Como deixar os empanados mais crocantes, sequinhos e saudáveis?

em 8 de setembro de 2014


Para quem gosta de um empanadinho de vez em quando vou compartilhar hoje algumas dicas para conseguir mais crocância e deixar estas delícias um pouco mais saudáveis!

Farinha de rosca: faça a sua


Faça a sua própria farinha de rosca.
Isso porque as industrializadas têm de tudo, mas quase nada de pão há nelas! Fazer em casa é muito fácil: basta ralar aquele pãozinho duro e seco de dois, três dias atrás. Não precisa torrar.

Essa farinha você guarda em um pote bem fechado. Eu gosto de temperar a farinha de rosca com orégano, um tiquinho de sal, tomilho. Cada um pode colocar as ervas secas que mais gostar e isso dá um sabor muito bom.

Quer ainda mais saudável?
Acrescente à sua farinha de rosca aveia em flocos. Isso faz a mistura mais saudável e deixa muito mais crocante, além de conferir um visual muito bacana.

Incremente ainda mais!
Substitua uma parte da farinha de rosca por farinha de trigo integral, por farinha de coco, por gérmen de trigo, ou por farinha de aveia. Todas essas farinhas são saudáveis e não vão interferir no sabor do seu empanado.

Você também pode acrescentar grãos integrais na farinha de rosca: experimente linhaça, gergelim tostado levemente na frigideira, centeio, cevada, quinoa, amaranto, triticale.
São muitas as opções de cereais integrais que você pode usar também para incrementar a sua farinha de rosca e deixar tudo mais gostoso, mais crocante e muito mais saudável.

Aqui em casa meus filhos adoram um filezinho de peixe empanado e com esses truques eu consigo fazer com que eles comam os grãos sem reclamar, não é bom?
Fazendo dessa forma você também pode levar seus empanados ao forno, evitando a fritura e pode usar para praticamente qualquer coisa, desde um filé de frango até o salgadinho.


Casada, mãe de 3, pinta, borda e costura, aprendeu a cozinhar com a vó mais italiana do planeta, adora cheiro de terra molhada e tem um quintal cheio de pé de frutas, onde cabe todo mundo e uma cachorra preta chamada Lola =)

3 comentários , comente também!

  1. Oi !

    Adorei as dicas! Nunca havia pensado em misturar algo à farinha de rosca...legal!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, adorei! A farinha de rosca eu já faço, é bem melhor mesmo! Agora, com certeza, vou aderir aos outros truques.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, obrigada pelas as dicas!
    Vou incrementar a minha farinha de rosca!
    Beijos Amara

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…