Blogueirices: o pecado da Preguiça

em 13 de novembro de 2014

Dias desses estava conversando no chat do Facebook com Margaret, dona da plataforma de lojas virtuais Divitae. A gente falava de estratégias de divulgação para blogs e lojas.
Num determinado momento da conversa eu comentei com ela que algo que uma outra plataforma de lojas virtuais faz é ilegal e errado, e cedo ou tarde será punida pelo Google pois trata-se de black hat.

Continuamos a conversa, e pouco depois ela, rindo, me disse que foi ao Google pesquisar o que era black hat em termos de SEO.
Sem saber Margaret me ensinou algo e me deu a ideia desse artigo.
Ela poderia simplesmente ter me perguntado o que era black hat.
Mas não.
Ela, sem preguiça e sem comodismo, foi pesquisar enquanto a gente teclava.
Lição valiosa para qualquer pessoa que tenha um blog ou uma loja virtual e queira vê-los crescer e se firmar.
Se você quer crescer seu blog, ou sua loja virtual,  precisa abandonar a preguiça para sempre!
Os blogueiros e lojistas que você mais admira passam mais tempo pesquisando e aprendendo do que perguntando, pode estar certo disso.

Acho impressionante, no pior sentido, quando publico um artigo mais longo e completo com dicas para blogs ou tutoriais e vem UM BLOGUEIRO me dizer que não leu tudo porque não gosta de ler.
Fico indignada quando alguém faz uma pergunta nos comentários de posts de tutoriais sendo que a resposta está no texto, muitas vezes em negrito! Vejo isso em blogs como o meu, em blogs de receitas, de maquiagem, de artesanato...
Simplesmente a pessoa não leu o texto, passou os olhos, ou só viu as ilustrações.
Como é possível ter um blog se não consegue ler um artigo de menos de 700 palavras?

Talvez venha da preguiça o péssimo hábito que tantos blogueiros têm de comentar em outros blogs com comentários genéricos, tipo "Legal, muito lindo seu blog, visite o meu".
#morro com isso, preguiça até de digitar, sai colando o mesmíssimo texto em todo blog por onde passa...
Já vi um "Lindo seu blog, visite o meu" em post onde a blogueira falava da morte da avó...

Sempre me perguntam como eu aprendi as coisas que aprendi em relação à blogs.
Me perguntam se fiz curso, se alguém me ensinou, como foi que virou meu ganha-pão.
Respondo que aprendi sozinha, embora isso não seja realmente exato.
Aprendi, e aprendo todo dia, pesquisando, estudando, lendo.
Já usei muitas vezes o Google Tradutor pra entender tutoriais escritos até em indonésio.

Já perdi (ou melhor, investi) muitas e muitas noites de sono estudando, tentando aprender como fazer algo.
Um exemplo?
Esse menu que uso hoje no blog, que se fixa no topo ao rolar a página.
Vi em um blog alemão, queria aprender como funcionava, juntei 3 menus diferentes até conseguir instalar no Blogger.
Levei 1 semana pra achar o modo de fazer.
É assim com tudo, e não é só porque é meu trabalho.
É assim que meu blog vai crescendo, devagar e sempre. E ganhando credibilidade.

Preguiça de pesquisar

Não existe nada mais chato do que quem tem preguiça de pesquisar e aprender, não existe nada mais desanimador do que quem quer tudo mastigadinho, de mão beijada, sem ter esforço de aprender, de pensar, de gastar uma noite pra ler e reler até entender.
Vejo isso acontecer em blogs e grupos de artesanato, por exemplo.
Gente que acha que os outros têm obrigação de dar moldes, de explicar minunciosamente tudo. Gente que tem preguiça até de fotografar os próprios produtos, e por isso rouba as fotos alheias.

Vejo a preguiça causar ainda mais danos: gente com preguiça de escrever, então copia e cola os posts alheios.
Pessoas que, por conta da preguiça, copiam as fotos das receitas, copiam a foto das unhas esmaltadas porque têm preguiça de pintar e fotografar as próprias unhas...

Claro que nem todo mundo vai ser um mega desenvolvedor de blogs, claro que a maioria de nós não vai aprender tudo, nem dominar tudo, nem entender tudo e muitas vezes vai realmente precisar pedir ajuda.
Pedir ajuda quando já tentou e não conseguiu é normal, e não significa preguiça, significa humildade. Eu nunca dominei matemática mas sempre me esforcei, estudava mais que os outros para entender a metade. E pedia ajuda quando realmente tentava e não entendia.

Mas o que diferencia um blogueiro ou lojista de alguém que  "apenasmente" tem um blog ou loja é a disposição em aprender e pesquisar, e tentar sempre.
A preguiça impede a gente de tentar. E faz a pessoa que a cultiva achar que se alguém não dá o que ela tem preguiça de buscar sozinha significa que o outro é egoísta e mesquinho. Não é assim!

Quando um blogueiro (eu, por exemplo) ou um artesão vê que a pessoa se esforçou em geral tem prazer em ajudar. Mas de gente folgada, em geral, as pessoas acabam por se afastar...
Sabe aquele "amigo" que só fala contigo pra pedir ajuda personalizada e exclusiva? Então, em geral a gente foge de quem só quer se aproveitar...

A preguiça impede a gente de fazer o melhor que podemos pelos nosso blog. E muitas vezes é isso que faz o blog estagnar. Ou naufragar.
Preguiça de ler, de aprender, de pesquisar e de se aprimorar é incompatível com blogs e lojas virtuais de sucesso, que crescem, que são relevantes.
Simples assim.

Este é o 1º post de uma série que vou fazer chamada Blogueirices.
Serão coisas que penso, que sinto, experiências que quero compartilhar e que se encaixam perfeitamente na vida cheia de blogueirices que a gente vive.


Para não perder nenhum post da série (que ainda não sei qual tamanho terá) você pode:

→ Seguir o blog via gadget Seguidores: basta clicar em Participar deste site ali na lateral do blog e concluir o processo;

→ Pode curtir nossa fanpage: todos os posts têm seu link enviados pra lá no momento em que são postados. Basta clicar em Curtir!


→ Cadastre seu email e receba a atualização direto nele, assim que for postada.
Digite seu endereço de email:




Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

40 comentários , comente também!

  1. Elaine, te entendo muito bem,.Imagino e sei o trabalhão que tens pra conseguir descobrir todos os detalhes e achar a melhor e mais didática forma de nos ensinar. Preguiça aí não pode ser admitida! Só podemos te agradecer !

    beijos, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine!
    Post muuuuito bom!!!
    Você falou de um monte de coisas que também me incomodam e que às vezes nem sei como lidar. Seu texto clareou minhas idéias!
    Obrigada!!!
    Beijos,
    Cris

    Obs. Essa semana passei por uma situação de plágio muito chata e fiz um post no blog sobre isso. Recebi vários e-mails de pessoas citando você como uma fonte que eu deveria procurar para saber que atitudes tomar. Queria que você soubesse que sua legião de admiradores é imensa! E é claro que eu já havia lido todos os seus posts sobre o assunto (esse e todos os outros assuntos!) e aí foi só rever para ter certeza do que fazer. Sou sua fã! (acho que você já sabe disso, né?!)
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, eu vi seu post sobre o plágio, li pelo Feedly.
      Uma coisa muito chata mesmo.
      Tem que denunciar, é seu trabalho e a pessoa não pode fazer isso, se apropriar do trabalho alheio;
      Espero que resolva.
      bjsss

      Excluir
  3. Esqueci de dizer que tenho um blog que naufragou justamente por causa da preguiça

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine,
    Pensei que só blog de moda sofria do mal das "comentaristas não leitoras"! Pelo menos dois comentários por post são de pessoas que foram lá e comentaram sem ler. Mas o pior mesmo é qdo vão lá para divulgar loja virtual em comentário de post, estes eu apago e não excluo, para deixar claro que vi e não gostei.
    As vezes peço help para vc por falta de tempo para lidar com o template do blog, mas leio muito, tanto na net como fora dela, afinal blog de moda qualquer uma pode ter, mas blog de moda com qualidade é uma luta contínua!
    Adorei o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine,
    Ótimo texto! Eu sempre leio conselhos de que o blog começa a fazer sucesso quando a gente se dedica a ele. E é a mais pura verdade.
    Sem preguicinhas (já li isso em algum tutorial seu rs)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Outro dia eu fiz um post no meu blog e como já sabia que viriam várias perguntas fiz um FAQ no final com as perguntas mais previsiveis.
    E ai chega um comentario perguntando sobre algo que eu tinha colocado no FAQ.
    Antigamente eu até respondia. Mas agora to ficando espertinha e falei: Querida, nesse mesmo post eu explico com todos os detalhes sobre a sua pergunta.
    E olhe, é dificil as vezes não ficar estressada com a preguiça do povo. Querem descobrir tudo pelas fotos.
    Sabe analfabeto que pega onibus pela cor? "La vem o onibus vermelho, esse é o meu".
    Enfim… muita gente não sabe o que ta perdendo em NAO LER.
    Beijo e adorei/amei este post.

    ResponderExcluir
  7. Ola querida, eu não sabia se ria enqto lia eu focava no texto pq realmente jah vi muitoooooooooooooo disso, no meu blog jah deixo um aviso junto a caixa de comentários , q nao aceito esse tipo de comentário.
    É tão chato e irritante isso, esses dias na minha fan page coloquei uma foto penas para ilustrar o texto e adivinhe todo mundo comentou q a foto era isso aquilo mas da pra perceber que NINGUEM leu o texto. E agradeço todo o seu esforço meu blog tem muito seu rs mesmo que vc nao sabia rs beijos

    Blog Mariana Beira

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine, acompanho seu blog há um bom tempo já e gostaria de agradecer por todas as dicas valiosas que vc compartilhou. Recentemente resolvi investir mais em blogs na plataforma blogger e assim como vc, saio pesquisando em vários locais sobre como fazer esse ou aquele recurso para aprender e aplicar nos meus blogs para dar aquele diferencial nele (teve coisa que aprendi aqui que consegui aplicar até no Word Press e ficou lindo!), por isso concordo plenamente contigo quando diz que devemos deixar a preguiça de lado se quisermos um site/blog de sucesso. Pesquisar e aprender sempre, esse é o segredo do crescimento não apenas para sites, como para tudo na vida. Te agradeço imensamente, pois muita coisa que aprendi, aprendi neste seu espaço. Continue com esse belíssimo trabalho, estarei sempre acompanhando e aprendendo!!! Um forte abraço, Vanessa.

    ResponderExcluir
  9. Aorei e pinterestei, muito bom! Gente que copia sem autorização e se sente ofendida quando a gente pede os créditos me dá muit apreguiça. Odeio isso. A Margaret é uma curiosa, é interessada, é inventida, porque ela está sempre retroalimentando o conehcimento dela. Adoro e tento fazer como ela faz. E tu, amiga, és incrível, inteligente e dedicada, super profissional. Beijoooo http://www.pinterest.com/pin/246994360789612885/

    ResponderExcluir
  10. AMEI esse post! Eu dou sorte, que recebo poucos comentários sem noção. Escrevo sobre decoração e faça-você-mesmo, e às vezes os leitores fazem perguntas, mas são sempre pertinentes. O que me irrita é o "legal, visite o meu", que aliás, nem libero, uma vez que meus comentários são moderados. Mas acredita que recebi um comentário desse tipo em inglês de um perfil gringo no instagram? Mas pelo menos o insta quase não tem texto, né?
    Depois que eu virei blogueira, o google tradutor passou a ser meu fiel escudeiro. Quando eu era apenas leitora, ficava restrita aos brasileiros, argentinos e chilenos. Mas quando comecei a escrever, precisei pesquisar muito mais para criar e/ou fortalecer meus próprios conceitos, né? Dá trabalho, mas é gratificante quando você aprende, descobre as coisas por conta própria.
    Já estou ansiosa pelos próximos posts dessa série!!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Elaine, sou logista e tenho blog, sou abordada de diversas maneiras, mas como lojista, inúmeras vezes pessoas já me add, somente para perguntar, quem são seus fornecedorer, onde compra, me conta ?? Poxa, me aborrece tanto,poi tanto quando iniciei e assim ,como hoje invisto horas pesquisando fornecedor,menor custo,benefícios, e sempre aparece uma senhorita preguiça. O mesmo acontece com o blog passo dois dias pesquisando,estudando,formulando e editando um texto e para receber estes comentários que citou,e vejo em grupos ... há um bom conteúdo é o que atrai minha atenção. chego a rir do lado de cá. É desanimador e frustrante, é uma preguiça geral, que como você citou impede o próprio crescimento e o alheio, nossa e hoje temos tantos recursos e aqui em frete aos olhos. Háaa a preguiça só desaparece no momento de pedirem mimos, "afinal criei um blog e vou ser famosa", tenho pena viu, desta ilusão criada na "blogosfera".

    ResponderExcluir
  12. OI Elaine, essa série vai ser um sucesso como todas as outras. Estudar, aprender, disponibilizar tempo e ser humilde para pedir ajuda quando realmente precisa de ajuda é fundamental em todos as áreas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Elaine ainda estou engatinhando neste mundo globosfera e aprendo muito a cada dia, uma das coisas que aprendi é que ler é essencial e seu cantinho mesmo é uma fonte inesgotável de aprendizado, amo ler seus textos e aprendo sempre, fuço bastante por aqui.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, bjs

    ResponderExcluir
  14. Sabe quando vc lê um post que gostaria de ter escrito? Demais!!!! Show de bola!!! A gente vê muita preguiça por aí. Não tinha reparado no menu que fica fixo. Talvez por ser da mesma cor da área de postagem. Talvez por eu ser uma cegueta mesmo. Amei isso! Se nunca te falei, vou falar agora.....Vc é digna de toda admiração nesse mundo bloguístico. Todo sucesso hoje se sempre Elaine!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  15. O que a Elaine diz aqui é a pura verdade. Já tenho lido comentários no meu blogue em que percebo que a pessoa nem se deu ao trabalho de ler o que escrevi. Eu até procuro não escrever muito, mas mesmo assim, algumas pessoas acho que não lêm. Antes de encontrar a Elaine também pesquisei muito para conseguir ter um blog no mínimo apresentável, mas agora que a encontrei, confesso que neste campo já não pesquiso nada, pois tenho inteira confiança em si.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Milai

    ResponderExcluir
  16. Falou e disse, Elaine! E como a gente aprende lendo, pesquisando, estudando... Talvez nem saiba, mas ultimante tenho lido muitos e muitos tutoriais seus, assistido suas vídeo aulas, tudo para criar meu outro blog. Não ficou assim um "Vivendo e Aprendendo" personalizado diretamente por Elaine Gaspareto, rs, mas pra um começo já estou mt feliz pela quantidade de coisas que aprendi e consegui fazer td sozinha graças a sua disponibilidade em nos ensinar. Mt obrigada!
    Bjs e um ótimo dia! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  17. Sempre leio seus posts e alguns eu faço questão de aproveitar. Agradeço muito por seu carinho conosco. Ontem mesmo coloquei as Postagens Populares nos meus blogs e estou amando a ideia. Obrigada, mais uma vez. Bjks.

    ResponderExcluir
  18. perfeito, flor! como disse a Vera, é o texto que eu gostaria de ter escrito. Aqui tbm é assim... até a BlogHop foi montada na pesquisa, aprendizagem, leitura, curiosidade, pesquisa aqui, pesquisa ali... finais de semana inteiros sentados na frente do micro, marido até de madrugada depois de um dia inteiro de trabalho.
    Vc é uma mulher incrível! Te admiro muito, viu?!

    beijoca

    ResponderExcluir
  19. Amei o assunto!
    Confesso que quando criei o meu blog (em 2008), tinha um pouco de preguiça para algumas coisas relacionadas a blogs. Era muito nova e não tinha tanta maturidade como tenho hoje. Meu Blog na época se estagnou, e ficou por muito tempo parado.
    De uns tempos para cá, comecei a investir nesse mesmo blog, mudei todo o layout, aprendi bastante sobre html (coisas que nem imaginava) e coloquei alguns recursos. Confesso, que em pouco tempo, começou a aparecer mais seguidores...
    Não sou um blog de sucesso como o seu, e sei as minhas falhas, sei que por muitas vezes, falta de tempo, fico até 1 semana sem nada novo e sei que isso é péssimo para garantir o sucesso do blog. Mas não ligo para sucesso, quero apenas postar as coisas que gosto e acho interessantes.
    Muitas das coisas que implementei em meu blog vieram de dicas daqui e de outros blogs que sigo.
    Como disse sei que ainda tenho falhas, mas reconheço isso, um exemplo disso é o meu blog ser todo com fundo escuro no qual a maioria dos blogs de sucesso serem de fundo clara... Mas como disse, vou aprendendo as poucos, e quem sabe meu blog vire um sucesso qualquer dia.
    Já fiquei de virar a noite (sério, não dormir e ter trabalho no dia seguinte), só pesquisando como implementar um novo sistema que vi em algum lugar e gostei.
    Quanto a preguiça de ler, já vi muita gente fazendo isso. Já chegaram na minha cara e me disseram: "Esse texto ta enorme, to com preguiça. Mas o assunto parece interessante". É ridículos as pessoas agirem assim, serem dominadas pela a preguiça.

    Bom... acho que falei de mais, mas agradeço a você ter tocado nesse assunto de tão importância, me ajudou a me desabafar... rsrsrsrs

    Bjooos e SUCESSO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... pela a minha ânsia de escrever, acabei cometendo muitos erros... rsrsrsrsrs

      Excluir
  20. Oi amiga... Eu gostei do post! Apesar de não lê-lo inteiro (não por preguiça) mas falta de tempo mesmo.
    Li os tópicos mais importantes!
    Sei q o post está bom... Vc é boa naquilo q faz!
    Quando as pessoas entram em meu blog e falam pra visitar o delas, se me interesso pelo título, até dou um pulo lá... me surpreendo com post e até comento!
    Mas do contrário nem apareço!!!
    Vou adorar essa série!
    bjos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Olá Elaine.
    Concordo plenamente. Gosto muito de aprender, ler e pesquisar. Tenho pena de ano conseguir despender mais tempo com o blog mas neste momento é impossível devido ao meu trabalho. E posso dizer que aprendi muito com os seus posts e continuo a aprender.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  22. Olá,querida Eaine
    Não entendo muito mas o pouco que sei eu repasso com zelo e sem preguiça... não tem coisa pior do que a má vontade... é visível e a gente se entristece muito...
    Gostei do que disse sobre a humildade de pedir ajuda... é assim mesmo: nesta semana uma amiga me ajudou muito...
    Como é bom ajudar e ser ajudada!!!
    Obrigada pelo que já repaginou no meu blog...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine!

    Ah...eu tenho que confessar que sou um pouco preguiçosa...sei que eu poderia aprender muito mais se eu "me metesse" a fazer mais coisas. Digo isso no geral, sou um pouco acomodada sim...já fui mais animada. tem umas coisas que chateiam e acabam desanimando um pouquinho. Mas tem tanta gente tão linda, tão legal nessa blogosfera que não dá para desistir.
    Você, como sempre, arrasando nos posts!
    Te adoro, amiga!

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine, sempre que procuro ajuda no Google, cai no teu blog, mas hoje eu o vi no blogroll do Revolta e Romance, o título me chamou a atenção e eu resolvi comentar.
    Tenho a mesma impressão que a tua de que as blogueiras têm muita preguiça de ler e comentar e só querem adicionar números na gadget de seguidores ou no Google Plus ou em suas fan pages.
    Coisa chata isso!
    Eu modero meus comentários, recebi uns dois "segue que eu sigo de volta", um eu deixei como exemplo aos meus leitores do tipo: "Esta pessoa... não seja esta pessoa!"
    Estou no início do blog e não tenho a menor preguiça, muitos dizem que vou desacelerar e desanimar logo, basta eu virar veterana, eu acho que não. Porque eu amo escrever ever! E ser lida agora então... melhorou!
    Mas sou seletiva e só modero comentários coerentes de quem leu meus posts.
    Eu vou ser chata agora, mas responda só se quiser, porque percebi que teu blog é dos mais veteranos e vai demorar para eu explorar tudo. Explorei as partes de blog que tu tem tutoriais, mas não encontrei um widget que me chamou muito a atenção e não consegui encontrar.
    Eu queria saber onde encontro esse widget de boa tarde que vi aí acima e as mensagens variam de acordo com o horário que a gente entra aqui (para tu ver como sou observadora e como entrei aqui várias vezes, hehehe), não precisa passar se não quiser, sei que tem blogueiras que querem que suas coisas sejam exclusivas.
    De qualquer forma, eu gosto bastante daqui, já aprendi muito contigo nestes poucos quatro meses que estou pesquisando e aprimorando a minha Coluna.
    Agora vou te seguir oficialmente porque não quero perder um episódio das tuas Blogueirices.
    Beijos e um ótimo fim de semana.

    http://colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Elaine.
    Perfeito! Seja no real ou virtual a preguiça não leva ninguém pra frente. Procuro ler bastante e quebrar a cabeça até aprender o que preciso, e com relação ao blog, corro pra cá que sempre acho ajuda nos seus artigos. Rsrs.
    Compartilhei no Google+.
    Bom fim de semana, bjos.

    ResponderExcluir
  26. Olá Elaine. Li e leio os seus posts na integra. Na realidade aprendi já muito com eles. Ainda estou a começar o meu blog e muito do que fiz foi com o que aprendi aqui. Parabéns pelo seu blog. Espreito sempre que posso ;)

    ResponderExcluir
  27. É exatamente tudo isso.
    Depois que comecei a escrever foi que aprendi muitas regras de português, mas tudo pesquisado, lido, relido e até hoje ainda tenho dúvidas.
    Eu que o diga, Elaine, escrevo contos e são raríssimas pessoas que gostam de ler. Mas tenho meus fiéis seguidores que são queridos e retribuídos sempre.
    Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
  28. Sempre leio seus textos muitas vezes não comento mas esse não podia passar sem um comentário. Adorei o nome da 'série' e com certeza para quem busca conteúdo relevante vai ler do início ao fim!

    bjkas

    ResponderExcluir
  29. Realmente hoje em dia todo mundo quer mole! A gente rala pra tentar fazer mil e uma coisas e vem alguém e comenta, lindo seu post, kkkkk
    Eu que sempre tento mudar as coisas no meu blog por que ainda não tenho din din pra pagar um layout haha seu blog me ajuda demais!
    Amei a série blogueirices rsrs
    Essa barrinha que rola no blog é demais mesmo! Um dia chego lá!
    Beijos!

    www.achochic.net

    ResponderExcluir
  30. Perfeito seu post! Muitas blogueiras acessam e nem lem a materia, apenas escrevem qualquer coisa e deixam seu link lá.
    Eu acabei de conhecer seu blog e já estou adorando, vou voltar com tempo pra fazer um tour por aqui, vejo que tem ótimas dicas pra mim que estou começando neste mundo.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nem preciso dizer que eu AMEI o post, né? Também tenho "preguiça" de blogueira preguiçosa!!! kkkkkk Gente, mas me explica como alguém quer ser blogueira se não gosta de ler??? aff... Mas a gente encontra dessas por aí, e aos montes! :/ Vai entender... Adorei a série "Blogueirices" e estarei aqui acompanhando todos os posts, com certeza!!! Agora vou continuar passeando... procurando o que vim procurar!!! kkkkkk Bjks, minha guru! ♥

    ResponderExcluir
  32. Olá, Elaine! Acompanho seu blog, leio e agradeço pelas dicas e tudo mais. Depois de muito tempo ensaiando resolvi fazer um blog pra mim, e agora minhas visitas por aqui serão mais constantes. Adoro blogs! Não vejo sentido uma pessoa comentar um post que não tenha lido, mas acho que é pq sou nova neste espaço. Enfim, também acho horrível gente preguiçosa e que quer tudo na mão. Pior ainda quem se apropria do trabalho alheio!
    Beijo!
    Estela

    ResponderExcluir
  33. Amei...Pra que ter blog se a pessoa tem preguiça de ter blog, né? Não dá pra entender! Acho abuso o q as pessoas fazem - mas isso é só repetição do que a gente vê fora da internet também, né?

    ResponderExcluir
  34. Eu sou ALOKA que lê até os comentários duzôto... mas que só comenta quando tá "de lua"!
    Beijo, lindona!!!

    ResponderExcluir
  35. Post Perfeito! Fannnntarrrrrdico! rsrsrsrrs Eu modero os comentários no blog por causa disso, acontece comigo nos posts de receitas, até parei de fazer um pouco, preguiça de ler é feio demais! Beijos amores

    ResponderExcluir
  36. Já que você falou sobre a preguiça e eu sempre leio seu blog e procrastino apenas dando minha curtida, vim expor minha admiração pelo seu trabalho e pelas dicas que sempre me ajudam e quebram meu galho. Um beijo e muito sucesso!
    (www.cafedebeiradeestrada.com.br)

    ResponderExcluir
  37. Nossa ameei seu post, me identifiquei muito tem noites que fico a madrugada toda, pesquisando, lendo mais e mais, vendo videos e outros pra aprender algo novo e aos poucos estou montando meu próprio template o que uso atualmente peguei na net em sites free e adaptei pro meu gosto, não tirei os créditos de quem desenvolveu pq só adaptei, mais vejo pessoas fazendo isso o tempo todo, enquanto desenvolvo o meu em um blog teste vou ficando com esse mesmo, mais o seu blog é um dos meu preferidos aprendo muito com você, quando encontro algo em outro blog tento não da certo corro pro seu pra ver o que fiz de errado, achei que você tinha curso em HTML, MEUS PARABÉNS QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO,

    http://todeboa-toatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…