mais positivamente.
    Adoro seus posts, sempre inteligentes, reflexivos e com conteúdo que nos agrega sempre.
    Em 1 de Março completo 3 meses de blog, estou aprendendo muita coisa com as blogueiras, recebo altas dicas e fico imensamente agradecida com tudo isso.
    Meu blog, podemos dizer que ainda é cru, bem basicão, mesmo eu postando diariamente temas e conteúdos que de certa forma as pessoas (acredito eu) que se interessam.
    Eu estou aprendendo muita coisa mais por enquanto estou colocando no papel para depois começar a usufruir até mesmo pra eu não me atrapalhar ou me perder nesse mundão.
    Mas com certeza, quando estiver praticando vou compartilhar e dividir tudo o que eu puder pois eu recebo ajuda demais e vou retribuir tanto as novatas quanto as experientes que precisarem de algo.
    Muito obrigada
    Adoro seu blog

    Grande beijo
    Mari

    commarifernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sim, pior que é verdade. A karol pinheiro, a taci, são super generosas, doces e com certeza não soa avarentas.
    Amei o post

    somundomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine
    Lendo seu post muito interessante, divertido e ao mesmo tempo sério, lembrei-me de você em duas ocasiões que precisei e prontamente me atendeu, com a maior boa vontade. Graças a Deus, ainda não me deparei com nenhum blogueiro nonô-correa, mas meu bloguinho é pequeno, tímido, sem nenhuma prentensão, quem sabe não desperte sentimentos negativos nas pessoas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Elaine, tudo bem?

    A Dinha comentou sobre seu blog na postagem dela...ai, corri conhecer seu blog...sou muito curiosa.

    Menina, pra falar a verdade, eu nunca havia pensado nesse tema que você abordou.

    Eu encontro blogs tão generosos que disponibilizam moldes, receitas, dicas, links, sorrisos, bem querer... etc.

    Aprendi com essas amigas virtuais a fazer como elas.

    Mas, vou te falar uma coisa...tipo...segredinho...(eu só sigo blogs que me seguem)...acho justo isso...Quase não tenho tempo para o blog e também porque a vida real me fascina mais que a virtual!! Gosto muito de trocar ideias com as amigas seguidoras - quando possível...e detesto ficar falando sozinha...ai eu desapareço do mapa...rsrrsrsr...

    Sinto essa frieza com as blogueiras suecas, que não falam nem um "oi"...vivo tentando contado, mas...nada, nadica...acho estranho,...enfim...

    Elaine, vi que você aborda vários assuntos...voltarei outras vezes para fazer um passeio por aqui.

    Não encontrei o seu "friend connect"...vou entrar e sair, acho que é erro...quem sabe ele aparece...o meu vive sumindo.

    Tenha um final de semana bem bonito,

    beijinhos,

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderExcluir
  19. Elaine, conheci seu blog a pouco tempo e estou adorando.
    Obrigada por ajudar e desenvolver ótimos posts.
    Curti muito este post e acho que nem precisa comentar mais nada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Nunca pensei dessa maneira , apesar de quase 7 anos de blog ...kkk
    Tenho uma pergunta nada relacionada ao post , é que são essas categorias (ou marcadores) do lado do titulo do post ...
    A um tempo atrás eu praticamente ''revireii'' a internet procurando um tutorial desse para blogger ....
    Só achei um , cujo o autor divdiu em partes e não terminou :( . Então cheguei a conclusão que isso só era possivel em wordpress!
    Até hoje eu entrar no seu blog e ver! Eu não achei esse tutorial aqui no seu blog (até pensei em ser o imagen ao lado do titulo do post , mas acho que não é ), por favor , será que você pode me ensinar , pode ser por e-mail . eu ficaria suuper feliz! :D

    ResponderExcluir
  21. Eu vejo muito por ai e só observo.
    Mas a vida real tem sua urgências e de uns tempos pra cá ando interagindo com quem interage comigo primeiro porque se cria laços depois que deixei de ser platéia pra muita gente ser mais um.
    Adoro ler blogs, e tenho aprendido muito com gente como vc generosa em ensinar.
    Mas sabe eu tenho algumas mágoas e graças que andam sumindo porque o bem atrai o bem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine, imagino que as relações entre blogues maiores e com finalidades também monetárias deve ser mais complicado.
    Por ter um blog com poucos seguidores, sigo poucos e acompanho com liberdade de visitar o assunto que me interessa, mas de vez em quando costumo dar uma passadinha em outros que não curto tanto e outros que nem sigo, mas visito de vez em quando. Acho deselegante receber sempre visita e quase nunca retribuir, mesmo que não goste do tema do blog, acho que um OI de vez em quando ou pelo menos responder um comentário, pega bem, significa que a pessoa sabe que vc não é invisível, reconhece a sua atenção mesmo tendo ido lá de livre espontânea vontade.
    É claro que isso não é obrigatório, mas qdo isso nunca ou quase nunca acontece é natural que com o tempo as pessoas parem mesmo de comentar, curtir e compartilhar.
    Enfim, é muito complexo, pois cada um tem os seus motivos para suas ações, não tem como ter uma regra geral.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Sempre me surpreendendo com os posts né? Sou tua fã!!! Aguardando ansiosamente as proximas postagens!
    Poderia fazer o Blogueiro estrelinha! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  24. Olá Elaine, ri muito cm seu texto, blogueiro nonô correa? é o máximo. Não tenho razões de queixa na minha curta vida "bloguística" mas sigo uma das primeiras dicas que li no seu blog: nunca deixar de comentar se o post agrada e o que eu tiver a dizer for pertinente! Sigo bastantes blogs que não me seguem, porque gosto do conteúdo deles, agora, já deixei de seguir quando vejo que a blogueira não liga a mínima para os comentários, e não existe nenhum feed back da parte delas. Falar sozinha, francamente não é a minha praia. beijos Elaine!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o teu post e concordo com tuas posições, nós - blogueiras - não somos detentoras das verdades e o ato de se comunicar, interagir, compartilhar é o que faz com que agregamos valor ao nosso blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Elaine, eu não tenho blog mas já solicitei um orçamento do seu trabalho, e sempre passo aqui, com muita admiração pelo seu trabalho. Aqui te vejo como pessoa ser humana, gente como eu, por isso adorei o post, e fica aqui a sugestão para um próximo tipo blogueira fútil', tem tantas por aí, que só me fazem correr sempre de volta aqui.

    Luz e paz para a tua semana.

    ResponderExcluir
  27. Oiii Elaine,conheci hoje teu blog e to adorando esse texto!!Comecei a blogar há muito pouco tempo por puro prazer de compartilhar todo esse mundo do artesanato que amo.Tenho dúvida do lance de linkar os blogs que adoro,e muitos consegui recentemente adicionar como gadget.Vou estudar pra ver se descubro como funciona,pois adoro citar o que me inspira.Adorei te conhecer!!Voltarei mais vezes.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gostei!!! Bem legal...
    Descobri o seu site hoje e tô achando ótimo!
    Eu sou um tipo diferente: meu blog era meu "diáriozinho", eu escrevia e não contava pra ninguém. não divulgava, agora que vou começar a mudar isso.

    ResponderExcluir
  29. Oi querida,

    Sabe o que eu penso? Que estamos vivendo um problema generalizado: as pessoas desaprenderam a pensar e se comportar como seres humanos.

    O que vejo é muita gente preocupada em dominar esta ou aquela ferramenta, escolher a plataforma "ideal" para divulgar produtos e serviços, e construir todo este aparato digital que hoje se tornou "imprescindível" para garantir a presença digital.

    E em contrapartida, percebo um total desconhecimento (por falta de formação e muito por falta de vontade, de iniciativa) em conhecer e lidar com as pessoas. Entender suas necessidades. Compartilhar experiências. E enfim, agregar valor de uma forma que faça diferença na vida das pessoas.

    No meu ponto de vista, o que está faltando é isso... precisamos nos tornar mais humanos (de novo!). Mudar nossa forma de enxergar as pessoas como números. Mudar também nossa forma egocêntrica de estar e pertencer a esse mundo, deixando de lado a postura de ser sempre o centro do universo. Na verdade, o centro de tudo são as pessoas.

    Um beijo!!
    Alice
    www.jardimdocoracao.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá Elaine!!
    Estou amando seus posts sobre Blogueirices. Engraçado porque conheço pessoas exatamente assim como você descreveu sobre avareza e preguiça, e essas pessoas nem são blogueiros.
    Todos os dias entro aqui no seu blog pra dar uma olhadinha nas suas dicas e tutoriais, porque estou começando meu blog aos poucos, mas estou querendo aprender mais pra poder fazer algo legal com a minha cara. Sem copiar claro!
    Aproveitando, eu usei o cabeçalho que você disponibilzou e coloquei no meu blog, se tiver algum problema você me diz.
    Beijos!
    http://blognovacaminhada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Elaine!! Tudo bom com você?!!
    O seu blog é realmente um máximo e sua didática brilhante!!!
    Cada vez que decido alterar alguma coisa no meu blog, por mínima que seja, o seu blog vem em minha mente. Pasto um pouco para achar, por nem sempre saber exatamente o que procuro, mas encontro e dá certo!!
    Realmente estou fascinada, já até comentei anteriormente, mas realmente o seu blog é a verdadeira escola. O modo como são as explicações não desisto até conseguir como quero.
    Tem algumas situações que dão efetivamente erradas, porém sei lá quais as artes que faço e acaba dando certo de outro modo. Um exemplo é o menu fixo horizontal, estava disposta a inserir no blog, não sei o que deu errado. Mas, consegui deixar somente o background (A-M-E-I) e era meu xodózinho.
    Porém, alguma coisa desconfigurou no meu template e acabei alterando quase todo e não consegui inserir novamente.
    Sem mencionar quando decido misturar as explicações que encontro no seu blog com outra, por exemplo, gostei do modo que está no Blog da Elaine, porém tem outro tutorial que também gostei, então vou personalizando para ficar do meu jeito.
    E é isso!!! O Blog da Elaine é maravilhoso!!!!
    Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Elaine me identifiquei muito com teu texto porque sempre pensei na questão dos blogs como algo a acrescentar e não para ser concorrente. Tenho o meu blog desde 2007 e sempre fiz questão desta interação e aprendi muito sobre estes compartilhamentos genuínos e o quanto nós blogueiras podemos ganhar e ajudar ao mesmo tempo. Tenho uma tag Links Para Visitar que aprendi com outra blogueira que admiro muito que é a Betty Gaeta do Gosto Disto e assim como ela eu compartilho links que acho bacana com as minhas leitoras e este teu link é perfeito e vem bem ao encontro do que escrevi na semana passada http://www.brasildobem.net/sem-categoria/links-para-visitar-12/
    e hoje compartilhei teu link entre os outros da semana. beijos
    http://www.brasildobem.net/sem-categoria/links-para-visitar-13/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…