Como conseguir parcerias e anunciantes para o blog?

em 19 de junho de 2014

Olá, leitor querido!
No 4º artigo da minissérie Monetizar o blog vamos falar um pouco sobre como conseguir parcerias e anunciantes diretos para o blog.

E para enriquecer o assunto, que aliás eu não domino, chamei uma amiga que tem o blog há pouco mais de 1 ano e já vem conseguindo sucesso e destaque em um nicho altamente competitivo e concorrido: blogs de moda, look do dia, beleza, etc.

Pedi que ela participasse deste artigo contando um pouco de como foi o seu começo, uma experiência real que vem dando frutos.
Com você, Sabrina Dalmolin, do lindo blog (visite, eu que fiz!)


http://www.sabrinadalmolin.com/




Oi pessoal!
Aceitei participar desse artigo para falar um pouquinho da minha experiência com blog, dar umas dicas que talvez sejam válidas para quem está começando (ou não) de como conseguir anunciantes e parceiros para o blog.

Confesso que quando recebi o email da Elaine me convidando para escrever este post, fiquei meio sem ação. Pensei: “ Por que eu?”
Afinal eu tenho só 1 ano de blog... não é uma experiência tão grande assim, né?!

Aí, logo em seguida pensei: “ Por que não eu?”.Acho que toda troca de ideias e experiências são válidas.

Então vou me apresentar: tenho um fashion blog, Sabrina Dalmolin (visite, vou amar te receber lá!)  e nele procuro abordar tudo relacionado ao mundo feminino, desde moda, maquiagens, tendências, até receitas (inclusive muita coisa fit) e decoração.
Foi um desafio fazer o blog acontecer nesse meio onde existem MUITOS (mas muitos mesmo) blogs e canais de moda. Algumas dicas para isso:

→ Acredito que o foco tem que estar num diferencial. Achar uma forma de fazer o mesmo, de um jeito diferente, OU fazer algo totalmente diferente para se destacar. Tarefa difícil! Mas não impossível!
→ Apostei num layout limpo e mais profissional e organizado, para não ficar com cara de mais um blog caseiro perdido na blogosfera. E para isso, um profissional na área é fundamental.
→ Em blogs de moda, as fotos valem mais que um texto. As pessoas são muito visuais, e as fotos precisam ter qualidade. Nada de fotos de celular. Uma boa câmera, fotos durante o dia e de preferência um dia bem ensolarado (salvo se fizer fotos em estúdio).
Todas as fotos precisam passar por edição. Não digo retoques de photoshop profissional, mas arrumar claridade, brilho, recortes.... é fundamental que a foto seja de qualidade.
→ E mesmo num mundo muito visual, os textos precisam ser bem escritos, sem erros de português (revise umas 3x) e de acordo com o tema, senão corre o  risco de se tornar um blog com texto mal feito e mal visto. Neste caso o seu leitor não retornará.

Com o tempo, se seu conteúdo for bom, suas redes sociais crescem e cada vez mais as pessoas passam a conhecer seu blog e potencial de blogueiro(a).
Uma coisa leva a outra certo? Certo!

Com conteúdos legais, fotos boas, textos bem escritos, e ascendência em redes sociais, é hora de divulgar seu espaço para possíveis parceiros.
E essa e outra situação que requer muito de nós blogueiros, porque não são todas as empresas/marcas que tem cash para divulgar nesse (ainda) novo meio de comunicação. Algumas pessoas ainda acreditam que os blogs não são um meio visual que alcancem tantas pessoas e preferem divulgar em outras mídias. É fato!

Para este ponto meu conselho é: tenha um bom mídia kit (que deve ser atualizado sempre), tire a vergonha da face e bata nos estabelecimentos de seu bairro/região primeiro, apresentando seu site/blog.
Mostre os pontos positivo dele e o que você pode fazer para divulgar a empresa. Mesmo que você não consiga de imediato um parceiro ou anunciante, com certeza ele irá entrar em seu blog, conhecer seu conteúdo (que já gera uma visitinha) e quem sabe no futuro ele venha a ser um anunciante/parceiro seu.

Outra forma de conseguir parcerias e/ou anunciantes, é você fazer um email de apresentação do blog, colocar fotos que tenham sido bem aceitas pelos leitores e falando do conteúdo dele e enviar para empresas para que possam conhecer seu trabalho.
Um ou outro se interessará pelo seu espaço.
De início, talvez você possa oferecer permuta e assim o parceiro sentirá o alcance do seu blog.

Ah! E já ia me esquecendo: os blogs precisam ser alimentandos sempre! Nada de 2, 3 posts por mês. Isso raramente fidelizará seu leitor e atrairá uma loja, marca ou empresa. Não precisa ser todos os dias... tem dia que não dá, mas umas 3 a 4x por semana é fundamental.
E foquem na qualidade sempre!  

Espero que tenha ajudado um pouco quem está começando ou querendo começar neste meio super concorrido.
Caso queiram tirar alguma dúvida ou pedir alguma ideia você pode me contatar por:
Email: Contato
Redes sociais do blog:
Instagram @BlogSaDalmolin;
Facebook: https://www.facebook.com/BlogSabrinaDalmolin 
  







Agora que conhecermos as dicas da Sabrina vamos falar um pouco mais diretamente sobre parcerias, anunciantes, afiliação. E ao final vou deixar algumas dicas pessoais de como agir.
Vou separar por tópicos, ok?

Quais os tipos de parceria?

Parceria para sorteios e promoções: a loja envia o produto, o blogueiro realiza o sorteio. Muito comum e costuma ser muito eficaz na divulgação de um produto, marca ou empresa. Pode acontecer uma vez apenas ou de forma mais constante, como por exemplo sempre que a empresa lançar algo novo ou em épocas específicas. Tenha cuidado ao firmar parcerias assim pois se a loja não enviar o produto quem mais se queima é você; lembre sempre que a responsabilidade nesse caso é sua.

Parceria para Resenhas&Reviews: muito comuns em blogs de beleza e moda, por exemplo. A loja ou empresa envia o produto, a blogueira testa, faz vídeo, faz resenha, e dá sua opinião sobre como o produto funciona de fato. Não há pagamento em dinheiro, por isso o termo parceria é usado. Eu considero um ótimo meio de trabalho pois fornece ao blog material para posts, além, claro, de abrir portas para posts patrocinados.
Blogs literários que firmam parcerias com editoras usam, em sua maioria, esse formato de parceria, que inclusive pode ser longa e muito positiva. Em alguns casos a editora, empresa ou loja pode enviar também itens para concursos culturais e promoções já que sorteios envolvendo empresas são proibidos por lei.

Parcerias pontuais/ocasionais: é aquela "parceria" feita apenas 1 vez: a empresa envia um kit de produtos, por exemplo, o blogueiro conhece os ´rodutos e faz um post sobre eles. Fim. Não considero isso parceria.

Cupom de desconto: a loja oferece um cupom de desconto para todos os clientes que comprarem na loja e usarem o cupom. O blogueiro coloca em seu blog o banner da loja e se alguém clicar e comprar algo ganha o desconto proposto. Nada é pago à blogueira.
Isso não é parceria. Tenha cuidado ao fazer isso porque pode acabar com seu blog cheio de banners, ocupando o espaço precioso que poderia ser destinado aos anúncios pagos e parcerias reais.
Quer fazer isso? Faça. Mas seja criterioso e não trabalhe de graça para ninguém.

Nos exemplos citados acima note que não há pagamento direto em dinheiro.
Nos exemplos abaixo há pagamento em dinheiro.
Veja:

Afiliação: diferentemente do cupom de desconto simples a afiliação envolve o pagamento de comissão à blogueira.
Nesse tipo de relação a loja oferece um cupom e a cada compra efetuada usando o código de afiliação a blogueira recebe uma comissão.
Não costuma ser muito, e é preciso ter confiança na loja pois o controle é feito por ela na hora de contabilizar os ganhos.
Pode funcionar, em especial para blogs com temática bem definida.

Artigos patrocinados (publieditoriais): a empresa paga em dinheiro ao blog por um texto apresentando a marca ou produto.
Pode ser em forma de texto, pode ser em forma de vídeo (muito comum em blogs de beleza e moda).
Pode ser de forma direta, falando exclusivamente sobre o produto, ou pode ser uma ação de publicidade, citando a marca ou produto.
Também entram na categoria publieditorial os looks do dia que os blogs de moda postam: muitos, além de receberem as peças para fotografar recebem pagamento pelo trabalho.

Banners de divulgação: a empresa paga um valor mensal para que seu banner seja exibido no blog. Em geral é a forma mais simples, direta e eficaz de publicidade. Traz bom retono ao blog e bom retono à empresa pois como a Sabrina frisou acima somos todos muito visuais e banners chamam sempre a atenção.

Existem outros tipos, claro, como ações em fanpages, no Twitter, etc. Além de outros formatos, ou da mescla de todos os formatos...

Qual o melhor momento para pedir parcerias?

Antes de mais nada siga as dicas da Sabrina: organize seu blog, gere conteúdo. Tenha um blog presente nas redes sociais. Tenha um bom layout.
Acrescento: tenha ao menos 30 bons posts.
Um erro enorme é criar o blog e sair pedindo parcerias.
Isso vai queimar seu filme, então não faça.
Repetindo: organize seu blog, organize seu layout, gere excelente conteúdo. Daí é hora de se apresentar aos possíveis parceiros e anunciantes.

Como pedir parcerias?

Eu nunca enviei nenhum pedido de parceria até hoje. Sempre fui procurada, então a dica que vou dar é baseada no que vejo, baseada em experiências de amigas minhas  e no que o bom senso orienta, ok?
Vou dar uma dica prática:

→ Selecione as empresas ou lojas com as quais deseja firmar parceria: escolha aquelas que mais tenham a ver com seus leitores, com seu blog e sobretudo com você.
Um exemplo: eu não faço posts sobre malhação e academia, então seria tolice minha propor parceria para uma loja de artigos fitness.
→ Defina qual tipo de parceria quer propor: sorteio, resenha, cupom de desconto, afiliação, publieditoriais? O que você quer propor?
→ Elabore um email inteligente, claro e profissional sobre o que deseja. Fale brevemente sobre você, fale sobre seu blog. Inclua seu mídia kit ou seus números mais relevantes.
→ Seja gentil, elogie sinceramente a empresa e explique por que deseja a parceria.
→ Deixe claro que está aberta à propostas da empresa.
→ Conclua deixando uma forma de contato, seja email, telefone, etc.

Erros mais comuns ao solicitar parcerias

→ Email com texto mal escrito, com erros sérios de ortografia: tenha certeza, empresa alguma levará à sério algo escrito de forma errada e feia.
→ Não conhecer a empresa ou loja:ou escorregar na hora de se referir à ela: sim, uma amiga minha que trabalha na área de parcerias outro dia recebeu um email lindo e bem feito, elogiando os produtos e pedindo parceria. O detalhe é que em 2 momentos a solicitante trocou o nome da loja pelo de outro concorrente. #fail.
→ Praticar mendicância  ao entrar em contato: "eu quero receber produtos de graça pra fazer post. Enviem pra mim, por favor. Meu blog não tem parceiro, por favor envie produto pra mim"
Sério, isso acontece muito.
Não faça isso, parece mendicância e não proposta de parceria.
→ Enviar centenas de emails, para toda loja ou empresa, sem o mínimo critério. E reenviar a cada semana, enchendo a paciência e a caixa de entrada das empresas...


Dicas práticas de como conseguir parceiros

→ Faça cartões de visita simples, com o nome de seu blog, o endereço dele, seu nome e uma forma de contato. Visite lojas em sua cidade. Deixe seu cartão.
Sabrina destacou isso e eu achei brilhante pois a loja, o salão de beleza ou a academia de sua cidade ou bairro podem ser os parceiros que você está procurando.
→ Veja em outros blogs os banners das lojas parceiras. Visite, conheça, e se sentir afinidade entre em contato, solicite a parceria no site da loja (isso é importante, não saia por aí pedindo email de lojas para outras blogueiras, ok?). Em geral as lojas abertas à parcerias exibem uma forma de contato.
→ Não seja irritante ou insistente.Enviar um email, ok, é lindo. Enviar dezenas, insistentemente, é feio e chato.

Dica de ouro:
Visite plataformas de e-commerce como a Divitae por exemplo.
Lá existem muitas e muitas lojas lindas, dos mais variados segmentos.
Veja algumas:
Lojas Destaque Divitae
Conheça-as e se sentir afinidade com alguma delas entre educadamente em contato e envie sua proposta.
Caso alguma esteja interessada pode ser uma ótima maneira de começar ou expandir seus contatos.


Amanhã vai ao ar o último artigo dessa minissérie:

Minissérie Ganhar dinheiro com o blog

Post 1- Ganhar dinheiro com o blog - isso é possível?
Post 2- Como configurar o Google Adsense no blog?
Post 3- O que é mídia kit? Como montar um mídia kit para meu blog?
Post 4- Parcerias e anunciantes: como conseguir?
Post 5- Publicidade no blog: considerações práticas e éticas


Se o post foi útil de alguma forma Curta, Compartilhe, ajude o blog a crescer e melhorar!
E se tiver dúvidas ou sugestões, ou algo a acrescentar que possa enriquecer ainda mais o post diga nos comentários!
Eu fico muito grata!
E tentarei ajudar no que puder!


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

28 comentários , comente também!

  1. Muito boa as dicas.
    Um dia vou precisar para meu blog da Pinturas ......
    Bom fim de semana.
    joturquezzamundial
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine,
    Adorei ambos os textos. Eu sou muito chatinha com meu filho virtual e não gosto de parcerias. Só fecho com banners e publiposts, mas isto é por enquanto, pois posso mudar de ideia se me oferecerem uma parceira que valha a pena.
    Existem umas empresas de midia virtual que sei lá como descobrem a gente. São as melhores para fechar publicidade, pois intermediam entre blogs e empresas interessadas em anunciar. Estas empresas ganham em cima de nossos blogs, mas nem pergunto quanto.
    Obrigada pela dica de tirar os marcadores do blog para parar os redicionamentos. Deu certo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótima a participação da Sabrina e boas dicas. Vou lá ver o blog dela. Bj

    ResponderExcluir
  4. Estou amando essa Minisserie , esta demais !
    Me ajudando mt ...

    www.maisquemeiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uma certeza eu tenho, ser blogueira não é fácil. E só terá sucesso com seu blog quem realmente ama o que faz. Obrigada pelo texto! Muito esclarecedor. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. oi Elaine, boas dicas. Eu precisava me dedicar mais ao blog e seguir à risca suas dicas, mas.... existem outras prioridades atualmente. beijos
    bom fds

    ResponderExcluir
  7. Oi, fiz um blog ano passado, mas ainda não completou um ano. Adorei as suas dicas, realmente, preciso me dedicar mais ao blog, mas não tenho tanto tempo (darei um jeitinho). Muito obrigada!

    Se quiser dar uma passadinha lá: www.blogdaanalurodrigues.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá , faz pouco tempo que retornei a usar o blog Moda e Poesias, estava sumida mas sempre de olho no seu blog, se puder passa no meu http://modaepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas... vamos q vamos...

    http://noticiasmirassol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Elaine
    Suas dicas de monetizar blogs são super , e com certeza estou compartilhando .... e me interessando , mas primeiro quero organizar meu blog , o qual eu mesma montei , mas sei que preciso reorganizar as coisas por lá.
    Beijinhos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  11. DICAS ÓTIMAS ADOREI , SUPER EXPLICADO! PARABÉNS PELO BLOG! UM GRANDE ABRAÇO!http://umsonhodecasinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ajudou muito! Parabens pelo blog, perfeito! Muito obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. adorei as dicas, foram muito úteis !!
    bjuns

    meuestilomayestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei as informações contidas nesse post, muito útil e obrigada vai me ajudar bastante em meu projeto!

    ResponderExcluir
  15. Excelente o post. Mostra que o sucesso não vem por acaso. É preciso correr atrás dele!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, e o bom senso sempre!http://eduaaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Que post maravilhoso. Estou começando agora, entre tantas tentativas, agora estou me encontrando.
    Ficaria feliz se me seguisse . retribuo um grande abraço
    Blogdsaltoalto.wix.com/fashionvibe

    ResponderExcluir
  18. Adorei, vou usar muito essas dicas. www.thaislourenzzo.com

    ResponderExcluir
  19. valeu pelas dicas, também estou criando meu blog, e as dicas ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas, vou tentar ao máximo ter um blog mais organizado

    e se quiser dar uma passada no meu blog novo de moda masculina agradeceria vinipratezz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Este post foi de uma imensa importância para mim, pois o meu blog é iniciante, e com isso à importância desse texto maravilhoso! Obrigada . www.byangelarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o post, seu blog nos ajuda muito, uma pergunta rsrsrs, procurei no seu blog e não encontrei, você tem alguma postagem que nos ensina como fazer formato de anúncio para o blogger, alguém me procurou para anunciar e eu não to achando post que ensina a fazer banner e como colocá-los. Bjus... Meu Blog é esse: www.maridoemulhernacozinha.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii adorei as dicas, muito interessantes. Tenho blog sobre fitness conto minha história de como transformei minha vida com alimentação saudável.Vou amar de receber la www.magrafit.com

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  24. Oii adorei as dicas, muito interessante. Tenho blog sobre fitness conto minha história de como transformei minha vida com alimentação saudável.Vou amar receber sua visita www.magrafit.com

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  25. Que dicas incríveis!
    Parabéns
    Foi muito útil esse post para mim!

    www.desfilandosorrisos.com

    ResponderExcluir
  26. Oi amore, quero agradecer pelas dicas!!! Eu comecei o meu blog há pouco tempo e estou com fé que vou conseguir futuramente muitas parcerias. Eu queria aproveitar e pedi pra você visitar o meu blog: espacogospelblog1.blogspot.com
    Me dá uma ajudinha seguindo o meu blog. bjs

    ResponderExcluir
  27. Se post é de grande ajuda! Nunca pensei em fazer parcerias, mas como meu perfil no Instagram está crescendo, tenho recebido várias propostas. Tenho um atelier infantil e muitas pessoas me pedem para enviar peças para divulgar em suas redes sociais, mas até agora não me interessei por nenhum perfil. Não é fácil achar um perfil que esteja em sintonia com os seus objetivos. Acho que um dia isso vai acontecer naturalmente.
    Conheça meu blog e Instagram! Um grande abraço!
    https://www.instagram.com/itsagirl.blog/
    http://itsagirl.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…