Corretivo: como escolher e como usar

em 22 de outubro de 2014

Depois de falarmos sobre as escolhas da base ( se não viu clique aqui ), trago um post bem parecido que lhe auxiliará na escolha de um corretivo.
Nos meus cursos recebo sempre a pergunta:
- É obrigatório o uso do corretivo?
A resposta é você mesma quem vai me dar. Na maquiagem nada é regra, tudo pode! Claro que o bom senso e o estilo de maquiagem que deseja contam muitos pontos na decisão do quê usar.

Se você tem uma pele que não precisa de muitas correções ( função do corretivo ), obviamente não fará uso deste produto, consequentemente terá uma pele menos carregada.
Mas se você ( assim como eu, abafa rsrs ) precisa de correções de manchinhas, ou olheiras, ou marcas de acne, ou até mesmo iluminar, não exite, siga em frente neste post!!! ;)

Escolhendo a textura do corretivo

Primeiro precisamos definir qual a cobertura que precisamos e saber o nosso tipo de pele, para então escolher a textura.
O corretivo assim como a base, pode ser de cobertura, leve, média e alta.
Os corretivos hidratantes, geralmente possuem uma cobertura extremamente leve, sendo utilizados somente para uma hidratação intensa na região abaixo dos olhos e não pode ser usado no restante do rosto.
Eles evitam e muito o efeito craquelado, que é ocasionado pela falta de hidratação da região ou pela textura do corretivo ser muito seca.
Mas não se engane, o corretivo muito oleoso também é vilão e pode acumular nas irritantes linhas finas de expressão!

Eu, particularmente, não indico, não gosto e não uso corretivo seco (aqueles compactos), dou preferência sempre para os líquidos e cremosos, que geralmente são de cobertura média a alta.

Abaixo da região dos olhos aplicamos sempre um corretivo 1 tom ( eu disse 1 tom somente meninas, para evitarmos o famoso efeito " panda invertido " rsrs ) mais claro que o tom da nossa base.

Por quê?
Porque desta forma criamos iluminação na região abaixo dos olhos, pois naturalmente é uma região mais "afundadinha" e tudo aquilo que iluminamos nós conseguimos um efeito de "trazer para frente", evidenciar...ou seja:  deixamos tudo no mesmo nível.
Mas existe uma forma correta de aplicação, que é em formato de triângulo invertido abaixo dos olhos, conforme foto abaixo!


Muito cuidado caso você tenha olheiras muito arroxeadas ou hiperpigmentação na região, pois pode deixar um efeito acinzentado.
Se este é seu caso, use corretivos colorido, para amenizar a coloração, base e só depois o corretivo para iluminar.

Corretivos coloridos?

Sim, eles são grandes aliados na uniformização do tom da nossa pele e para fazer a escolha certa, lembre-se sempre que o tom matriz da nossa pele é o marrom, então, utilizamos a regra de cores para encontrar o resultado perfeito.
Exemplo:
Para olheiras arroxeadas, utilizamos o corretivo amarelo...amarelo+roxo= marrom
Para manchas vermelhas, utilizamos o corretivo verde...vermelho+verde=marrom
Para manchas marrom, como melasma, vitiligo, usamos o corretivo lilás, pois ele quebra a coloração mais forte de marrom.

Opções em textura nos corretivos coloridos

Agora que já sabemos como utilizar os corretivos coloridos, vamos às opções que temos em textura.
A melhor opção é sempre testar na pele antes de comprar, mas os corretivos cremosos e líquidos, como citei acima, são os melhores por serem mais emolientes.

Gosto muito das versões Select CoverUp M.A.C, linha Velvet Contém 1G, ( coberturas média a alta ). Se optar por um corretivo em versão Pro Longwear ( para durar mais ), não esqueça que eles depois que secam oxidam, logo, eles escurecem!
Quer uma versão com cobertura altíssima? Full Cover - Make Up For Ever, como o próprio nome diz, cobre tudo rsrs, mas cuidado, pois é espesso, concentrado e pode marcar até as linhas que ainda estão para aparecer!!



O corretivo é aconselhável utilizar sempre depois da base pois assim ele só faz o serviço que a base não cumpriu, ou seja, você vai aplicar pontualmente onde ainda tem correções a serem feitas, manchinhas que ficaram evidentes.

Dica da Elaine para economizar na compra de corretivos e maquiagem em geral

Claro que a gente ama uma comprinha, e se ela vier com desconto, melhor ainda, né?
Experimente a loja Época Cosméticos.
Acesse aqui:
http://www.cupom.org/epocacosmeticos.com.br/
O site Cupom.org sempre oferece cupons com descontos que variam e podem chegar a 15% do valor total da compra.
E tem mais: além dos cupons de desconto (que podem chegar a 15%) tem brindes (como por exemplo uma mala Ralph Lauren grátis nas compras acima de 249 reais).
Navegue pelos cupons e divirta-se!


Espero que este post auxilie na escolha do seu próximo corretivo, caso tenha algo a acrescentar, ou queira dividir conosco o produto que usa e que recomenda, deixe nos comentários, vamos adorar saber!

Beijos

2 comentários , comente também!

  1. Oi Ana,

    Boa dica! Eu evito carregar muito na região dos olhos, por conta das linhas...
    Mas da para usar o bom senso e melhorar um pouco.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que estava para passar aqui! Olha, por conta das dicas que peguei aqui para realizar um sorteio o resultado foi um SUCESSO!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…