Como fazer para que sua fanpage atinja mais pessoas sem pagar por isso?

em 3 de setembro de 2014

Como fazer para que sua fanpage atinja mais pessoas sem pagar por isso?

Se você é editor de uma fanpage no Facebook já deve ter percebido que suas publicações atingem bem menos pessoas do que a totalidade daquelas que curtiram sua fanpage.
Estima-se que menos de 2% das pessoas que curtem uma fanpage de fato recebam as atualizações dessa fanpage em seu feed de notícias.
No feed de páginas esse índice pode chegar a 10% mas nem sempre é assim.

Isso se intensificou desde que o Facebook expandiu sua política de anúncios pagos, em 2012.
Desde então o Facebook vem restringindo cada vez mais o que de fato entrega no feed dos usuários.
Não adianta ficar bravo, nem #xatiado.
Quem é o dono da bola decide qual será o jogo, e a menos que você queira pagar para impulsionar suas publicações na fanpage o jeito é se adaptar e tirar todo o proveito que puder.
E sim, nós podemos executar algumas ações para ajudar que nossas atualizações na fanpage cheguem ao maior número de curtidores possível.

Vou dar algumas dicas simples, tá?
Segue aí:

Compartilhe sua fanpage em seu perfil do modo mais proveitoso

Acesse sua fanpage.
Clique nos 3 pontinhos que aparecem na capa ao lado de Mensagens.
Vai expandir uma aba; clique em Compartilhar.
Assim:



Quando clicar vai aparecer essa janela (claro que com a sua fanpage):

Clique em Compartilhar e sua fanpage será mostrada em seu perfil já com o botão Curtir integrado.
Aparecerá assim em sua linha do tempo:


Muito útil caso seus amigos ainda não tenham curtido. E com a vantagem do botão ir junto nem precisa abrir outra janela para curtir.
Legal, né?

Coloque o box de curtir a fanpage em seu blog

Essa dica é muito útil. Eu mesma tenho mais fanpages curtidas assim do que diretamente no Facebook.
Pense: a gente acessa um blog, gosta do conteúdo, então o próximo passo é querer as atualizações desse blog, não é?
E uma forma de ter isso é curtindo a fanpage. Se essa opção está presente no blog tudo fica mais simples.
E simplificar pode ser a diferença entre ter um leitor ou perder um leitor...
Clique aqui e aprenda como gerar o box de curtir e coloca-lo em seu blog.

Ensine em seu blog ou fanpage como obter notificações

Uma coisa que muita gente não sabe é que não basta curtir uma fanpage para que as atualizações dela apareçam em nosso feed. É preciso mais uma ação simples. Ensine isso aos seus leitores.
Faça um post em seu blog, perfil ou fanpage. Se preferir informe o link desse post, já com as imagens explicativas!

Faça assim:
Em sua linha do tempo clique no item Feed de Páginas que aparece do lado esquerdo. Vai abrir (claro) o feed com as atualizações de todas as páginas que você curtiu.
Escolha uma fanpage da qual queira sempre receber as atualizações e clique em Obter notificações.
Assim:
Imagem da fanpage Divitae
Não é 100% eficaz mas aumenta e muito o índice de entrega das atualizações.

Aliás essa dica também é boa: eu passo meu tempo no Facebook lendo o feed de páginas ao invés do feed de notícias. Muito mais produtivo, sem #mimimi, só coisas que realmente me interessam. Funciona quase como um leitor de feed pra mim.

Poste diretamente na fanpage

Essa dica eu descobri na prática:
Quando eu compartilho um link direto do meu blog, sem acessar a fanpage, o alcance é menor do que quando eu posto diretamente na fanpage.
Não sei o motivo, mas em geral o alcance sobe.
Então sempre tente postar diretamente na fanpage, especialmente os links de seus posts do blog. Deixe o modo Compartilhar para o perfil.

Use imagens

Essa dica é um macete muito legal: publicações com imagens tendem a ter um alcance maior porque as pessoas em geral se envolvem mais  (curtindo, por exemplo) com postagens que possuem imagens.
Isso acontece porque nosso cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto. Em geral um conteúdo com imagens é 94% mais visualizado do que um texto do mesmo tópico.
  Fonte do estudo

Dica extra:
O tamanho ideal de uma imagem para ser publicada na fanpage é de 600px de largura e em geral até 500px de altura, pra não ficar enorme.
Assim ela fica bonita, não distorce e tem mais chances de atrair interação. E quanto mais as pessoas interagirem com a fanpage mais alcance ela terá!

Quem decide é o Edge Rank

O Facebook tem um algoritmo que define quais posts aparecem no feed de notícias dos usuários, ou seja, no meu feed e no seu.
Quem decide o que aparece e o que é ocultado é o Edge Rank, o algoritmo do Facebook
O Edge Rank é composto por 3 dimensões, que precisam ser conhecidas e compreendidas por todas as pessoas que são donas de uma fanpage.

→ Afinidade:
O critério de afinidade é baseado nas interações entre a fanpage e o usuário.
Amigos e usuários com quem o dono da fanpage interage mais frequentemente têm um maior índice de afinidade.
Cada vez que um usuário entra na página e curte um post ou faz um comentário, seja uma publicação direta ou um comentário de um post, aumenta seu índice de afinidade com essa página.

→ Peso  da interação:
As interações recebem “pesos” diferentes no Facebook. O “peso” é dado conforme o nível de esforço aplicado pelo usuário. Por exemplo: se o usuário investe tempo em escrever um comentário em uma foto postada pela fanpage, esse gesto recebe um “peso” superior se comparado ao gesto de outro usuário que simplesmente “curtiu” a mesma foto.

→ Idade da publicação:
A maioria das pessoas não se interessam mais pela notícia de ontem. Por isso, os posts mais novos têm uma chance maior de aparecerem no feed de notícias dos usuários.
A dica é:  faça posts o mais relevantes e atraentes possíveis, para que o usuário se sinta motivado a responder, comentar ou curtir.

Percebe a lógica?
Embora seja um software a lógica é de fato, "humana".

Dicas para usuários de como receber atualizações das fanpages

Agora as dicas para o leitor, aquela pessoa fofa, linda e querida que curte a nossa fanpage e motiva a gente todo dia:

░  Interaja com a fanpage; você já notou que se você sempre curte, comenta ou compartilha conteúdo de determinada fanpage ela aparece muito mais frequentemente em seu feed de notícias? Isso acontece por causa do item Afinidade que expliquei acima.

░ O Facebook entende que você de fato tem interesse no conteúdo e então ele, através de algoritmos próprios (o tal Edge Rank) filtra e seleciona o que mais te interessa com base naquilo que você curtiu, comentou ou compartilhou. Não é perfeito mas tem lógica. Ensine isso aos seus leitores, quanto mais difundir o conhecimento melhor para todos!

 ░ Faça o procedimento de Obter notificações;
 Você gosta do conteúdo de determinada fanpage? Curta as publicações, compartilhe, comente. São ações simples que ajudam muito a vida do blogueiro!


Quer saber o que mais vem por aí?
Segue aí a programação:

1- É verdade que os blogs vão acabar?
2- Como fazer para que sua fanpage atinja mais pessoas sem pagar por isso?
3- Como usar o Google+ para ajudar o blog a crescer?
4- 5 erros que cometemos na hora de divulgar nosso blog


Para não perder nenhum artigo da minissérie você pode:
→ Seguir o blog via gadget Seguidores: basta clicar em Participar deste site ali na lateral do blog e concluir o processo;

→ Pode curtir nossa fanpage: todos os posts têm seu link enviados pra lá no momento em que são postados. Basta clicar em Curtir!


→ Cadastre seu email e receba a atualização direto nele, assim que for postada.
Digite seu endereço de email:


Gostou? Venha ler os demais posts da minissérie!
Curta, compartilhe!
Eu agradeço demais!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

13 comentários , comente também!

  1. Hey Elaine,

    Como está lindo o visual do seu blog! Amei <3
    Mesmo sabendo de algumas coisas em relação a Fan Page aprendi outros detalhes que desconhecia!

    Obrigada por compartilhar \o/

    Bjs

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei este post, Elaine!! O Facebook está sempre mudando e é importante conhecer a fundo como podemos tirar o melhor proveito dessa rede. Fiquei na dúvida a respeito das postagens programadas, elas atraem menos ou não tem diferença nenhuma? Isso é importante pra nós que não ficamos o dia inteiro no facebook postando, mas apenas programamos as postagens do blog.

    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. oi Elaine, você está sempre tentando nos ajudar, obrigada pela dicas. bjk

    ResponderExcluir
  4. Esse facebook sempre nos passando a perna, né? Aumentei bastante as curtidas na página trocando divulgação com outras páginas... penso nisto como espalhar sementes e esperar que alguma brote.. rss.
    Obrigada pelo seu carinho flor! Sempre muito atenciosa e paciente para explicar!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. Elaine, você é demais!!! Estou começando uma fanpage do meu blog e tava meio desanimada com o alcance das minhas publicações, agora já me animei mais com suas dicas!! bjossss

    ResponderExcluir
  6. Amo seus posts! Sempre bem explicativos e forma simples e direta. Sempre aprendo com você. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post, Elaine! Super útil! Vou lá aproveitar as suas dicas! Obrigada por disponibilizar seu conhecimento sempre com boa vontade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Querida Elaine minha página não aparece como você descreve, já aparece o botão compartilhar, mas só consigo compartilhar na linha do tempo da própria página, nos três pontinhos aparece outra coisa o que estou fazendo de errado? ¨Autorizei ¨publicações na página mas só apareceu hoje, parece que estou sendo boicotada rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. É verdade flor, eu até fiz um vídeo, falando do facebook, e sei como que funciona, isso e gostei mesmo assim da dicas porque nem todo mundo sabe.
    Poderia me visitar? Claro que sempre que você tiver post novo, pode me avisar que venho ver sempre.
    magrafelizpensa.blogspot.com e www.youtube.com/user/marcmarify

    ResponderExcluir
  10. Essa dica sobre postar diretamente no facebook, em vez de usar os botões de compartilhamento do blog, eu não conhecia; irei testar. Mas notei que o número de visualizações varia de acordo com o assunto sobre o qual você posta; outro dia compartilhei algo sobre Harry Potter na minha fanpage e o número de visualizações foi enorme, muito mais do que qualquer outra publicação que já fiz.

    Obrigada pelas dicas!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas! Eu esqueço de fazer muitas destas coisas e a minha Page é uma negação, tadinha!
    Vou tentar melhorar...obrigada!
    Bom FDS!
    Estou aqui aprendendo novas coisas para melhorar o meu bloguinho...

    ResponderExcluir
  12. Sabe que ja tinha reparado que quando compartilho direto do site ninguem interage, e as visualizações são bem menores... Achei que eu tava doida, mas então procede mesmo!!!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Juliana Zammar www.royalvalentina.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, parabéns pelo post, muito bom! Olha só, no item poste diretamente na fanpage, não entendi muito bem o que fazer. Meu blog está configurado para mandar os posts automaticamente para minha fanpage do face. É melhor eu copiar e colar manualmente então?

    www.mapanamao.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…